Anúncios

Os atletas e os corruptos do esporte

Por ZICO

Como membro e atual presidente do Conselho Nacional de Atletas (CNA), eu não posso deixar de me posicionar diante dos fatos ocorridos na última quinta-feira. A prisão do presidente do COB e a implicação de outros dirigentes em atos de corrupção são fatos graves que envergonham a todos nós.

Apesar de não ter representado o país numa Olimpíada, sinto-me confortável para tratar do assunto, pois acredito que o maior problema do sistema é a perpetuação de dirigentes em entidades com colégio eleitoral limitado e sem a participação de atletas. Entendo que a falta de transparência acaba sendo facilitada pela dificuldade na rotação de dirigentes no poder. É muito difícil ser oposição e cobrar nesse sistema.

Muita gente tem criticado nos últimos dias os atletas e ex-atletas que não foram veementes ao longo de suas carreiras contra as entidades e que “jogaram o jogo” em silêncio. É importante que todos saibam que o modelo eleitoral de federações e confederações impede que a voz dos atletas possa ser ouvida de fato.

Na prática, os atletas são funcionários que precisam se submeter às entidades com dirigentes eternos, caso contrário são excluídos de seleções e competições ou tem uma vida bem mais difícil para conseguir seus objetivos. Um modelo cruel. E tenho a convicção de que a maioria absoluta dos atletas brasileiros quer nesse momento que seja feita justiça. E que as investigações apontem os culpados, que eles sejam julgados e condenados. Acima de tudo, que lições sejam aprendidas para o melhor do nosso esporte.

A maior visibilidade que tive como atleta me permitiu expor meus pontos de vista contra o sistema de modo mais efetivo ao longo dos anos. Desde a década de 90, por exemplo, eu condeno o modelo eleitoral nas entidades do meu esporte, o futebol. Critiquei desde Federação de Futebol do Rio, passando pela Confederação Brasileira e, mais recente, até da FIFA.

Por conta disso, eu fui prejudicado como presidente de clube quando criei o CFZ do Rio e, em diversos momentos, fui visto como inimigo mesmo apoiando a realização de todos os grandes eventos esportivos no país.

No breve período em que fui Secretário Nacional de Esportes, atuei na intervenção da Federação de Judô que vivia um dos impasses característicos de entidades que não têm presidentes eleitos, mas donos que fazem o que querem no poder. E já naquela época batia na tecla da representatividade política de atletas nas federações e confederações.

Na ocasião, a minha defesa era em forma de proposta de lei. E de lá para cá praticamente não avançamos.

O que espero como ex-atleta é que todos esses casos lamentáveis reforcem o que citei no início do texto como evolução fundamental para o esporte brasileiro.

Precisamos aumentar a representatividade nas eleições das entidades e precisamos de estatutos que forcem a alternância de poderes e que garantam a transparência das ações e das contas das entidades esportivas.

*ZICO é o maior ídolo da história do Flamengo e manifestou-se pelo facebook

Anúncios

2 Respostas to “Os atletas e os corruptos do esporte”

  1. José Oliveira Says:

    Zico não é aquela pessoa que foi expulsa do Flamengo por um conselheiro, ex chefe de torcida, que descobriu que ele mordia um pedaço do salário do Sheik através da empresa do filho, só no sapainho?

    O mesmo que fez uma Lei, que o Pelé pagou o pato, para poder criar o seu Clube Lavanderia CFZ que nunca teve intensão de disputar a primeira divisão de qualquer campeonato, só negociar jogadores?

    O mesmo cara que fugiu da Itália por sonegar impostos?

    Ah tá… Sei quem é.

    (2)

    Errata: O MAIOR ÍDOLO DA HISTÓRIA DO FLAMENGO CHAMA-SE JOSÉ ROBERTO WRIGHT

  2. Teresinha Winter Says:

    Ex-jogadores famosos se uniram a dirigentes e empresários nas falcatruas, se uniram à banda podre do esporte. Então, não me venham com mimimi. É triste ver isso acontecer com jogadores que a gente admirava, era fã mesmo. Nunca ganham o suficiente? Ganaciosos e aproveitadores.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: