Advertisements

Brasil caminha para ser um ‘Botafogo’

Por MARCELO DAMATO

A Uefa lançou sua lista dos 50 jogadores com até 21 anos das equipes européias que valem a pena ser observados em 2021.

Esses 50 jogadores são de 29 nacionalidades. Naturalmente, há uma maioria de europeus, mas nos sete jogadores de fora, não há nenhum brasileiro -nem latino-americano. Esses sete se distribuem por EUA (2), Costa do Marfim (2) e Japão, Gana e Senegal. Há poucos anos, seria impossível ao menos imaginar uma lista de 50 jogadores de futebol, fosse qual fosse o critério, em que o Brasil não estaria representado.

E isso é apenas uma evidência. Na lista dos 30 maiores goleadores do futebol brasileiro, também não há brasileiros.

O Brasil, aliás, não tem há muitos anos um jogador que seja protagonista de uma grande equipe européia, além de Neymar.

Essa falta de concorrência fez com que Neymar conseguisse atingir uma década como o maior jogador brasileiro, feito que só Pelé havia conseguido. Rivelino, Zico, Romário, Ronaldo e Ronaldinho, que atingiram um nível maior do que Neymar conseguiu até aqui, não foram capazes disso, porque sempre houve renovação, o Brasil sempre produziu muitos craques.

O mais chocante dessa situação é que ela não provoca nenhuma comoção. Ainda se tenta tapar o sol com a peneira, acusar os outros de bairrismo, de falta de qualidade, quando há muitos anos a situação é mais do que evidente: o “País do Futebol” não consegue mais formar jogadores que sejam competitivos no nível mundial.

O Brasil, se não conseguir sair dessa situação, caminha para ser uma espécie de Botafogo em nível planetário: uma entidade de referência desmantelada por uma gestão desastrosa repetida por décadas. Como o clube, o Brasil pode se reerguer. Mas precisa primeiro reconhecer que tem um problema.


*Texto originalmente publicado no facebook do jornalista

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: