Advertisements

Coluna do Fiori

fiori4 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

O PRESIDENTE DA ANAF

Quando arbitrava verificava o apego de Sérgio Correa da Silva com integrantes do PCdoB.

Naquele tempo, o Sindicato dos árbitros de Futebol do estado de São Paulo – SAFESP- ocupava imóvel situado em travessa sem saída localizada na primeira quadra da Rua São Joaquim.

O sobrado de esquina era ocupado por hospedaria de estudantes situada na parte superior, na inferior havia restaurante aberto ao publico local, em que almocei e jantei por diversas vezes.

Lembro também que membros do partido eram freqüentes do local, com alguns, e por varias vezes, Sérgio esteve, nunca perguntei, porém, acreditava e acredito que Sérgio seja filiado.

Entendo que a relação de amizade entre Sérgio Correa, enquanto presidente da ANAF com Aldo Rebelo, nada de bom produz para o futebol, se fosse ao contrario, Sérgio teria se esforçado para revogar o desacreditado sorteio.

SORTEIO

Abominado por mim desde sua iniciação, o famigerado sorteio incrustado no Estatuto do Torcedor por obra de nossos “representantes”, não estabelece regras.

Para ter o mínimo de confiabilidade, lógico é colocar o nome de todos os integrantes da arbitragem em um globo, antecipadamente examinado por peritos sem vínculos com os “impolutos” dirigentes e, determinar a partida efetuando o sorteio.

Percebo que o sorteio é realizado conforme o grau de interesses.

Parte da crônica e maioria dos amantes do futebol não confia na independência dos árbitros quando da aplicação das leis do jogo.

Atingimos ao extremo do apoucado crédito mantido pelos amantes do futebol nos integrantes da arbitragem brasileira, quer estadual ou nacional.

Conforme diz Boris Casoy:

“Isto é uma vergonha !”

BRASILEIRO SÉRIE A

SÃO PAULO x PALMEIRAS

Árbitro: Héber Roberto Lopes (FIFA-PR)

Partida desprovida de lances polêmicos tanto dentro, quanto longe das áreas, o arroz com feijão foi aplicado com normalidade pelo árbitro.

Tivemos alguns lances de contestação explicitados pelo palmeirense Diego Souza diante de determinações do árbitro.

Creio que é tempo da diretoria do Palmeiras chamar Diego Souza a atenção, em varias partidas o atleta contestou as decisões do árbitro e de seus assistentes.

BOTAFOGO x GRÊMIO

Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)

O segundo tento gremista surgiu de cruzamento após a bola ter saído pela linha de fundo por volta de dois passos, o lance era de total responsabilidade do assistente, se bem colocado, acredito que o árbitro teria anotado.

Pela TV observei que Adilson defensor do Grêmio cometeu penalidade no instante que cortou com o braço um cruzamento do botafoguense Thiaguinho, como foi lance interpretativo, Cintra entendeu que não houve pênalti.

PARTE FISICA

Quanto aos movimentos do árbitro Rodrigo Martins Cintra no decorrer da partida, deu-me a impressão de lentidão, foram concentrados no centro do campo e nas linhas intermediarias, pouco respeitou a diagonal.

Cintra se acha o melhor de todos, se perde pelo orgulho, deveria baixar a bola que pensa ter.

AGRESSÃO

Na pagina E3 do caderno de esportes do jornal o Estado de São Paulo do dia 31/08/09 encontra-se inserido a possível agressão desferida a Rodrigo Cintra após a partida.

Caso seja verdadeira, confio que Cintra tenha relatado.

SANTOS x FLUMINENSE

Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR)

Como sempre Evandro Roman teve atuação fraquíssima, marcou faltas inexistentes e se perdeu no item disciplinar da partida, aceita ou finge que não ouve e não enxerga o contestar dos litigantes.

VERGONHA

A desfaçatez dos dirigentes da Portuguesa de Desportos, após a invasão do vestiário, na derrota para o Vila Nova ocorrida no dia 25 de agosto, em defesa dos praticantes do abominável ato confirma que o futebol é dirigido por interesses, o clube que se f…

Conforme o amplamente divulgado a invasão foi consumada por conselheiros acompanhados de guarda – costas profissionais.

 A falta de ética e de solidariedade para com a verdade atingiu César Prates, Fábio, Preto, Christian e Thiago Gomes, que desmentiram o acontecimento, dos citados, alguns são “atletas de cristo.”

Entre a palavra dos dirigentes, dos atletas e a de René Simões, fico com a do técnico.

PRECONCEITO

Folheando na pagina de esportes do Diário de São Paulo de sábado 05/09/09 deparei-me com preconceito sofrido pelo gari Sandro Siqueira ao ser reprimido de participar de teste no time pernambucano do Santa Cruz.

De conformidade com o supervisor de futebol da equipe pernambucana, caso o gari participasse do teste, vão dizer que:

Todo mundo está entrando no Santa Cruz.

SOLIDARIEDADE

Na condição de cidadão solidarizo-me com o gari Sandro Siqueira fazendo apelo aos defensores da justiça para que tomem as providencias cabíveis ao caso.

POLITICA

AMIZADES, CORRUPÇÃO E VERBA PÚBLICA

Conforme entrevista à jornalista Sonia Racy, responsável na pagina Direto da Fonte do jornal “O Estado de São Paulo”, em 21/08/09 Pelé afirmou:

“O grande problema do nosso futebol é a corrupção, a falta de profissionalismo e o abuso de tantos empresários nos clubes.

Quando ministro, durante o governo FHC, liberei verbas para o Vasco da Gama, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e tantos outros, com o principal objetivo:

Construção de seus estádios.

Nada foi feito, o dinheiro sumiu e ninguém de explicação.”

Quando indagado: Nenhum estádio?

Pelé respondeu: “O Cruzeiro ainda fez a Toca da Raposa.”

De resto vimos coisas como o Eurico Miranda saindo do Maracanã com a renda do jogo do Vasco, posteriormente, informou ter sido assaltado.

REMEMORANDO

Este papo de assalto ou outras alegações me faz repassar que em uma das varias viagens efetuadas pelo Santos ao exterior no tempo de: Pelé, Coutinho, Dorval e outros craques, quando de volta para o Brasil, os valores arrecadados em Dólar sumiram em pleno vôo, salvo engano o presidente do time santista era Athiê Jorge Cury.

AMIZADES

Pelé fala, fala, no entanto se comporta como um dos favorecidos pelo sistema ao se adornar com Havelange, Ricardo Teixeira, Orlando Silva, Aldo Rebelo e dezenas da mesma casta, numa clara demonstração do:

Toma Lá Dá Cá

 

BOCA FECHADA

Por estes e outros comportamentos, como o desprezar da filha recentemente falecida, Pelé perde credibilidade, dando razão a Romário quando afirmou que:

“Pelé com a boca fechada é um grande poeta.”

CAMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

REVOGAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em secção extraordinária, ocorrida em 02/09/09, a revogação do titulo de Cidadão Paulistano concedido ao médico Roger Abdelmassh, no ano de 2.002, outorgado por proposta da então vereadora Miriam Athiê.

Plausível este revogar, tenham os vereadores da cidade de São Paulo a certeza que esperamos que repitam o ato nos casos específicos de:

Ricardo Teixeira e de Eduardo José Farah, péssimos exemplos do outorgar.

Senhores “representantes” do povo da cidade de São Paulo se conscientizem em nos representar honestamente.

Estamos revoltados com a revogação da Lei Cidade Limpa que irá favorecê-los em épocas eleitorais permitindo a colocação de propaganda enaltecendo seus nomes emporcalhando logradouros públicos e nosso visual em geral.

Chega de corrupção e de favorecimentos como a troca constante do plano diretor que lhes proporcionam vantagens de todas as espécies.

Acorda Brasil

SP- 06/09/09

Advertisements

Facebook Comments

5 comentários em “Coluna do Fiori”

  1. Fiori, as vezes acho você ingênuo. Dizer que a diretoria do Palmeiras deva chamar a atenção do Diego Souza, acaba soando ingenuidade. Será que não é a diretoria do clube que pede para ele jogar assim? Com essas atitudes ele cava pênaltis e expulsões de adversários, tudo que favorece a equipe dele. E tudo com a complacência dos árbitros.
    Por que a diretoria iria pedir para ele mudar de atitude?

  2. Alô nação Meretriz ?!?!?!
    Alô trabalhadoras do amor !!!!

    Agora com nosso artilheiro de volta, o artilheiro do amor, Vagner Love, vamos encher o peito e gritar, vai Lovão querido !!!

    E pra ficar bem vestidas, notar que estamos vendendo a camiseta azul em preços bem chamativos.

    Acesse nossa putique e garanta a sua !!!
    http://www.daspu.com.br/

  3. Deivison,

    Meus comentarios são semanais, poderia atualiza-lo com as partidas que foram disputadas ontem + o farei durante a semana acrescentado as disputas de quarta e quinta feira.

    Na subjetividade de seu postado posso entender que se encontram ofensas de retardamento, tenha certeza dq. mesmo tardiamente são honestas e dentro do acontecido.

    abraços e volte sempre

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  4. Régis,

    Os atlétas são empregados como nós o somos, assim sendo, devam de obedecer as regras para não prejudicarem o contexto.

    zamperetti fiori

    volte sempre,
    grato

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: