Por ALBERTO MURRAY NETO

Ainda bem que na imprensa esportiva televisada do Brasil existe a ESPN.

Mais uma vez, nas minhas escolhas pessoais dos melhores do ano, o prêmio de “Melhor Canal Esportivo” vai para a ESPN Brasil.

A ESPN Brasil é uma emissora independente.

E expressar livremente a sua opinião, no mundo de hoje, em que não é incomum ver os patrocinadores sentarem-se do outro lado do balcão, falar o que pensa não é pouca coisa.

A ESPN Brasil tem inúmeras qualidades técnicas, realiza bons programas, documentários interessantíssimos, projetos sociais produtivos e tem a reconhecida categoria de seus integrantes.

Entretanto, o que mais a diferencia de suas concorrentes é a sinceridade e isenção com que analisa o esporte brasileiro. E isso lhe dá absoluta credibilidade.

Sabemos, nós, expectadores, que não há censura interna na ESPN Brasil.

A ESPN Brasil não falará bem, ou mal de alguém, ou de alguma coisa, em virtude de interesses turvos, inexplicáveis.

O Jornalista tem a obrigação de ser crítico, sempre e cada vez mais, sob pena de tornar-se um profissional amorfo.

Nada mais chato há do que jornalistas ufanistas que ainda nos fazem lembrar, em suas narrações e comentários, daquelas épocas sombrias do “Brasil Ame-o, ou Deixo-o”.

Aliás, o nacionalismo exacerbado é condenado pelo verdadeiro Movimento Olímpico. O ideal Olímpico está acima das nações.

Em 2.009, de novo, a ESPN Brasil deu uma aula de jornalismo esportivo equilibrado, que se mantém distante dos acenos fervorosos e gracejos feitos pelos poderes constituídos, para aderir.

Assistir a um documentário com cara de “chapa branca”, com um sujeito tentando nos impingir a idéia de que tudo é maravilhoso é, além de um mau jornalismo, muito modorrento. Se eu fosse Jornalista, teria vergonha de trabalhar assim.

A ESPN Brasil abre os olhos da sociedade brasileira para que não se deixe iludir pela fala patético patriótica dos outros, a fim de que o povo possa, livremente, formar sua opinião.

Por isso, sinto-me honrado em ter meu Blog Olímpico hospedado neste portal.

Eu tenho implicância solene com os ”baba ovos” e de jornalistas que, acima da sua profissão, têm interesses financeiros que o fazem pensar assim, ou assado.

Facebook Comments