Advertisements

Fracasso de Trump inviabilizará qualquer possibilidade de golpe no Brasil

Dito & Feito - É o absurdo dos absurdos – Bolsonaro e Pazuello estão prestes a desperdiçar 6,8 milhões de testes de Covid

Desde que surgiram as primeiras revelações sobre os crimes protagonizados pela família, o presidente Jair Bolsonaro, sob a luz das fake-news e dos delírios populistas, trabalha pela adesão à possibilidade de Golpe de Estado.

As forças armadas cooptou com muito dinheiro, cargos e vantagens que retirou de outros na aposentadoria.

Tratou, também, de favorecer grandes redes de comunicação e se juntou a ‘jornalistas’ que já mantinham o costume de vender opinião, objetivando a criação de uma imagem de perseguido para que a massa menos instruída acreditasse que o ‘golpe’ seria meio de defesa, não ataque às instituições.

Nada disso funcionaria sem o dinheiro de empresários simpáticos ao sistema.

Porém, o fator principal para que qualquer derrubada da Democracia, ainda mais em terras americanas, prosperem, é a adesão, quase sempre velada, de uma grande potência.

Neste caso, dos Estados Unidos.

O ataque ao Capitólio, se exitoso, serviria, sem sombra de dúvida, para animar Bolsonaro e seus generais, vendidos que são, sem honra, com a imagem histórica ainda pior do que nos tempos de Ditadura.

Consumado o golpe de Trump, viveríamos, por muito tempo, num país de ‘Bolsonaros’.

O vexame do Capitólio, aliado à debandada dos próprios republicanos, além da posição firme dos democratas sobre o assunto, principalmente da corajosa Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e a reação do FBI ao prender, com rapidez, quase todos os manifestantes, jogou por terra toda e qualquer possibilidade de comportamento semelhante no Brasil.

Está claro que Trump será preso por crime de sedição e, provavelmente, julgado pelos demais delitos cometidos, antes e durante o exercício da presidência.

Além disso, a possibilidade de impeachment, ainda que com julgamento somente após a transmissão de cargo, jogará sobre o déspota a impossibilidade de retornar ao poder.

Onde entra a situação do Brasil nisso tudo?

Quais desses militares, que transformaram-se numa ‘maçonaria’ em defesa de interesses pessoais, parte deles afrontosos ao país que juraram defender, assassinos em cumplicidade com o genocida, teria coragem de se juntar a Bolsonaro numa aventura, agora, sem qualquer possibilidade de apoio americano?

Bastará Biden ‘bater o pé’ para que sejam capazes até de prender o presidente.

Ainda assim, afastada a hipótese de golpismo, se faz necessária a união dos que, apesar das diferenças, sabem que o bolsonarismo precisará, permanentemente, ser combatido nas urnas, evitando que essa ideia, ainda que nas mãos de outros, volte um dia a prosperar.

Os recentes resultados municipais são animadores.

Outro ponto essencial, que pode livrar o Brasil de mais algum tempo de sofrimento, seria a possibilidade, cada vez mais palatável, de instauração de processo de impeachment contra Bolsonaro.

Quantas vidas teriam sido poupadas na pandemia se o presidente fosse outro, minimamente civilizado?

Se não afastado antes, Bolsonaro chegará ao epílogo de sua vida política absolutamente desesperado (pela possibilidade de prisão), seguido, quando muito, pelos ignorantes e preconceituosos habituais (porque parte dos bandidos, principalmente os da mídia, mudará de lado), humilhado, como Trump, com a provável expulsão das mídias sociais, mas, efetivamente, abandonado pelos generais que ajudou a enriquecer.

Facebook Comments
Advertisements

Um comentário sobre “Fracasso de Trump inviabilizará qualquer possibilidade de golpe no Brasil

  1. Renato oliveira

    Povo brasileiro! Leiam livros! Procurem informação. Será que desde os anos 80 através de filmes e seriados de TV, não foram capazes de educar o povo brasileiro contra a ditadura? Trump é um lunático . Trump e Bolsonaro são sádicos, têm o prazer de torturar e matar. É a extrema direita criadora de vários preconceitos, que são assassinos virtuais, deixando vários na miséria, excluindo socialmente e pondo a culpa no excluído. São egoístas, tu tem de se virar com uma mixaria de dinheiro, e ainda tem a fome em escala mundial, enquanto Trump brinca de nacionalista.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: