Advertisements

O exato tamanho de Cássio

Ontem, em boa parte dos programas esportivos e também em colunas na internet, muitos jornalistas cravaram: “Cassio é o maior goleiro da história do Corinthians!”

Discordo.

A análise mensurava a importância do jogador para o clube, não necessariamente sua qualidade técnica.

Dentre os goleiros mais relevantes do Timão, cito aqui Gylmar dos Santos Neves, Dida e Ronaldo Giovanelli, nenhum deles jogou menos do que Cássio.

Gylmar e Dida se equivalem; Ronaldo foi o mais espetacular deles, embora não tão regular quanto.

Cássio perderia, tecnicamente, inclusive para outros arqueiros do Corinthians, não tão relevantes, mas melhores debaixo das traves.

É no quesito importância, por conta de participações inspiradas em momentos decisivos, que o atual goleiro do Timão cresce na cotação.

O Blog do Paulinho indicaria como maior e melhor (nem sempre as duas qualidades se misturam) goleiro da história alvinegra o grande São Dida de Parque São Jorge, de atuação magnífica nos quatro jogos do Mundial de 2000, nos Brasileiros e Paulistas, além da Libertadores, que, por pouco, apesar de merecer, não conquistou.

Perto dele, em relevância de atuações importantes e também conquistas, mas inferior tecnicamente, está o goleiro Cássio.

Em terceiro, Gylmar, que é melhor do que o segundo colocado, rivaliza com o primeiro, mas, apesar de pertencer a times fantásticos do Timão, não deu sorte de disputar torneios mais revelantes – o fez apenas pelo Santos e Seleção Brasileira.

Por fim, Ronaldo Giovanelli, ídolo que, talvez, vestiu a camisa número 1 do Corinthians com mais paixão do que todos, mas, apesar de grande goleiro, nem sempre comportava-se com a frieza necessária em alguns momentos decisivos (embora tenha sido tão importante quanto Neto no Brasileiro de 1990 e seja o maior defensor de pênaltis da história alvinegra, com 24 intervenções).

Apenas como análise paralela, alguns indicaram Cássio para o mesmo “clube” em que figuram Marcos e Rogério Ceni, em alusão ao amor demonstrado às equipes pelas quais ficaram marcados ao longo dos anos.

Também discordo.

Nessa “disputa”, enquanto no São Paulo e Palmeiras os nomes parecem adequados, pelo Corinthians, ninguém superou a dedicação e identificação com o torcedor, tão grande que prejudicou sua carreira, de Ronaldo Soares Giovanelli.

Advertisements

Facebook Comments

3 comentários em “O exato tamanho de Cássio”

  1. parabéns Paulinho esse é era principal ponto da discodencia que tinha com você o Cassio ele decisivo quando mais si espera de um goleiro nas finas ele sempre protagonista que um exemplo o goleiro da Alemanha na copa de fechou o gol a copa interia de 2002 chegou na final falhou Carlos na copa de 1986 falhou mais gostei da sua opinião porque o marcar o jogador é títulos o Cassio disputou 7 finais ganhou 6 maioria sendo o destaque si conta os títulos de pontos corridos não tive prazer de ver o Glimar jogar mais vi o Dida Ronaldo que meu ídolo eu sou portador de deficiência por não correr eu não jogava na linha era obrigado a jogar no gol com meu irmão encostado na parede cada defesa que conseguia fazer gritava Ronaldo rs tinha ele como ídolo da história do Corinthians mais tenho que reconhecer o cassio tomou esse posto com méritos ele falha ás vezes falha mais credito que tem Marcos Ceni Dida TAMBÉM já falham

  2. Paulinho sou um apreciador assiduo do seu blog e mais jovem chutava minha bolinha pela varzea de SP, além de acompanhar o timão de perto nesses 53 anos de idade pelo menos uns 40 anos.
    Pra mim jogador bom é aquele que aparece em jogo grande, quando o time precisa ele representa, vi muitos jogadores de jogos contra “ninguem” ou quando não valia nada se perdesse ou ganhasse mas em jogos decisivos somem, Cassio nesse quesito é o melhor, arrico a dizer se fosse Cassio nas duas libertadores que fomos eliminados pelo Palmeiras que pelo menos uma ele salvaria.
    Abraços e continue na sua linha para o bem da informação.

  3. Paulino o que conta no Futebol em forma jogador ídolo é quanto ele ganha em títulos o quanto eles são decisivos em finais em jogos importantes como o Marcos do palmeiras si tornou santo nos 2jogos da libertadores contra o Corinthians Rogeiro ceni só si tornou mi em 2005 na libertadores no mundial principalmente no mundial mais antes dessas conquistas a torcida do são Paulo chamava ele de franqueiro queria ele Kaká Luis Fabiano fora do são Paulo o que mais discordo Paulinho você falou que cassio era inferior vários goleiros do Corinthians então vamos la nesse últimos 20 anos o cassio é inferior ao Mauricio?o cassio ele inferior ao ney?o cassio ele inferior ao Doni?o cassio ele é inferior ao Rubrinho? o CASSIO ele é inferior ao Fabio costa? o cassio é inferior ao Marcelo? o cassio é inferior ao Chinelo herera? o Cassio ele inferior ao Silvio luis? o Cassio é inferior ao jeran?o Cassio ele inferior ao Felipe? o Cassio ele é inferior ao Julio cersar? o Cassio ele é inferior ao Renan? o Cassio ele é inferior ao Dalino Fernandes? pra mim o cassio só perde para Dida tecnicamente nesses últimos 20 anos de goleiro do Corinthians outra você elogia muito o Carlos foi um ótimo Goleiro mais na hora da decisão não pegava a bola do jogo foi vice 77 foi vice 79 foi vice em 81 todos pela ponte 84 foi vice jogando pelo Corinthians na copa de 1986 falhou tanto no tempo normal levou aquele azar nos pênaltis pra mim você só pega no pé do cassio devido a rusga que você tem com Carlos leite o ultimo exemplo Tafarel só jogava na seleção em copa na final 94 semi 1998.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: