macaco cansado

(trecho da coluna de TOSTÃO, na FOLHA)

“Se as melhores equipes do mundo jogam, com frequência, três vezes por semana, com quase todos os titulares, com exceção de um ou dois que são poupados, para tentar ganhar mais de um campeonato, por que os times brasileiros, que possuem elencos piores e menores, abandonam uma competição, ao colocar quase somente reservas, como fizeram Palmeiras (mais de uma vez) e Santos, na última rodada?

Se há duas chances de conseguir os objetivos, por que ir atrás apenas de uma, com a alegação de que os jogadores podem ficar cansados e/ou se contundir? Todos podem se lesionar, nos treinos e nos jogos. Faz parte do risco. Evidentemente, o atleta com problemas, com exames alterados e com muitas possibilidades de ter uma contusão não deveria jogar nem ficar no banco.

Os clubes possuem também responsabilidade com a qualidade do espetáculo, com os torcedores que pagam caro para ver as equipes titulares, com o interesse de outros times no resultado e com o produto futebol. Isso não é utopia nem ingenuidade. Quanto mais vitórias e títulos, mais prestígio, mais arrecadação, mais condições de melhorar o elenco, mais vitórias e títulos.”

Facebook Comments
Advertisements