O Palmeiras disputará a terceira colocação do Mundial de Clubes da FIFA, após perder a semifinal para o Tigres, por um a zero, no Catar.
Tentará anotar os primeiros gols e pontos do clube na história do torneio, considerando a derrota, em 1999, para o Manchester United.
O Verdão jogou muito mal.
A primeira etapa foi inteiramente dominada pelos mexicanos, que trabalhavam bem a bola e tinham em Gignac o único jogador diferente na partida.
Logo no 3º minuto Weverton fez milagre em cabeçada a queima-roupa de Gonzales.
O único chute a gol do Palmeiras aconteceu aos 17 minutos, com Rony, que arriscou de fora da área para boa defesa de Guzman.
Parecia, depois deste lance, que o Verdão havia encontrado a maneira de jogar contra a lenta defesa do Tigres, mas, apesar de alguma movimentação, nenhum lance relevante foi criado.
O adversário, a partir dos 30 minutos, voltou a sitiar o campo palestrino e, por pouco, em duas grandes jogadas de Gignac, não abriu o marcador.
Weverton defendeu, aos 33, uma batida cruzada do francês e, aos 36, uma cabeçada perigosíssima.
A segunda etapa começou na mesma toada e, aos 06 minutos, Luan, de maneira desnecessária, segurou Gonzales na área e cometeu pênalti.
Dois minutos depois, o craque Gignac bateu rasteiro, no canto direito, abrindo o marcador.
Com a vantagem, o Tigres passeou em campo, enquanto o Palmeiras, nitidamente nervoso, não conseguia trocar dois passes certos.
Somente aos 31 minutos, num contragolpe, o Verdão chegou perto do gol, após cruzamento pela direita com Luis Adriano errando a bola e Rodriguez quase marcando contra.
De resto, só apatia, pobreza de futebol e desespero.
O apito final fez o Palmeiras acordar do sonho de sua primeira conquista de Campeonato Mundial para o pesadelo da eliminação, sempre vergonhosa, na estreia do torneio.
Mas poderia ser pior.
O futebol jogado na Final da Libertadores, apesar da vitória, e nessa semifinal de Copa de Clubes, poderia colocar o Palmeiras em situação bem mais constrangedora diante de um Bayern escandalosamente mais qualificado, que deverá se classificar para a disputa do título.