Anúncios

Com humildade, Sergio Moro revê decisão que afrontava liberdade de imprensa

“Considerando o valor da imprensa livre em uma democracia, e não sendo a intenção deste julgador ou das demais autoridades envolvidas na investigação colocar em risco essa liberdade e o sigilo de fonte, é o caso de rever o posicionamento anterior e melhor delimitar o objeto do processo”.

O juíz Sérgio Moro, com o despacho acima, decidiu rever posicionamento anterior, com o qual, de maneira arbitrária, ordenou a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães para que este revelasse, em desconformidade com a Constituição, as fontes de suas informações.

Demonstração de humildade, rara entre magistrados.

Assim como foi criticado pelo lamentável equívoco, Moro merece agora o reconhecimento de seu acertado gesto.

Tomara sirva de lição aos membros do judiciário (e são muitos), que tratam o trabalho jornalístico como em tempos de exceção e também aos deploráveis que passaram horas comemorando o que agora o próprio Sérgio Moro tratou como excessivo.

Anúncios

7 Respostas to “Com humildade, Sergio Moro revê decisão que afrontava liberdade de imprensa”

  1. Luiz Carlos Luchetta Says:

    http://reaconaria.org/blog/reacablog/uol-mente-blogueiro-petista-continua-sendo-investigado-leiam-a-decisao-de-sergio-moro/

  2. Nelson Coutinho Says:

    Interessante é que na tese de Moro de que divulgar que alguem seria preso é crime então o atual STF e ex-ministro da justiça Alexandre de Moraes tambem cometeu crime, ao relatar que haveria uma ação da lava-jato , em um comício (fato já amplamente exposto pela mídia).A desculpa de obstrução serve para qualquer coisa quando se quer.
    Resumindo, é a velha “aos inimigos a lei” usada quando conveniente.
    O que todos querem é que a lei seja usada estritamente dentro das normas e não seja usada com jeitinhos.

  3. Fernando Antonio Gomes Says:

    Não há risco à liberdade de imprensa quando a imprensa não é atacada. O blogueiro não é jornalista, apenas um comerdiante a soldo da ORCRIM.

  4. Renato Maia Says:

    Primeiro, o suposto “jornalista blogueiro” se declarou comerciante ao TSE quando se candidatou ao cargo de vereador em São Paulo pelo PCdoB, logo jornalista – com ou sem diploma – ele mesmo confirma que não é, no fundo ele não passa de uma dessas muitas língua de aluguel a soldo que lulopetismo montou enquanto esteve no governo. Segundo, a fonte do comerciante blogueiro já era conhecida da PF, se trata da servidora da Receita Rosicler Viegel, então qual a justificativa do “militante blogueiro” ser conduzido coercitivamente para revelar algo que a PF já sabia??? É claro que ele não foi pra revelar a fonte, repito, já conhecida, mas para saber se, antes de publicar o vazamento da operação no blog, se ele repassou a informação da operação aos investigados. Pela linha temporal apurada pela PF, a servidora Rosicler soube da operação 10 dias antes dela acontecer, repassou a informação ao seu “namorado” Francisco José Duarte que repassou ao “militante blogueiro”. De posse da informação ele contatou o assessor de imprensa do Instituto Lula – José Chrispiniano e só 3 dias depois publicou a informação no blog, ou seja, no prazo de 1 semana certamente os investigados destruíram provas e se prepararam pros depoimentos. Agora pergunto, supondo que ele seja realmente jornalista, é papel de jornalista informar investigados que ele serão alvos de operação policial???

  5. Dinossaurio (@DinossAurio) Says:

    como se não houvesse podres no mundo do jornalismo né Paulinho.

  6. luizdireg Says:

    Ninguém quis saber fonte (que já era sabida), nem impedir dele escrever as baboseiras pagas pela ORCRIM.
    Quiseram apenas saber para quem ele repassou a informação e, consequentemente, obstruiu a investigação. simples assim.
    E usando parte da fala do juiz Sérgio Moro que, “considerando o valor da imprensa livre em uma democracia…”, ela realmente tem seu valor. E o valor muitas vezes é de preços negociáveis e pagos com dinheiro de empreiteira na lava jato ou por pessoas interessadas na própria promoção.

  7. Reginaldo Marques Says:

    Vejam só! Eu sou jornalista desde novembro de 2008 e não sabia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: