Advertisements

Coluna do Fiori

fiori 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

PUNIÇÃO NO PAPEL

Assim entendo a punição de noventa dias imposta pela Terceira Comissão Disciplinar do STJT ao presidente da FPF Marco Pólo Del Nero.

Durante o transcurso de sua “punição” Del Nero pelo que sabemos, compareceu normalmente ao prédio da entidade.

Antes das finais do Campeonato Paulista ocorreram varias reuniões nas quais Del Nero esteve presente. 

Estas reuniões foram presididas formalmente pelo vice-presidente Reynaldo Carneiro Bastos, o “imaculado”.

LEMBRANDO

A suspensão do presidente da FPF ocorreu após sua denuncia sobre ingressos enviados ao árbitro Wagner Tardelli para o espetáculo da cantora Madona.

Pós denúncia, Tardelli foi retirado abruptamente da escala da partida São Paulo x Goiás quando da final do campeonato brasileiro de 2.008.

Ao que sabemos Tardelli processa Del Nero na justiça comum por danos morais, em meu entender deveria fazer o mesmo contra Sérgio Correa da Silva presidente da CONAF.

QUADRO ESPECIAL DOS

ÁRBITROS NACIONAIS

Não me convenço quanto à criação deste grupo de árbitros.

Quero acreditar que não tenha sido a invenção deste quadro o motivo de Tardelli não ter processado o atual presidente da CONAF.

Se a detentora do escudo é a entidade nacional, creio que a mesma deve ser responsável ao indicar os melhores e retirar aqueles que possuem temporariamente o escudo.

A “concepção” da categoria especial dos árbitros nacionais retribui financeiramente aos que entregaram o distintivo da FIFA.

Escalado para arbitrar partida nos campeonatos nacionais o acariciado terá à taxa de trabalho igual ao recebido pelos árbitros brasileiros pertencentes ao quadro internacional.

IMITAÇÃO

Quando presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, instituiu o quadro especial de árbitros para acomodar aqueles que haviam chegado à idade limite imposto pela FIFA de 45 anos para 50 anos.

 

Dulcidio Wanderley Boschilia, Luiz Carlos Antunes e Romualdo Arppi Filho, salvo engano, foram alguns dos beneficiados.

 O silenciar promovido pela CBF através sua CONAF, nos faz lembrar do comunicador CHACRINHA e sua famosa frase:

Neste mundo nada se cria tudo se copia.

CAMPEONATO BRASILEIRO –  SÉRIE A

Santo André x Santos

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

O trabalho de Luiz Flávio foi prejudicado na parte disciplinar, seu maior erro foi omitir-se quando da violenta e maldosa entrada do arqueiro santista Fabio Costa no defensor andreense Gustavo Nery. Acertou quando assinalou o pênalti cometido pelo santista Luizinho.

Corinthians x Coritiba

Árbitro: Djalma José Beltrami (RJ)

Partida que nada exigiu da arbitragem, na expulsão de Marcos Gabriel do Coritiba, agiu corretamente.

Palmeiras x Vitória

Árbitro: Heber Lopes (FIFA-PR)

Apesar de ter dado quatro cartões amarelos para atletas do Palmeiras e Três para os do Vitória não me convenceu o compasso disciplinar da partida.

Quanto ao lance da defesa de Marcos ocorrido aos 40 minutos da partida isento a assistente, a bola foi direcionada para o lado direito do goleiro Marcos, este, se lançou em direção da mesma deixando seu costado para a assistente, com este procedimento, Marcos cobriu a visão da assistente, entendo que era lance do árbitro, estava na sua diagonal.

SÉRIE B

Vasco da Gama x São Caetano

Árbitro:  André Luiz Lopes (RJ)

Fraquíssimo na parte disciplinar, expulsou o defensor vascaíno Elton por ter dado carrinho de maneira violenta e irresponsável no defensor são-caetanense Iran. O mesmo Elton, que minutos antes levou amarelo por cotovelada em oponente, deveria de ter sido eliminado.

Quando do intervalo o técnico Dorival Junior do Vasco se dirigiu ao árbitro reclamando, este reclamar surtiu efeito, André Luiz Lopes árbitro da contenda deixou de expulsar o vascaíno Nilton por entrada violenta em seu opositor Ademir Sopa.  

 

CONAF

Após conclusão das primeiras rodadas dos campeonatos nacionais, acredito ter chegado à hora de se dar um breque nas dúbias interpretações.

Não nos convence como árbitros previamente selecionados, que passam por testes sobre conhecimento das leis do jogo, venham ter interpretações dispares para lance análogo sucedido no mesmo evento.

APONTAMENTO

Aproveito para rememorar ao presidente da CONAF seu compromisso de publicar a relação dos componentes do elenco nacional de árbitros e assistentes.

POLITICA

José Sarney presidente do senado execrado pelo atual comandante da republica num ontem remoto e hoje um de seus principais aliado, com a maior cara de pau diz não saber que depositavam em sua conta o valor mensal de R$3.000,00, correspondente ao auxilio moradia. 

Tenho convicção absoluta que Sarney esbravejaria aos quatro cantos se lhe tirassem qualquer centavo.

Sarney declarou que desconhecia que seu neto ocupava cargo no senado, recebendo a quantia de R$ 7,6 mil mensais.

Esta é a estirpe dos principais políticos deste Brasil, brasileiros, nos subestimam brutalmente.

Sabem como enganar o povo, exemplo recente é a fervorosa defesa em favor da COPA 2.014, estes malas pregam que teremos vários empregos, que os locais de sua realização terão melhorias e outras balelas.

Através alguns de seus amigos iniciaram deslavada campanha para obterem apoio popular, terão êxito, nosso povo é alienado, vai pelo impulso e pelas promessas.

Se fossemos uma nação, com certeza a grande maioria abominaria este espetáculo, lutaríamos para termos fixação em nossos locais de nascimento, exigindo trabalho e trabalhando conforme a cultura local com modernidade, enfim, produziríamos e praticaríamos a verdadeira cidadania.

Revoltaríamos-nos contra estes ladrões de esperança e das finanças publicas, não admitiríamos que nos conduzissem como gado, nos fazendo movimentar de um para outro lado, igual a nômade.

O dinheiro que será empregado na construção de estádios e fartamente desviado deveria ser implantado nos municípios tendo como objetivo ser mola propulsora na educação e conscientização do povo, construir hospitais, pronto socorros, escolas, creches e todos os serviços que cabem ao setor publico.

HONESTIDADE

Como acreditar em probidade e reverência à ética se o principal comandante da Copa 2.014 chama-se: Ricardo Teixeira, apoiado por; Sarney, Renan Calheiros e grande maioria dos políticos das diversas casas legislativas e executivas deste formoso e fascinante torrão, essencialmente devasso, nos atos e costumes.

Acorda Brasil

As opiniões constantes neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade.

Facebook Comments
Advertisements

19 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. André Azevedo

    Fiore, quem vc acha que apita a final da Copa do Brasil? Não pode ser gaúcho, não pode ser paulista, não pode ser o Héber… Quem vai ser? O péssimo Roman? Ou o pior ainda Beltrami? Ou o pior de todos Alicio Pena?

    Aguardo sua resposta, e, espero uma opção boa que não tenha me passado pela cabeça.

    abraço

  2. MARCIO , o xará!

    Aí está, Paulinho! Um texto crítico sobre política e o imbecil preocupado com a arbitragem da final da copa do brasil… é assim mesmo a mentalidade desse povinho!

  3. André Azevedo

    Imbecil é a sua mãe, pra começo de conversa, ‘xará’.

    Segundo, o Fiore é ex-árbitro. Se eu quisesse debater política, iria no blog do Paulo Henrique Amorim, não no do Paulinho. Ao que me consta, é um blog esportivo.

    Obviamente você deve ser uma gazela nervosa ou um leitãozinho de cabeça inchada. Paciência. Se não está interessado na copa do Brasil, eu não estou interessado em ser xingado por um babaca como você.

    ‘Povinho’ deve ser você, que aparentemente sequer sabe escrever e que pagar de ‘politicamente engajado aqui.

    BEM menos.

  4. Marcelo

    O nome dos árbitros paulistas na CBF são os 19 primeiros do ranking, tirando aqueles novos que não tem terceiro grau. Os assistentes são 23, o que dá os 42 nomes previstos. Existe ainda o quadro feminino para as mulheres que não conseguem aprovação para atuar nos jogos masculinos. Na internet, a FPF de maneira TRANSPARENTE divulga o ranking.

    JUIZES

    1 SALVIO SPINOLA F. FILHO FIFA
    2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA FIFA
    3 WILSON LUIZ SENEME FIFA
    4 CLEBER WELLINGTON ABADE Ouro – A
    5 MARCELO APARECIDO RIBEIRO DE SOUZA Ouro – A
    6 RODRIGO BRAGHETTO Ouro – A
    7 PHILIPPE LOMBARD Ouro – A
    8 ROBERIO PEREIRA PIRES Ouro – A
    9 LUIZ FLÁVIO DE OLIVEIRA Ouro – A
    10 RODRIGO MARTINS CINTRA Ouro – A
    11 ELCIO PASCHOAL BORBOREMA Ouro –B
    12 ANTONIO ROGÉRIO BATISTA DO PRADO Ouro – B
    13 JOSÉ HENRIQUE DE CARVALHO Ouro – B
    14 RODRIGO GUARIZO F. DO AMARAL Ouro – B
    15 FLÁVIO RODRIGUES DE SOUZA Ouro – B
    16 EDUARDO CESAR CORONADO COELHO Ouro – B
    17 CLAUDINEI FORATI SILVA Ouro – B
    18 MILTON ETSUO BALLERINI Ouro- B
    19 MARCELO PRIETO ALFIERI Ouro – B

    ASSISTENTES
    1 EDNILSON CORONA FIFA
    2 EMERSON AUG. DE CARVALHO FIFA
    3 MARIA ELIZA C. BARBOSA FIFA
    4 VICENTE ROMANO NETO Ouro – A
    5 CARLOS AUGUSTO N. JUNIOR Ouro – A
    6 ANA PAULA DE OLIVEIRA Ouro – A
    7 ALINE LOPES LAMBERT Ouro – A
    8 MARCIO LUIZ AUGUSTO Ouro – A
    9 MARCOS JOEL ALVES Ouro – A
    10 CELSO BARBOSA DE OLIVEIRA Ouro – A
    11 JOÃO BOURGALBER CHAVES Ouro – B
    12 MARCELO CARV. VAN GASSE Ouro – B
    13 NILSON DE SOUZA MONÇÃO Ouro – B
    14 ANDERSON J. MORAES COELHO Ouro – B
    15 GIOVANI CÉSAR CANZIAN Ouro – B
    16 CLAUDSON LINCOLN BEGGIATO Ouro – B
    17 ROGÉRIO GOMES DA SILVA Ouro – B
    18 EVERSON LUIZ L. SOARES Ouro – B
    19 RAFAEL LUIZ DA SILVA Ouro – B
    20 JUNIVAN RODRIGUES DE SOUZA Ouro – B
    21 LUIZ QUIRINO DA COSTA Ouro – C
    22 DANTE MESQUITA JUNIOR Ouro – C
    23 HILTON FRANCISCO DE MELO Ouro – C
    24 MARCO ANT DE AND. MOTA JUNIOR Ouro – C
    25 SÉRVIO ANTONIO BUCIOLI Ouro – C
    26 LUIS ALEXANDRE NILSEN Ouro – C
    27 HÉRMAN BRÚMEL VANI Ouro – C
    28 ALEX ALEXANDRINO Ouro – C

  5. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo,
    o senhor deve ser relações publicas da FPF e de sua CEAF,caso não for relações publicas, acredito que devae ser um grande puxa saco dos homi.

    Ser transparente é obrigação de entidades decentes e despolitizadas.
    Lhe pergunto:
    A FPF esta no acima?

    Pelo e-mail que me foi enviado o numero de árbitros paulistas no quadro nacional é composto por 19 árbitros incluindo os da FIFA.

    Se sua intenção foi tirar um sarro te garanto a lista foi acrescida posterior ao mesmo

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  6. Marcelo

    A lista foi retirada do site com base nos números que o senhor cita na sua coluna. Não sou puxa-saco. Acredito que puxa-saco é defender árbitro amigo e não o regulamento muito bem elaborado pelas entidades CBF e FPF que demonstram seriedade nunca antes vista. Defender o certo merece elogios. Defender o pessoalismo não.

  7. euclydes zamperetti fiori

    Você se confessou indiretamente q. faz parte da pá.

    grato + valeu

    zamperetti fiori

    se apresente com nome verdadeiro, de carne e osso ñ como um ET qualquer e diga qual foi minha defesa e o nome do árbitro q defendi.

  8. euclydes zamperetti fiori

    Além de se esconder, vc citou as categorias ouro e outras q, tais
    a listagem que me foi prometida é a geral dos árbitros e assistentes do quadro nacional, vc defende a CEAF-SP para a qual trabalha.

    espero que não sejas um limpa botas.

    zamperetti fiori

  9. euclydes zamperetti fiori

    Eles não aceitam contradição, tentam impor, seus bajuladores e funcionarios ficam a bater palmas e beijarem botinas defendendo o indefensável.

    Os principios destes covardes q. se escondem em pré-nomes é o de ;
    bajular, balular e bajular.
    Vendem a mãe e se dizem fiés a DEUS,

    Chega de subseirviência e apadrinhamentos para dizer o minimo.

    zamperetti fiori

  10. Edivaldo

    Segundo soube a lista já está na FPF há muito tempo. São 19 juizes e 23 assistentes. Os 19 primeiros do ranking foram selecionados pela comissão paulista muito bem administrada pelo competente Coronel Marinho e demais membros. Eles são um exemplo de transparência, o que não acontecia no tempo do seu amigo Gustavo Caetano e o filho Marcelo Rogério que o colunista e de um comunicador cuja ética é do tamanho das botinas tão repetidas pelo colunista. No meu tempo tinha um xará que vendia cortinas e que contava muitas estorietas dos machões da época. Não lembro o sobrenome dele. Você lembra Fiore.

  11. euclydes zamperetti fiori

    Seu canalha vc
    é covarde se esconde eu ñ devo porra nenhuma aos Farahs e aragões da vida,
    sabe quem sabe vc e seu xara são ladrões e difamadores contumazes e como todos escondem-se no pré-nome.
    se fores homem se apresenta, puxa saco de botinões incopetentes eq são membros da ditadura camuflada.

    Você faz parte dos labe botas para ser escalado, como todos é covarde.

    zamperetti fiori

  12. euclydes zamperetti fiori

    Você seu canalha ñ é digno de ser chamado humano, ofende e subjetivamente insinuas algo, para sanarmos esta sua duvida vamos nos encontrar na porta da séde do SAFESP, conversaremos na frente de seu amigo vendedor de cortinas ou dquem vc queira.

    Topo um téte a téte com vc e com tds

    Falo e defendo os árbitros + se quizer apareça ao vivo e ai vamos pro tudo ou nada, coloco minha vida de árbitro para quaisquer tipo de apuração, agora se vc quizer partir para a vida privada, tb topo.

    zamperetti fiori

  13. euclydes zamperetti fiori

    Edivaldo saiba que com o Gustavo sai na mão na Brigadeiro Luiz Antonio, isto por volta de Déz anos passados, com o mesmo ñ tive + contato, portanto, quando vc quizer vomitar merda tome cuidado, na defesa de seus padrinhos vc se machuca.
    zamperetti fiori
    Não sei quem seja o vendedor de cortina + se for ex-árbitro traga em minha frente q. saberas a verdade.

    Na certa o mesmo deve ter sido um dos varios favorecidos e covarde tanto quanto vc

  14. euclydes zamperetti fiori

    Quanto ao sobre nome do seu amigo pergunte a tua mãe
    zamperetti fiori

  15. Francisco Assis

    Nossa que raiva vc ficou do tal Edivaldo. Deixa prá lá e continue sua defesa do bem. Estive na festa no Clube Tremembé já que sou amigo de um juiz. Lá perguntei da tal lista e soube que entrou até o vigésimo primeiro e dois ficaram de fora. Um pediu para ficar fora e outro não atende as exigências da CBF. Então chegou-se até o número 21. Os demais são os mesmos. Acho que assim fecha sua dúvida. Deixa eles pra lá Euclides e continue sua batalha pela transparência. Vc não defende os amigos e não faz o que alguns fazem (QI).

  16. euclydes zamperetti fiori

    Caro senhor Francisco,
    grato por sua leitura e acompanhamento.

    É verdade, tanto o 15º do ranking, quanto o 19º, ao que sei, não estão quites com as exigencias formais.

    Os membros da CEAF-SP presidida pelo famoso Marinho, homem das mil e uma utilidades, deveriam saber, agora se Marinho sabia ou não, o caso é de omissão ou traição ao mesmo.

    Me estranha a não divulgação da troca, mesmo que seja tapando a verdade, os dois árbitros merecem respeito, são profissionais da arbitragem e portadores de cidadania, não são sombras dos muitos malas que pululam nos bastidores futebolisticos se intitulando senhores da honestidade e acobertados por muitos comunicadores.

    Abraços, volte sempre

    zamperetti fiori

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: