Advertisements

Depois de Garrincha, Zagallo foi o melhor da Seleção Brasileira contra a Inglaterra, em 1962

Ontem (25), o Blog do Paulinho reverenciou a história ao assistir, pela Sportv, a partida em que o Brasil venceu a Inglaterra por três a um, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1962.

Nosso entendimento sobre aquela equipe, antes baseado apenas nos registros da época, solidificou-se.

É preciso fazer justiça a Zagallo.

Muitas vezes minimizado diante da constelação de atletas dessa geração de ouro, o atacante era um grande jogador.

Nesse embate contra os ingleses, duríssimo, indefinido até a marcação do terceiro gol, Zagallo foi o melhor jogador em campo, excetuando-se, é claro, o genial Garrincha, que participou dos três tentos nacionais, assinalando duas vezes e batendo a falta que resultou na finalização de Vavá.

O ‘velho Lobo’, na casa dos 30 anos, demonstrou grande preparo físico, habilidade, noção tática e de cobertura perfeitas, além de técnica apurada, como no escanteio do primeiro gol, batido, com perfeição, de três dedos, na cabeça de Mané.

Garrincha é um caso a parte.

Vê-lo jogar numa película sem edição acentuou ainda mais a admiração por um jogador que acertava e errava mais do que os outros, porque não fugia do embate, estava sempre querendo a bola nos seus pés, sem medo algum de partir para cima do adversário e arriscar as jogadas mais difíceis.

Verdadeiro inferno para seus marcadores e um deleite aos torcedores.

Dos demais, nessa partida, destaque para a postura segura de Gylmar dos Santos Neves, apesar de traído pela trave no lance do gol inglês, a classe de Nilton Santos, a técnica de Djalma Santos, a competência de Zózimo, a destreza de Zito e a extrema habilidade, também fruto de genialidade, de um Didi que conseguia esbanjar categoria mesmo contundido durante boa parte das quartas de final.

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: