Anúncios

STF e o Campeonato Brasileiro de 1987

Em péssima fase, o STF decidiu que o título brasileiro de 1987, contrariando parecer do CND (Conselho Nacional de Desportos) – órgão superior que cuidava do esporte à época – que julgou ilegal o cruzamento entre primeira e segunda divisão, é do Sport/PE.

Uma aberração histórica, beirando a imoralidade.

Quem viveu, sabe que o Campeonato Brasileiro daquele ano foi conquistado pelo Flamengo, que tinha um time absolutamente fantástico, num dos torneios de melhor nível já disputados no Brasil em todos os tempos.

Por política, a CBF decidiu alterar as regras e instituir um quadrangular final, que seria disputado entre os dois melhores da primeira divisão contra os dois da segunda, em quadro tão ridículo quanto o, em exemplo, do Paulista de 2001, em que o Corinthians aceitou enfrentar o São Paulo, que vinha de divisão abaixo, e se deu mal.

Amparado no CND, o Flamengo, com razão, recusou-se a participar da farsa, agora tratada como legal por um STF que há tempos não inspira confiança em algumas decisões.

Até porque, se enfrentasse o Sport, naquele ano e com aquele time, o Flamengo, campeão brasileiro de 1987 por merecimento, venceria com enorme tranquilidade, tamanha a diferença técnica existente entre as equipes.

Anúncios

15 Respostas to “STF e o Campeonato Brasileiro de 1987”

  1. Renato Maia Says:

    O legítimo campeão de 87 é e sempre será o Sport. Se era casuísmo ou não por parte da CBF, o Sport fez o que mandava o regulamento entrou em campo pra jogar e o Flamengo preferiu fazer mimimi certo de que ganharia a parada nos bastidores optando por fugir de campo e perdeu o título. Agora ridículo mesmo é chamarem o torneio de verão de 2000 como campeonato mundial.

  2. rescclp Says:

    Apesar da bagunça do campeonato de 86 (sIm, 86), o Guarani foi vice campeão contra o São Paulo. Ou seja, jamais o Guarani deveria estar na segunda divisão (módulo amarelo), junto ao Sport. Não adiantar falar que o no papel o Flamengo era muito melhor que o Sport, sabemos que jogo é jogo e tudo pode acontecer. 87 é único e exclusivo do Sport!

  3. Silvio Macedo (@sbrazzjr) Says:

    Renato Maia, provavelmente você é mais jovem do que esse imbroglio entre Flamengo e Sport , e está se posicionando por clubismo e por desconhecimento de causa.
    Você sabia que antes de iniciar qualquer campeonato os clubes precisam assinar o regulamento ? Pois é … Em 87 a CBF desistiu de organizar o campeonato e, ao ver que os principais clubes do Brasil ( chamado Clube dos 13 ) se organizaram para fazer o Brasileirão ( apelidade de Copa União ) , a CBF voltou atrás e tentou fazer um acordo ( chamado de Acordão ) , o que levou a firmar dois módulos ( verde e amarelo ) , um com os 16 clubes de melhor ranking técnico dos últimos anos e outro com os 16 clubes seguintes. Alguns do C13 foram contra o tal do Acordão , mas prevaleceu a vontade da maioria.
    Ocorre , meu caro , que o necessário regulamento sö foi divulgado pela CBF após o campeonato ter iniciado , e o Clube dos 13 não o assinou, já que , dentre outras coisas , não concordava com o regulamento.
    Dito isso, sei que vc , por clubismo, nào vai mudar a sua opinião , mas , ao menos , não vai ser mais um que desconhece a história.

  4. sandroso2015 Says:

    Nossa……..Nada a ver, que viagem….Tudo no achômetro……Mas o Sport é o verdadeiro campeão pois Flamengo e Inter não jogaram como determinado.

  5. luizdireg Says:

    Mesmo com um time fantástico, o Flamenguu acovardou-se de disputar com o Sport.
    Enfim, quem, legitimamente, entrou em campo e jogou futebol, deve ser o campeão.
    Tá na hora desses times cariocas pararem de ganhar títulos e/ou fugir de rebaixamentos, utilizando, escrotamente, do Tapetão.

  6. Silvio Macedo (@sbrazzjr) Says:

    Resccip , vc está sendo incoerente. Diz que o Guarani jogou a segunda divisão em 87 e , ao mesmo tempo , diz que o Sport , que disputou a mesma divisão que o Guarani , é o verdadeiro campeão de 87 ?
    Para que vc saiba , naquela época os critérios eram totalmente diferentes dos de agora. Um ano tínhamos campeonatos com 48 clubes , com 36 clubes e até com 96 clubes. Tudo mudava de um ano para outro.
    Em 87 a CBF anunciou publicamente que estava quebrada e que nào organizaria o campeonato nacional. Pois bem , o principais clubes do Brasil (chamado Clube dos 13) se reuniram e resolveram fazer o campeonato , que seria composto pelos clubes de melhor ranking na CBF ( o ranking considerava os resultados históricos dos últimos anos e não apenas o de 1986 .
    Pois bem , vc pode discordar dos critérios que levaram o Guarani a não jogar o principal campeonato de 1987 , mas daí a desconsiderar o Flamengo com o legítimo campeão da “Série A” daquele ano é brincar com a minha inteligência.

  7. marcospaulo2015 Says:

    Dizer que o mundial de clubes, realizado no Brasil foi um torneio de verão mostra o recalque de um anti-corinthiano em sua plenitude. Mas, perfeitamente compreensível. Afinal, só o time da vila sônia pode dizer que tb tem um mundial de clubes. Já o Corinthians tem dois. Porqueiras e sardinhas nenhum. O choro abaixo é livre…..

  8. Nelson Coutinho Says:

    Muita besteira escrita.Havia dois módulos ( ou mais não me lembro) que formaram campeões ( ver vídeo da conquista do Flamengo com Galvão Bueno narrando e nomeando campeão do módulo tal).Não haveria então um campeão do Brasil e sim campeões de módulos e a solução foi o cruzamento mas o Flamengo por arrogância ou política não quis.

  9. Nelson Coutinho Says:

    Sou vascaíno mas considero o Corinthians campeão mundial seguindo as regras da FIFA.Até então havia torneios intercontinentais , chamados erradamente de mundiais.Dói mas é assim. Em 2000 pela primeira vez houve critérios mundiais.

  10. rescclp Says:

    @Silvio Macedo (@sbrazzjr), você não entendeu meu comentário! Eu não disse que o Guarani jogou a segunda divisão, mas sim que essa afirmação parte indiretamente do próprio Flamengo! Pois o mesmo se recusou a jogar contra o Guarani, sendo este na época o atual vice-campeão Brasileiro! O erro foi os organizadores terem dividido os clubes de maneira errada, principalmente pelo fato de que a mídia esportiva chama o módulo amarelo de segunda divisão, mas como se essa divisão contava com o atual vice-campeão brasileiro? É correto isso nos dias de hoje? E por que na época foi feito isso? Entendeu? E outra, os classificados para a Libertadores do ano seguinte foram Sport e Guarani.

  11. Renato Maia Says:

    @Silvio Macedo (@sbrazzjr), não há o que se discutir, o STF deu ganho de causa ao Sport. Sport e o Guarani nas semifinais entraram em campo e o Internacional e o Flamengo fugiram, Sport e Guarani então disputaram a final de 87 e o Sport levou a melhor em campo, ou seja foi o campeão na bola e no tapetão. Se tivesse entrado em campo, como disse o Paulinho, certamente o Flamengo ganharia, como o “se” não entrou em campo e optou por fugir, não tivemos como saber se isso de fato aconteceria. O presidente do Flamengo na época, Márcio Braga, fez deliberada opção pelo tapetão dizendo à época “cruzamento é coisa de cachorro, boi e o Flamengo não vai se submeter a isso” e 30 anos depois os ministros do STF entenderam que Márcio Braga estava errado. O Sport fica com o título de 87 e o São Paulo com a taça de bolinhas.

  12. Gustavo Leite (@gleitelourenco) Says:

    Se o Menguinho Pocotó era tão bom assim, porque “fugiu” do jogo??? Era só jogar e ganhar, além disso seria mais um jogo com casa cheia, rendendo mais quitutes e enchendo os cofres do clube, muita burrice, não?????

  13. Sandra Queiroz Says:

    absurdo gastar tempo do STF com esse tipo de discussão.
    Mas se como o leitor acima afirma, os clubes aceitaram, o Flamengo deveria ter disputado a final. Considere que se o campeonato iniciou sem um regulamento aprovado/assinado, significa que aceitaram tacitamente o que a CBF impôs. Caso contrário deveriam ter paralisado tão logo a CBF anunciou que haveria cruzamento dos módulos. Se o campeonato continuou, o clube dos 13 não se manifestou, não há o que discutir.

  14. Millena Fernandes Says:

    Você tem bola de cristal em decretar a vitória do Flamengo contra o Sport Club Recife, por achar o nível técnico

    do Flamengo melhor que o do Sport?

    Corinthians x Tolima , você previu qual resultado?

    Millena Fernandes de Oliveira

    ________________________________

  15. Ricardo Pepe Says:

    Paulinho você sabia que a CBF estava quebrada em 1987 e não tinha condições de organizar o campeonato brasileiro e jogou organização no colo dos clubes.
    O clube dos 13 se formou aí e decidiram que o Guarani vice campeão brasileiro de 1986 iria para segunda divisão.
    Depois da virada de mesa dos 13 maiores clubes do Brasil a CBF conseguiu fazer um acordo com os 28 clubes e nesse acordo constava que haveria um quadrangular final entre o modulo verde e amarelo.
    O Flamengo representado pelos 13 maiores clubes do Brasil aceitou este acordo, mas depois fugiu com medo de perder para o Sport ou Guarani.
    Desta forma o único campeão brasileiro de 1987 é o Sport, o Flamengo não cumpriu com o acordo e perdeu por W.O. para o Guarani, pois não se apresentou no dia do jogo.
    SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987
    Você e o esquerdopata/militonto do Juca Kfouri precisam admitir a verdade!!!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: