Advertisements

Intolerância aos intolerantes

Da FOLHA

Por MARILIZ PEREIRA JORGE

Ao publicar fotos e nomes de jornalistas, que intenção, além do linchamento, tinha Eduardo Bolsonaro?

Eduardo Bolsonaro diz que vai processar o Instagram e o Facebook por terem apagado posts em que divulgava nome, sobrenome e foto de profissionais da revista Época. Ele acusa as plataformas de “…cercearem meu direito constitucional a (sic) liberdade de expressão ao derrubarem meu post sobre ataques que recebi…”.

O chapeiro, aspirante a embaixador, não gostou do que foi publicado sobre sua mulher e acusa a publicação de “crime”. Tem todo o direito de ficar contrariado e usar os meios legais para pedir reparação. Assim como a revista pode se valer de suas prerrogativas para publicar o que entende que seja de interesse público e responder por suas decisões.

O filho número 03 do presidente alega que não cabe às redes a censura prévia. Felizmente, cabe. Na verdade, essas plataformas são condescendentes demais com pessoas públicas que usam de seus meios para incitar a violência, sem que nada seja feito. Ao publicar fotos e nomes de jornalistas, que intenção, além do linchamento, tinha o deputado?

Esse tipo de expediente vem sendo usado pelo bolsonarismo em larga escala. Olavo de Carvalho divulgou endereço e foto da casa do autor de reportagem sobre seu curso. Há poucos dias, encorajou a militância a promover uma onda de processos contra profissionais da imprensa. “(…) é uma arma para você amarrar a mão do seu inimigo, não é para meter na cadeia.”

Jair Bolsonaro está em campanha permanente para desmoralizar o jornalismo profissional, ameaça veículos e estimula perseguições à classe o tempo todo. O que ele, seus filhos e a militância fazem não tem nada a ver com liberdade de expressão. Em português, é discurso de ódio, que ainda não levou, mas pode levar, a casos de violência física e morte.

O que precisa acontecer para que que as empresas entendam que a tolerância deveria ser zero com gente intolerante e expulsem de suas redes gente mau caráter assim?

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: