Por JOSÉ RENATO SATIRO SANTIAGO

Desde 2005, no começo da temporada e ao final das competições iniciadas no primeiro semestre do ano, tenho feito levantamentos dos períodos sem conquistas, as chamadas filas, das 12 maiores equipes do futebol brasileiro.

As comparações entre os períodos compreendendo o começo da temporada de 2009 e o final das competições iniciadas em 2012 sinalizam grandes diferenças.

Ao considerarmos os tabus até o mês de fevereiro de 2009, as equipes com menor tabu eram São Paulo, com 54 dias sem conquistas, e o Internacional com 58 dias, graças as conquistas dos títulos do Brasileiro e da Copa Sul Americana de 2008.

Já no outro extremo da tabela, apareciam Corinthians e Vasco da Gama, devido as conquistas dos Estaduais de 2003, com 2.109 e 2.108 dias, respectivamente.

Lembrando que a conquista da segunda divisão do Brasileiro de 2008 não foi considerada como título relevante devido a sua pouca importância para estas grandes equipes.

Lista de Tabus até 1° de fevereiro de 2009

Ao fechar o atual levantamento, considerando como limite o mês de agosto deste ano, nota-se uma inversão significativa.

Neste período de quase 4 anos apenas, o São Paulo passou de equipe com menor fila, para a de maior, entre os grandes times brasileiros, com 1.314 dias.

Por outro lado, justamente o Corinthians, que possuía a maior fila, passou para o topo da tabela, com 27 dias, atrás apenas do Palmeiras, que por conquistar a Copa do Brasil uma semana depois da conquista alvinegra da Libertadores, tem o atual menor período sem comemoração de uma conquista.

Lista de Tabus até 1° de agosto de 2012

De qualquer maneira as atuais filas de todas as equipes estão bem longe do maior período de filas na história de cada uma delas.

Aliás, neste aspecto, o Corinthians possui, historicamente, a maior fila, com 8.160 dias, quase um ano e meio a mais de sofrimento que o segundo colocado, o Botafogo que ficou 7.572 sem comemorar um título.

Na parte de baixo da tabela aparece o Internacional, com 2.891, o equivalente a 8 anos de fila, o menor entre os grandes.

Lista dos maiores tabus das equipes brasileiras

www.memoriafutebol.com.br

http://www.facebook.com/memoriafutebol

http://twitter.com/memoriafutebol

Facebook Comments