Advertisements
Anúncios

Avanti, Palmeiras e Mussolini

Com as discussões cada vez mais acaloradas entre Palmeiras e Wtorre, o projeto de sócio torcedor do clube, denominado “Avanti”, corre algum risco de fracassar, principalmente se a construtora conseguir seu intuito, ou seja, de ser a responsável pela comercialização da maioria das cadeiras da Arena Palestra.

Se isso de fato vier a acontecer, seria uma boa oportunidade para o Verdão buscar a alteração do nome “Avanti” para outro que não remeta a um passado italiano que muitos gostariam de esquecer, inclusive os torcedores mais antigos, que nasceram torcendo para o Palestra Itália, e depois tiveram que mudar o grito para Palmeiras.

Em 1911, antes de ser expulso do Partido Socialista, e se mostrar ao mundo como fascista, Benito Mussolini editava o jornal oficial de seu grupo.

O nome ?

Avanti.

Tem coisa que é melhor deixar no passado.

Não seria mais adequado, por exemplo, alterar o nome de “Avanti” para “Palestra”, relembrando o mesmo período da história, porém homenageando e resgatando um passado de glórias do alviverde ?

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

70 comentários sobre “Avanti, Palmeiras e Mussolini

  1. “Pra quem acreditava na Vitória do Fracasso….
    …ESTAMOS DE VOOOLTA…”

    Agora quero ver segurar o PORCO!!!!!!!!!

  2. Continue procurando pelo em ovo paulinho…

    Será que os torcedores do Fluminense são racistas, pelo passado do clube? me poupe.

    Paulinho: Nobre Dr. Orelha. Apenas falei que, em minha opinião, o nome é inadequado. Não há critica alguma ao torcedor palmeirense no texto…

  3. Paulinho, o Mussolini dava oleo de ricino para os inimigos politicos, o cara evacuava até a morte, se fizerem o mesmo com esses carcamanos fanaticos parmerenses, os caras vao ficar sem o cerebro…vai tudo na descarga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Paulinho, quem vive de passado é museu.

    Mais vendida que água no deserto, e fuzil na guerra, é a nova camisa VERDE E AMARELA do Verdão em ano de COPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O MARKETING ALVIVERDE MANDOU MUITO BEM, CUSPIU NA CARA DA CONCORRÊNCIA!!!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/10/sucesso-na-pre-venda-nova-camisa-do-verdao-tem-mais-de-1200-pedidos.html

    Levantar o GIGANTE PALMEIRAS é muito fácil, É SÓ QUERER…

  5. As gordas contribuições que alguns benemeritos fundadores do palestra fazia ao “partido” permitiram a ceifa de muitas vidas. Esses fantasmas São hoje como uma cabeça de burro enterrada no parque Antártica, causa das inumeraveis vergonhas que esse time, criado por racistas, passa.

  6. Um pedaço da historia desse clube:
    1915: O Palmeiras faliu em 1915, mesmo ano que o Corinthians faliu. Os dirigentes e atletas que permaneceram no Brasil deixaram de manter o clube para enviar dinheiro ao governo italiano na Primeira Guerra Mundial. Reconhecidamente não era um clube brasileiro.
    1920: “compram” o Parque Antarctica, um espaço criado para o lazer dos funcionários da antiga Cervejaria Antárctica no final do século XIX. Com o apoio da máfia italiana, personificada no Conde Francisco Matarazzo, o Parque Antárctica foi “comprado” pelo mesmo e repassado “sem custos” ao Palmeiras, os mais antigos afirmam que o Parque Antárctica foi mais uma das propriedades “amealhadas” pelo Conde palmeirense. Nessa época, fortes rumores de ligação do Palestra Itália com o Regime Fascista do ditador Mussolini, na Itália, começam a pipocar pelo país, afinal, o recém-fundado clube não teria verba suficiente para tal aquisição.
    – 1928: na final do paulista perde por 4×1 no primeiro jogo contra o Corinthians. No segundo não quis jogar e o corintians foram campeões por WO.
    – 1937: demonstram sua ligação com o fascismo italiano:
    – 1942: o clube não sendo brasileiro, apoiou a Itália e o Eixo do Mal na Segunda Guerra. Enviaram atletas e dinheiro para serem soldados. Lutaram contra o Brasil.
    – 1942: Por estarem contrários ao Brasil e apoiando a Itália, são ameaçados e obrigados e mudar o nome. O clube passa a chamar-se Palestra de São Paulo. Pouco tempo depois, após novas pressões do Tricolor, o Palestra passa a ter um terceiro nome: Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem à Associação Atlética das Palmeiras, um dos clubes que deu origem ao São Paulo FC.

  7. Inacreditável!!

    Em pleno ano de 2013, tem gente comparando o PLANO SÓCIO TORCEDOR com o maior fascista da humanidade…

    Realmente, bela comparação Paulinho….

    Falta de assunto é um câncer entre os “jornalistas”

    Impressionante!!

    Falta de assunto ou de caráter?

    Pior que isso é um anormal, comentar escrevendo um monte de asneira…..

    Quem vê pensa que o clube dele é digno de canonização….

    O clube que MAIS ROUBOU A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO, tendo seu estadio construído em um terreno ROUBADO, e pago com o $$ do Governo Paulistano, através de seu pai, Laudo Natel….

    Incrível, mas idêntico ao que estamos vendo hj pelas bandas de Itaquera….

    Antes de limpar o C… dos outros, limpe o seu, que é beeeeem sujo!!

  8. – 1928: na final do paulista perde por 4×1 no primeiro jogo contra o Corinthians. No segundo não quis jogar e o corintians foram campeões por WO. (Incrivel, mas o SP fez o mesmo….ou não?)

    – 1937: demonstram sua ligação com o fascismo italiano: (Comprove! como foi?)

    Por incrivel que pareca, na epoca o clube teve apoio da grande maioria dos dirigentes (Inclusive um do corinthians chamado Vicente (Sabe quem é?) contra quem? O SP que se achava o dono da razão ja que era o clube do governo, alias, ainda pensa que é assim.

    Va estudar historia não conversa de botequim… e volte aqui!

    Digno dos mais podres rascistas brasileiros contra imigrantes…. por pessoas como VOCE que tanto absurdo ocorreu no mundo!

  9. Tem uma grande diferença do Morumbi para o Itaquerão.
    Itaquerão esta sendo construido com dinheiro publico= cids + Bndes.
    Ja o Morumbi não passa de bla bla bla sem prova dos anti…..
    Falar sem provas pra mim não passa de choro de rival….
    Tatica muito usado por corintiano principalmente…. ficar falando uma coisa mil vezes para se tornar verdade

  10. Alias, Sr Marcelo…

    Não se esqueça, que seu clube teve, e tem ate hoje correndo pelos corredores do morumbi, ligações obscuras e ate mesmo CLARAS com a DITADURA no Brasil…… Laudo Natel e Jose Maria Marim estão ai para comprovar…. seu estadio saiu dessa epoca….

  11. Roubando de clubes de colonias, como o Germania, e tentando do Palestra, os bens construídos por eles…..

    Sujeira é papo para Morumbi….

  12. Digno de Morumbi…. “Eu nasci assim, eu cresci assim…..”

    http://esportes.terra.com.br/atletico-pr/petraglia-chama-sao-paulo-de-bambinhos-nos-tiraram-taca-na-mao-grande,542ca6b6a1d91410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

    “Quando nós chegamos ao Atlético-PR em 95, eu prometi a nossa torcida que seríamos campeões brasileiros em 10 anos. Fomos em 6 (anos) e quase bi em 10 (anos). Se não fossem as forças ocultas, nós teríamos sido bi. Se não fossem as forças ocultas nós teríamos sido campeões da Libertadores. Porque nos tiraram na mão grande, de uma forma vil do nosso estádio para jogar a final. Nós tínhamos os 40 mil lugares, eu tenho todos certificados. Da polícia, do CREA, dos Bombeiros. Certificando a capacidade. Por força de ‘instruciones superiores’ fomos jogar no Beira-Rio. Não foi o estádio, foi a desmoralização que nos fez perder. Dois meses depois, os bambinhos foram lá e tomaram de 4”, disse.

  13. Palestrinos, sempre camisa nera, faz parte da origem, não tem jeito, e na mancha é só bandido, tambem combina…

  14. Lampião – Odaliscas da Fiel, a torcida curicana! Disse:
    outubro 9, 2013 às 10:26 am

    Nem comento mais posts de time pequeno…
    ————————————————————————-

    DISPENSAMOS SEU “COMENTÁRIO”.

  15. Qdo chamo as meninas filhotas do Leao Lobo de fascistas carcamanas safadas elas ficam desesperadas e perdem a linha

    Mas a vdd doi… Timeco mediocre… Torcidnha encantada pelo golpe do estadio kkkkkkj

  16. QUANDO ALGO COMEÇA Á INCOMODAR SÃO CRIADOS FACTÓIDES PARA TENTAR DESESTABILIZAR UM GRANDE PROJETO COMO O AVANTI, QUE CRESCE DE FORMA SUSTENTÁVEL, ASSIM COMO O ALLIANZ PARQUE QUE MUITOS DA IMPRENSA TENTAM DENEGRIR A IMAGEM Á TODO CUSTO.
    MAS TUDO ISSO É EM VÃO, QUANDO O PALMEIRAS REALMENTE SE DER CONTA DO SEU TAMANHO QUE É GRANDIOSO, AS COISAS VOLTAM PARA O SEU DEVIDO LUGAR, ACHO QUE NÃO VAI DEMORAR MUITO.

  17. Nossa, com essa informação ¨bombástica¨ os palmeirenses vão deixar de ser sócio-torcedor. Paulinho para com isso, vc esta se colocando como um torcedor rival não como jornalista. Nada a ver ligar o programa sócio-torcedor do Palmeiras com Mussolini.

  18. Que post ridículo Paulito, a maioria dos palmeirenses NEM SABE que Mussolini tinha um jornal, e em 1911 nem o Palestra Itália existia ainda … comparação ridícula, absurda e sem nexo …

    E outra coisa, programa sócio-torcedor fracassar? Já tem 33 mil sócios, num ano de segunda divisão, espere até ano que vem …

  19. Aproveito e convoco todos os palmeirenses à se tornarem sócio-torcedores, vamos ajudar o nosso clube de coração. Tem planos à partir de R$9,99 por mês. Não tem porque não ser.

    http://www.avantipalmeiras.com.br

    Outros palmeirenses frequentadores do blog, por favor divulguem o Sócio Avanti, Forza Palestra!!!

  20. O Palmeiras não aceitava negros em sua equipe e muito menos na parte social do clube. Basta uma corrida de olhos nas arquibancadas em jogos do palmeiras (quando não estão desertas, ou seja, no raros jogos decisivos que ele participa) que se percebe o impacto que décadas de racismo fizeram no perfil da torcida. É raro ver um negro. Natural que tenham escolhido o nome avanti é, se pudessem, colocariam Ariano

  21. Paulinho, como eu sei que você sabe o que significa Avanti, eu nem vou discutir muito esse post aqui, ate porque ele não merece atenção dos palmeirenses, mais sim dos bambis e neobambis…

    E que todo Comunista/Socialista/Fascista se FODA!

  22. E você acha que o nome avanti, não foi escolhido a dedo? O fascismo sempre representado, nunca morreu.

  23. Como que um torcedor bambi pode falar de :

    -Falencia, se o time dele faliu n vezes e promoveu até um jogo( das barricas) para poder se reerguer. Resumindo, pediu esmolas.

    – Racismo, se investiu contra italianos e alemães à época da segunda guerra com a clara intenção de amealhar
    bens alheios.

    -Fascismo, se as atitudes e tentativas de tomar o estádio do Palestra, foram atitudes tipicamente ditatoriais. E ainda ajudado pela ditadura militar. Marin e Natel são provas vivas!

    E nem pode falar do Itaquerão, pois a história do Morumbi contou e muito com ajuda dos governos militares. E se levou 20 anos para ser construido mesmo com essa ajuda, foi por pura incompetência ( ou dinheiro desviado…)

    fosse eu torcedor bambi integro, teria vergonha do passado.
    como isso antagônico, torço para outra equipe.

  24. Grande texto Paulinho,uma verdadeira aula de história…
    Conseguiu uma grande discussão,você está de parabéns!!

  25. Era só o que faltava….”Avanti” é uma palavra em Italiano “para frente, assim com avanço palavra portuguesa com derivação em comum do Latim, língua máter da europa pré-império Romano…coisa de 3.000 ac…quanto ao imbecil ai de cima que citou-nos como racista, o Palestra Itália foi um dos primeiros clubes do Brasil onde se permitia jogar negros, meu bisavó quando veio para o Brasil, foi um dos primeiros a “contratar e pagar salário” a negros, coisa que portugueses, alemães e outros não faziam…e se não fossem a mão de obra européia este país ainda estaria na idade da pedra, que dizer, do pedro…

    “Pedro Disse:
    outubro 9, 2013 às 10:04 am”

  26. Caramba véo, pegou pesado dessa vez, comparar o palmeiras com mussolini?!?!
    menos né.
    Deixa o vedão ser feliz, por favor.

  27. Estou ansioso para ver o nosso acesso, quero viver o nosso centenario para valer e com conquistas de VALOR…
    e a camisa amarela??? que jogada de marketing! Parabens…
    eu quero a camisa que homenagem os craques que bateram na seleção celeste em 1965 !!!

  28. Caramba, este post foi um desserviço enorme do blogueiro. Fazer ligações do nome avanti que o Palmeiras usa em seu programa de sócio torcedor com um jornaleco do século passado é procurar pelo em ovo sim.
    E pior aínda são os historiadores que veem aqui tentar reescrever a estória vencedora do Palmeiras. Procurem alguem que fez pesquisa, levantamento de infornações da época, cópia de jornais, etc e depois venham aqui postar alguma coisa com fundo de verdade.
    Esse Pedro e Marcelo não sabem nem da estória do clube deles e querem vir posar aqui de senhores da verdade, completos ignorantes!!!!

  29. Fred – Corinthians Beija-Flor Girls Disse:
    outubro 9, 2013 às 11:28 am

    Qdo chamo as meninas filhotas do Leao Lobo de fascistas carcamanas safadas elas ficam desesperadas e perdem a linha

    ========================================

    Pois é

    Parece que a AURA DE FASCISTA veste bem em voces, por um acaso voce quer que os outros sejam iguais a voce ? Eu teria vergonha. Segundo o relato abaixo, amplamente comprovado da pra saber quem realmente é fascista.

    Eu ainda acho que voce foi abusado por um Palmeirense e ele não te ligou no dia seguinte e nem mandou flores.

    ========================================

    sem moral Disse:
    outubro 9, 2013 às 12:33 pm

    Como que um torcedor bambi pode falar de :

    -Falencia, se o time dele faliu n vezes e promoveu até um jogo( das barricas) para poder se reerguer. Resumindo, pediu esmolas.

    – Racismo, se investiu contra italianos e alemães à época da segunda guerra com a clara intenção de amealhar
    bens alheios.

    -Fascismo, se as atitudes e tentativas de tomar o estádio do Palestra, foram atitudes tipicamente ditatoriais. E ainda ajudado pela ditadura militar. Marin e Natel são provas vivas!

  30. Pedro Disse:
    outubro 9, 2013 às 11:59 am

    Seu ânus deve ter ciumes da sua boca, porque o que voce fala de merda é incalculável

  31. Parece que dessa vez temos um Dpto. de Marketing.

    E as mumias do COF estão enciumadas porque o Nobre não abre de jeito nenhum os planos do Centenario.

    ENFIM…TEMOS UM PRESIDENTE

  32. E pro ignorante que falou sobre o campeonato de 1928, o Palmeiras ficou em terceiro lugar, atrás dos gambás e dos sardinhas. Não teve essa de perder o primeiro jogo e dar WO no segundo.
    E sobre o Palestra Italia:

    No início, o Germânia (clube de origem alemã) era o mandante do estádio. Entretanto, com o início da Primeira Guerra Mundial,o Germânia diminuiu suas atividades sociais, e repassou seu contrato de locação ao América F.C., um clube paulistano (extinto) de pequena expressão. Com dificuldades financeiras, o América passou a sublocar alguns horários para outras equipes.

    Foi assim que em 1917 o Palestra Itália passou mandar seus jogos no Parque da Antarctica. O contrato previa que o América utilizaria o campo nas terças, quintas, sábados, domingos e feriados na parte da manhã, enquanto o Palestra Itália utilizaria nos mesmos no período da tarde, tanto para treinos como para as partidas oficiais.

    Em 1920, o Palestra Itália (com o apoio da Cia Matarazzo) efetuou a compra do campo de futebol e de grande parte do terreno do Parque da Antarctica, pelo valor total de 500 contos de réis (algo em torno de R$600.000,00), sendo 250 contos à vista, e outras duas parcelas anuais de 125 contos cada, além de um contráto perpétuo de venda dos produtos da Companhia Antarctica nas dependências do estádio.

    Em cerca de 13 anos o clube investiu em grandes reformas – incluindo a reforma da arquibancada geral, ainda de madeira, e a construção de uma imponente tribuna social, reservada aos associados do clube – constrói grandes arquibancadas em concreto armado e em 13 de Agosto de 1933, na partida Palestra Itália 6 x 0 Bangu (tendo Gabardo assinalado o primeiro gol), pelo Torneio Rio-São Paulo, inaugura o “Stadium Palestra Itália”: maior e mais moderno estádio de futebol do país (na época), com capacidade para 30 mil torcedores. Neste mesmo período, a sede social do clube foi transferida do centro da cidade para o entorno do estádio.
    Uma pena que seu clube não tenha uma estória tão bonita quanto a do meu time.

  33. Paulinho, o que você espera de um clube que tem origem em adoradores do fascismo?
    É só pesquisar um pouco e você vai ver a ligação do dois (para quem quer conhecer um pouco sugiro a leitura de “O fascismo e os imigrantes italianos no Brasil” do excelente professor da USP João Fábio Bertonha).
    Aliás, sempre que podem eles fazem algo que os remeta a esse passado fascista.
    Veja utilização da camisa do time com a Cruz de Savoia. Eles (os idealizadores e não a maior parte da torcida que não sabe disso) não são ignorantes e sabem muito bem que a Casa de Savoia, a casa real italiana, foi intrinsecamente ligada ao fascismo na Itália, tanto que seus membros/herdeiros, com o fim da guerra, ficaram quase que 50 anos sem poder entrar na Itália (mesmo sendo italianos), proibição esta que foi revogada por outro discípulo do fascismo, “duce” Berlusconi. A cruz de Savoia até hoje na Itália é considerada uma das representações do fascismo.

  34. “Tem coisa que é melhor deixar no passado.”

    Concordo, Paulinho, mas neste caso quem foi remexer no passado foi vc, ou não…?

    Me parece que a relevância desse assunto (posso estar errado, claro) seria diretamente proporcional à memória do povo brasileiro. Explico: se fosse feita uma pesquisa com 1000 pessoas, quantas delas poderiam de cara fazer essa associação do nome “Avanti” com o jornal do Mussolini?

    Se a geração de hoje não sabe, ou nunca ouviu a respeito, quem ficaria indignado? Em não havendo indignados, qual a relevância?

    Eu mesmo não tinha a menor idéia, mas mesmo depois de ler este post, não consegui ficar chocado. Ficaria sim, se soubesse que os organizadores da empreitada tivessem escolhido esse nome de maneira proposital, em homenagem à Mussolini. Isso seria revoltante.

    Mas presumindo que não seja esse o caso, então a meu ver isso seria nada mais do que “procurar pêlo em ovo” (nada pessoal, que fique bem entendido).

    Abraços!

  35. Em tempo, o grande patrono do clube, o ‘conde’ (melhor seria o ‘duce’, já que ele nunca foi um nobre) Matarazzo foi notório contribuinte do regime fascista na Itália.

  36. O tal “Paulo” aí em cima nega que o Guarani da turiassú tenha sido racista e conclui a pastagem dele dizendo que sem europeus o brazil estaria na idade da pedra… Nem preciso falar mais nada, exceto que um clube que só aceitou um negro na década de 40 e só porque estava sob pressão não merece meu respeito.

  37. Eu ainda disse isso ontem, não tem jeito palmeirenses vcs tem o passado PODRE!!
    esse lançamento da CÓPIA da camisa do Brasil não irá apagar o passado NEOFASCISTA desse clube, são muito ingênuos mesmos rsrs…

    E o mais IRÔNICO é que acusam o SP sem provas de tantas coisas e exigem respeito no seus casos kkkkkkkkkkk..
    que bando de HIPÓCRITAS !!!!

    palmeiras o seu passado ti CONDENA!!!!!!

  38. A grande maioria(se não todos)os jovens torcedores palmeirenses, e mesmo os não tão jovens NEM SABIAM dessa conotação…
    “AVANTI!” traduz-se automaticamente “EM FRENTE!”, apenas isso.
    Escavar o passado para evocar conotações fascistas ainda que a título de “informação jornalistica”(inútil),acredito que foi para NADA.
    Sobre a pendenga entre construtora e Palmeiras, vamos dar tempo ao tempo…só ele(o tempo)sabe das coisas.

  39. Alberto,

    quata besteira…
    enfim a web e libre e teclado aceita qqer M.
    se quer mesmo conhecer a historia da Itália, vá ao site da Wikipédia, e pesquise as referência bibliográficas do site

  40. esse tal de pedro mostra o verdadeiro retrato da ignorância dessa gente…mas isso faz parte de nossa sociedade sem educação e cultura…além de ser pelo que escreve, um verdadeiro racista quanto a imigração italiana e européia, e pela análise de suas asneiras, presume-se que seja um mulambo bem recalcado !

  41. Alberto, outro escroto que não leu, ou fez que não leu o post sobre o fascismo, mas mitômanos são assim, eles vomitam até alguem aceitar.

    Voce é um coitado Alberto.

  42. Alberto, Pedro, JUDAS e outros…

    ===================

    A VERDADEIRA HISTÓRIA DO BAMBIS (UMA PEQUENA PARTE).
    A TOMADA DO PATRIMÔNIO ALHEIO
    VOCÊ SABIA…

    – Que em 1942, com apenas 7 anos de vida e sem patrimônio, foram salvos pela II Guerra Mundial com a entrada do Brasil declarando Guerra ao Eixo ?

    – Que vislumbraram no decreto do governo permitindo a desapropriação de patrimônios de súditos de alemães, italianos e japoneses [1942], a grande oportunidade de obterem o patrimônio que sempre desejaram, mas nunca conseguiram de forma honesta ?

    – Que após a desapropriação de bancos alemães e cias aéreas, a possibilidade de tomar o patrimônio dos italianos se mostrava real ? animando os sãopaulinos e assustando os italianos ?

    – Que tentaram a todo custo se apropriar do Palestra Itália já que o Brasil havia declarado Guerra ao Eixo, e o governo havia baixado decreto permitindo a desapropriação de patrimônios de súditos de alemães, italianos e japoneses ?

    – Que usando a influência e relacionamento com os ditadores que governavam o Estado e o Esporte, exigiram que o “Palestra de Bambis” mudasse de nome, sob a ameaça de tomada do clube, mesmo sabendo ser Palestra uma palavra “grega” ?

    – Que na semana em que o Palestra mudou de nome, de Palestra para Palmeiras, os dois clubes se enfrentaram em final histórica e épica no Pacaembu, valendo o título de “Campeoníssimo”, e que o Bambis acabou fugindo do gramado para não ser goleado pelo Palmeiras ?

    – Que não conseguindo tomar o Palestra, se contentaram com um alvo mais fraco, a “Associação Alemã de Esportes” também conhecida como “Deustsch Sportive”, que ficava na região do Canindé, e com a ajuda da ditadura, ganharam finalmente uma Sede em 29/01/1944, registrando a escritura em Cartório de propriedade de Cicero Pompeu de Toledo.

    – Que em dezembro de 1950 a Imobiliária Aricanduva [cujo dono era o Adhemar de Barros] conseguiu empréstimo do Governo do Estado [o governador era o próprio Adhemar] para terraplanar e criar toda a infraestrutura em uma gleba na região do Morumbi ? Um escândalo de corrupção na época, dentre vários do Adhemar, que viria a ser cassado anos depois. O bairro com todas as benfeitorias passa a se chamar justamente JARDIM LEONOR, nome da esposa do Ademar de Barros.

    – Que em dezembro de 1951, um ano depois, o Bambis convidou Laudo Natel [político ligado a Adhemar de Barros] para tesoureiro e este negociou a compra de 68 mil m2 na região, e “ganhou” (!!) do Governo do Estado mais 90 mil m2, isso mesmo GANHOU do Governo do Estado 90 mil metros quadrados !!

    – Que em 1955, três anos depois, o Bambis VENDEU ao Governo do Estado o terreno do Canindé [aquele que ganhou 11 anos antes], sem qualquer benfeitoria adicional. O Governo comprou e repassou à Portuguesa que se viu obrigada a construir campo e arquibancada para começar a usar, pois estava completamente abandonado.

    – Que em 1966, em pleno regime de ditadura militar, Laudo Natel, o ex-secretário da Maracutaia já havia se tornado Presidente do Bambis, e ao mesmo ocupava o posto de vice-Governador do Estado quando o seu chefe, Adhemar de Barros, foi cassado por corrupção. O clube passava a contar com um Presidente que ao mesmo tempo era Governado do Estado, em plena Ditadura.

    – Que o tal Governador da ditadura, que acumulava as funções de Presidente do Bambis, determinou que os estudantes da rede pública vendessem carnês chamados “paulistão”, para ajudar nas suas formaturas, e ao mesmo tempo coletando parte do dinheiro para a construção do Estádio.

    – Que é justamente neste período da ditadura, da censura aos jornais, que sem explicar a origem do dinheiro, sem um clube de associados que pudesse gerar receita, sem rendas pois jogava em estádios praticamente vazios pela péssima campanha, que construiram um estádio que custou uma fortuna, que nem nos dias atuais de direitos de TV, patrocínios, venda de atletas, conseguiriam construir algo parecido… de onde veio o dinheiro ?!

    – Que para as festas de inauguração do estádio, com mêdo de um vexame, pediram emprestados 2 jogadores do Palmeiras (Julinho e Djalma Santos), 2 do gambazada (Almir e Ari) e 1 do Santos (Pelé que contundiu não compareceu), para reforçar o time em partida contra o Nacional do Uruguai.

    – Que O Palmeiras foi o primeiro campeão do Morumbi, pelo Brasileiro de 1969…

    – Que no início dos anos 70, o Governador biônico Laudo Natel, não-eleito, imposto pela Ditadura, acumulava o cargo de Presidente do clube, e se sentava no banco de reservas nas partidas para ajudar a tirar o time da fila, na pressão aos árbitros e Federação.

    – Que nos dois jogos entre Bambis e Ponte Preta pelo Paulista de 1970, o Governador teve participação decisiva no resultado ? No primeiro jogo, em Campinas, o Bambis perdia e no intervalo o Governador chegou de helicóptero, pousou no meio do gramado, foi ao vestiário dos árbitros, e no segundo tempo o Bambis “virou” com uma sucessão de erros da arbitragem… e no segundo turno no Morumbi, Arnaldo Cesar Coelho “operou” a Ponte, com Laudo Natel supervisionando o esquema na beira do gramado.

    – Que em 1971 esta pressão fez tanto efeito que o gaveteiro Armando Marques cometeu um dos maiores assaltos na final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. A atuação foi tão escandalosa que é comentada até hoje nos sites oficiais do próprio Bambis.

    – Que em 1972 o Presidente do Palmeiras comprou a briga e fez com que a final – novamente entre as duas equipes – fosse transferida para o Pacaembu, pagando anúncio de página inteira nos principais jornais da cidade explicando que o Morumbi nunca foi nem nunca será um campo neutro, e que abdicava da renda maior pelo direito de ter um jogo justo. E que graças a esta histórica e corajosa decisão, o Palmeiras conquistou mais este título.

    – Que na final do brasileiro de 1977, o Bambis conseguiu nos bastidores a suspensão do atacante Reinaldo do Atlético Mineiro, artilheiro do campeonato, e entre outros acontecimentos, viu o volante Chicão quebrar a perna do meia Ângelo do Atlético. Não satisfeito, Chicão ainda pisou na perna quebrada do jogador enquanto este rastejava para fora do gramado…

    – Que nas semi-final do brasileiro de 1981 o Bambis contratou 3 seguranças da Ponte Preta, Brandão, Maurinho e Chitão, para um trabalho especial no Morumbi. Jogavam Bambis e Botafogo. O Botafogo havia vencido o jogo de ida no maracanã, e vencia novamente o Bambis, em pleno Morumbi, por 2 a 0. No intervalo, os 3 seguranças tiveram o acesso facilitado ao vestiãrio dos árbitros, que foram agredidos e receberam ameaças ainda maiores para o final do jogo. No segundo tempo o Bambis virou a partida, se classificou, e os seguranças foram levados de volta para Campinas… O árbitro Bráulio Zannoto, declarou ao longo da semana que foi agredido no vestiário por homens armados, e admitiu ter errado ao não paralisar o jogo ou ao menos relatar o ocorrido na súmula, por medo das consequências…

    – Que em 1986 o Bambis teve novamente a ajuda decisiva da arbitragem [Aragão] na conquista do Campeonato Brasileiro, não somente no penal não marcado para o Guarani, mas pela inversão de faltas, provocações e pressão sobre os jogadores do Guarani, conforme depoimento dos jogadores que atuaram aquela partida.

    – Que em 1990 o Bambis foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paulista, mas com o apoio dos dirigentes da FPF, conseguiram reverter no tapetão a fórmula de 1991. Disputaram a divisão inferior, mas conseguiram fazer com que esta indicasse vaga para as finais, e ainda considerasse esta campanha da segunda divisão para os critérios de desempate na finais de 1991.

    – Que em 1994, irritada com o ostracismo provocado pela rivalidade Palmeiras e gambazada, e principalmente pela supremacia do Palmeiras, bi-campeão paulista e brasileiro daqueles anos, a Diretoria do Bambis mandou esburacar o gramado do Morumbi para impedir que o último jogo do campeonato, de entrega de faixas, entre Palmeiras e gambazada, fosse realizado no Morumbi.
    Fonte(s):
    QUE VERGONHA!!!

  43. Nossa véio…… Que assunto nada a vê. Não entendi esta Paulinho.
    Sera que a diretoria do Palmeiras fez de propósito(o nome AVANTI). Acho que rolou uma maldade neste post ai não foi não. Eu nunca tinha ouvido falar que o Palmeiras foi o time dos fascistas no Brasil. Agora não vai faltar comentarios sobre isso. E estes otarios que acreditam em tudo que convem a eles vão associar este assunto ao Palmeiras. Parabens pra você. E HI HITLER…..

  44. Aí o “Paulo” volta pra rebater minha afirmativa de que ele foi racista na msg anterior e no fim da msg me chama de “mulambo”, que significa “pobre”. Além de racista é preconceituoso social tbm.
    Paulo, meu filho, isto está no seu dna palmerista . vc deve ter crescido ouvindo xingamentos raciais e desenvolvido ojeriza á pobre. No seu subconciente não existe xingamento maior que “anti-europeu” e “pobre”.
    Busque tratamento, mas talvez vc precisará evitar o parque Antártica por uns tempos.

  45. As meninas do leao lobo bi-rebaixadas perdem a linha facilmente qdo relacionam o fascismo a elas

    O palestra do seculo passado era um clube de colonia q abrigava os italianos q vieram ao Brasli pra saciar a sua fome…

    Hj nao passa do time da piada pronta. ….

    Fati

  46. Falácia é falácia, inventada principalmente no esporte por jornalista torcedor. História é história, escrita e pesquisada em documentos por historiadores com anos de estudos, mestrados e doutadorados e não por jornalistas semi-analfabetos (muitos nem isso são). A história do Palmeiras, infelizmente, por mais que atual e ignorante (no sentido de desconhecimento) geração negue está umbilicalmente ligada a um dos regimes de exceção mais sujos da humanidade. Isso é fato, não blá, blá. Não adianta negar. E geração antiga sabe, de tempos em tempos eles reassumem cruz de savoia, avanti…

  47. Não há como não ter tido membros fascistas dentro do Palestra Itália e não há como negá-los, pois infelizmente era o regime dominante na pátria-mãe da colônia italiana, e um clube sempre representa o micro-cosmo da sociedade…mas haviam também os CONTRA e os ANTI-fascistas, que eram a MAIORIA, em que aliás, muitos eram ANARQUISTAS(fundamentalmente anti-fascistas), isso sim. Mussolini havia implantado um regime totalitário baseado no controle através de “lavagem cerebral” em massa, repressivo, anti-liberal e ultranacionalista, e CLARO, havia quem não gostasse de tal regime repressivo. O tempo e os acontecimentos subsequentes acabaram arrancando a máscara e mostrando a verdadeira face do nazi-fascismo ao povo.
    Aqui no Brasil os Anarquistas(maioria dos membros do Palestra Itália e da própria colônia)foram fundamentais em tratar de REJEITAR e EXPULSAR os militantes fascistas que ainda insistiam em divulgar suas idéias e ideais maléficos para toda a sociedade, não só à colônia. Quem tenta usar-se desse subterfúgio(o da “lavagem cerebral”, repetindo ad infinitum todas as INVERDADES querendo convencer(como se fossem conseguir!)que o Palestra-Palmeiras fosse um dos apêndices do fascismo, são aqueles que justamente apoiam o rival da época da Segunda Guerra que sugeriram “singelamente” tomar À FORÇA, a sede dos “italianos”…mas mesmo nem tendo terminadas as mazelas da guerra, viram o fim do Palestra Itália, mas frustraram-se vendo o surgimento do grande PALMEIRAS, que hoje pertence à massa alviverde, na qual há gente de todas as origens, que se espalha em TODO o Brasil, como se pode ver nas transmissões de seus jogos, do Acre ao Rio Grande do Sul, sempre presente e dando o seu apoio INCONDICIONAL, ainda mesmo sabendo que está em uma divisão inferior à que merece!!!

  48. Pouco me importo por esse “passado Italiano” do Verdão, o que interessa agora é o futuro que promete ser ainda mais VITORIOSO e IMPONENTE, esse papinho de facista é coisa de gente RECALCADA.

    Me apaixonei pelo VERDÃO, e com ele vou até o final, foi AMOR á primeira vista rs.

    É MUITO BOM SER PALMEIRENSE…..

    HEHEHEHEHEHEHEHEHE

  49. Esses bambis nao tem vergonha na cara, vir falar de fascismo, que em nada influenciou a população brasileira, enquanto aquele timeco da ditadura tem pessoas do naipe de Ademar de Barros, Laudo Natel que ajudaram construiram o trambolhão com dinheiro publico.

  50. Nossa, esse Alberto se acha o historiador em pessoa…viajou num tunel do tempo e fica repisando essa baboseira de facismo e bla bla bla….vai se tratar cara, cuida do seu time e esqueça do Palmeiras. Você e os demais torcedores contrários podem até tentar despejar aqui essas babaquices, mas a estória do Palestra/Palmeiras vai continuar lá eternamente.

    E ao ignorante do Alex, nós não estamos fazendo cópia da camisa da seleção brasileira. O meu time teve a honra de inaugurar o Mineirão representando a seleção brasileira em 1965. Do massagista ao ponta esquerda, todos eram do Palmeiras. Se o seu time não teve esse privilégio, sinto muito. E neofascista meu time?? Vai estudar e se informar babaca!!!

  51. “Era, porém, bastante significativo que o Palestra Itália só tivesse botado um preto no time depois de Pearl Harbour.
    Não podia haver dúvida que o Brasil, mais dia menos dia, ia entrar na guerra contra as potências do Eixo, uma delas a Itália. E o que explica a pressa da contratação de Og Moreira, preto de cabelo esticado, já careca.
    Antes ninguém reparara nos times sempre brancos do Palestra. Talvez porque não eram tão brancos. Ou eram brancos à maneira brasileira. E um pouco, quem sabe, à italiana, com os descendentes dos seus ‘Otelos’ e suas ‘Desdêmonas’.
    Pearl Harbour, assim, apressava o abrasileiramento do Palestra, ainda muito italiano. Fazendo, inclusive, questão de ser italiano. Como se isto o enobrecesse.
    Era a vaidade de raça que tornara possível o fascismo, o retorno a Roma, dona do mundo. E que justificava a invasão da Abissínia pela superioridade da raça branca sobre a negra.
    Os italianos do Palestra, quase todos enobrecidos no Brasil pelo trabalho, tinham a fraqueza, bem forte nos novos ricos, pelos títulos de nobreza. Aqui a fonte de tais títulos tinha secado com a proclamação da República. Restavam as comendas. Como italianos, ou filhos de italianos, os palestrinos preferiam as da Itália. Dadas pelo Papa ou pelo Duce. Podiam, inclusive, ser condes.
    Daí a subserviência que demonstravam muitos deles, ávidos de servir a Itália, ou ao fascismo, que Ihes podia retribuir com honrarias. Mesmo quando o serviço que deles se esperava fosse um desserviço ao Palestra.
    Pretendesse um clube brasileiro um jogador do Parque Antártica: todos os italianos do Palestra se ofendiam. Todos, italianos e brasileiros. Mais, porém, os italianos e filhos de italianos que, pela dupla nacionalidade, italianos eram. Ou se sentiam. Por orgulho de raça e de dinheiro.
    Bastava, contudo, um cIube italiano namorar um jogador do Palestra, para que, pelo menos os mais importantes italianos do clube do Parque Antárctica, mesmo os já de comenda ao peito, se considerassem honrados. Como se um conde legítimo lhes pedisse a filha em casamento.
    Tudo isto, depois de Pearl Harbour, colocava o Palestra Itália numa delicada.
    O que passara despercebido até então, o racismo emigrado do clube do Parque Antártica, se não corrigido a tempo, apareceria como uma mancha capaz de deixar uma pecha de quinta-colunismo, não ao clube, mas aos que o dirigiam.”
    (Filho, Mario – O negro no futebol brasileiro – 4ª edição – Rio de Janeiro – Editora Mauad, 2003 – p.231 e 232)

  52. VOCÊ SABIA ?
    1. Que o Palestra Itália foi fundado por parte da colônia italiana que desprezava o Brasil e os brasileiros? (e vestiram camisa de nossa seleção?!)
    2. Que por separatismo tinha seus estatutos escritos em italiano e só aceitavam jogadores de origem italiana? (mas que cinismo, e entravam com a bandeira brasileira na mão!)
    3. Que foi o clube mais racista do Brasil e só aceitou o primeiro negro em suas fileiras em 1959, Djalma Santos, 45 anos depois da fundação?
    4. Que por suas inclinações fascistas espernearam o quanto puderam para trocar de nome, pois achavam humilhante se rebaixar a ter um nome abrasileirado?
    5. Que o Parque Antártica era um parque de lazer para a população paulistana, mas o Palestra
    ”convenceu” a Cia. Antártica a ”vender-lhes” o espaço?
    6. Que a partir da terceira prestação pararam de pagar, e foram salvos pelo conde Matarazzo?
    7. Que o referido conde lavava seu dinheiro na obra do estádio e deixava seus operários na penúria? (já naquele tempo, que salafra!)
    8. Que depois de injetar dinheiro sujo no Parque as indústrias Matarazzo faliram e deixaram os empregados na rua da amargura?
    9. Que grande parte dos títulos do Palestra foi conquistada subornando jogadores adversários, deixando sempre um dirigente de plantão no Ponto Chic para assediar os boleiros que o freqüentavam? (Algo a ver com a máfia italiana?)
    10. Que a tal final de 42 foi apitada por um juiz que atuava pela primeira vez em um clássico e depois desse jogo jamais apitaria outro? (Por que será? Coincidência, talvez?)
    11. Que o jogador sãopaulino Waldemar de Britto estava na gaveta do Palmeiras naquela final e o jogador Luizinho, que já tinha jogado no Palestra e conhecia as tramoias daquele clube, percebeu o esquema com juiz e seu companheiro e por isso recusou-se a seguir a partida?
    12. Que nas finais contra o São Paulo em 43 e 46, sabendo que estavam perdendo a hegemonia para o novo clube, contaram com a benevolência dos juízes para bater à vontade em Sastre e Renganeschi, mas mesmo assim esse último, com a costela quebrada, fez o gol do bicampeonato sãopaulino?
    13. Que em 1950, para barrar de qualquer maneira o tricampeonato do São Paulo, tramaram e foram descaradamente beneficiados na final por um juiz inglês que, horas depois, foi visto se esbaldando no baile de carnaval do Palmeiras? (quanta ética, quanta lisura, e têm a cara de pau de achar que são campeões do século!!)
    14. Que o Palmeiras, em 1968, ia cair para a segunda divisão não fosse um acerto com o Guarani que escalou Dante e Flamarion, dois jogadores sem condições legais e, com a perda dos pontos, salvou o atualmente neo-bugre? (Se ligaram tanto ao Guarani que resolveram se apequenar para se igualar ao verdinho campineiro)
    15. Que em 1978 o presidente Bruno Saccomani ”sacou money” do Palmeiras, saqueou o quanto pôde, quebrando o clube que até hoje não se recuperou? (Caramba, se não fosse a Parmalat seriam anos e anos de fila? Per Bacco!!)
    16. Que o Palmeiras só saiu da fila em 2003 por considerável ajuda de erro arbitragem que na final que ignorou uma voadora do jogador Edmundo no jogador Paulo Sergio e não o expulsou? Que depois desse jogo, ficou famoso o jargão “Esquema Parmalat”.
    17. Que as quedas para segundona em 2002 e2012 não foram a únicas, e que em 1980 o Palmeiras também caiu, e em 1981 teve que disputar uma tal taça de Prata, eufemismo para segunda divisão?
    18. Que pela história de fracassos nos últimos 30 anos, que nem a Parmalat conseguiu aliviar, a torcida do Palmeiras encolheu e, há muito tempo, não consegue públicos maiores que 20.000 pessoas?
    19. Que a saída da Parmalat deixou o Palmeiras na mesma petição de miséria em que se encontrava no final dos anos 70? Que as perspectivas futuras são nulas e os esforços para arrecadar trocados foram retumbantes fracassos? (Será que ninguém acredita mais no clube, não tem mais nenhum conde para lavar dinheiro?)

  53. O texto do Ortiz é perfeito e apesar de antigo descreve fielmente o palmerista atual.
    Os caras se orgulham de serem italianos sem serem.
    Sempre tentam se associar a imagem dos italianos no brasil, sendo que na verdade, os italianos são são muito mais frequentemente São Paulinos, Corintianos ou, quando querem um time de colonia, procuram o Cruzeiro.
    Quem quer se associado a um time derrotado, duas vezes rebaixado para a segunda divisão, e ja a quase 40 anos sem ganhar titulos com as proprias pernas e que pra conseguir

  54. Primeiro fala

    Não podia haver dúvida que o Brasil, mais dia menos dia, ia entrar na guerra contra as potências do Eixo, uma delas a Itália. E o que explica a pressa da contratação de Og Moreira, preto de cabelo esticado, já careca.

    Pear Harbor foi em 7 de Dezembro de 1941.

    e depois fala

    3. Que foi o clube mais racista do Brasil e só aceitou o primeiro negro em suas fileiras em 1959, Djalma Santos, 45 anos depois da fundação?

    ================

    DESCULPE, SEJA MAIS COERENTE DA PROXIMA VEZ, PARECE QUE INTELIGENCIA NÃO É O SEU FORTE

  55. AH sim Ortiz, porque voce não cita o Ruy Rei ?? Javier Castrilli ??

    Vamos ficar só nesses 2 para voce não passar tanta vergonha

  56. Pedro,

    Me orgulho muito de ser PALMEIRENSE, independente de resultados dentro de campo, futebol é isso, existem 3 resultados GANHAR, PERDER OU EMPATAR.

    Infelizmente meu time caiu pra segunda divisão, que suba dentro do campo e com dignidade, não vai tirar 1% da GRANDEZA da nossa instituição, pelo contrário, ficaremos mais FORTES E UNIDOS.

    Agora me espanta essa vontade incontrolável de rebaixar nosso querido PALMEIRAS, deixa isso pra lá, deixa o Verdão voltar para o seu lugar de direito em paz, o futebol só tem á ganhar!!!!

  57. O tal de Ortiz se superou….rsrsss…então compramos jogadores adversários para sermos campeões…os caras vem aqui vomitar suas frustrações e acham que podem mudar a estória vitoriosa do Palmeiras…Enquanto a cachorrada ladra vamos passando a caravana!!!!
    E pro Pedro os italianos só torcem pra outros times…por isso que temos apenas 18 milhões de torcedores né?? Papo ridiculo hein?

  58. Aos SÃO PAULINOS do blog, alguns torcedores palmeirenses gostam de escrever falácias com relação ao SÃO PAULO FC, mas quando são colocados fatos sobre seu clube a choradeira fica evidente, vamos deixar de hipocrisia chumbo trocado não deve doer, ou vocês acreditam que são a última cereja do bolo.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: