No final de 2012, em entrevista a Russia TV, republicada com exclusividade, meses depois, pelo Blog do Paulinho, em que a pauta era o trabalho de investigação realizado no Brasil para prender o mafioso russo Boris Berezovsky, Dr. Romeu Tuma Junior adiantou tudo o que saiu publicado na edição desta semana de VEJA e também em seu livro, recém lançado.
Ou seja, que apesar de ter em mãos ordem da INTERPOL para prender o chefão da Máfia, que estava em território brasileiro, foi impedido por ordem do então Ministro da Justiça do governo Lula, Marcio Thomaz Bastos, que depois viria a se tornar advogado dos réus do Mensalão.
Tudo porque Berezovsky havia se comprometido a financiar o partido – com seu dinheiro comprovadamente ilícito – e também comprar estatais brasileiras.
Por sorte, Tuma, às costas do Ministério, conseguiu manobrar junto aos órgãos policiais para deter o mafioso ainda no aeroporto, confiscando seus computadores.
Embora, depois, ajudado novamente pelo PT, Berezovsky tenha conseguido deixar o país, nunca mais teve coragem de voltar, sabedor de que corria risco grande de ser deportado para a Russia, país em que era condenado foragido.
Confira abaixo a entrevista de Tuma Jr. para a Russia TV, com dez minutos a mais do que foram exibidos, por três vezes no horário nobre local, e uma vez em Israel, cedidos, gentilmente, pela emissora ao Blog do Paulinho