Conheça o Blog do Paulinho, jornalista independente que escancara as falcatruas do futebol

paulinho

‘Fenômeno da Internet, Paulinho sofre ameaças de poderosos e ainda resiste’

Do CIDADE DIVINÓPOLIS

Por HUGO SERELO

http://cidadedivinopolis.com.br/noticia/esportes/conheca-o-blog-do-paulinho-jornalista-independente-que-escancara-as-falcatruas-do-futebol/2854/

O Blog do Paulinho é um fenômeno da internet. Paulo César Andrade era um motoboy que acompanhava de perto todos os bastidores do Corínthians, seu clube de coração.

Vendo diversos casos de corrupção que não apareciam na imprensa, Paulinho decidiu criar um blog e divulgar por conta própria o que a grande mídia não falava. Foi um sucesso. Rapidamente, muitos torcedores acessavam o site para saber o que verdadeiramente se passava nos bastidores do clube.

O Início

“O Caso Nilmar fez o blog ficar conhecido. No início de 2007, comprovei que a MSI havia realizado falcatrua no intuito de tirar o jogador do Lyon para o Corinthians pagando propinas diversas para muitos cartolas”, conta o blogueiro.

Paulinho costuma denunciar mais sobre o Corínthians, clube do coração, mas já descobriu diversas falcatruas em outros grandes clubes.

Provou, por exemplo, que o ex-presidente do Vasco, Roberto Dinamite, desviava dinheiro do clube e enviava para paraísos fiscais.

Em 2011, o blog denunciou um esquema que Luxemburgo implantou no Flamengo. Segundo Paulinho, o Pofexôcobrava taxas de determinados atletas do elenco. As matérias impactaram até a queda de Luxemburgo na Gávea.

A CBF é a casa da corrupção e o Blog do Paulinho sempre escancara diversos absurdos que ocorrem nos bastidores da entidade.

Carlos Miguel Aidar e a Corrupção no São Paulo

O Blog do Paulinho foi fundamental na recente queda do ex-presidente Carlos Miguel Aidar. O blog ajudou a revelar escândalos de corrupção que causaram a renúncia de Aidar, que saiu do clube pela porta dos fundos envolvido em artimanhas nada nobres.

Credibilidade

A grande mídia vive sua pior crise de credibilidade. Leitores não confiam na independência dos órgãos porque sabem que, em muitos casos, são diretamente ligados a grandes políticos e esquemas empresariais.

Em resposta, jornalistas independentes fazem seus trabalhos pela internet e vivem da ajuda financeira de seus leitores. Nos EUA, isso já se estabeleceu há uns 10 anos.

Segundo Paulinho, “a internet é importante como facilitadora de espaço para os que não conseguem, por diversas razões, trabalhar na chamada grande mídia. Cabe ao público se identificar com o comunicador que julgar mais confiável e seguir suas matérias.”

O Blog do Paulinho é mantido por doações dos próprios leitores que se cadastram do Pay Pal, através do banner do site. O blog também busca patrocínios.

Maturidade

Paulinho nunca pensou em ser jornalista. As coisas apareceram naturalmente e por uma necessidade profissional decidiu cursar a faculdade e é formado desde 2011.

No início, motivado pela emoção, escrevia sem muito embasamento jurídico. A maturidade veio com o tempo. A faculdade ajudou a lapidar o talento.

Lição

Num meio tão sujo, o Blog do Paulinho consegue ser limpo e prova que podemos fazer um trabalho honesto e sair de cabeça erguida em qualquer meio onde se trabalhe. Seja na política, no futebol ou em qualquer relação humana e profissional.

Paulinho é uma prova de que a honestidade compensa.

Para conhecer o trabalho de Paulinho, acesse seu blog: https://blogdopaulinho.com.br/

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.