Anúncios

Como fazer inimigos

trump-charge

Da FOLHA

Por RUY CASTRO

Em 1936, o americano Dale Carnegie (1888-1955), professor de locução e oratória, publicou “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”. Foi um dos primeiros livros de autoajuda explícita e já saiu vendendo que nem banana na feira. Oitenta anos depois, está na casa dos 50 milhões de exemplares, parte deles no Brasil, onde nunca saiu de catálogo. Uma pesquisa classificou-o em sétimo lugar entre os livros “mais influentes” produzidos nos EUA, ou seja, que mais fizeram a cabeça dos americanos — imagine os outros.

O que Carnegie aconselha? Que, ao tratar com alguém sobre qualquer assunto, você enxergue esse alguém como um futuro aliado, não um adversário. Ouça o que ele tem a dizer. Estimule-o a falar de si mesmo. Chame-o pelo nome. Faça-o sentir-se importante. Cite os seus próprios defeitos antes de se referir aos dele. Em hipótese alguma desqualifique-o ou discuta com ele — não há vencedores numa discussão. Faça com que os problemas pareçam fáceis de resolver — e você verá como eles se resolverão. E, ah, sim, sorria sempre ao falar.

Parece idiota e talvez seja. Mas Carnegie ficou rico, fez “amigos” e influenciou milhões. Bem, há um que ele não influenciou: Donald Trump.

Em 20 dias falando grosso na Presidência, Trump brigou com Canadá, México, China, Coreia do Norte, Austrália, Irã, Iraque, Líbia, Sudão, Somália, Síria, a União Europeia, a ONU e a Otan. Rebaixou os latinos em geral, declarou guerra à imprensa e, até a última contagem, já tem fortes inimigos em empresas como Netflix, Apple, Amazon, Microsoft, Google, Facebook, LinkedIn e Twitter, além de fábricas de automóveis, companhias aéreas e bancos.

Trump pode ter lido o livro de Carnegie e resolvido fazer tudo ao contrário. Exceto num item: comete suas barbaridades sorrindo — mesmo que apenas para si próprio.

Anúncios

2 Respostas to “Como fazer inimigos”

  1. Luiz Carlos Luchetta Says:

    Desapega…

  2. tavares41 Says:

    Ele nao brigou apenas esta alertando certo! O Presidente anterior estava acomodado! Tem de barrar os gringos sim vao para la para meter bombasnos EEUU.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: