Se condenado em 2ª Instância, viagem de Lula à Etiópia é inaceitável

O ex-presidente Lula tem viagem marcada à Etiópia, para o próximo dia 25, vinte e quatro horas após o julgamento de 2ª Instância duma ação pela qual já foi condenado a nove anos e seis meses de prisão.

A Etiópia não tem acordo de extradição com o Brasil.

Em tese, se Lula desejar não mais retornar ao país, poderá fazê-lo, vivendo em liberdade, sem ser importunado, neste ou noutro local com regras semelhantes de extradição.

Levando-se em consideração que a condenação em segunda instância, pela legislação brasileira, pode resultar em mandado de prisão ao ex-presidente, e que este responde ainda a outros processos de teor semelhante, com grandes possibilidades de resultado judicial desfavorável, permitir que saia do Brasil nesse contexto é absolutamente inaceitável.

Qualquer cidadão menos renomado ou influente politicamente, por muito menos, seria impedido de embarcar.

Como parâmetro de comparação, existem casos em que um cidadão preso, mesmo com decisão favorável para migrar a regime aberto, tem a liberdade negada se condenado estiver – como pode ocorrer no caso de Lula – em decisão colegiada de outro processo.

Uma coisa é presumir a inocência, evitando prender o ex-presidente antes do julgamento de seus recursos – o que é, se não desejado por muitos, aceitável, outra é o Estado se fazer de inocente, facilitando, talvez, a fuga de quem, com enorme facilidade, encontrará abrigo num continente notoriamente ajudado, correta ou incorretamente, em sua gestão como presidente do Brasil.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para Se condenado em 2ª Instância, viagem de Lula à Etiópia é inaceitável

  1. Lembrando que a condenação pelo triplex caiu por terra, com uma juíza retirando das mãos da OAS e entregando o imóvel como forma de pagamento a empresa prestadora de serviço.

    http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2018/01/defesa-de-lula-entrega-penhora-do-triplex-da-oas-ao-trf4

  2. É só ver a sentença de Moro.Nada de relação com a Petrobrás, logo, Moro não o deveria ter julgado, mas como as coisas não vem ao caso……..

  3. Alessandro H.R. disse:

    deve ser horrível ser esquerdopata não aprenderam a ler

    provas para condenar esse VAGABUNDO é oq não falta, é só ler as as 238 pág. do processo, há várias matérias com especialistas jurídicos pela internet (eu disse especialistas, e não jornalistas e seus juridiquês de araque) confirmando a sentença do juiz Sergio Moro.

    mas o problema do esquerdopata é que eles só aceitam a condenação do luLADRÃO, desde que o mesmo escreva uma cartinha para nação assumindo que roubou rsrs…

    mas no fundo eles sabem que ele é BANDIDO, só fingem que desconhecem os fatos em nome da ideologia autoritária deles.

  4. mabraganca disse:

    Os ptralhas querem o que… Um recibo de doação???? Corrupção se descobre por indícios…. Prova só se o 9 dedos fosse mais idiota do que já é

  5. Pingback: Juiz Federal evita provável fuga de Lula em viagem à Etiópia | Blog do Paulinho

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.