Advertisements

O caso do doping

O treinador Jaime Netto Junior assumiu a culpa pelo doping dos atletas brasileiros, flagrados em recente exame.

Mas isto não tira, em minha opinião, a culpa dos atletas.

Não há mais inocentes no esporte.

O melhor comentário a respeito do caso foi o de André Kfouri, na ESPN Brasil.

“É impossível acreditar que um atleta tome uma injeção na barriga e não desconfie que seja uma substancia ilegal”, disse o jornalista.

Assino embaixo

Facebook Comments
Advertisements

11 comentários sobre “O caso do doping

  1. Renato

    Pergunta que eu não vi ainda ser respondida: quem pagou pelo doping?

    As injeções de EPO (medicamento cujo nome comercial é “EPREX”) são caras, podendo custar até R$ 2000 cada uma [1] e é necessário um tratamento de várias injeções durante várias semanas para obter aumentos significativos no nível de hematócritos no sangue [2] .

    Tanto o tratamento é caro, que faz parte do programa do SUP de medicamentos de dispensação excepcional (conhecido por “farmácia de alto custo”) em que o governo fornece gratuitamente o medicamento a pacientes crônicos [3].

    Considerando isso, acho estranha a hipótese de que o técnico que assumiu a culpa tenha engendrado sozinho este esquema. Como ele poderia pagar do bolso o tratamento continuado dos atletas a este preço? Teria o médico fraudado o SUS para conseguir o medicamento? Ou havia um patrocinador para o programa?

    O velho conselho é cada vez mais válido: “follow the money”…

    [1] preços de injeções de EPO – http://www.consultaremedios.com.br/cr.php?uf=SP&tp=nome&nome=eprex

    [2] resultados de tratamento com EPO em pacientes – http://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/viewFile/92/36

    [3] lista de medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS (programa CMDE), incluindo a a alfaEPOetina – http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/elenco_medicamentos_cmde.pdf

  2. Gabriel

    O Paladino da Verdade agora quer culpar uns atletas que mal sabem ler de terem se dopado com eritropoietina… O culpado nisso eh o fisiologista incompetente/mau-carater que cometeu esse absurdo. O tecnico acreditou no cara e autorizou a injeçao da substancia, tanto q ele sim, demonstrou carater ao chamar a culpa pra si, ao contrario do fisiologista, q nao deu as caras.
    Agora, exigir de um bando de atletas humildes que desconfie do fisiologista q afirmou ser apenas uma substancia pra recuperaçao ser mais rapida eh demais…
    Engraçado q pra vc td mundo eh culpado, td mundo eh mau-carater…
    Já se colocou na pele dos atletas?

  3. Jodecir

    Por outro lado, quando o doutor vêm com a injenção o atleta deve sentir um friozinho na barriga e imaginar que se se negar e fizer um escândalo vai voltar para o barraco onde cresceu e começar a catar papel para sobreviver, tal a realidade do esporte brasileiro.

  4. geraldo c araujo

    Ótima justificativa para ser usada na defesa dos dopados: todos foram mordidos por cães raivosos e pensaram estar tomando a anti-rábica. Se for aceita pelo Comitê Anti-Doping, a defesa pelo menos servirá para analisar o QI do Dr De Rossi e seus companheiros, que será idêntico ao do autor da “tese”.

  5. Jodecir

    Excelente questão essa levantada por vc.
    Se investigarem, talvez encontre um tatuzao na parte mais funda.

  6. Marcio

    Todo atleta se dopa! Desde a 3ª divisão da várzea até os primeiromundistas de altonível! O uso de substâncias alucinóginas e estimulantes é inerente ao ser humano desde os primórdios da existência. Médicos e fisiologistas sentem muita inveja de atletas consagrados, por isso querem deixar a “sua marca” no sucesso obtido por esses.

  7. Fábio Barbano

    A troco de que o treinador iria dopar o atleta sem que ele soubesse? Quem mais ganha com o dopping é o atleta (se não for pego, claro), que passa a ter um desempenho superior ao dos demais. Duvido que não soubessem…

    E o Renato fez um questionamento fantástico, citando o preço do medicamento. Infelizmente o pessoal da imprensa prefere só noticiar, ao invés de correr atrás desse tipo de coisa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: