40563-dilmentira

“Velho não muda de ideia, velho se vende”, deputado Fernando Santana (PCB- BA)

Confira abaixo vídeo e transcrição da “opinião” da então candidata a presidente, Dilma Rousseff (PT), em debate eleitoral realizado pela BAND, em 2010, sobre privatização do “Pré-Sal” e do petróleo brasileiro.

Ocasião em que se mostrou contrária à “exploração do Pré-Sal por empresas privadas internacionais.”.

Antes, evidentemente, dos “argumentos” da SHELL convencerem-na, apenas três anos depois, e a seu partido, que estavam “equivocados” sobre a questão.

Hoje a empresa domina 20 % das explorações, outras parceiras mais 40%, totalizando 60%, contra apenas 40% do Governo Brasileiro.

DILMA ROUSSEFF

Certamente, Serra, você não é o cara, você tem mil caras…

E ai, tem uma coisa interessante… sabe quem trouxe esse tema, esta semana ?

O principal assessor energético do candidato Serra, que foi a pessoa que presidiu a Agência Nacional do Petróleo – da época do Fernando Henrique Cardoso – e que diz que agora é a favor que haja uma privatização, não da Petrobrás, agora, mas sim do Pré -Sal… que esse Pré-Sal seja passado para empresas privadas internacionais…

Isso é interessante porque mostra o quadro que hoje me dá uma dúvida: se eles são só a favor da privatização do Pré-Sal ou se eles são a favor da privatização do Pré-Sal ou da Petrobrás…

Por que eu tenho essa dúvida ?

Porque quando eu cheguei na Petrobrás, na Presidência do Conselho, recebi um plano de expansão estratégica, que previa a divisão da Petrobrás, ou seja, seu esquartejamento… partes da Petrobrás deveriam ser vendidas… exemplo: a Refinaria Duque de Caxias (RJ), e as unidades de fertilizantes.

Além disso, mudaram o nome da Petrobrás, tiraram a única coisa que caracteriza o Brasil, que é o “brás”, e mudaram pra Petrobrax, pra ver se era palatável para o investidor privado.

Outro grande amigo do candidato José Serra, o nosso Luis Carlos Mendonça de Barros, um economista respeitável, mas que defende posições que eu não concordo, que são basicamente a privatização da Petrobrás.

Eu considero que o Pré-Sal é uma riqueza do povo brasileiro, para garantir que a gente combata a pobreza e crie (sic) educação de qualidade.

Torno a repetir, o principal assessor do candidato José Serra levantou, e ele não respondeu, que é a favor da privatização do Pré-Sal, ou seja, a exploração do Pré-Sal ser feita por quem? Pelas empresa privadas internacionais.

Ele disse isso, não foi ninguém do PT.

E não dá para fugir pela história do “tro-lo-ló”… porque sempre que tem um problema que o candidato não gosta ele fala que é “tro-lo-ló”.

Não é “tro-lo-ló”, foi uma afirmação feita, e é grave, porque o Pré-Sal é uma das riquezas mais importantes do País.

O Fundo Social do Pré-Sal vai permitir que a gente invista.

E ele não é pro final da década, não.

O candidato Serra fala isso e está extremamente equivocado.

O bom deste debate do segundo turno é que a gente agora pode esclarecer isso.

Os recursos do Pré-Sal começam progressivamente a entrar… defender a privatização do Pré-Sal significa tirar dinheiro do País para investir em educação de qualidade, em ciência e tecnologia, meio ambiente, investir em cultura e saúde, e fazer uma política em que o Brasil tem um passaporte para o futuro.

Então é grave, o candidato não respondeu, e ele tergiversa sempre fazendo acusações… e acho assim estranho, porque ele não responde o que falou o Fernando Henrique, que disse que ele era o grande interessado na privatização.

Candidato Serra, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, numa entrevista a revista Veja, disse p seguinte: “O Serra foi um dos que mais lutaram pela privatização da Vale, tem muita gente que diz que o Serra é estatizante, não é nada disso, a Light também foi o Serra.”

Ai eu me pergunto, no caso da Petrobrás, voltando para a Petrobrás, era visível que, em 1995, tem várias declarações nesse sentido, vocês achavam que era uma vergonha não privatizar.

Facebook Comments