Advertisements
Anúncios

Marta ‘minimiza’ seu feito para ressaltar a luta por igualdade

Da FOLHA

Por RENATA MENDONÇA

Importância da jogadora brasileira vai muito além dos gramados

Não é que ela precise de mais algum grande feito na vida. Marta mudou a história do futebol entre as mulheres. Isso já é o suficiente para colocá-la no hall dos maiores atletas de todos os tempos. No jogo contra a Austrália, ela foi além. Não só pelo gol e por mais uma marca alcançada na carreira. Mas principalmente pela forma com que escolheu chamar a atenção para isso.

“Meu novo recorde? Isso é uma igualdade de todas as mulheres. Não sei se vocês perceberam [aponta para a chuteira com 2 retângulos divididos na metade, um lado rosa, outro azul]. Então, não gosto de falar, gosto de mostrar. Que a imagem possa falar por si só”, disse na saída do jogo.

Ao converter o pênalti contra a Austrália, Marta chegou aos 16 gols em Copas do Mundo, igualando o recorde do alemão Miroslav Klose e compartilhando com ele a artilharia do Mundial. Ao falar sobre isso, a mensagem da camisa 10 foi clara: igualdade de gênero. Que é o que Marta e suas companheiras em campo buscam nessa Copa —nem maior, nem menor atenção do que a seleção dos homens, apenas a mesma visibilidade.

Por isso a importância de Marta vai muito além dos gramados. Com seus inúmeros feitos e recordes e prêmios da Fifa, ela fez com que o futebol feminino fosse visto. Foi assim que Geyse, 21, a jogadora mais jovem dessa seleção, que por sinal também é de Alagoas, descobriu no futebol um sonho possível.

Aos 8 anos, quando viu Marta conquistar pela primeira vez o prêmio de melhor jogadora do mundo, a garotinha que jogava bola nas areias de Maragogi se imaginou chegando lá também, e acreditou que a bola não era só “coisa de menino” e poderia ser dela também.

Ao fazer o seu 16º gol em Copas e “minimizar” seu feito para ressaltar a luta por igualdade, Marta foi mais uma vez gigante. Mostrou que as mulheres podem chegar aonde quiserem, até mesmo ao posto de maior artilheira da história do Mundial.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: