Advertisements

Boato Ronaldinho Gaúcho: mutirão para eleger o delegado

O boato, até então, de que Ronaldinho Gaucho pode jogar a Libertadores pelo Corinthians demonstra claramente que as lições anteriores não foram aprendidas.

Se Ronaldo “Fenômeno” serviu para alavancar uma eleição de Andres Sanches, e, por sorte, jogou seis meses de futebol nos três anos em que permaneceu no clube, em contrapartida ajudou a afundar o sonho de Libertadores, com rendimento pífio frente a adversários inexpressivos.

Nem dinheiro trouxe ao clube, já que 80% do que previam os recebimentos dos contratos de patrocínio terminavam, de fato, em sua conta bancária.

Temos também o recente caso de Adriano, que até o momento trouxe muito mais problemas do que soluções, a custo de R$ 500 mil mensais.

E, para piorar, foi mantido no elenco para 2012.

Trazer Ronaldinho Gaucho, que, como Adriano, não joga futebol há anos – exceção feita à abortiva partida da Vila Belmiro – além de não mostrar comprometimento sequer quando veste a camisa da Seleção Brasileira tem um objetivo bem claro, e nada tem a ver com reforçar a equipe.

Faltando menos de um mês para as eleições, tenta-se repetir o mesmo ato do último pleito, trazendo-se um nome do passado, ídolo nacional, para que o marketing faça a lavagem cerebral necessária naqueles que acreditam em Papai Noel.

Facebook Comments
Advertisements

58 comentários sobre “Boato Ronaldinho Gaúcho: mutirão para eleger o delegado

  1. Mario Guallyer

    Ronaldo foi contratado pelo Corinthians, em Dezembro de 2008, foi estrear em março de 2009, contra Itumbiara na copa do Brasil, com ele o Corinthians foi campeão Paulista é da copa do Brasil.
    Durante todo o ano de 2009, foi disparado o principal jogador do clube, foi elogiado pela midia inteira, inclusive pedirão sua convocação para a seleção, em 2010 fez alguns bons jogos, mas ficou de fora por contusão boa parte do ano, mesmo assim na minha opinião, jogou mais do que muitos jogadores considerados titulares naquele ano. Em Fevereiro de 2011 se aposentou, portanto não foram 3 anos que o ultimo grande craque do futebol Brasileiro vestiu a camisa Alvi Negra, foram 2 anos. Ronaldo deu retorno em todos os sentidos ao clube, para mim juntamente com a mudança do estatudo do clube, foram os dois acertos da atual diretoria, é fica por ai. Quanto a Adriano, até agora foi um desastre anunciado, ele está há anos luz de ser um Ronaldo como jogador. Ronaldinho gaucho, não acredito vai fivar tomando dinheiro do Flamengo.

  2. O Corinthiano (O Original)

    Ronaldo Gaúcho no Corinthians ????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Depois dessa é melhor mudarem a placa do CT do Corinthians para SPA do Corinthians …

    O slogan ???

    ” O Clube que todo gordinho tem vez” …

    rsrsrs … Por favor … façam fila …

  3. Luiz Ribeiro

    O Corinthians de Andres e Ronaldo desenvolveu uma estratégia baseada em duas ações: alardear contratações de jogadores midiáticos como jogada de marketing sem haver interesse real (casos de Tevez, Seedorf, etc) e tumultuar a vida de outros clubes também fingindo interesse (R. Gaucho agora pela segunda vez, Ganso, Montillo).

  4. vingador

    Se o SCCP continuar contratando ex jogadores e caras bichados, agora so falta o Ganso.

  5. LEO

    RONALDO D FATO FOI UMA APOSTA CERTA DA ADM MALANDRES… AGORA… ESSE RONALDINHO E ADRIANO JUNTOS SERIA O FIM DA SERIEDADE PELOS LADOS DO TIMÃO…

  6. Thales

    É brincadeira. Estes caras estão pensando que o torcedor corinthiano é burro…
    O Chinês, agora o Gaúcho.. Parem com isto. O Corinthians é paixão.. Parem com este Business que só traz benefícios pra alguns..
    Adívida está beirano os 300mi (imagino que seja muito mais..)
    O Ronaldo encheu o c. de dinheiro..

    Eles levaram o clube pra segundona, aumentaram a dívida, jogaram duas Libertadores moles fora.. E tem idiota que os acham o máximo..

  7. Ari Kidama

    Não perdam no meu porogama uma entrevista com o Dr. Zé Mané, o mais grande ladrão de carga do Brasil, Ele vai falar dos riscos e dos benefícios da profissão..
    Em seguida o Sr Andre Alemao farará sobre como receber da Prefeitura e não trabalhar.. Como sobreviver no mundo do crime, mesmo levando tiros.. Sensacional..
    Vamos farar também do título de cidadão benemérito da cidade de Ferrado Vasco Cegos dado ao Fernandinho Beira Mar e seu parceiros..

  8. Rafael F. G.

    R9 ficou 2 anos, se aposentou no inicio de 2011. E ele ñ trouxe rendimentos? 2 titulos e o maior contrato de patrocinio da historia do clube são o quê? Vc eh burro assim sempre ou só quando ñ come sua cenoura matinal?

  9. APOSENTADO IMPLICANTE

    TINHA RAZÃO O RONALDINHO…O FLAMENGO, CONTINUA SENDO O FLAMENGO, NAO PAGA NINGUEM.

  10. aurisson

    Ronaldinho no timão?? nâo. não, naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  11. Terencio Trindade

    Dizer que Ronaldo não gerou receita para o Corinthians é um grande equivoco ou a opinião de alguém muito parcial. É verdade sim que boa parte dos patrocínios que Ronaldo trazia ficavam com ele. Mas isto colocou o Corinthians em outro patamar de valores que continua até hoje mas sem Ronaldo. E todo o dinheiro vai para o Corinthians.

  12. Terencio Trindade

    Meu caro Paulinho, aprenda com Juca Kfouri. Mesmo sendo muito contra esta diretoria sabe reconhecer seus acertos como a homenagem que será feita ao Sócrates (no blog do Juca). Ser contra tudo não leva ninguém lugar nenhum.

  13. Luciano Novais

    Pelo amor de deus Patricia Amorim!!! Paga o Ronaldinho!
    Esse cara não pode encerrar a carreira no Timão.
    Espero que isso seja só conversa do Assim para pressionar o Flamengo a pagar os atrasados.

    Mais um encostado no Timão, não!!!

  14. Juca Traço

    A oposição será um nada, será um ser não existente, será um conjunto vazio, será a antimatéria, tudo causado pelas urnas. Democracia dói.

  15. Eratóstenes - vencedor da Medalha de Prata "Golbery do Couto e Silva - Cérebro Amigo da Revolução" em 2011

    PARIS, 14 DE JANEIRO DE 2012

    Caros convivas de blog, ERATÓSTENES envia um salut para vocês, enquanto resolve assuntos de relevância global em terra gaulesa. Informa aos nobres colegas pleidianos que o Gulfstream G550 pertencente à PLÊIADE SEVERIANO CASTRO estará disponível para uso no dia 16, não no 17, como inicialmente previsto.

  16. armandapache@yahoo.com.br

    Acredito que só em crise e das brabas que alguem vai se mexer no flamengo, por outro lado conseguimos um projeto gigantesco com o Eike batista, teremos um grande complexo para o Flamengo.Caso Ronaldinho é muito dinheiro para pouco futebol, o negócio é que aos poucos estamos subindo a mulecada da base, e tem bastante garoto bom de bola.O flamengo tem que ser diregido por um administardor competente, igual aos clubes europeus fazem.Temos milhões de torcedores e uma campanha de sócio torcedor mediocre.Flamengo é flamengo com crise ou sem crise.Chacotas fazem parte,principalmente por torcedores que já viram seu time desputarem a segundona ( piada ).Ronaldinho quer sair vá com Dio !!! Tnt quer ir pro flu … Vaza. O negócio é que o Flamengo tá uma bagunça. Mais como diz a canção.. UMA VEZ FLAMENGO , FLAMENGO ATÉ MORRER !!!

  17. Flávio

    E aí democrata, nenhuma linha dos 12 anos da conquista do mundial? Vc corintiano…ahã…sei.

  18. Caio

    Com essa história eu nem me preocupo. Está mais para o A$$i$ pegar essa ”notícia” para fazer pressão no flamengo do que, de fato, alguem dentro do Corinthians querer essa contratação!

  19. Não sou anti-corintiano nem anti-flamengista

    Luta contra espanholização do nosso futebol é agora. Depois, será tarde.

    “Existe algum torcedor que não diga que nossa liga está prostituída, adulterada e corrompida? É uma liga de terceiro mundo em que dois clubes roubam o dinheiro de televisão dos demais”. José Maria Del Nido, presidente do Sevilha.

    “José María del Nido sempre criticou a divisão dos recursos proveninentes da televisão. No início, era tratado como um louco, mas parece que não estava. Atualmente, o abismo existente cria um sentimento de resignação entre os torcedores dos demais clubes. Eles sabem que é impossível lutar contra os gigantes Real e Barça. Ao mesmo tempo é criado um ciclo perverso, pois esse torcedor deixa de ir ao estádio e de ver os jogos pela televisão. As partidas não são mais tão atrativas. Real e Barça sempre foram mais fortes, só que antes a distância não era tão agressiva como agora.”

    Quem se preocupou:

    http://blogdoodir.com.br/

  20. Jose dos Santos Neves Fagundes Junior da Silva

    Corinthiano é uma merda… ainda acreditam e batem o pé nochão para falar bem do Ronaldo. O gordo afundou o time contra o tolima. Grande bosta ganhar a merda da copa do brasil e o paulista.. isso aí dá pra ganhar com time com 100% de pernas de pau. Calem a boca seus otários

  21. Zé Pequeno

    Noites animadas no CT do Cachaceiro…

    Ele e o Adriano vão botar pra quebrar.

    http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/03/70635-travesti+conta+detalhes+de+festa+na+mansao+do+atacante+adriano.html

    A festa que o jogador de futebol Adriano deu em sua nova casa, no condomínio das Mansões, no Rio de Janeiro, está dando o que falar. Duas das convidadas, a modelo Fabiana Andrade e a travesti Patrícia Araújo, contaram detalhes da comemoração para os jornais “Extra” e “Meia Hora”. Outros convidados, que não quiseram se identificar, disseram que a festa estava cheia de meninas da termas “Centauros”, uma das mais caras do Rio de Janeiro, e que camisinhas e potes de lubrificante eram servidos em bandejas. Além disso, uma modelo que já foi capa de uma revista masculina teria beijado vários jogadores, além de ter feito topless na piscina.

    “Das conhecidas do grande público, só estavam Fabiana Andrade e a travesti Patrícia Araújo. O resto eram mulheres da Centauros”, disse um convidado ao “Extra”. Para o “Meia Hora”, um convidado contou que dois homossexuais faziam as vezes de garçons distribuindo camisinhas. “Tinham jogadores de futebol, modelos e prostitutas. Dois gays circulavam pela festa distribuindo camisinhas e potes de lubrificante em bandejas. Sem dúvida rolou muito sexo e orgia”.

    Namoro na seleção

    Fabiana, que contou estar namorando um jogador da Seleção, mas não quis identificá-lo – garantiu apenas que não é Adriano -, revelou que caiu na piscina de calcinha e sutiã ao lado de Patrícia. “Estava muito quente e eu não tinha levado biquíni”.

    Já Patrícia Araújo, que também diz estar namorando um jogador da seleção e já posou nua para a revista masculina “Gata da Hora” de abril, disse que foi ameaçada para não dar mais detalhes da festa. “Havia muito mais homem do que mulher”, revelou. Patrícia contou que seu namorado, que não é Ronaldo e Adriano, está com ela há quatro meses, mas é casado. ”

    Ele diz que sou educada e não faço escândalo como outras mulheres. Para ele, sou perfeita”.

    Concentrado com a seleção em Teresópolis, Adriano disse apenas que a festa foi uma comemoração familiar.

  22. Henrique Paulista

    Mas quem disse que o Corinthians paga o salário das estrelas… o Andrés aprendeu a unir as funções de Dirigente + Lobista… ele chega nas empresas oferecendo o dinheiro para pagar os próprios craques… como ?! BNDES… vide BNDES + HIPERMARCAS + CORINTHIANS

  23. André (brfritos)

    Pô Paulinho, não sei como você caiu nessa! Sério mesmo que acreditou nesse “boato”?
    Não tem nada de querer ganhar eleição, o Assis e R10 estão P da vida pelos atrasos de pagamento e anunciam todo o tipo de coisa, a todo o momento: times do Oriente Médio, dos EUA e agora me soltam essa.

    Isso é coisa plantada cara.

    Aliás, o que mais tem é “jornalista” plantando notícia para o Corinthians ou então usando o nome do clube para vender notícia.
    É bom ficar de olho aberto.

  24. armandapache@yahoo.com.br

    Concordo com o Mario Guallyer!Paulinho eu gostasria de entender pq motivos vc nao gosta do Andres?

    Paulinho: Só gosto de pessoas honestas

  25. APOSENTADO IMPLICANTE

    O QUARTETO FANTASTICO NA CBF…TEIXEIRA…MANO…MALANDRES E CARLOS LEITE…VAO ASSALTAR ATÉ O VESTIARIO DOS ADVERSARIOS.

  26. TRICOLOR SOBERANO

    RANKING FOLHA DO FUTEBOL MUNDIAL 2011

    A liderança do Ranking continua com o italiano Milan, dono de quatro mundiais e sete Copa dos Campeões (entre as principais conquistas internacionais), que soma 1.010 pontos. O Barcelona, atual campeão do Mundial de Clubes e da Copa dos Campeões, saltou do sexto para o quarto lugar.

    Entre os brasileiros, o São Paulo é o mais bem colocado. O time tricolor ocupa o oitavo posto (mesma posição que terminou em 2010 ), com 600 pontos. Quem melhorou na tabela foi o Santos, que em 2011 sagrou-se tricampeão da Libertadores. Antes 19º, o time de Neymar e cia. é o 17º, com 440 pontos.

    RANKING FOLHA DO FUTEBOL MUNDIAL 2011

    CLUBE (PAÍS) – PONTOS

    1º Milan (Itália) 1.010

    2º Real Madrid (Espanha) 1.000

    3º Boca Juniors (Argentina) 880

    4º Barcelona (Espanha) 785

    5º Peñarol (Uruguai) 750

    6º Independiente (Argentina) 705

    7º Bayern de Munique (Alemanha) 600

    São Paulo (Brasil) 600 —> SOBERANO TOP 10 MUNDIAL

    9º Juventus (Itália) 580

    Liverpool (Inglaterra) 580

    11º Ajax (Holanda) 570

    12º Inter de Milão (Itália) 560

    13º Nacional (Uruguai) 540

    14º Manchester United (Inglaterra) 460

    15º Estudiantes (Argentina) 445

    Olimpia (Paraguai) 445

    17º Santos (Brasil) 440

    18º Benfica (Portugal) 350

    19º River Plate (Argentina) 335

    20º Porto (Portugal) 320

    21º Cruzeiro (Brasil) 300

    Internacional (Brasil) 300

    23º Grêmio (Brasil) 290

    24º Palmeiras (Brasil) 230 —> SE NÃO FOSSE A PARMALAT…

    25º Flamengo (Brasil) 180

    26º Feyenoord (Holanda) 175

    27º Al Ahly (Egito) 171

    28º América de Cali (Colômbia) 170

    Atlético de Madri (Espanha) 170

    Borussia Dortmund (Alemanha) 170

    LDU (Equador) 170

    32º Valencia (Espanha) 165

    Vélez Sarsfield (Argentina) 165

    34º Racing (Argentina) 160

    Vasco (Brasil) 160

    36º Hamburgo (Alemanha) 150

    Nacional de Medellín (Colômbia)150

    Nottingham Forest (Inglaterra) 150

    39º Mazembe (Rep. Dem. do Congo)146

    40º Estrela Vermelha (Sérvia) 140

    41º Colo Colo (Chile) 135

    42º Cruz Azul (México) 131

    43º Olympique de Marselha (França)130

    44º Celtic (Escócia) 120

    Steaua Bucareste (Romênia) 120

    46º Zamalek (Egito) 118

    47º Anderlecht (Bélgica) 115

    48º Étoile du Sahel (Tunísia) 106

    49º América (México) 105

    50º Arsenal (Inglaterra) 100

    Borussia Mönchengladbach (Alemanha)100

    52º Chelsea (Inglaterra) 90

    PSV Eindhoven (Holanda) 90

    54º Espérance (Tunísia) 89

    55º Deportivo Cali (Colômbia) 85

    56º Asante Kotoko (Gana) 80

    Aston Villa (Inglaterra) 80

    Barcelona de Guayaquil (Equador)80

    Cobreloa (Chile) 80

    Corinthians (Brasil) 80 —> TIMINHO PROVINCIANO, HAHAHA!

    Fiorentina (Itália) 80

    Newell’s Old Boys (Argentina) 80

    Pachuca (México) 80

    Parma (Itália) 80

    Stade Reims (França) 80

    66º Argentinos Juniors (Argentina) 75

    Leeds (Inglaterra) 75

    68º Raja Casablanca (Marrocos) 73

    69º Canon Yaoundé (Camarões) 70

    Eintracht Frankfurt (Alemanha) 70

    Kabylie (Argélia) 70

    Once Caldas (Colômbia) 70

    Sampdoria (Itália) 70

    Tottenham (Inglaterra) 70

    75º Al Hilal (Arábia Saudita) 68

    Pumas UNAM (México) 68

    77º Chivas Guadalajara (México) 63

    78º Deportivo Saprissa (Costa Rica) 61

    Hafia (Guiné) 61

    80º Bayer Leverkusen (Alemanha) 60

    Roma (Itália) 60

    82º Seongnam Ilhwa (Coreia do Sul) 56

    83º Alajuelense (Costa Rica) 54

    Transvaal (Suriname) 54

    85º Atlético-MG (Brasil) 50

    Brugge (Bélgica) 50

    Dínamo de Kiev (Ucrânia) 50

    Fluminense (Brasil) 50

    Glasgow Rangers (Escócia) 50

    Monaco (França) 50

    Sevilla (Espanha) 50

    92º Al Ittihad (Arábia Saudita) 48

    Necaxa (México) 48

    94º Defence Force (Trinidad e Tobago) 46

    Esteghlal (Irã) 46

    Hearts of Oak (Gana) 46

    Olimpia (Honduras) 46

    Toluca (México) 46

    99º Pohang Steelers (Coreia do Sul) 45

    Suwon Samsung Bluewings (Coreia Sul)45

    FONTE:
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1028166-esperance-passa-corinthians-no-ranking-mundial-barca-e-o-4.shtml

  27. TRICOLOR SOBERANO

    RANKING 2011 DA REVISTA PLACAR

    Os 50 primeiros do ranking (31 de dezembro de 2011)

    Pos. Clube Pontos
    1º São Paulo 386
    2º Flamengo 369
    3º Santos 368
    4º Corinthians 315
    5º Palmeiras 315
    6º Internacional 306
    7º Cruzeiro 302
    8º Grêmio 301
    9º Vasco da Gama 269
    10º Fluminense 246
    11º Atlético MG 192
    12º Bahia 167
    13º Botafogo 164
    14º Sport 162
    15º Coritiba 126
    16º Paysandu 100
    17º Remo 91
    18º Vitória 90
    19º Atlético PR 84
    20º Ceará 84
    21º Fortaleza 82
    22º Santa Cruz 75
    23º América MG 67
    24º Paulistano SP 66
    25º ABC 65
    26º Náutico 63
    27º Goiás 59
    28º America RJ 42
    29º América RN 41
    30º Nacional AM 40
    31º CSA AL 37
    32º Rio Branco ES 36
    32º Sampaio Corrêa MA 36
    34º Criciúma SC 34
    35º Sergipe SE 31
    36º Vila Nova GO 31
    37º Avaí SC 31
    38º Figueirense SC 30
    39º Ypiranga BA 30
    40º Goiânia GO 28
    41º Paraná PR 27
    42º River-PI 27
    43º Botafogo-PB 26
    44º Portuguesa SP 26
    45º Rio Branco AC 26
    46º CRB AL 25
    47º Ferroviário PR 24
    48º Joinville SC 24
    49º Tuna Luso PA 24

    25 pontos: Interclubes (Intercontinental e Copa Toyota) e Mundial de Clubes da FIFA
    20 pontos: Copa Libertadores e Campeonato Sul-Americano de Campeões
    15 pontos: Campeonato Brasileiro e Torneio Roberto Gomes Pedrosa
    12 pontos: Copa do Brasil e Taça Brasil
    10 pontos: Copa Mercosul, Supercopa Libertadores e Copa Sul-Americana
    7 pontos: Copa Conmebol e Recopa Sul-Americana
    6 pontos: Campeonatos e Supercampeonatos Paulista e Carioca
    4 pontos: Torneio Rio-São Paulo, Campeonatos e Supercampeonatos Mineiro e Gaúcho, Copas Sul/Sul-Minas, Centro-Oeste, Copa Nordeste/Campeonato do Nordeste, Copa Norte-Nordeste e Copa dos Campeões
    3 pontos: Série B, Campeonatos e Supercampeonatos Paranaense, Baiano e Pernambucano
    2 pontos: Copa Norte, Campeonatos Catarinense, Cearense, Goiano e Paraense
    1 ponto: Outros Estaduais, séries C e D

    *******************************************************************************

    E ainda temos o Ranking Placar sobre melhor time brasileiro em conquistas internacionais, o que se conquistou ao longo da história!

    RANKING DE TÍTULOS INTERNACIONAIS

    Os 11 primeiros do ranking (31 de dezembro de 2011)

    Pos. Clube Pontos

    1º São Paulo 166
    2º Santos 117
    3º Internacional 89
    4º Grêmio 72
    5º Cruzeiro 67
    6º Flamengo 55
    7º Vasco da Gama 50
    8º Palmeiras 30
    9º Corinthians 25
    10º Atlético MG 14
    11º Botafogo RJ 7

    Fonte.: Revista Placar.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ranking_Placar

  28. TRICOLOR SOBERANO

    A capacidade de público do estádio tricolor será sempre um trunfo para o clube, ainda mais modernizado e coberto, em relação as outras arenas da cidade. Sobre a receita do estádio, que hoje é uma unidade de negócios altamente rentável, vejamos a evolução da arrecadação (sem incluir bilheteria) desde 2005:

    2005 = R$7,9mi.
    2006 = R$10,5mi.
    2007 = R$14,2mi.
    2008 = R$17,7mi. (último ano em que o “Small Club” alugou o estádio)
    2009 = R$31,3mi.
    2010 = R$34,6mi.

    Receita de camarotes corporativos, lojas, publicidade e shows.

    Em 2011 a expectativa é de manter o faturamento do ano anterior.

    Fonte: http://blogdonavarro.com/2011/06/30/em-6-anos-receita-gerada-pelo-morumbi-cresceu-mais-de-500/ .

    O ótimo Olhar Crônico Esportivo já demonstrou o quão é poderosa esta fonte de receita para o maior clube do Brasil:

    http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2011/05/02/balanco-turbinado-pelo-estadio/.

    Alugar o maior estádio particular do país para o time sem passaporte não faz a menor falta. São apenas fatos, e contra fatos não há argumentos.

  29. Ari Kidama

    Xiii dancemo né..

    Agora nem Chapo nem chapinha.. Chapinha só no cabero de mulhé né…

    Chapão só pra amigos do Andrezão né..

  30. Deodato Sodré Assumpção

    Obrigado pela informação ERATÓSTENES, um herói brasileiro, mas não precisa se preocupar, o Bombardier Global Express XRS ainda está à disposição dos demais membros da PLÊIADE SEVERIANO CASTRO.

    Deodato Sodré Assumpção.

  31. Ernesto

    Amigos,

    compartilho com vcs, a mensagem abaixo.

    Flamengo e Corinthians a caminho de se tornarem novos Real Madrid e Barcelona?

    “Existe algum torcedor que não diga que nossa liga está prostituída, adulterada e corrompida? É uma liga de terceiro mundo em que dois clubes roubam o dinheiro de televisão dos demais”.

    Guarde bem essa frase. Ela foi dita por José Maria Del Nido, presidente do Sevilha, criticando as desproporcionais cotas de tevê e os privilégios dados a Real Madrid e Barcelona, que tiraram toda a competitividade do Campeonato Espanhol. Daqui a alguns anos, talvez bem mais cedo do que possamos imaginar, queixas idênticas estarão nas bocas dos presidentes de Grêmio, Internacional, Vasco, Fluminense, Santos, Palmeiras, São Paulo…

    O presidente do Sevilha sempre alertou para os perigos que a bipolarizarão traria para o campeonato, mas nunca lhe deram o devido crédito. Agora a Espanha reconhece que o dirigente estava correto. Diz Oscar Murillo, repórter do Diário de Sevilla:

    “José María del Nido sempre criticou a divisão dos recursos proveninentes da televisão. No início, era tratado como um louco, mas parece que não estava. Atualmente, o abismo existente cria um sentimento de resignação entre os torcedores dos demais clubes. Eles sabem que é impossível lutar contra os gigantes Real e Barça. Ao mesmo tempo é criado um ciclo perverso, pois esse torcedor deixa de ir ao estádio e de ver os jogos pela televisão. As partidas não são mais tão atrativas. Real e Barça sempre foram mais fortes, só que antes a distância não era tão agressiva como agora.”

    Fernando Roig, presidente do Villarreal, concorda com Del Nido. “Essa é a liga que vocês querem? Eu vendo jogadores para equilibrar as minhas contas, enquanto outros pedem crédito e conseguem”, afirmou. “Se querem que a liga tenha duas partidas apenas, que coloquem duas partidas, mas isto será péssimo para o futebol”, completou, referindo-se ao clássico entre Real Madrid e Barcelona.

    Para o presidente do Granada, Quique Pina, “com a situação atual é melhor não ter campeonato. Não pode haver uma diferença tão grande de Barcelona e Real Madrid em relação aos demais”. Ele sugere a criação de uma liga independente, sem Real Madrid e Barcelona, que possa resuperar a competitividade perdida no futebol espanhol. “Antes você ia ao Bernabéu ou ao Camp Nou com toda a ilusão do mundo. Hoje em dia, se eu fosse treinador pouparia meus jogadores nessas partidas”, disse Pina.

    Os jogadores dos outros times também sentem a impossibilidade de travar uma luta justa com os dois poderosos. “Temos de buscar a vitória na esperança de que Real ou Barça tenham um contratempo. A chance de ganhar um título é como um milagre”, diz Piatti, atacante do Valência. O brasileiro Marcos Senna concorda: “A diferença para Barça e Real é brutal”.

    Desigualdade tem rebaixado o Campeonato Espanhol

    Com uma parte da verba dividida igualmente entre todos os times da divisão principal e uma porcentagem destinada aos mais bem classificados, os campeonatos nacionais de Alemanha e Inglaterra têm sido escolhidos como os melhores da Europa. Enquanto isso, a Espanha, que preferiu a bipolarização, vê a maioria de seus clubes perderem rapidamente a força que tinham.

    Hoje Real Madrid e Barcelona ficam, juntos, com 34% do total pago pela tevê. Os outros 66% são distribuídos entre os 40 clubes que disputam a primeira e a segunda divisões espanholas.

    Como resultado dessa partilha desproporcional, clubes que eram grandes, com o Atlético de Madrid, viraram medianos, enquanto outros se apequenaram. Até a década de 70 o Atlético de Madrid era considerado um dos grandes da Espanha e tinha o mesmo número de títulos nacionais do Barcelona. Hoje não tem a mínima possibilidade de ser campeão. Sua cota de tevê é 30% do que recebem Real e Barça.

    Outro exemplo é o La Coruña. Campeão espanhol em 2000, com um time no qual despontavam os brasileiros Djalminha e Mauro Silva, hoje a equipe se contenta em não ser rebaixada. Sua cota é 10% dos dois privilegiados.

    O resultado disso tudo é que no campo não há mais o mínimo equilíbrio. Ao se iniciar o campeonato, já se sabe quem vai lutar pelo título. Nas últimas sete temporadas, quando não deu Real Madrid, deu Barcelona. A diferença de pontos para os demais tem sido assustadora. Na temporada 2010/11, o Real Madrid, vice-campeão, ficou com 21 pontos a mais do que o Valencia, terceiro colocado.

    Ex-diretor do Barcelona também critica a divisão

    Mesmo profissionais de Real Madrid e Barcelona estão percebendo que a distância destes dois times para os demais está empobrecendo o Campeonato Espanhol como produto. Este Calzada, ex-diretor de marketing do Barcelona, reconhece que o campeonato está cada vez menos interessante:

    “Real Madrid e Barça levam a maior parte dos recursos. Sem dúvida é algo muito ruim para o campeonato. A maior parte dos jogos é desinteressante, e cada vez mais é previsível o resultado de Barcelona e Real Madrid. O natural é que vençam sempre”.

    Calzada acredita que “uma divisão mais igualitária fortaleceria os clubes menores e aumentaria a competitividade do campeonato. Porém, o que piora é o fato de a Espanha ser o único país da Europa onde os clubes negociam seus contratos de televisão de forma individual (assim como o Globo está fazendo com os clubes brasileiros). É complicado se chegar a um acordo quando todos não estão à mesa”.

    O ex-responsável pelo marketing do Barcelona lembra que a fórmula adotada no Campeonato Inglês seria mais justa, e compara: “Na Espanha, o clube que mais ganha com direitos televisivos tem 11 vezes mais recursos do que o que menos arrecada. No Campeonato Inglês a diferença não chega ao dobro.”

    Por que o Brasil adotou o modelo espanhol?

    É difícil entender por que os presidentes dos grandes clubes brasileiros permitiram que a Rede Globo promovesse a implosão do Clube dos Treze e, no seu lugar, instituísse a negociação individual dos direitos de tevê, o que, na prática, iniciou a bipolarização do nosso futebol, baseada em Corinthians e Flamengo.

    Provavelmente pela necessidade urgente de dinheiro para saldar dívidas, os presidentes dos outros grandes clubes aceitaram assinar um cheque em branco a favor da Globo e de seus dois privilegiados.

    Está mais do que evidente que a intenção é dividir o futebol brasileiro entre um grande de São Paulo e um do Rio. Os outros times dessas praças teriam importância cada vez menor. Com o tempo, a massa de torcedores desses outros times diminuiria a tal ponto que nem teriam forças para lutar contra o sistema.

    A nomeação de Andrés Sanchez para diretor da CBF; a pressão de Ronaldo Fenômeno para tirar Neymar do Santos; a nomeação do corintiano Mano Menezes para dirigir a Seleção Brasileira; o boicote ao Morumbi como estádio de São Paulo na Copa do Mundo; a construção a toque de caixa, com apoio dos poderes públicos, do estádio do Corinthians; as vistas grossas à dívida impagável do Flamengo; a preferência descarada da Globo pela transmissão de jogos desses dois times – enfim, o que não faltam são evidencias desse plano que pretende transformar o futebol brasileiro em uma nova Espanha.

    O que pode ser feito

    Em primeiro lugar, é preciso que os presidentes dos outros clubes grandes do Brasil tenham atitudes corajosas, de quem realmente representa comunidades de tradição no futebol brasileiro. Que não se deixem vender por migalhas, enxerguem na frente e restabeleçam um Clube dos Treze, ou dos Quinze, ou dos Vinte, independente e com poder para discutir com a Globo, ou outra rede de tevê, de igual para igual.

    Em segundo, que as negociações deixem de ser individuais, ou secretas, o que só é bom para a tevê. E que nessas negociações valorize-se a participação do clube na Série A e também o mérito esportivo, com prêmios aos mais bem classificados.

    É importante, ainda, conhecer melhor a proposta do deputado Mendonça Filho, divulgá-la e apoiá-la. Pelo que eu a conheço, é bem melhor do que a proposta da Globo. Por ela, 50% da verba da tevê será dividida entre todos os clubes da Série A e a outra metade distribuída de acordo com a média de classificação de cada equipe nos anos anteriores. É, sem dúvida, muito mais justa e equilibrada do que a que está sendo imposta pela Rede Globo.

    Porém, enquanto nada disso acontece, a única saída que nós temos é de boicotar os jogos de Corinthians e Flamengo pela tevê, deixando de assisti-los. Chega de favorecer ao adversário, engrossando o seu ibope. Se suas torcidas são tão grandes assim, que se virem sozinhas.

    Esta mensagem deixa claro que não é anti-corintiana e nem anti-flamenguista. Respeita todos os clubes brasileiros e suas torcidas de maneira igual. Só que considera extremamente injusto e maléfico para o nosso futebol esta divisão de cotas – e esta rede de favorecimentos – instituída pela Rede Globo e os poderes políticos e esportivos de nosso País em prol de dois clubes apenas.

    Por isso, o que nos resta é esta campanha radical para que torcedores de outros times jamais assistam a jogos de Flamengo e Corinthians pela tevê. Só assim, mexendo nos números – do ibope, do patrocínio, da grana – é que os donos do poder aceitarão rever seus planos.

    Mesmo sem a divulgação maciça dos grandes veículos de comunicação, a campanha começa amanhã, quando a Globo instituiu que um amistoso entre os seus dois queridinhos deverá ser transmitido em rede nacional. Vá procurando outra coisa para fazer no horário (ver o jogo do Santos pela Copa São paulo é uma ótima opção para os santistas), mas não dê um minuto de ibope para este jogo de favorecidos).

  32. O Corinthiano (O Original)

    Caracas … estou admirado com tanto conteúdo … Deveria fazer um blog com tudo isso que escreve … Quem sabe seus “cumpanheros” não o frequentam com tanta fervor como você faz aqui …

    Nem iria escrever réplicas sobre seus comentários … afinal a vida é como diz a música … cada um no seu quadrado … Mas como citou o “TIMINHO PROVINCIANO” … e o “último ano em que o “Small Club” alugou o estádio” … então … nada mais justo do que deixar algumas observações …

    Olha … realmente é uma ótima história …

    Agora … digo apenas que se para comemorar algo em sua vida … você tiver que ficar pesquisando glórias do passado … no mínimo … é uma forma de justificar a ausência delas no presente !!!

    Parabéns …. (rs) …. é de encher os olhos de lágrimas … (rs)

    Aliás … grandes shows … Eric Claptom … Pearl Jam … Justin Bieber … etc etc etc … Fico pensando se estivessem jogando sério algum campeonato … Vocês abririam mão de jogar em casa por causa de um show ??? … Bom … ou vocês não jogaram sério … ou … a diretoria não estava nem ai pra sua torcida … Isso é Juju ..

    Mais uma vez parabéns …

  33. O Corinthiano (O Original)

    Ah … realmente … contra fatos não há argumentos …..

    Se sua torcida se fizesse presente no maior estadio particular do Brasil … não haveria espaço pra shows … Mas contra fatos não há argumentos … vai de Arena Barueri mesmo!

  34. Carlos Eduardo

    CORINTHIANS MEU CORINTHIANS: NÃO QUERO DINHEIRO… EU TE AMO… EU TE QUERO BEM…

  35. JOE MASSERA MAGNO

    ILUSTRE ERATÓSTENES,

    O DOUTO CEZAR PELUSO ENTENDEU PERFEITAMENTE SUA AUSÊNCIA.

    POR OBSÉQUIO, MANDE MINHAS FELICITAÇÕES A NICOLAS SARKOZY. ESPERO QUE ELE E CARLA BRUNI TENHA GOSTADO DO REGALO ENVIADO AO REBENTO QUE ACABA DE LHES NASCER.

    OUTROSSIM, GOSTARIA QUE VOSSA EXCELÊNCIA UTILIZASSE NOSSO LEGACY FABRICADO PELA EMBRAER, SUA OPINIÃO É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA ALVANCAR A VENDA DESTA NOVA FAMÍLIA DE BIRREATORES.

    SAUDAÇÕES.

    JOE MASSERA MAGNO
    MESSI É MELHOR QUE PELÉ.

  36. Rivelino Santos

    É o que nós estamos vendo sempre. Os dirigentes nas vésperas das eleições contratam jogadores de grife, e que não estão jogando um futebol de alto nível, somente para enganar os eleitores.
    Ronaldinho Gaúcho não conseguiu alavancar patrocínios para o Flamengo, patrocínios que poderiam servir para pagar o salário de jogador.
    Falta realmente comprometimento de dirigentes e de atletas. O caso Adriano é um ótimo exemplo, o jogador ganhando R$ 500 mil reais por mês é um absurdo.
    É por esse e por vários motivos que o torcedor está se afastando dos estádios, e cada vez mais distante dos clubes.
    Tem novidades no blog de Rivelino.
    AMARILDO.
    MERCADO DA BOLA.
    A VITÓRIA DA SIMPLICIDADE.
    MÁFIA DO APITO.
    http://www.rivelinosantos.wordpress.com
    E-mail rivelino.futebol@hotmail.com
    Muito obrigado e que o nosso bondoso DEUS abençoe a todos.

  37. carlos

    Boa analise dessa papagaiada que virou as cotas de tv depois do andres sanches ter implodido o clube dos 13 para interesses proprios.Já até ganhou seu presentinho pelo serviço,Um cargo na casa bandida do futebol(CBF)

    Ah,não devemos esquecer que Patricia Amorim foi na cola do taxinha.

  38. Ivan Sales

    ERNESTO…

    comentário até foi bom porém como sempre aproveita para falar mal através de inverdades como essa história de o Estádio do Timão usar dinheiro público…

    E admitir que um estádio velho não poderia receber a Copa sem rios de dinheiro é dificil né?

    Seu texto foi bom más como sempre no final a anticorintianismo aproveita para defecar inverdades pela boca!

  39. Sidney

    Peça dinheiro para a grande massa que consegue, nunca vi tanto trouxa junto, depois de Cristiam agoara pode ser Ronaldinho, e tem cara que tira comida da boca do filho para dar dinheiro para algum esperto, isso é Corinthians.

  40. Ernesto

    Meu caro, explique-me então por favor de onde vem o dinheiro do estádio do Corinthians?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: