Advertisements

O poder dos blogs

É de impressionar o poder de comunicação atingido pelos blogs em todo o mundo.

São nestes espaços que os jornalistas encontraram a maneira de praticar o seu ofício sem as amarras impostas pelas grandes corporações.

Surgiram também, durante todos estes anos, fenômenos de comunicação, antes sem espaço, mas que, além de atrair uma multidão com suas postagens, passaram a contribuir para a mudança do pensamento popular, e inseriram-se como opções qualificadas na busca por informações.

Na última semana, um dos blogs independentes mais famosos do mundo, o “Geración Y”, escrito pela cubana Yoani Sánchez, marcou história.

Primeiro pelo fato de ter sido seqüestrada, a mando de gente ligada ao Governo da ilha, espancada, quase morta e, mesmo assim, postado, dias depois, que continuaria o seu trabalho.

Disse ainda que “alguns jornalistas podem ser calados quando comprados com “presentinhos”, benefícios, etc., mas o blogueiro independente, com ideais, somente a morte ou a intimidação podem fechar sua boca “

Eu diria que, para alguns, a intimidação estimula ainda mais o trabalho.

Na ultima semana, Yoani conseguiu uma proeza única.

Entrevistou o presidente americano Barack Obama.

Demonstrando ainda mais que o valor do trabalho e a penetração de um blogueiro no mundo da comunicação ultrapassam todos os limites possíveis.

Apenas para finalizar, observando a tiragem dos principais jornais do país, descobri que nosso espaço tem mais audiência do que o número de jornais vendidos pela FOLHA nas bancas de revistas.

Demonstração de que nossa responsabilidade cresceu na proporção exata de nossa relevância no cenário atual da comunicação.

Não só o blogueiro, mas grande parte dos freqüentadores deste espaço, que tanto contribuem para o conteúdo publicado, tem em mãos uma importante ferramenta de contribuição para a sociedade.

É nosso dever utilizá-la da melhor maneira possível.

Facebook Comments
Advertisements

62 comentários sobre “O poder dos blogs

  1. SAO!

    parabens pelo blog..
    mas infelizmente tem uns blogs q colocam no meio de post propagandas dos patrocinadores do blog.

  2. Rafael Costa

    Vou xingar qualquer petralha ou esquerdista do miolo mole que ofender ou ironizar ablogueira cubana, que é uma heroína vítima da ditadura sanguinária da ilha-prisão.

  3. Thor-Palmeirense

    Paulinho

    Queria saber por que de sua recusa em publicar meus posts????

    É censura, ou não pode falar mal do São Paulo?

    Coloquei 4 postas ontem na sua postagem sobre o STJD e o São Paulo, e vc não postou nenhum deles, é censura é?

    Não posso falar mal do São Paulo? É isso?

    Paulinho: Pode,desde que aprenda a falar com um MÍNIMO de educação e não utilize o “bambi”

  4. Alviverde-Lapa

    Concordo plenamente com a sua colocação a respeito da net e blogs .

    Depois que correu pela net as ações de bastidores do Beluzzo e Marco Polo , o verdão veio ladeira abaixo desmistificando a farsa montada .

  5. sergio lima

    Em primeiro lugar, aqui nos Estados unidos, os grandes grupos de comunicacao, ha anos ja amarram o jornalista a escrever apenas o blog linkado ao da empresa, nao havendo, portanto, a tao falada independencia pois os blogs fazem parte do contratao. Nos EUA, os blogs de jornalistas corporativos respondem por mais de sessenta por cento de todo o movimento nesta area. Segundo, realmente a sua responsabilidade e’ grande mas sua credibilidade so sera tambem grande se voce aceitar criticas e para de vetar publicacoes que nao lhe agradem. Jornalismo com independencia e sem medo nao podem se irritar com criticas. Qual a diferenca de em vc cortando os caras que te criticam e o Luxemburgo nao lhe respondendo numa coletiva? Coisa que vc nao suporta. Se tiverem palavroes eu entendo, mas criticas devem ser publicadas. Se vc quiser um dia ser levado a serio por quem o le, assim como e’ o Birner, por exemplo, tem que publicar as criticas e conviver com elas. Ou vc se acha perfeito? Meu pai sempre me diz, parabens, filho, mas nao se esqueca de onde vc veio. Abraco.

    Paulinho: Sempre publico asm criticas, desde que tenham algum fundamento e não beirem a achismo ou perseguição

  6. mauricio jose de souza

    Paulinho, todo dia quando chego no escritorio, os primeiros blogs que abro, sem mentira nenhuma, é o do Juca, o seu, o do Vitor Birne, sou de BHTE mais adoro seus comentários pois acho que voces são muito independente. Quem dera si aqui em Minas tivesse jornalistas independentes, pois o que tem aqui são quase todos censurados pelo governador. Continue assim, um abraço Mauricio BHTE

  7. Mauricio França

    O problema é que blogueiro emite muita opinião, e tantas vezes, sem qualquer nexo com a verdade.

    Vc é um deles, que noticia um fato, julga e já condena, sem direito de resposta do acusado.

    E o pior, sequer coloca no ar os posts que o criticam por esse tipo de atitude.

  8. GUINASP10

    A/C: São Paulo Futebol Clube
    Jogadores, comissão ténica, em nomes dos verdadeiros sãopaulinos, os que amam nosso clube, e acima de tudo o time que entra em campo, não se importando com o credo, a raça, a cor, ou a opção sexual de seus jogadores, isso se trata de futebol. Somos perseguidos de forma infame pelos adversários, não faz mal, todos os outros clubes já foram. Mas quando entrarem em campo nos tres jogos restantes, deem a alma , se entregue nas divididas, chutem a gol. Talentos, vcs tem de sobra, jogariam em qualquer time do mundo, alguns seriam até titulares, vcs são um grupo, não se esqueçam disso, mas ao entrarem em campo lembrem-se dos milhões de sãopaulinos , que não desistiram de vcs, vençam e provem a esse tribunal que decidiu de maneira controversa algo tão simples, nossos amamos o nosso clube, compramos payperview, produtos oficiais e licenciados e merecemos ser representados da forma mais justa possível, vencer não é obrigação, lutar e tentar sim. O elenco todo,toda acomissão técnica, os roupeiros, todos vcs nos orgulhem nesses últimos jogos. Tenho orgulho de ser sãopaulino, apesar de alguns jogos medicres esse ano. Mas vai lá São Paulo, vai lutar e ser campeão. Obrigado Paulinho, por dar voz aos verdadeiros amantes do futebol, que respeitam seus adversários e não inimigos.

  9. Doutor Raposo

    A magrelinha da Yoani manda bem. Pra quem se interesssa pelos perrengues que a galera passa em Cuba, foi lançada uma compilação dos melhores posts do blog generación y da cubana, chamado “De Cuba, com carinho” (sem pensar besteira, pessoal).
    Paulinho, parabéns pela audiência, o blog é bacana mesmo, pena que temos de aturar o chato Andrade Neto elogiando a ditadura, mas nada nesse mundo é perfeito, não é mesmo?
    hauahuahua!

  10. ANDRADE NETO - UM MORALIZADOR SOCIAL.

    SABE, PAULINHO, CERTAMENTE O SEU BLOG, JUNTO COM O DO JUCA, SÃO OS MELHORES DA INTERNET BRASILEIRA.

    É NELES QUE RESIDEM HOJE EM DIA O VERDADEIRO JORNALISMO, INSTRUMENTO CAPAZ DE DAR VAZÃO À REAL DEMOCRACIA.

    EM NENHUM OUTRO ESPAÇO SE DISCUTE TANTO E EM TÃO BOM NÍVEL OS MAIS VARIADOS ASSUNTOS.

    ESPORTE, POLÍTICA, CULTURA, ENTRETENIMENTO, ARTE ETC.: ASSUNTOS TRATADOS COM MUITO ESMERO NO BLOG DO PAULINHO, ONDE A VOZ DA RAZÃO E DA HONESTIDADE SEMPRE PREVALECE.

    QUISERA PELO MENOS UM DÉCIMO DOS DEMAIS BLOGUEIROS TER A SUA CAPACIDADE.

    O MUNDO VIRTUAL SERIA MUITO MELHOR.

    QUANTO AO FATO DO GOVERNO DITATORIAL SOCIALISTA SOVIÉTICO DE CUBA ESPANCAR SEUS BRAVOS JORNALISTAS, ACHO QUE É ISSO O QUE OS DETRATORES DO REGIME DE TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA POR ESTAS BANDAS QUERIAM QUE ESTIVESSE ACONTECENDO.

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

  11. ANDRADE NETO - UM MORALIZADOR SOCIAL.

    SENHOR, PAULO CEZAR NUNCA FUGIU DO DEBATE DEMOCRÁTICO EM SEU BLOG.

    E OLHE QUE JÁ VI ELE PUBLICAR CRÍTICAS VIOLENTÍSSIMAS À SUA PESSOA QUE NEM MESMO O JUCA, O MELHOR JORNALISTA DO BRASIL, PUBLICARIA EM SEU BLOG.

    ACHO QUE O SENHOR DEVERIA ACOMPANHAR MAIS O BLOG E SEUS COMENTÁRIOS ANTES DE DESFERIR ESSA INVERDADE CONTRA PAULO CÉZAR.

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

  12. sergio lima

    Paulinho, o blog deveria ser local para discussoes. Se vc achar que eu estou usando achismos, debata, publique e discorde. Eu, mais do que ninguem, aplaudo a chegada de caras como voce. Eu odeio a imprensa brasileira comprometida. Ja te xinguei e ate passei dos limites, mas tudo porque eu cobro de vc aquilo que vc prega ou porque nao concordo com vc politicamente e isso e’ normal. E de mim nunca havera perseguicao. Jamais. Eu nao te conheco, moro fora do Brasil e torco pelo mesmo time que voce. Porque entao te perseguiria? Te cobro para que vc melhore. Vc e’ muito bom mas as vezes, ao meu ver, comete erros e eu acho ser meu dever aponta-los. Acho que vc deveria ler as criticas com um pouco mais de atencao e saber que existem os malucos, os caras mandados e os caras serios. Abraco.

  13. eu ja sabia

    hahahahahahahahahahahahahahahah

    Meu,deixa de se preocupar com o time dos outros e
    se preocupa com o seu que tá uma lástima…

  14. danav

    Essa Yoani é realmente uma heroína.

    Tem enfrentado toda a ditadura cubana com uma coragem impressionante.

  15. eu ja sabia

    Pra dar risada

    Pra quem tem o canal aberto são paulo na tv

    Programa Mesa Oval Futebol e Quebra Pau

    Tosco e engraçado

  16. brantonio

    bbom demais seu artigo Paulinho, mas olha so por falar em prestar servico a sociedade, fiz uma seleCao de denuncias muito 10 irmao! Se tiver um tempinho visite meu blog:

    http://brantonio.wordpress.com/
    Com essas denuncias creio estar ajudando as pessoas a nao serem enganadas em nome de Deus.

  17. Doutor Raposo

    Zingamento? Parecere? Andarde Neto?
    Ô ocioso, por acaso você está com delirium tremens?

  18. Rafael Costa

    Concordo, por isso tenho muito dó dos cubanos que ainda são escravos do sanguinário Fidel Castro.

  19. Jônei

    O correto seria “é neles que reside hoje em dia o verdadeiro jornalismo”, no singular.

    Você não tava sem net?

    Fez um “gato” na conexão do vizinho?

  20. ANDRADE NETO - UM MORALIZADOR SOCIAL.

    O SENHOR TEM RAZÃO, JÔNEI.

    O PROBLEMA É QUE AGORA MINHA CONEXÃO É DISCADA. TENHO POUCO TEMPO E NÃO POSSO FAZER AS CORREÇÕES GRAMATICAIS DEVIDAS POIS MINHA ESPOSA A TODO MOMENTO QUER FAZER USO DO TELEFONE.

    ANDRADE NETO PEDE PERDÃO PELO LAPSO NO VERNÁCULO.

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

  21. ANDRADE NETO - UM MORALIZADOR SOCIAL.

    SENHOR DOUTOR CULTO,

    O PROBLEMA É QUE AGORA MINHA CONEXÃO É DISCADA. TENHO POUCO TEMPO E NÃO POSSO FAZER AS CORREÇÕES GRAMATICAIS DEVIDAS, POIS MINHA ESPOSA A TODO MOMENTO QUER FAZER USO DO TELEFONE.

    ANDRADE NETO PEDE PERDÃO PELO LAPSO NO VERNÁCULO.

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

  22. washingto silva

    paulinho gosto muiyo do seu blog, mas defender o fiori do jeito que vc faz e um absurdo………….

  23. Rodrigo

    Também já escrevi o termo “xxxxxi” para me referir ao São Paulo e também fui recusado. Não vejo tanta ofensa na colocação desse termo, uma vez que a própria diretoria são paulina, como a torcida, são muito esclarecidos quanto ao assunto.

  24. Pingback: Tweets that mention O poder dos blogs « Blog do Paulinho -- Topsy.com

  25. Francisco Terra

    O Blog do Paulinho é excelente. E modéstia a parte, você e até mesmo eu, colaboramos muito com a dispersão de cultura neste solo sagrado.
    Parabéns Paulinho.
    Saiba que eu NUNCA vou deixar de escrever aqui. Prometo.

    FRANCISCO TERRA. BRAÇO FORTE. MÃO AMIGA.

  26. Luiz

    Em relação à Cuba, é lamentável ver pessoas que emitem seus “pareceres” dirigidos pela revista “olhe”. Em relação à blogueira com o Obama é apenas uma entrevista do patrão com a empregada.

  27. Rafael

    affffffff Paulinho,

    Vc ta parecendo jogador mascarado, falando na 3a pessoa…. para com isso!!!

    Fora isso parabens pelo trabalho, vc, apenas, precisa aprender a não ser sensacionalista, é inócuo maquiar a garoa para aparecer uma tempestade.

    abraços

  28. sidnei

    parabens super homem das reportagens, vai procurar oque fazer paulinho, as coisas,nao sao perfeitas no nosso pais mas relaxa um pouco com essa teoria da conspiração de tudo e de todos, desse jeito se pode morrer de um infarto, hahahahahahaha

  29. ANDRADE NETO - UM MORALIZADOR SOCIAL.

    CALHORDA, ME DIGA UMA VEZ QUE O JORNALISTA PAULO CEZAR NÃO CONCEDEU DIREITO DE RESPOSTA.

    A PROVA ESTÁ NA SEMANA PASSADA. MARCO AURÉLIO CUNHA, UM LORPA, TEVE PUBLICADO AQUI SEU EMAIL-LAMENTAÇÃO.

    DOBRE A LÍNGUA ANTES DE FALAR BOBAGENS DE PAULO CEZAR.

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

  30. ANDRADE NETO - UM MORALIZADOR SOCIAL.

    CARO FRANCISCO TERRA E DEMAIS AMIGOS, ANDRADE NETO NESSES ÚLTIMOS TEMPOS ANDOU RECEBENDO EM SUA CAIXA DE EMAIL INÚMEROS CONVITES E DESEJOS FORMAIS DE CIDADÃOS QUE GOSTARIAM QUE ELE ABRISSE SEU PRÓPRIO BLOG.

    ANDRADE NETO, PORÉM, JÁ ADIANTA A TODOS: EM NENHUMA HIPÓTESE ELE TOMARÁ ESTA RESOLUÇÃO.

    EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE ELE CRÊ QUE SERIA UMA DESLEALDADE IMENSA COM O JORNALISTA PAULO CEZAR.
    SUA MISSÃO SE DÁ NESTE SOLO VIRTUAL SAGRADO, NÃO ALHURES.

    E ANDRADE NETO NÃO CRÊ SER DE BOM ALVITRE “FAZER” SEU NOME POR ESSAS BANDAS PARA DEPOIS APROVEITAR-SE DO GRANDE PÚBLICO DO JORNALISTA PAULO CÉZAR.

    ANDRADE NETO AQUI SE INICIOU NA ESFERA PÚBLICA VIRTUAL E AQUI MORRERÁ, CONFORME A VONTADE DE PAULO CEZAR, LÍDER MÁXIMO DO ESPAÇO.

    ESPERO QUE TODOS OS FÃS E AMIGOS DE ANDRADE NETO ENTENDAM A SUA POSIÇÃO.

    E ANDRADE NETO FICA DEVERAS LISONJEADO COM OS EMAILS RECEBIDOS DA PARTE DE TODOS VOCÊS, AMIGOS.

    PARA AQUELES QUE AINDA NÃO ANOTARAM O EMAIL DE ANDRADE NETO É:

    ANDRADENETO96@GMAIL.COM

    DÚVIDAS, SUGESTÕES E ESCLARECIMENTOS SOBRE ARTES, CULTURA GERAL, HISTÓRIA UNIVERSAL, FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA, DIREITO, POLÍTICA, ESPORTES, AUTO-AJUDA, RELIGIÃO, CIÊNCIA ETC., É SÓ MANDAR UM EMAILMPARA O AMIGO ANDRADE NETO. ELE PROCURARÁ TE AJUDAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.

    ANDRADE NETO, SUSTINE ET ABSTINE.

  31. Tricolor

    ACHO QUE O SENHOR TAMBÉM PRECISA VOLTAR AOS BANCOS ESCOLARES.

    PALAVRAS COMO “AGRDIR” E “JORNAALISTA” SÃO NOVAS EM NOSSO VOCABULÁRIO. rs

  32. Rodrigo

    Essa mulher só que aparecer, é uma ativistazinha qualquer.. Conseguiu chamar a atenção por ser puxa saco dos EUA. Acorda galera! Herói não existe!

  33. Roque Silva

    POIS É ……….
    ENQUANOT ISSO, ACABO DE CHEGAR DA NOITADA.
    FIQUEI COM DUAS DANÇARINAS DA MADONA …….
    QUE CHATO !
    AGORA VOU DORMIR, MEIO DIA TEM PRAIA.
    ABRAÇOS A TODOS !

  34. Doutor Raposo

    Sei que você está muito curioso, é normal uma mente desocupada perder tempo com questões desse tipo, mas vendo seu histórico de ataques e ofensas a pessoas que revelam sua profissão nesse blog, sempre diminuindo e ridicularizando desafetos a partir da atividade que exercem dignamente (“barraqueira das unhas”, farmacêutico boxeador”,”segurança brucutu”…todas palavras de um à toa que tem a dignidade de um saco de bosta e ojeriza ao trabalho), me recuso a dizer a minha, visto que usaria o mesmo golpe baixo contra mim. Respeito muito minha profissão pra deixá-la rodar na boca de um vagabundo mentiroso patológico. A mim você não engana,safado!

  35. Rafael

    Andrade Neto,

    Vc é o Advogado do Paulinho??? ou teria apenas uma adimiração platônica por ele???

    Minha msg foi para ele e não para você, e alem disso não foi nada agressiva, se vc entendeu assim, “SERIA DE BOM ALVITRE O SENHOR VOLTAR AOS BANCOS ESCOLARES ANTES DE AGRDIR” os leitores dele.

  36. eu ja sabia

    que idiota

    catou 2 travecos que sodomizaram a bundinha bronzeada dele
    e vem com papo de dançarina de madonna

    sonha otario

  37. Agnaldo Dutra

    Eu vi esse programa…é muito bom ! Indico a todos ! tem até site…www.mesaoval.com.br !

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: