Advertisements

Felipão e os seis jornalistas

felipão cbf

Muito tem se falado sobre o encontro realizado, na tarde de ontem, entre a comissão técnica da Seleção Brasileira, capitaneada pelo treinador Luis Felipe Scolari, o Felipão, com seis jornalistas, de veículos distintos.

Dois da ESPN Brasil/FOLHA, um da BAND, um da rádio Globo, um do jornal “O Globo” e outro do Estadão.

O jornal LANCE, por exemplo, por ter ficado de fora, tratou o episódio com absoluta maldade, destacando, entre “aspas”, os profissionais como “amigos de Felipão”, dando conotação de que não se tratavam de profissionais sérios, retirando-lhes o mérito e insinuando promiscuidade.

Discordo.

A reunião ocorreu às vistas de todos, os assuntos propostos foram expostos publicamente, e as críticas dos profissionais também colocadas, sem indício algum de bajulação ou proteção.

Não há jornalista que recusaria estar no encontro, até por obrigação de ofício, mas existem muitos que praguejariam, a maioria por inveja, pelo fato de terem sido “esquecidos”.

Evidentemente, os seis que se reuniram com o treinador da Seleção Brasileira serão postos a prova pelo público, em seus comentários, daqui por diante.

Nada que não seja habitual na carreira de grandes jornalistas, ou seja, saber separar proximidade com a fonte, das informações a serem prestadas, ou comentadas.

É obvio que a iniciativa de Felipão foi absolutamente pensada, e não tinha apenas o objetivo de trocar ideias e informações com os referidos profissionais de imprensa, mas, também, a de expor publicamente suas insatisfações pessoais e profissionais, sabedor de que ao conversar com jornalistas o teor do que fora comentado seria, inevitavelmente, divulgado.

Para finalizar, voltando ao assunto “aspas” do Lance, convenhamos, é muito menos perigoso para a imprensa um encontro às claras, amplamente divulgado e depois publicado, de jornalistas com a comissão técnica da Seleção Brasileira no período de Copa do Mundo, do que as reuniões a portas fechadas com dirigentes de clubes, nem sempre nas sedes dessas agremiações, em que setoristas, entre eles alguns do próprio jornal, não dividem com o leitor o assunto conversado.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: