Advertisements

Surto de sinceridade

Da FOLHA DE SÃO PAULO

Por JUCA KFOURI

——————————————————————————–

O presidente da CBF e sua filha foram de uma franqueza e transparência raras e, de fato, sensacionais!

——————————————————————————–

RICARDO TEIXEIRA , que vinha alardeando que não haveria dinheiro público em estádios e plantando aqui e ali, mais ali do que aqui, notinhas para se distinguir do presidente do COB, Carlos Nuzman, um habitual tomador do nosso dinheiro, teve um acesso de sinceridade e disse aquilo que os chatos de plantão já vinham dizendo desde que se anunciou a candidatura brasileira à Copa de 2014: vão enfiar a mão no nosso dinheiro.

O país agradece ao cartola da CBF por tamanha transparência e sabe que a reação do ministro do Esporte, que insiste em dizer que não se dará um tostão da Viúva para os estádios, não passa de demagogia de quem, em breve, sairá do ministério para se candidatar à Câmara dos Deputados, ora pois não.

Ele, aliás, é até capaz de dizer que o dinheiro do BNDES não é público, descoberta típica de um membro do neo-PC do B.

Ao se equiparar ao colega do COB, até porque a matriz é a mesma, crias que são de João Havelange, Teixeira tira a máscara e, diferentemente do que se fez no Pan-2007, bota a faca no peito do governo desde já, sem essa de deixar para a última hora. Melhor assim.

Por falar em Havelange, Joana Havelange, neta dele, não filha como o sobrenome pode fazer supor, porque filha do presidente da CBF e do comitê organizador da Copa, do qual é secretária, foi também de uma sinceridade comovente ao dizer que a Fifa está muito feliz por não ter nenhum membro do governo no comitê. Não é verdadeiramente sensacional, para se aplaudir em pé?

Essa gente é assim mesmo.

Muito ciosa da sua privacidade, adepta da iniciativa privada desde que com o dinheiro de todos. Porque, afinal, trabalham pelo Brasil, são empreendedores capazes de, como no caso de Teixeira, se sacrificar patrioticamente por mais de 20 anos à causa pública, embora numa entidade privada, como faz sempre questão de ressaltar.

Ora, um membro do governo, sinônimo de política, essa coisa imunda como vemos na lavagem de roupa (está escrito “de roupa”, não de dinheiro) suja entre os Sarney, Simon, Collor, Calheiros, Jereissati, todos farinhas do mesmo saco -como dizia o PT antigamente e não diz mais porque está no fundo, no meio e no topo dele, o saco-, mancharia o comitê, além de poder fiscalizá-lo, imagine a pretensão do bofe.

A palavra de ordem exigida é dê e não receba, nem recibo, porque estamos acima do bem e do mal e foram vocês mesmos, do governo, que nos deram tamanha dimensão.

E tratemos de mudar a missão do BNDES, assim como a Lei da Responsabilidade Fiscal e do Endividamento, para que os Estados possam atender às necessidades da Copa do Mundo, como se sabe, prioridade número um deste imenso paraíso chamado Patropi.

Se não bastasse, com pelo menos cinco anos de atraso, assim como foi para aceitar o campeonato de pontos corridos que o Estatuto do Torcedor, sabotado pela CBF e pelo Clube dos 13 desde sempre, enfiou-lhe goela abaixo, eis que Rico Terra agora também quer adequar o calendário brasileiro ao mundial, que muitos chamam de europeu.

Algo necessário, mas não suficiente, porque não é panaceia.

Facebook Comments
Advertisements

4 comentários sobre “Surto de sinceridade

  1. Flávio

    Olha, o Juca Kfouri sempre foi uma referência jornalística da defesa da ética e da moralidade…

    De se estranhar, portanto, a demora para ele se manifestar sobre os últimos escandalosos desdobramentos a respeito dos preparativos para a Copa-2014.

    E quando, finalmente, o fez, conseguiu escrever um texto falando de BNDES, Ricardo Teixeira e Ministro dos Esportes sem fazer referência, mesmo que indireta, a Morumbi e a SPFC!

    Por que?

    Por que tanta resistência em falar do jogo sujo envolvendo a candidatura do Morumbi à Copa-2014??

    Sejamos claros:

    O MAIS ESCANDALOSO ABSURDO CONCERNENTE À ORGANIZAÇÃO DA COPA-2014 É A NÃO CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESTÁDIO QUE PERMITISSE A JUSTA REALIZAÇÃO DA FINAL DO TORNEIO NA CIDADE DE SÃO PAULO!

    Mancomunados na sabotagem da realização da final da Copa-2014 em São Paulo estão:
    – o carioquismo da CBF;
    – o lobby do SPFC;
    – o anticorinthianismo e o desejo de ser Presidente da República da parte do governador Serra;
    – o são-paulinismo da administração municipal de São Paulo;
    – o populismo demagógico do presidente Lula, que prefere não se posicionar contra o abusado privilégio de o Rio de Janeiro fazer mais uma final (não fosse o bastante o Maracanazo de 1950), e a favor da justiça de uma final em São Paulo.
    – o papel de “vaquinha de presépio” do presidente do Corinthians, que diz sim às idiossincrasias do poder público, principalmente do presidente Lula – aquele que se diz corinthiano (imagine se não fosse…).

    O conluio acima esboçado, que congrega interesses díspares mas conjunturalmente convergentes, objetiva, e parece certo de impedir, a realização da seguinte seqüência lógica de fatos:

    1. Realização da Copa-2014 no Brasil =>

    2. Definição, por merecimento (maior e mais importante cidade do país, além de centro hegemônico do futebol brasileiro) , da cidade de São Paulo como local da final da Copa. =>

    3. Construção de um novo estádio na cidade de São Paulo em condições de abrigar condignamente a final do torneio (tendo em conta as pequenas dimensões do Pacaembu e a irremediável imperfeição estrutural do Morumbi). Novo estádio que, sem a menor sombra de dúvida, não se transformaria em novo “elefante branco”, pois passaria a ser palco dos mandos de jogos do clube detentor da maior torcida paulista, o Corinthians. =>

    4. Conseqüências finais:

    a) Consagração de São Paulo como a capital do futebol nacional, após a realização da final da Copa do Mundo, sede dos mais poderosos e vitoriosos clubes brasileiros, e passando a contar com a maior e mais moderna arena do Brasil.
    b) Obsolescência do Morumbi, que ficaria restrito aos jogos do clube proprietário.

  2. Geraldo "JASON" Lina

    OLHA FLAVIO, VOU TER QUE DISCORDAR OBVIAMENTE DAS SUAS COLOCACOES.
    PRIMEIRO PORQUE ESSA SUA CONVERSA JAH ESTAH TOTALMENTE FORA DE MODA, PORQUE O MORUMBI JAH EH O ESTADIO DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO.
    SEGUNDO PORQUE, VOCE NAO FALA EM NOME DO POVO DO ESTADO DE SAO PAULO, MAS VOCE FALA COMO FRANGA.
    E FRANGA, EU SOH ENCONTRO AOS DOMINGOS, ASSADO NA MESA DOS ALMOCOS DOMINICAIS DA MINHA FAMILIA.

    LOBBY DE VERDADE, EH O DO SEU BANDO, QUE COMPRA JORNALISTA DO GLOBO, PRA DIZER QUE A FIFA VETOU O PROJETO DO MORUMBI, QUANDO O PROJETO COM AS DEVIDAS REVISOES, COM OS PEDIDOS DA ENTIDADE NAO FOI NEM APRESENTADO,

    LOBBY, EH TER UM PRESIDENTE PREOCUPADO EM REVER O CALENDARIO DO FUTEBOL BRASILEIRO AO VER SEU TIME VIRAR SACO DE PANCADA POR CAUSA DA VENDA DE JOGADORES,

    LOBBY, EH A ONG QUE DESAPARECEU, MORUMBI CIDADANIA SER CRIADA LOGO APOS A INDICACAO DO MORUMBI PARA A SEDE DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO 2014.

    O ESTADO E A CIDADE DE SAO PAULO NAO PRECISAM DE MAIS ESTADIOS, E MUITO MENOS A CIDADE PAULISTANA QUE JAH CONTA COM O PACAEMBU.

    TEMOS BONS ESTADIOS EM AMERICA, EM CAMPINAS, EM PRESIDENTE PRUDENTE, NO ABC, EM SOROCABA, EM PIRACICABA, E OUTRAS QUE REFORMADAS, PODERIAM MUITO BEM ABRIGAR JOGOS DA COPA DO MUNDO.

    ESTAH MUITO CLARO SEU INTERESSE.
    A CONSTRUCAO DE UM ESTADIO, NOS MOLDES DO ENGENHAO NO RIO DE JANEIRO, PARA POSTERIOR ARRENDAMENTO PARA SEU CLUBE DE CENTENARIA INCOMPETENCIA.

    PORQUE VOCE SE LEVANTA CONTRA O SAO PAULO FC E SEU PLANO DE TER SUA ARENA EM VOGA EM 2014 E NAO COBRA DOS DIRIGENTES DO SEU BANDO O SEU ESTADIO ?

    AGORA, AS PORTAS DE 2014 EH QUE ACORDARAM ?

    PARECE QUE TUDO QUE O SAO PAULO FC CONQUISTOU QUEREM PASSAR A PERNA. MAS NAO QUEREM FAZE-LO DO MODO CERTO.

    O SAO PAULO FC, FICOU ANOS SEM TER UM UNICO CAMPEONATO, 23 ANOS, EM NOME DE UMA AVENTURA QUE DEU CERTO ( PALAVRAS DE LAUDO NATEL ).

    ATEH QUE O SAO PAULO FC CONQUISTASSE O HEXA, OUTROS CLUBES NAO SE IMPORTARAM EM TER ROBERTOES E COPAS DO BRASIL, RECONHECIDOS COMO CAMPEONATOS BRASILEIROS ( ATEH PORQUE NAO SAO MESMO ).

    ENTAO, MEU CARO INTERNAUTA, COMPRE SEU INGRESSO, COMPRE O SEU TITULO DE SOCIO DE SEU CLUBE, VOTE E MUDE A SUA REALIDADE.
    E POR FAVOR, NAO NOS CULPE DE SERMOS COMPETENTES E OS MAIORES VENCEDORES DO FUTEBOL BRASILEIRO.

    SAO PAULO FC, SOBERANO JASON 7-3-3

    VAI TE CATAR

    ***(*) ******(*)

  3. costanzo di cicco

    Paulinho,
    muito estranho a convocacao deste lateral felipe luiz pelo ^^honesto^^
    dunga, ja se cogita que ele esta sendo oferecido como jogador de selecao brasileira na europa ,o primeiro interessado barcelona, mais uma vez um jogador e convocado para ser vendido

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: