Advertisements

Relações perigosas

Da “FOLHA”

Por TOSTÃO

——————————————————————————–

As relações de jornalistas com atletas, técnicos, dirigentes e clubes são conflitantes e, às vezes, pouco profissionais

——————————————————————————–

NESTA SEMANA , Roberto Carlos, com raiva, fez duras críticas a Galvão Bueno por causa do “episódio da meia”, no gol da França que eliminou o Brasil da Copa do Mundo de 2006. A maior parte da imprensa, e não apenas Galvão, criticou o jogador e viu, no lance, mais que um erro técnico.

Depois de ver a jogada por 1 milhão de vezes, ainda não sei se havia, ou não, um posicionamento defensivo combinado. Não sei também por que Roberto Carlos estava abaixado na entrada da área, mesmo se fosse ali seu lugar. Certamente, o baixinho Roberto Carlos não deveria ser o jogador para acompanhar o grandalhão Henry. Seja o que for, é injusto culpar o lateral-esquerdo pela eliminação. A França foi melhor.

A revolta de Roberto Carlos com Galvão Bueno me faz pensar sobre as relações entre jornalistas e jogadores, técnicos e dirigentes.

Quando jogava, havia, mais que hoje, jornalistas que não só assumiam as paixões pelos clubes como também apenas defendiam e exaltavam seus times. Existia, em Minas, um colunista que só falava do Atlético, outro, só do Cruzeiro, e um terceiro, só do América.

Em um clássico entre Atlético e Cruzeiro, dei um drible em meu marcador, que ficou de joelhos no gramado. O colunista atleticano, amargurado com a derrota, escreveu que o jogador do Atlético deveria ter me dado um soco para salvar a honra do clube.

Deve ser por essas colunas clubísticas, e por outros motivos, que dirigentes do Corinthians não se conformam com a imparcialidade e independência do corintiano Juca Kfouri     nem os do Cruzeiro aceitam minhas críticas, ainda mais que fui atleta do clube. Quando elogio, com motivos para isso, devem achar que é minha obrigação.

No passado, havia, mais que hoje, jornalistas, principalmente os que faziam a cobertura de um mesmo clube, que se tornavam amigos de jogadores e técnicos. Recebiam informações privilegiadas e, em troca, poupavam suas fontes de críticas. Alguns se tornavam tão íntimos que passavam a ser, extraoficialmente, quase assessores de imprensa. Havia até os que organizavam, depois das partidas, festinhas e encontros para seus amigos famosos.

Hoje, como a TV Globo domina a audiência, tudo o que faz tem enorme repercussão.

Por ser famoso e porta-voz da emissora, transfere-se para Galvão Bueno tudo o que se fala de importante nas transmissões das partidas. Além disso, Galvão não deixa os outros falarem.

A TV Globo não faz excelentes trabalhos e dá ótimos furos somente porque tem competência e ótimos profissionais, além de privilégios. Também porque os jogadores, técnicos e dirigentes adoram aparecer na Globo. Cria-se um vínculo com a TV. Mas quem decide se haverá elogios ou críticas é a audiência. Os atletas, de excessivamente elogiados, passam a ser duramente criticados, como na eliminação do Brasil na Alemanha, em 2006. Daí a revolta de Roberto Carlos.

O jornalista tem de estar perto da fonte e das notícias e, ao mes- mo tempo, ter um distanciamento crítico.

Não tenho nenhuma pretensão de ditar regras, ainda mais que não sou jornalista. Sou um colunista. Apenas observo e opino.

Facebook Comments
Advertisements

11 comentários sobre “Relações perigosas

  1. joe

    AOS VINTE E QUATRO DIAS DO MÊS DE JANEIRO, JOE DECLARA:

    APÓS O NEFASTO “POST” NO QUAL O INFELIZ QUE ATENDE PELA ALCUNHA DE FLAVIO PRADO, ACHINCALHA COM O CORINTHIANS, PERCEBO QUE COMEÇA A NASCER NESTE ESPAÇO UMA DISCUSSÃO SAUDÁVEL, A SABER, O PAPEL DA IMPRENSA NA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.

    COMO JÁ DITO POR MIM, A IMPRENSA DEVE SE ATER A NOTICIAR FATOS DE MANEIRA LIVRE SEM CERCEAMENTOS. ESSE É UM DIREITO INALIENÁVEL.

    PORÉM O QUE TEMOS VISTO É A IMPRENSA BRASILEIRA ACHAR QUE É DETENTORA DO 4º PODER, COMO SE ESSE EXISTISSE DE FATO. E COMO NO DIREITO DE EXPRESSAR SENTENÇAS CONTRA AQUELES QUE ELA JULGA SEU INIMIGO.

    ORA, ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA QUE A IMPRENSA É O QUARTO PODER?

    BEM SABEMOS QUE NÃO.

    PORTANTO A PROPOSTA APRESENTADA PELO ILUSTRE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, VULGO TATURANA, COM RESPEITO A COMISSÕES PARA ANALISAR ABUSOS POR PARTE DESTA É INTELIGENTE E NECESSÁRIA. DIGNO DE NOTA QUE FHC, SERRA TAMBÉM APÓIAM O TEXTO QUE ABRANGE A MATÉRIA.

    OS BONS SABEM QUE UMA DAS PREMISSAS DO BOM JORNALISMO É O CONTRADITÓRIO, AS PARTES SÃO OUVIDAS, O JORNALISTA CRIA A HISTÓRIA VEROSSÍMEL E A ESCREVE SEM TOMAR PARTIDO.

    O CASO INFRA MENCIONADO ENVOLVENDO O CALHORDA FLAVIO PRADO ILUSTRA ESSE EMBATE.

    ASSIM CONCLAMO AS PESSOAS DE BEM, DESTE ESPAÇO, PARA QUE INUNDAM A CAIXA DE MENSAGEM DO PROGRAMA QUE ESSE PULHA COMANDA NA NOITE DE HOJE. MOSTREM QUE NÃO SOMOS ALIENADOS TEMOS OPINIÃO PRÓPRIA, NÃO PRECISAMOS DE CAFAJESTES FAZENDO PIADA COM TORCEDOR. AS BRINCADEIRAS FICAM POR PARTE DO TORCEDOR, JAMAIS POR PARTE DA IMPRENSA.

    JOE BASTIÃO DA VERDADE E JUSTIÇA E QUE CALÇA UM PAR DE BOTAS DE COR MARROM.
    EM UMA NOVA DEZEMBRADA.
    RES, NON VERBA

  2. vinao 6-3-3

    muito interessante esse texto….. mas acho que houve sim uma caça as bruxas por parte da rede globo

  3. Marcel

    óBvio, porque o brasileiro e a Globo vive achando q a França não ganhou a quele jogo, foi o Brasil q perdeu. E por isso saímos à busco dos vilões e dos culpados.

  4. carlitus

    O colunista esqueceu de incluir na sua lista, a perigosa relaçâo entre dirigentes de clubes e torcidas organizadas.

  5. Fernando

    Aff Joe, vai se fud3r cara. Para de falar babaquices!!! Paulinho como vc permite esse tipo de post hein??? Vc não precisa disso pra ter ibope não sabia??

  6. Helder

    Discordo, se o jornal ou jornalista escreveu ou falou algo acusando injustamente uma pessoa ou instituição, há o poder judiciário para resolver.

    Na minha opinião o que precisa de intervenção é o judiciário, solta muito bandido graúdo e os ladrões de galinha ficam apodrecendo na cadeia, além de muitas outras decisões discutíveis.

  7. Helder

    O Brasil teve uma preparação medonha, aquilo parecia um circo, nisso a própria GLOBO tem responsabilidade, já que é “sócia” da CBF, ou alguém se esqueceu da entrevistas concedidas na concentração para o Jornal Nacional, além dos principais atletas se apresentarem em péssima forma para a Copa do Mundo.

    Tudo nos canais da GLOBO estava uma maravilha, era a melhor seleção da copa, que já estava no papo. Enquanto outros veículos emitiam opiniões contrárias a preparação e criticavam os métodos adotados, a GLOBO deitava e rolava na concentração.

    Preparação com timecos de 3° divisão, seleções inespressivas, além é claro da festinha que os jogadores participaram lá na Suiça.

    Deu no que deu, a Seleção levou um baile da França e foi eliminada.

  8. ANDRADE NETO

    **DOMINGO, O DIA DA EMOÇÃO – DEDICADO A CL MOR**

    DANDO PROSSEGUIMENTO AO PROJETO DE CONVERSÃO DO MAIOR NÚMERO DE CONVIVAS POSSÍVEL, ANDRADE NETO REEDITA EM MAIS UMA SEMANA O JÁ AFAMADO “DIA DA EMOÇÃO”.

    HOJE SERÁ A VEZ DE PRESTAR HOMENAGEM A UM GRANDE CORINTHIANO DO FÓRUM, UM CULTOR DO QUE É JUSTO E DA VERDADE.

    CL MOR, O EVANGELHO DA CONVERSÃO É DIRECIONADO AO SENHOR.

    QUE O SENHOR, CL MOR, CONTINUE COM ESSA GARRA E DISPOSIÇÃO EM DEFESA DOS BONS PRINCÍPIOS.

    ASSINA ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.
    ************************************************************
    PREFÁCIO

    Sabe Paulinho. Deve ser muito difícil para voce ter que escrever isso sobre o S.C.C.P., mas voce deve continuar com seu dever cívico e continuar denunciando.
    Tenho 26 anos e estive no Maracanã em 2000, naquele penalti que o Edmundo chutou pra fora; pensei que o futebol era jogado somente dentro de campo…. eu era ingenuo demais
    Hoje sei que o S.C.C.P. é sinonimo de lavagem de dinheiro e acordos enrolados.
    No começo tudo foi difícil para mim, a mudança estava mexendo comigo. No começo achava que o S.C.C.P. era um mal necessário, mas enfim aos poucos fui percebendo que a mudança foi a melhor para minha vida.
    Hoje, vejo um Palmeiras com um Beluzzo, o mentor do Plano Real, na sua presidência, um estádio bacanas, um time guerreiro e que joga bonito, um Muricy no banco. Enfim, hoje tenho motivos de sobra para ser palmeirense.
    Enfim. Se eu consegui mudar, voces tambem podem.
    Boa sorte !

    FRANCISCO TERRA. BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA.

    X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X

    PARTE 1: VILA BELMIRO, A CASA DE PELÉ

    Estava na Vila Belmiro no Campeonato Brasileiro de 2005, naquela partida remarcada. Lembremos que o Santos havia vencido o jogo que fora injustamente anulado.
    Neste jogo remarcado, o S.C.C.P. venceu por 3 a 2. Mas confesso que não comemorei, tamanho meu incômodo. Porém quando o craque Giovanni, chutou a bola pra fora do estádio, vi dignidade, eu vi verdade.
    Aquilo me atingiu.
    Cheguei em casa e quando estava colando a figurinha do Betão e do Marcelo Mattos no meu álbum, olhei para a estante e vi um dos meus livros de História Soviética e Países da Comunidade dos Estados Independentes. Sabia que o sofrimento daquele povo estava fazendo S.C.C.P. ser campeão brasileiro.
    Confesso que a indignação tomou conta do meu coração. Não poderia aceitar aquilo, não poderia !!!
    Dalí em diante, passei a ser menos corinthiano.

    FRANCISCO TERRA. BRAÇO FORTE. MÃO AMIGA.

    X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

    PARTE 2: RECONSTRUÇÃO DE VIDA – O FATOR PAULINHO

    Era começo de 2006 e o S.C.C.P. era o atual campeão brasileiro, apesar de todo o caso Máfia do Apito.
    Naquele começo de ano, o S.C.C.P. estava já desmanchando seu time, enquanto o Palmeiras montava um timaço com craques como Marcos, Edmundo, Juninho Paulista, Gamarra, Paulo Bayer, Correia e Warley.
    Nessa época estava tentando abandonar o futebol. Tinha que dar um basta…Eu, que já faltei à provas de concursos públicos, entrevistas de empregos, etc, só para acompanhar o Corinthians.
    E o que eu ganhei ??? Ainda por cima, nesse tempo de desistência, ainda fui ameaçado por torcedores organizados da G.F. (vou chama-los de Gangue Feroz). Certa vez, enquanto estava plantando uma árvore numa A.P.P. fui ameaçado por 5 deles, sendo que 1 portava um muchaco. Tive que fugir para um riacho para não apanhar.
    De que valeu a pena ? Nessa época tinha 23 anos e vi que boa parte foi perdida por ser um fiel torcedor.
    Confesso que neste ano passei por dificuldades terríveis. Achava que fazia parte da geração perdida…
    Porém, em 2007, abandonei de vez o S.C.C.P. e reconstrui minha vida. Foi em 2008 que um amigo me indicou o Blog do Paulinho. Hoje choro de emoção e gratidão por este blog, que me conta a verdade todos os dias e fez eu enterrar de vez meu sentimento corinthiano.
    Também tive a alegria de encontrar uma pessoa querida que, assim como eu, passou por dificuldades tremendas na sua vida. E essa pessoa é o bandeirante ANDRADE NETO. Fosse a vida real, uma estória grega, certamente ele seria comparado a heróis, como Ulisses e Ícaro, tamanho o caráter e coragem.
    Enfim, meu amigo. Voce mesmo, que agora está com lágrimas nos olhos, mude enquanto é tempo. Só depende de voce, mas pode contar comigo.

    EU VOU SEGUINDO O MEU CAMINHO…
    SOU DECIDIDO ! SOU DECIDIDO !
    OLHO PRA FRENTE..
    PRA TRÁZ NÃO VOLTO, NÃO VOLTO NÃO !

    FRANCISCO TERRA. BRAÇO FORTE. MÃO AMIGA.

    X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

    PARTE 3: ALEGRIA !!! PALMEIRAS, UM TIME LINDO !!!
    Após anos sofrendo com um time que não me devolvia o amor que eu sentia, fui passando a olhar com mais ternura para o Palmeiras.
    Olhava para as arquibancadas e via pessoas simples como eu usando aquela camisa lindona.
    Hoje enxergo algo que não enxergava antes. Quando eu era corinthiano achava que os palmeirenses fossem somente os imigrantes e descendentes italianos. E NÃO É SÓ ISSO !!! É ISSO E MUITO MAIS !!!
    O Palmeiras é um dos times mais queridos no Nordeste. É um time amado em Santa Catarina e no Paraná.
    O Palmeiras é o time dos ricos, dos pobres, do estudante. É o time das mulheres, do adolescente, do jovem bacana. É o time dos velhinhos e dos que estiverem dodói.
    O palmeirense é o playboy e o maluco beleza também. É o roqueiro, o caipira e o pagodeiro também. Um abraço Lecy Brandão !!!

    PALMEIRAS É O TIME do Ratinho, pagodeiro Belo, Gilberto Barros, é a Acadimia de Futebol. O Igor Cavelera, a Magic Paula, o Chico Anísio, o Beluzzo, e mais 7 milhões são palmeirenses.
    Voce também pode ser. Venha comigo. Venha amar e ser amado !!!

    FRANCISCO DUXX. FRANCK TERRA.

    ***A SAGA DE ANDRADE NETO***

    TODOS VOCÊS CONHECEM A MINHA LINDA HISTÓRIA DE CONVERSÕES E ABANDONOS DE CLUBES.

    DEVIDO À IMENSA QUANTIDADE DE EMAILS QUE ME CHEGAM TODOS OS DIAS, DECIDI REPUBLICAR A MINHA SAGA.

    TRATA-SE DE UMA TRILOGIA COM UM FINAL FELIZ, O MESMO QUE FRANCISCO TERRA NOS BRINDOU. ESPERO QUE TODOS OS SENHORES TAMBÉM FAÇAM COMO NÓS.

    ESPERO QUE VOCÊS APROVEITEM E SE EMOCIONEM COM O RELATO DA VIDA DE ANDRADE NETO, UM TORCEDOR PAULISTANO.

    A APROVEITO PARA AVISAR A TODOS QUE A INSCRIÇÃO LATINA DE ANDRADE NETO SE MODIFICARÁ A PARTIR DE HOJE.

    O SUSTINE ET ABSTINE DARÁ LUGAR AO VERITAS ODIUM PARIT.

    ***CAPÍTULO I – O BATISMO TRICOLOR***

    SABE, PAULINHO, FUI CORINTHIANO A MAIOR PARTE DA MINHA VIDA. DEPOIS DE UMA PROFUNDA CRISE PESSOAL, DECIDI QUE ESTAVA NA HORA DE MUDAR… FOI QUANDO CONHECI O SEU BLOG. ELE ME DEU O IMPULSO QUE EU PRECISAVA PARA QUE UM ANTIGO PLANO SE CONSUMASSE. ERAM TANTAS CANALHICES, TANTAS FALCATRUAS, TANTAS INJUSTIÇAS E FRACASSOS QUE ESSE CLUBINHO DA MARGINAL SEM NÚMERO ME PROPORCIONAVA QUE EU RESOLVI: CHEGOU A HORA! BASTA! UM AMIGO ME DISSE QUE HAVIA UM PROGRAMA OFICIAL DO SPFC PARA AQUELES QUE RESOLVESSEM SE CONVERTER. E EU O PROCUREI SEM PESTANEJAR. EU PASSEI PELO BASTISMO TRICOLOR. HOJE SOU FELIZ, TORÇO PRA UM TIME CAMPEÃO E TENHO MUITO ORGULHO DO QUE FIZ. POR 120,00 REAIS, O PREÇO DO BATISMO TRICOLOR, VOCÊS PODEM COMPRAR A FELICIDADE. VENHAM SER CAMPEÕES. VENHAM SER SÃO PAULINOS.

    ANDRADE NETO – SÃO PAULINO E CIDADÃO.

    *** CAPÍTULO II – A VOLTA AO CORINTHIANS***

    SABE, PAULINHO, VOCÊ E OS SEUS LEITORES JÁ CONHECEM A MINHA HISTÓRIA. ALGUNS DETALHES, NO ENTANTO, VOCÊS NÃO CONHECIAM. E AGORA EU OS VOU REVELAR. O CORINTHIANS SE SAGRAVA CAMPEÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE B EM 2008. EU, QUE ME IMAGINAVA AINDA CORINTHIANO, SENTI QUE NENHUMA EMOÇÃO SE APODEROU DE MIM. ERA COMO SE NADA ACONTECESSE, MESMO VENDO A ALEGRIA NO SEMBLANTE DOS JOGADORES, A TORCIDA CHORANDO, A EMOÇÃO SENDO EXTRAVASADA COMO SEMPRE PELA FIEL. TINHA CHEGADO AO FIM MEU CASO DE AMOR COM O CORINTHIANS. O AMOR DE CRIANÇA SE ESGOTARA. NAQUELE DIA PERCEBI QUE NÃO ERA MAIS NADA. UMA CRISE PROFUNDA VIVI DURANTE TRÊS DIAS. O QUE FAZER? AS VERDADES QUE O PAULINHO ME TRAZIA DIARIAMENTE EM SEU BLOG ME ABRIRAM OS OLHOS. MAS LUZ DEMAIS CEGOU-ME NAQUELE INSTANTE.

    PROCUREI OUTRA PAIXÃO. FUI AO BATISMO TRICOLOR. PENSEI QUE TIVESSE ME ENCONTRADO. VIA E REVIA O DVD DA MINHA INICIAÇÃO TENTANDO BUSCAR UM SENTIDO NA VIDA… MAS LOGO EM SEGUIDA DESOBRI QUE AQUILO FOI TAMBÉM UMA FARSA. NÃO ME VI COMPLETO. NÃO PODERIA TORCER PARA UM TIME DE FORMA OPORTUNISTA, ARTIFICIAL… UMA JOGADA DE MARKETING, APENAS. FOI PRECISO CHEGAR O DIA DE HOJE. FOI NA DERROTA SOFRIDA. UMA GOLEADA EM PLENO PACAEMBU. VI NA TELEVISÃO OS OLHOS DE UMA CRIANÇA. O CORINTHIANS PERDIA FEIO. ELA NÃO PARAVA DE GRITAR. ACREDITAVA. VI ROSTOS POBRES, DE PESSOAS QUE NADA TÊM A NÃO SER O CORINTHIANS. A FIEL NÃO PARAVA UM SEGUNDO. FOI HOJE. ME REDESCOBRI CORINTHIANO. DEIXEI DE SER CORINTHIANO EM UMA VITÓRIA ESPÚRIA. VOLTO AOS BRAÇOS DA FIEL TORCIDA EM UMA DERROTA VERDADEIRA. CONSEGUI, POR FIM, COMPREENDER, PAULINHO, COMO VOCÊ, APESAR DE TUDO, AINDA PERMANECE FIEL. COMO PARA SEMPRE EU AGORA SEREI. OU MELHOR, COMO NUNCA DEIXEI DE SER.

    *** CAPITULO III – A DESCOBERTA DA VERDADEIRA PAIXÃO***

    PAULINHO E CAROS CONFRADES, VENHO A PÚBLICO EXTERNAR A MINHA NOVA OPÇÃO FUTEBOLÍSTICA.

    APÓS LER A POSTAGEM DO SENHOR FRANCISCO TERRA E ME EMOCIONAR EM DEMASIA, COMUNICO AOS SENHORES QUE HOUVE UMA NOVA CONVERSÃO EM MINHA VIDA.

    A LEITURA DE TEXTO TERRENO ENCHEU MEU CORAÇÃO DE PAZ, TRANQÜILIDADE E DE UMA VENTURA ESPLENDOROSA.

    AO TERMINÁ-LO, ME SENTI DIFERENTE. ERA COMO SE AS CORES VERDE E BRANCA ESTIVESSEM ENVOLVENDO TODO O MEU CORPO.

    NÃO SEI O QUE ACONTECEU, MAS UMA MAGIA SE APOSSOU DE MIM.

    DE REPENTE, ME VI PALMEIRENSE. MEUS OLHOS SE FECHARAM. NÃO ESCUTAVA MAIS NADA. SÓ UM HINO, UM GRITO E UMA TORCIDA FAZIAM VIBRAR O ÂMAGO DE MEU SER.

    “QUANDO SURGE O ALVI-VERDE IMPONENTE…”

    HOJE ACORDEI REALIZADO. MUITO FELIZ COM A MINHA ETERNA OPÇÃO.

    OBRIGADO, FRANCISCO, POR ME ABRIR O CORAÇÃO PARA A EMOÇÃO.
    SENTIA QUE NESTA SEMANA UMA GRANDE MODIFICAÇÃO SE OPERARIA DENTRO DE MIM.

    OBRIGADO, PAULINHO, POR SEMPRE NOTICIAR A VERDADE SOBRE O CLUBE EM QUE O CORINTHIANS SE TRANSFORMOU. MOTIVOS PARA QUE ESSA MAGIA VERDE E BRANCA SE APOSSASSE DE MIM NÃO FALTARAM.

    AVANTI PALESTRA!

    FIM
    **********************************************************

    ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.

    Caro Paulinho, seu blog é como uma segunda casa para mim. Meu porto seguro. Durante muitos anos peregrinei pelos mais ermos e escusos cantos da internet em busca da faísca do conhecimento e de companheiros dignos.

    Minha jornada solitária começou pelos idos de 1998, quando passei a frequentar salas de bate-papo estilo “chat”. Procurei ali amigos mas só encontrei desilusão, pessoas descomprometidas com a verdade, cultuadoras do corpo e do sexo avulso, materialistas e carreiristas em geral.

    Seguindo minha peregrinação em busca do Graal virtual caí no desgosto de participar de fotologs, orkuts, blogs duvidosos, fori de RPG, ocultismo, Pokemón e desenhos japoneses. Confesso que me perdi. Caí no mais fundo poço da ignorância e me deixei levar por influências do mal.

    Mas internamente minha pura alma não se dava por satisfeita. Uma voz dentro de mim dizia que em algum lugar da internet eu encontraria luz, justiça, verdade e amizade. Tamanho era meu conflito interno que quase me tornei um cardíaco, cheguei até a buscar conforto nas drogas lícitas como álcool, cigarros de tabaco e livros de auto-ajuda.

    E foi numa tarde ensolarada que aqui caí de pára-quedas, buscando no google informações sobre o Corinthians, meu time (àquela época) de coração.

    Insurgiu-se em meu peito naquele momento um sentimento de alegria e êxtase que me acompanha até hoje, diariamente, toda vez que acesso seu blog. Levanto minhas mãos aos céus todo santo dia para agradecer a existência deste espaço de tão nobre estirpe.

    Pessoas como você, Andrade Neto, Francisco Terra e mais recentemente o jovem Helder ajudam a dar sentido à minha existência. Reencontrei meu objetivo de vida, a luta inesgotável pela justiça e pelo bem-estar de meu pares.

    Confesso que às vezes fico meio triste com a ignorância de alguns que aqui se manifestam e muitas vezes nos atacam. Mas aprendi que nesta vida temos que ter compaixão com os seres menos favorecidos na escala evolutiva. Seu meu cachorro me morde não tenho como ficar bravo com ele, pois é de sua natureza irracional ser violento. Creio que agora entendo melhor a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos ordena oferecer a outra face quando ofendidos fisicamente.

    Não sinto mais raiva dos comunistas e demais analfabetos funcionais que por aqui abundam: trato-os como pequenos animais de estimação que não possuem o discernimento suficiente para compreender este fenônemo maravilhoso da vida, da magnânime existência terrena.

    Desejo a você, Paulinho, e a todos os justos que habitam este blog, como meu mentor Andrade Neto, Francisco Terra, Helder e outros, uma vida longa e cheia de luz.

    O problema do povo é justamente o fato de o povo não saber o que é melhor para si. Mas a sábia Natureza às vezes presenteia o mundo com anjos do saber, como é o caso de Andrade Neto, para facilitar e iluminar nosso caminho pelas estreitas portas que conduzem ao Reino dos Céus.

    Vim, vi e venci.

    JÔNEI, UM JUSTO

  9. ANDRADE NETO

    **O JOVEM HELDER É ACEITO NA PLÊIADE DO BEM**

    JOVEM HELDER, ÉS LUZ QUE ILUMINA OS DEMAIS DE SUA IDADE

    ÉS UM NATO DEFENSOR DA HONRA, DA MORAL E DA VERDADE.

    TEU ENTUSIASMO É MUITO MAIS DO QUE CONTAGIADOR

    SEMPRE NO CULTO DO AMOR PELO SEU TRICOLOR.

    SAIBAS QUE ANDRADE NETO, FRANCISCO TERRA E JÔNEI, UM JUSTO POR AQUI ATÉ O FIM RESTARÃO

    A FIM DE A TI EMPRESTAR A EXPERIÊNCIA DE VIDA E O CARINHO DE IRMÃO.

    PARA SEMPRE HÁS DE TRILHAR A SENDA DA FÉ E DA ESPERANÇA.

    E ASSIM A ANDRADE, A FRANCISCO E A JÔNEI LOGO ALCANÇAS.

    SEJA BEM-VINDO À PLÊIADE DA VERDADE, DO BEM E DA HONRA, JOVEM HELDER!

    TEMOS COMO PADRINHO E PROTETOR O JORNALISTA PAULO CEZAR.

    NUNCA TE ESQUEÇAS DE QUE HONRANDO A NÓS, É A PAULO CEZAR QUE ESTARÁS HONRANDO.

    LEMBRA-TE DE PÔR ADIANTE OS INTERESSES DA VERDADE E DA HONRA, ANTES MESMO DAS PAIXÕES CLUBÍSTICAS.

    ESTE É O LEGADO MAIS BELO DEIXADO A NÓS PELO JORNALISTA PAULO CEZAR.

    ASSINA ANDRADE NETO, VERITAS ODIUM PARIT.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: