Anúncios

Em vez de vetar Bolsonaro, o ideal é ouvi-lo e derrotar seu discurso

bolsonaro nazista

Da FOLHA

Por CLÓVIS ROSSI

Jair Bolsonaro é uma das figuras mais lamentáveis de um Congresso que não chega a ser exemplar.

Ainda assim, é um erro —e erro grave— A Hebraica, o clube que reúne a comunidade judaica, tê-lo “desconvidado” de uma palestra, depois da reação de uma parcela da comunidade.

Minha opinião sempre foi a de que não se deve ter medo da palavra. O que, sim, se deve temer é a possibilidade de que essa palavra, sempre que deletéria como me parece ser a de Bolsonaro, ganhe adesões em massa.

Mas o remédio, se é que há remédio para isso, não é silenciar quem quer que seja. É contrapor a um ideário do qual se discorda um conjunto de ideias capazes de seduzir um número maior de pessoas.

Alguém acha que Donald Trump teria sido derrotado se tivesse sido proibido de fazer comícios, participar de debates, dar entrevistas ou tudo o que caracteriza uma campanha eleitoral?

A prova em contrário é o fato de que seus partidários continuam fidelíssimos mesmo depois de formidável barragem de críticas (e fatos negativos) disparada pela maioria dos meios de comunicação.

E continua fiel porque Trump falou —e continua falando— às emoções dessa gente, com mentiras ou com “fatos alternativos”, um novo rótulo para a velha mentira, e com algumas verdades.

Bolsonaro também está preenchendo um espaço deixado vazio pela desmoralização de uma fatia substancial do mundo político. É clássico: no vazio político, sobe sempre a tentação autoritária, de que o deputado é uma encarnação desabrida.

No mundo inteiro, está havendo um fenômeno similar: o descrédito dos políticos convencionais é combustível para a ascensão dos Trump da vida e de outros representantes do autoritarismo.

A vantagem da Europa sobre o Brasil é que são raros os casos em que a extrema direita chega de fato ao poder. Ameaça e ameaça nas pesquisas prévias, mas, na hora da decisão, prevalece o sentido comum. Direita civilizada e esquerda idem se unem e afastam o perigo.

É razoável supor que o tremendo estrago causado pelo extremismo no século passado tenha criado um contraveneno de longa duração.

No Brasil, até agora, os nostálgicos do regime militar nem sequer haviam conseguido ter uma representação eleitoral. Só agora, 32 anos depois do fim da ditadura, é que aparece um Bolsonaro com uma assustadora intenção de votos nas pesquisas.

Não será, no entanto, silenciando-o que se inoculará um antídoto. O caso da comunidade judaica é eloquente: nem o fato de um judeu (Vladimir Herzog) ter sido símbolo da violência ditatorial, além de outros muitos membros desse mesmo grupo, impediu que uma fatia importante (mil pessoas) pedisse a presença de Bolsonaro em A Hebraica.

É verdade que quase três vezes mais (2.700 exatamente) se opuseram, mas era preferível que esse pessoal tivesse comparecido à palestra cancelada e desafiado o deputado ao vivo.

Minha experiência de três debates com a comunidade é a de que ela tem gente em quantidade e qualidade suficiente para se contrapor a uma voz homofóbica e autoritária.

Anúncios

11 Respostas to “Em vez de vetar Bolsonaro, o ideal é ouvi-lo e derrotar seu discurso”

  1. Roberto Miranda Says:

    Paulinho, a Folha de SP está sem credibilidade nenhuma, fazendo diversas reportagens futeis e por muitas vezes canalhas, para difamar as pessoas nas quais ela nao gosta. Infelizmente ou felizmente cada vez que a Folha fala de Bolsonaro, Dória, Trump (onde chegamos), e outros, eles ficam mais populares, dada a rejeição que ela tem. Acho que a Folha de SP acabou e só está agonizando na UTI da imprensa.

  2. Manoel (@MarketeiroBR) Says:

    Esse Clóvis é um paspalhão. Por medo do que Bolsonaro vai falar que impedem ele de entrar lá. E argumentam que ele é antissemita. Oras o Fidel fez gulags aonde matou negros e gays. Os eleitores do pt votam no Fidel, Maduro e Kim, já que são os ícones maiores. Quem é o homofóbico? Racista? Fascista? Quem tem sangue nas mãos?

  3. Luiz Carlos Luchetta Says:

    “O melhor argumento contra um comunista é deixá-lo falar”.

    Essa cambada não se cansa de roubar.
    Roubaram todo o patrimônio nacional e agora estão roubando frases.
    Esse velho babão comunista da fake de São Paulo não tem moral para falar de nada.

  4. Jose Roberto Barbosa Says:

    Como pode não, um Brasil com 98% de políticos LADRÕES e um idiota esta defendo a derrota de um dos poucos honestos que existem na política………………………EU PERGUNTO…………….QUANDO ESTE COMUNISTA ESTA PERDENDO OU DEIXANDO DE GANHAR, já que o BOLSOMITO representa perda pra ele e os ladrões representa lucro.

    Ou seja, CLÓVIS ROSSI com essa asneira acaba de se declarar comunista que defende BANDIDOS………………e vota contra pessoas honestas só porque não representa os seus interesses. LIXO DE PUBLICAÇÃO QUE NÃO MERECE CRÉDITO.

  5. Luiz Carlos Luchetta Says:

  6. Lazaro Silva Says:

    segundo clovis rossi LULA é um grande herói
    FORÇA BOLSONARO

  7. marcospaulo2015 Says:

    Engraçados esses bolsominions. Qdo a falha de sp fala a respeito do pt, eles vão ao delírio. Qdo fala do bolsotário ficam tão revoltados, a ponto de colocar o refereido repórter como um comunista em final de carreira. Aí bolsominios!?!?! Ou uma ou outra coisa. Desse jeito, vcs fazem a nossa alegria.

  8. sandroso2015 Says:

    Nem homofóbico nem autoritário, Bolsonaro quer as coisas em seu devido lugar, Ou seja, Termina seu direito qd começa o meu.

  9. Luiz Carlos Luchetta Says:

    Huumm. Que coisa.
    Esse negócio de bolsominio ou bolso qualquer coisa não serve para mim. Mas vamos lá.
    O que a fake de São Paulo diz sobre qualquer assunto não tem a menor importância. Não repercuto essa porcaria até porque não leio.
    Cansaram de me oferecer essa coisa de graça. Não quero, continua caro.
    Duplo padrão é coisa de petista. Fale apenas por você.

    ET.: as vendas dessa fake news povoada por jornaleiros do pt e do pisol vem caindo ano a ano. Vai fechar rapidinho.
    ET1: entre o Bolsonaro e o luladrão, voto de olho fechado no Bolsonaro.

  10. JC Ferrari Says:

    O que podemos esperar de um “homem” que troca de time de futebol?
    O que podemos esperar de um “homem” que acha o Lula um herói?
    Prá cima dessa gentalha, Bolsonaro!!

  11. Alessandro H.R. Says:

    bom não vim aki pra defender o Bolsonaro, apesar de achar q ele tem algumas ideias boas e outras não, mas não voto nele e não idolatro político.

    mas enfim quero fazer uma observação, essa mesma folha de SP q faz campanha contra a extrema direita (até acho válido pq tudo q é extremo é ruim) não tem a mesma dedicação contra a extrema esquerda q estava no poder até alguns meses atrás.

    Aliás acho q nunca fizeram uma campanha ou vi algum jornalista da folha escrever “extrema esquerda” em seus editoriais, vai ver eles acham q isso não tem no Brasil, ou q não precisa ser combatido né ?

    Uma coisa q eu vi nesses 13 anos de governo petista é q não tem algo mais antissemita do q a extrema esquerda, eu desafio esse jornalista da folha e outros comentaristas a entrar em blogs de esquerda, principalmente os especializados em defesa e noticias como Sputnik news, Plano Brazil e alguns outros menores quando houver matérias a respeito de Israel ou Irã, entrem lá para ver os comentários dos simpatizantes da extrema esquerda como PT, PSOL, PDT, PCdoB e olhem os comentários e o que eles acham a respeito sobre os judeus e Israel.

    Vcs vão ver quem é de fato os antissemitas e o q eles pensam de vdd deles, e o interessante é q não há um mísero parágrafo nos editoriais de nenhuma redação de algum grande portal ou jornal brasileiro fazendo campanha contra a extrema esquerda, não tem!! A culpa do antissemitismo, racismo, homofobia e etc é sempre da extrema direita segundo jornais como a folha !

    Muita mentira vem sendo espalhada pela mídia de esquerda, e com todo o respeito a vc Paulinho pq sei q vc quer apenas mostrar a vdd, e combater o Bolsonaro por ele ser dessa turma da extrema, mas quando vc reproduz aki em seu blog no qual tem milhares de pessoas q vê diariamente suas matérias, vc está fazendo não só campanha contra a extrema direita, mas tá favorecendo as mentiras da extrema esquerda q tbm são iguais ou até piores em se tratando de antissemitismo, racismo, homofobia, machismo e etc.

    Paulinho com todo o respeito, mas vc ajuda eles a jogar a fama apenas para um lado, enquanto o outro lado q é igual ou pior, fica com fama de “heróis” do povão pq supostamente estão combatendo a direita com esse tipo de matéria encomendada por jornalistas de extrema esquerda.

    Eu já falei cuidado com a esquerda não subestimem eles, são muito unidos e ótimos em sabotar e boicotar um país, são ótimos em espalhar suas mentiras e jogar a fama das suas piores atrocidades humanas apenas para seus adversários.

    A extrema esquerda trabalham dia a dia como formiguinhas com esse tipo de matéria na mídia e redes sociais, manipulando até as pessoas mais sensatas para espalhar seus contos, não q seja uma mentira oq esse jornalista disse, mas eles usam isso a seu favor para jogar as pessoas de bem contra seus adversários, para fazer a sua campanha de difamação e com isso levantar a moral e o apoio a extrema esquerda.

    A questão toda está nos métodos sortidos da extrema esquerda em usar uma informação para manipular as pessoas, se eles não conseguem mais ganhar o coração delas, então que jogue elas umas contra as outras, ou contra seus adversários para tentar conquistar o poder novamente.

    lembrem-se do velho provérbio romano, “dividir para conquistar” é exatamente isso que a extrema esquerda trabalha arduamente nesse momento, e eles vão fazer de tudo oq for preciso para voltar ao poder.

    A extrema esquerda é um câncer q tomou conta das redações dos grandes jornais, portais, sites, blogs e redes sociais da maioria dos países, temos q conviver com essa gentinha diariamente mas não quer dizer q temos q aceitar tudo oq eles dizem, então tomem cuidado e analisem friamente quem está mentindo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: