Advertisements

Campeonato Potiguar sob suspeita após favorecimento ao América

José Vanildo da Silva, presidente da FNF

Marcada para a próxima quarta-feira, a final do Campeonato Potiguar, entre América/RN e ABC, está sob suspeita, após clara interferência da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol em provável conluio com a Justiça Desportiva.

Vamos explicar.

No dia 13 de janeiro, o América empatou com o Potiguar de Mossoró, ocasião em que seu goleiro, Gledson, foi expulso.

A partida seguinte do clube ocorreu no dia 20 de janeiro, contra o ABC.

Porém, de maneira absolutamente ilegal, o TJD, com anuência da FNF, concedeu efeito suspensivo a Gledson, viabilizando sua participação no clássico local, sem que sequer tenha cumprido a obrigatória suspensão automática.

Ainda assim o América perdeu o jogo.

Para tentar reverter o quadro, o Globo, equipe que terminou na terceira colocação do torneio na fase de grupo, um ponto apenas atrás dos finalistas, juntou outras quatro assinaturas num documento tratado como “notícia de infração” e ingressou com reclamação no STJD (que aceitou a denúncia), exigindo a reparação da irregularidade, com a consequente perda de três pontos do América (não interfere o fato de ter perdido a partida) pela escalação, flagrantemente irregular, de seu goleiro.

A decisão deverá ocorrer entre segunda e terça.

Se o veredito não for reformado e o Globo inserido na finalíssima do Campeonato no lugar do América, existe grande possibilidade de recurso a instancias internacionais ou até à própria FIFA, que tem poder de paralisar o campeonato.

Triste retrato de um futebol brasileiro que tem em suas federações defensores, por razões diversas, de qualquer imoralidade que favoreça equipes grandes em conflito com as ditas pequenas.

Advertisements

Facebook Comments

3 comentários em “Campeonato Potiguar sob suspeita após favorecimento ao América”

  1. Amigo, o América na verdade foi o prejudicado por ter seu jogo seguinte (no qual o goleiro cumpriria suspensão automática) adiado pra depois do clássico. A 3a rodada, só do América e seu adversário, foi colocada pra depois da 4a rodada E pq isso? Pq o abc teria jogo da copa do Nordeste no dia do jogo do AMÉRICA, estava com problema com gramado do estádio e fez acordo com o América pra usar a arena da dunas. O América cedeu o dia e jogaria no dia seguinte. Porém a fnf, presidida por um conselheiro ativo do abc, resolveu mudar a data do jogo do AMÉRICA, que assim perderia seu goleiro titular pro clássico. O América questionou ao TJD (não STJ, como você erroneamente citou) a possibilidade de efeito suspensivo pra não ser prejudicado após ter sido benéfico justamente ao rival quando este precisou. O tjd concedeu o AMÉRICA jogou documentado e inclusive o stjd já arquivou o pedido dos clubes metidos a espertos.
    Só lembrando: no acordo pra ceder o uso da arena das dunas, o abc informou que o clássico seria na mesma. Porém, após tudo já modificado, 1 dia antes do seu jogo o abc anunciou que o clássico seria no estádio deles. Se há alguém beneficiado em tudo que acontece no futebol potiguar, não é o América.

  2. Eu ia explicar, só que já vi que explicaram detalhadamente o que aconteceu, a única surpresa desse campeonato, e que a FNF deu seu jeito pra diminuir o prejuízo do abc, foi o América chegar na final com o mando de campo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: