Advertisements

Carta aberta a José Serra

Por CARLOS EDUARDO GIMENES DE MATOS

Caro governador José Serra:

Terminaram sábado, 25 de julho, os 53º Jogos Regionais da 5ª Região, sediados em Franca. O resultado não foi nada animador para aqueles que, assim como o senhor, apreciam o esporte. Parodiando um termo mais comum ao cinema do que ao esporte, diria que foi fracasso de público e de crítica. A presença de espectadores nas competições, infelizmente, quase que inexistiu. Motivos para isso, não faltaram.

Primeiro ponto a considerar foi o horário das disputas. Ocorreram somente nos períodos da manhã e tarde. Tudo bem, que estávamos em período de férias escolares, mas aqueles que trabalham ficaram privados de assistir aos jogos. Sinceramente, não vejo motivos para não haver competições no período noturno, principalmente aquelas que contaram com a participação da cidade-sede. Não há nada mais prazeroso do que encerrar o dia assistindo à prática de um esport e do qual gostamos. Não é assim com os jogos do seu Palmeiras, governador?

O segundo ponto está nas inúmeras divisões que criaram dentro dos Jogos Regionais. Nunca tive a oportunidade de acompanhar os jogos de perto. Sempre imaginei uma categoria só de disputa, assim como ocorre com os Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Mas não é assim. Existem a primeira e a segunda divisões das cidades participantes. Categorias de idade livre e sub-vinte e um. No atletismo e na natação ainda existe a categoria de pessoa sem deficiência e com deficiência (PCD). Isso fragmenta muito os jogos. O espectador fica confuso, pois não sabe qual categoria está em disputa.

O terceiro ponto é a comunicação, ou melhor, a falta dela. Os boletins informativos oficiais são divulgados pelo setor responsável com muito atraso. Isto dificulta em muito o trabalho da imprensa, a ponto de ser publicado um jogo somente com um adversário. O outro ainda não h avia sido divulgado oficialmente. Convenhamos, governador, não há torcedor/interessado que agüente!

Por último – quarto ponto – não há um quadro de medalhas oficial. A classificação é feita através de pontos. Existe algo mais sem graça? Os atletas lutam por medalhas, mas na contagem geral, o que vale são pontos.

Sabedor de seu interesse pelo esporte, haja vista o museu do futebol instalado no estádio do Pacaembu ter nascido de uma reunião organizada a pedido de Vossa Excelência, ainda quando prefeito da Capital, venho por meio desta carta, solicitar que o senhor repense a atual estrutura dos Jogos Regionais e saneie os pontos acima. Do jeito que vai, corremos o risco de ficar sem a competição, infelizmente. O papel e a caneta estão com o Senhor.

Obrigado pela atenção.

Um abraço.

 

Carlos Eduardo Gimenes de Matos, servidor público estadual e ainda esperançoso com os Jogos Regionais.

Facebook Comments
Advertisements

23 comentários sobre “Carta aberta a José Serra

  1. gabolildo

    paulinho,

    pq um cara batalhador e de origem humilde como vc se presta a defender a corja tucana, representante dos mais de 500 anos de opressão social do brasil? será que não está te faltando mais senso crítico (algo que vc demonstra ter quando o assunto é futebol)? acorda, velho.

  2. SILVIO MORELLO

    ‘O Brasil é um país geométrico… tem problemas angulares, discutidos em mesas redondas, por um monte de bestas quadradas.’

  3. coto

    Porra Paulinho pq vc nao comenta os desmandos no Bragantino e no Oeste de Itápolis em vez de falar tanto do Corinthians?

    vai lá o iniciativa socio-desportiva nacional.

  4. Ribamar Bianchini

    Paulinho, os jogos regionais existem desde o ano de 1950 mas no final da década de 40 já tinha alguma coisa também, li muito sobre eles em pesquisa de trabalho em 2001, se você fizer pesquisa a respeito da matéria vai ver que o amigo Carlos Eduardo tem razão pois os jogos perderam prestigio dos politicos nos anos 80 e foram enterrados de vez pelos tucanos a partir de 1995 em tofo estado viu. Não quero me prolongar pois o assunto é extenso e só pesquisando mesmo para conhecer a história, mas vou dar apenas uma informação, os tucanos conseguiram ser piores que o Quércia na área do esporte e isso é fato até hoje, lamentável viu.

  5. Rafael Costa

    Puta merda!
    Petralha não dá nem um tempinho, sempre politizando TUDO!
    É só ler o nome Serra que logo começam a babar.

    Não vou nem discutir se os tucanos são a “corja representante dos mais de 500 anos de opressão social do Brasil”, porque quem acha isso costuma comer alfafa no almoço e ainda não aprendeu a andar sobre duas patas.

    Não é questão de defender este ou aquele partido, o que o autor do texto fez foi uma crítica construtiva ao governador de SP não importando o partido ao qual pertence.
    Os jogos regionais foram uma boa iniciativa que necessitam de muitas melhoras e mais divulgação.

  6. Eduardo Buzzi

    Paulinho,

    E sobre os pedágios ?
    Estações/linhas de metro ?
    Ensino ???
    .
    .
    .
    Vai dar uma olhadinha no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães !

    Abraços

  7. Rafael Costa

    PESOS E MEDIDAS: GOVERNO PETISTA DISTRIBUI REVISTA COM PALAVRÕES PARA CRIANÇAS

    Vão pedir a cabeça do Governador? E agora? Como é que fica? Vão fazer um “Trivial do Palavrão do Chico Bento”? Que dureza… Não, não é o caso. Porque esse tipo de erro realmente acontece. E, vejam só, a gestão petista de Jacques Wagner foi célere: culparam uma funcionária terceirizada. A notícia está aqui, trechos a seguir:

    “Escolas públicas da Bahia recebem revista didática com palavrão – Para evitar a reimpressão de 50 mil exemplares, foi usado um carimbo. – Secretaria da Educação responsabilizou funcionária terceirizada. – Dez mil professores da rede pública da Bahia receberam uma revista didática, do personagem Chico Bento, da Turma da Mônica, com um palavrão. O governo do estado disse que foi um erro e tentou corrigir com um carimbo o problema sem cancelar a distribuição. – O carimbo foi a saída encontrada pela Secretaria de Educação para não imprimir novamente 50 mil revistas que ainda não tinham sido distribuídas. – De acordo com a secretaria, o erro foi cometido por uma funcionária terceirizada que diagramou a revista. Ela diz que retirou a história de um site e que não percebeu o palavrão…” (grifos nossos)

    Não, não acho que o governador Jacques Wagner seja uma criatura maligna que distribui material inadequado. Não acho que seja o caso de iniciar um debate sobre a “falência do ensino” e blablabla. Isso é o que os petistosféricos fazem quando aparece algum tipo de mancada desse tipo.

    Esses erros, infelizmente, acontecem. E agora foi a vez de uma gestão do PT. Ao contrário deles, em vez de iniciar um debate hipócrita, apenas lamento o fato. Mas não caço bruxas inexistentes como se fingisse buscar uma melhoria do ensino.

    Enfim, é isso.

    Fonte:
    http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/

  8. mastipp

    Rafael Costa merece um Serra e um Jereissati.
    Também acho que nem todo tucano é um tucanalha.

  9. mastipp

    Revista do Chico Bento com palavrão??? Deve ter sido “Uai Sô”!!!
    Esse Mauricio de Souza nunca me enganou mesmo!!……….

  10. Rafael Costa

    A fonte não é das minhas favoritas, mas esse trecho do texto do RA é verdadeiro.
    É preciso lembrar ao país, agora e sempre, que Lula, no passado, lutou contra Sarney e contra Collor; que Collor, no passado, lutou contra Lula e contra Sarney; que Sarney, no passado, lutou contra Lula e contra Collor.

    Lula, Sarney e Collor estão juntos. Eles têm um inimigo comum: O DECORO. Se eles estão todos do mesmo lado, do lado oposto, leitor e eleitor, ficou você.

  11. EDUARDO

    Paulinho, acho válida a critica, mas e´presciso conhecer melhor as caracteristicas da competição para se ter uma opinião. Deve -se levar em conta

  12. eduardo

    Paulinho, deve-se levar em conta que a competição se destina a atletas amadores(grande maioria), levar em consideração o numero de praças esportivas do municipio sede, o jogos são em curto periodo e em sua fase final em jogos eliminatórios, necessitando que os jogos terminem para se saber a programação do dia seguinte, quanto aos jogos da cidade sede, ela pode escolher o horário de suas disputas desde que isso não atente contra o regulamento, portanto no caso específico a cidade de franca deve ter optado por aquele horário que mais lhe interessava.
    no esporte deve-se evitar a politização do discurso, mas para aqueles que gostam, ouve-se entre municipios que participam dessas competições, que no esporte onde o PT passa, o esporte acaba.

  13. Caio

    Estamos perdendo o foco do tema.

    Claro que o Paulinho força demais em esculachar um lado, e não fazer o mesmo com o PSDB e com o filhote da Ditatura, DEM.

    E o Rafael Costa, que sempre reclama de petistas, é o que está em todos os tópicos, patrulhando, e sendo conservador ao extremo.

  14. Erich

    É o que digo sempre Caio: Que moral o dono deste blog tem pra falar de política? Do PSDB e do DEM ele nunca fala nada.

    Informação: A construção do corredor Diadema–>Brooklin está de aniversário, são 21 anos . Parabéns PSDB!!! Vale lembrar que já foi “investido na obra” R$ 70 milhões.(Cada km está custando R$ 7,7 milhões, Maluf você é “fichinha”)

    Abaixo seguem vários links das promessas de conclusão de obra:

    http://www.tripoli.com.br/content.aspx?idContent=173
    http://www.vilamascote.com.br/news/newsDetail.asp?id=206
    http://www.metro.sp.gov.br/noticias/anel_viario/anel_viario.asp

  15. Sidney

    São 21 anos, 15 anos de PSDB e 6 PMDB os quais os fudadores do PSDB faziam parte, portanto a culpa é do PT.

  16. gabolildo

    amigão,

    há formas de se detectar certas nuances políticas nos mais variados discursos e falas. è a análise textual, já ouviu falar? Quem descobriu isso foi o Baktine. O texto em questão é obviamente filiado ideologicamente ao governo elitista de sp. quem não percebe isso, me desculpe, deve comer lavagem no almoço.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: