Anúncios

Disney vs. Globo na tv fechada brasileira

Resultado de imagem para disney globo

O assunto mais comentado após a bilionária aquisição da FOX pela Disney era a possibilidade da expansão, que evidentemente ocorrerá, do Universo Marvel no cinema, deleite para quem, como este jornalista, acompanha com enorme interesse filmes e séries sobre o assunto.

Mas o monopólio se dará também, e não é menos importante, nos canais esportivos da tv fechada.

A Disney, que já era dona da ESPN, com a FOX transforma-se-á na mais relevante provedora de conteúdo esportivo do planeta, tendo, claro, o mercado norte-americano e todo o continente sul-americano como principal ativo.

Na Europa, avança com grande voracidade, embora divida espaço com a cultura das governamentais (BBC, RAI, etc) que mantém consigo o que interessa mais ao torcedor local, ou seja, os campeonatos de seus próprios países.

É no mercado brasileiro, porém, que apesar de estar em continente americano, difere em costumes de todos os outros países da região, que a briga promete se acirrar.

Se na tv aberta não há, ainda, o que se falar em concorrência (a Globo domina absoluta), na fechada, a SPORTV (canal da emissora) mantém-se na ponta com pouca vantagem, muito por conta do monopólio que lhe assegura não apenas bons torneios a serem transmitidos ao vivo, como também posição de destaque nos espaços das operadoras de cabo (as principais, dominadas pela “nave Mãe”).

Nas demais atrações (mesas redondas, etc), a vantagem se perde e a SPORTV disputa, cabeça a cabeça, com ESPN e FOX (agora ambas da Disney) e um pouco com a Esporte Interativo.

O mercado e os consumidores aguardam pelo que ocorrerá nos próximos anos por conta de dois fatores: dificuldades que deverão ser enfrentadas pela GLOBO na aquisição dos direitos dos principais torneios do planeta, que hoje, sabe-se, eram movidas a base de propinas (garantindo êxito mesmo com propostas menos rentáveis á clubes e confederações) e a certeza de que os adversários da emissora terão na Disney – se esta tiver interesse em investir, um caixa bem mais robusto do que o da concorrente carioca.

Anúncios

3 Respostas to “Disney vs. Globo na tv fechada brasileira”

  1. Giulliano Cannavaro Says:

    A Disney comprou da News Corp. a parte de entreternimento da Fox, com exceção das áreas de jornalismo (Fox News) e esportes 9Fos Sports).

    https://g1.globo.com/economia/noticia/disney-anuncia-compra-da-21st-century-fox.ghtml

    OBS: FS1 e FS2 citado na notícia são os canais Fox Sports 1 e 2

  2. Areial Fabio Says:

    Paulinho, os canais de esportes da Fox não entraram nó negócio e continuam da Fox.

  3. Rafael Gierwi Gomes Says:

    Os canais de notícias da Fox não entraram no negócio, incluindo os esportivos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: