Advertisements

Demba Ba e Neymar

Demba Ba

Ontem (08), o jogador senegalês nascido na França, Demba Ba, do İstanbul Başakşehir, fez história ao sair do banco de reservas em partida contra o PSG, pela Champions League, para defender o camaronês Pierre Webó, seu companheiro de clube, expulso e xingado pelo quarto árbitro, o romeno Sebastián Colţescu, que o chamou, pejorativamente, de negro.

Corajoso, incitou os demais jogadores a saírem de campo.

Na esteira do gesto, Neymar e Mbappe também protestaram e recusaram-se a jogar o restante do jogo se o agressor permanece no gramado.

E saíram todos.

Sem alternativa, o árbitro suspendeu o embate e a UEFA, envergonhada – pois tentou pressionar pela continuidade – enfiou o rabo entre as pernas e remarcou o restante da partida para o dia de hoje.

A participação nesse momento, que será lembrado, por todo o sempre, como pontapé inicial da resistência do futebol contra o racismo, inseriu Neymar, enfim, ainda que pontualmente, no mundo dos adultos.

Há quem diga que isso somente ocorreu porque, dentro de campo, não teve tempo de perguntar o que fazer a seu ‘staff’, que inclui os incultos ‘parças’ e o péssimo exemplo do pai, gestor de sua conturbada carreira.

Tomara, ambos os casos, o do heroico feito de Demba Ba e da atitude correta de Neymar, não sejam filhos únicos, mas exemplos que perdurem, respectivamente, para embasar o comportamento dos próximos desrespeitados pelos racistas e ao direcionamento de vida futuro do atleta brasileiro.

Soccer Football - Champions League - Group H - Paris St Germain v Istanbul Basaksehir F.K. - Parc des Princes, Paris, France - December 8, 2020 Referee Ovidiu Hategan with Istanbul Basaksehir's Demba Ba as the match is interrupted REUTERS/Charles Platiau     TPX IMAGES OF THE DAY

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: