Corinthian Team em 1913

corinthian

O Corinthian Team, equipe inglesa fundada em 1882, hoje denominado Corinthian-Casuals, tem histórias deliciosas, e absolutamente relevantes no mundo do futebol.

Era um equipe tão fantástica, que, mesmo abdicando de praticar o esporte profissionalmente, excursionava, ano a ano, por todo o mundo sempre deixando boquiaberto o público que tinha o prazer de assisti-los.

A mais conhecida de suas influências foi servir de exemplo para dar nome a um clube, antes humilde, de operários, que transformou-se numa potência, Bi-Campeão Mundial, o Sport Club Corinthians Paulista.

Mas, por exemplo, nem todos sabem que o uniforme do Real Madrid, o maior vencedor da Europa, foi planejado para ser igual ao do Corinthian, dando a tônica de sua imensa popularidade.

Fala-se muito, dentre as diversas excursões mundo afora, da passagem dos ingleses pelo Brasil, em 1910, não apenas pela campanha de seis vitórias, com estrondosos placares, como os 10 a 1 no Fluminense, os 5 a 0 no Paulistano e os 8 a 0 no SPAC, de Charles Miller, mas pela óbvia influência no surgimento do Corinthians.

Porém, essa equipe magnífica, retornou ao país, em 1913, ocasião em que novamente se deu bem, com cinco vitórias, um empate, mas, desta vez, sofrendo uma derrota, apenas, contra a Seleção Carioca.

E foi exatamente nessa passagem que encontramos um documento histórico, a fotografia do desembarque da equipe no Brasil, no Cais Mauá, publicada pelo jornal Careta, em sua edição de 23 de agosto de 2013.

Careta - Desembarque Corinthian Team

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.