Advertisements
Anúncios

Homenagem a Gylmar dos Santos Neves – assista ao melhor goleiro do Brasil jogando

Considerado o melhor goleiro do Brasil em todos os tempos, Gylmar dos Santos Neves morreu hoje, em São Paulo, aos 83 anos de idade, vítima de complicações cardíacas.

Bi-Campeão Mundial pela Seleção Brasileira, marcou época no Corinthians dos anos 50, o do centenário e do ataque dos 100 gols, e no Santos de Pelé, nos 60. em que conquistou outros dois mundiais, desta vez de clubes.

Não há muito mais a ser contado sobre sua genialidade na profissão, e também sua postura como ser humano, do que já foi dito por todos os que o viram jogar e por aqueles que leram, e ouviram a sua história.

Razão pela qual, para homenageá-lo, decidimos postar duas preciosidades, em vídeo, para que os amantes do futebol possam, com calma, apreciar um pouco de sua arte.

Primeiro a vitoriosa excursão realizada pelo Corinthians à Europa, em 1952, com imagens da SVT, da Suécia, e tradução, a pedido do Blog do Paulinho, do Consulado Sueco do Brasil.

Depois, a final da Copa do Mundo de 1958, na íntegra, também com imagens da emissora sueca.

ATUALIZAÇÃO: o velório de Gylmar terá início às 6h, com enterro às 15h, ambos no Cemitério do Morumbi.

EXCURSÃO DO CORINTHIANS EM 1952

BRASIL vs. SUÉCIA – FINAL DA COPA DO MUNDO 1958

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

11 comentários sobre “Homenagem a Gylmar dos Santos Neves – assista ao melhor goleiro do Brasil jogando

  1. de 1858 já se foram, gilmar, djalma santos, de sordi, didi, orlando. e vavá. Ainda estão aqui…bellini, nilton santos, zito, pelé zagalo

  2. Tive a honra de, mesmo que muito rapidamente, conversar um pouco com o Gylmar, já em cadeiras de roda, em um supermercado no Guarujá. Ouvi uma pessoa conversando com outra e ambos dizendo, um para o outro, que o Brasil se orgulhava de você. Eram simplesmente Gylmar e Marinho Perez. Este último, lembro-me, disse a Gylmar: O que sou eu perto do senhor ? Gylmar, com toda a humildade, respondeu: Você é muito, muito. Conversei um pouco com ele e o agradeci por tudo, ele pegou em minha mão e disse: muito obrigado. Descanse em paz, Gylmar dos Santos Neves, um mito.

  3. MAURINHO & GILMAR

    A data de 29 de Dezembro de 1957 está na memória de todos os torcedores Sãopaulinos e Corinthianos no jogo a qual se refere a decisão do Paulistão de 1957 a qual foi conhecido como “Tarde das Garrafadas”. Um grande jogo e uma decisão eletrizante onde havia 2 times raçudos em campo. O Corinthians era favorito por ter um grande time com Luizinho, Idário, e Gilmar. O grande e amado Tricolor tinha o Canhoteiro que infernizava qualquer zaga, o Zizinho que era genial, o Mauro Ramos de Oliveira, De Sordi, Poy, e claro Maurinho. Esse último foi um dos autores do gol dessa decisão e fez o grande Gilmar ficar irritado depois de fazer o gol. Após ele fazer o gol, ele passou olhou para o Gilmar apontando o dedo e disse algo como “Ai Gilmar, tá la rede, vá buscar” e logo após essa ação, torcedores da época como Pedro Luis Boscato vivenciaram todo acontecimento onde Gilmar ficou louco com o Maurinho que provocou muito na decisão. Os corinthianos ficaram inconformados e começaram a baixaria jogando garrafas dentro do campo depois do término da partida que terminou São Paulo 3 x 1 Corinthians. Tal resultado foi o título do SPFC naquela tarde de 1957.

    Ao ver isso hoje, penso que o futebol perde e muito com o falecimento de De Sordi e Gilmar. Maurinho se foi e hoje os dois devem estar jogando lá no céu sem sofrimento e sem guerras.

  4. Como outros ídolos desse lamentável “clube” chamado corinthians, Gilmar foi muito maltratado nos tristes 10 anos em que jogou por lá. Foi acusado de entregar jogos e no final foi escorraçado, com uma fratura no cotovelo que quase destruiu a melhor parte de sua carreira construída depois no Santos, onde finalmente teve a sua genialidade reconhecida e onde foi enfim feliz! Quem duvida procure saber a história contada pelo próprio Gilmar, quando ainda podia falar, antes do AVC sofrido em 2000. Gilmar sofreu o diabo neste triste “clube”! Teve que custear, ele mesmo, a operação do seu cotovelo e quando declarou isto a imprensa foi “castigado” por este “clube”, que tentado inviabilizar a continuidade de sua carreira, pediu o absurdo de 10 milhões de cruzeiros pelo seu passe. A ignorância histórica dos que dirigem este “clube” só não contava que o Grande Santos pagasse o valor. Os anos que se seguiram – nove para ser mais exato – foram os mais vitoriosos de um goleiro na história do futebol mundial! Vai com Deus, Gilmar! Os Santistas te amaram de verdade e sempre te trataram com o respeito que você sempre mereceu!!!

  5. Bela homenagem, Paulinho! Porém, só falta corrigir uma coisa: esse erro de português no título do post. O correto é “assista AO vídeo…”. Abs!

  6. Nivaldo,

    VAI P PQP.
    quem é vc pra falar do historia do Gilmar e Corinthians. é melhor vc ficar na sua.

    O Gilmar ganhou tudo o que era possível um clube ganhar na década de 50 foram 10 longos anos, seu problema foi com o Wadih Helu o grande responsável pelos 23 anos de fila, o responsável pelo surgimento dos Gaviões (nasceram para tirar esse capula do poder), e por mandar seus capangas espancar diversas vezes o Grande Flavio La Selva.

    Limite a falar do seu clubeco e jamais fale da história do Grande Sport Clube Corinthians Paulista.

  7. CT em COTIA uma vergonha com $ público!

    O que Nivaldo disse foi o que Gilmar falou, nada mais do que isso. Se você tem dúvidas, pesquise.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: