Disney vs. Globo na tv fechada brasileira

Resultado de imagem para disney globo

O assunto mais comentado após a bilionária aquisição da FOX pela Disney era a possibilidade da expansão, que evidentemente ocorrerá, do Universo Marvel no cinema, deleite para quem, como este jornalista, acompanha com enorme interesse filmes e séries sobre o assunto.

Mas o monopólio se dará também, e não é menos importante, nos canais esportivos da tv fechada.

A Disney, que já era dona da ESPN, com a FOX transforma-se-á na mais relevante provedora de conteúdo esportivo do planeta, tendo, claro, o mercado norte-americano e todo o continente sul-americano como principal ativo.

Na Europa, avança com grande voracidade, embora divida espaço com a cultura das governamentais (BBC, RAI, etc) que mantém consigo o que interessa mais ao torcedor local, ou seja, os campeonatos de seus próprios países.

É no mercado brasileiro, porém, que apesar de estar em continente americano, difere em costumes de todos os outros países da região, que a briga promete se acirrar.

Se na tv aberta não há, ainda, o que se falar em concorrência (a Globo domina absoluta), na fechada, a SPORTV (canal da emissora) mantém-se na ponta com pouca vantagem, muito por conta do monopólio que lhe assegura não apenas bons torneios a serem transmitidos ao vivo, como também posição de destaque nos espaços das operadoras de cabo (as principais, dominadas pela “nave Mãe”).

Nas demais atrações (mesas redondas, etc), a vantagem se perde e a SPORTV disputa, cabeça a cabeça, com ESPN e FOX (agora ambas da Disney) e um pouco com a Esporte Interativo.

O mercado e os consumidores aguardam pelo que ocorrerá nos próximos anos por conta de dois fatores: dificuldades que deverão ser enfrentadas pela GLOBO na aquisição dos direitos dos principais torneios do planeta, que hoje, sabe-se, eram movidas a base de propinas (garantindo êxito mesmo com propostas menos rentáveis á clubes e confederações) e a certeza de que os adversários da emissora terão na Disney – se esta tiver interesse em investir, um caixa bem mais robusto do que o da concorrente carioca.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Disney vs. Globo na tv fechada brasileira

  1. A Disney comprou da News Corp. a parte de entreternimento da Fox, com exceção das áreas de jornalismo (Fox News) e esportes 9Fos Sports).

    https://g1.globo.com/economia/noticia/disney-anuncia-compra-da-21st-century-fox.ghtml

    OBS: FS1 e FS2 citado na notícia são os canais Fox Sports 1 e 2

  2. Areial Fabio disse:

    Paulinho, os canais de esportes da Fox não entraram nó negócio e continuam da Fox.

  3. Os canais de notícias da Fox não entraram no negócio, incluindo os esportivos.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.