Advertisements

Fenômeno chuta Teixeira

Duplo caráter é o mesmo que nenhum caráter?

Por ALBERTO DINES

http://www.observatorio.ig.com.br/artigos.asp?cod=538CIR002

Com chamada no alto da primeira página numa gorda edição de sábado e mais três páginas no caderno Esporte, a sabatina com o corintiano Ronaldo foi um fenômeno (Folha de S. Paulo, 16/5).

O rapaz goleou, disse coisas que mereceriam ser comentadas, desdobradas e amplificadas.

A mais importante: Ricardo Teixeira [presidente da CBF] “é um homem com duplo caráter”.

Duplo caráter seria uma forma diplomática de dizer que a pessoa não tem caráter algum? Caráter é apenas um traço distintivo de alguém ou o seu comportamento moral?

Enquanto não se destrincha o seu real significado, vale a pena avaliar o impacto da afirmação. Tudo indica que até hoje nenhum jogador profissional – famoso ou não – tenha ousado julgar de forma tão ostensiva a figura do todo poderoso donatário do futebol brasileiro. Ronaldo o fez. Maliciosamente, é verdade, sem esclarecer o que pretendia dizer, mas deixando claro que não estava fazendo um bom juízo do impoluto e probo Ricardo Teixeira.

Assunto encerrado

Então veio o fim de semana e encerrou o assunto como acontece com o noticiário político e o econômico. Neste caso, o assunto foi encerrado porque os cadernos esportivos estão cada vez mais magros e não dão conta de todos os eventos do fim de semana em tantas modalidades e países.

Além disso, a matéria geradora foi uma exclusiva da Folha e no jornalismo brasileiro os assuntos não são compartilhados. Como Ronaldo não teve um bom desempenho no jogo de domingo contra o Botafogo caberia à Folha e apenas a ela dar seqüência ao petardo político do jogador.

Nem tudo está perdido: O Globo também conversou com o Fenômeno (e aparentemente depois de publicada a sabatina da Folha, na segunda-feira, 18/5, capa e página 2 do caderno Esportes). No fim da longa entrevista o repórter quis saber qual a resposta da CBF ao comentário sobre Ricardo Teixeira: “Ninguém me ligou. E acho que nem vão ligar”.

Ligariam, se o nosso jornalismo diário fosse efetivamente diário. E ficaria esclarecido se duplo caráter é o mesmo que nenhum caráter.

Facebook Comments
Advertisements

11 comentários sobre “Fenômeno chuta Teixeira

  1. C Gomes

    A grande maioria dos jornais, jornalistas e “Merchans” da imprensa esportiva não querem encrenca com o czar da CBF. O “petardo” do Ronaldo deu a repercussão na hora em que foi dita, mas, como sempre, não vai dar em nada.

  2. Rodrigo

    Não foi bem assim. Perguntado pela jornalista Mônica Bergamo a razão da sua briga com o Ricardo Teixeira ele começou a discorrer que tudo aconteceu após 2006, etc e tal. Quando perguntado o que achava do Ricardo Teixeira ele exitou e os entrevistadores deram alguns exemplos até que o Juca Kfouri lançou o duplo carater, com o que o Ronaldo concordou.

  3. Rafael Costa

    Vou repetir o que já disse aqui:
    Dines é um oasis no jornailismo brasileiro!
    Mas, infelizmente, os petralhas aparelharam o Observatório da Imprensa e por isso parei de lê-lo.

  4. Diego H. C. Alexandre

    Que moral tem o Ronaldo para falar do Ricardo Teixeira?
    Nenhum dos dois presta!

    Dizer que não criaria o filho no Brasil porque as crianças brasileiras tem linguajar de delinquentes é demonstração do ser despresível que ele é…

    Nunca fui muito com a cara do Ronaldo. Desde o dia em que ele, CONSIDERADO pela IMPRENSA melhor jogador do mundo, pipocou na final da Copa de 98. Passando depois muito bem pela Copa de 2002, muito por méritos do Felipão e de Rivaldo, esse sim melhor jogador da Copa e do mundo em minha opinião, não conseguiu sucesso nos clubes em que atuou, até por conta das constantes lesões, é verdade. E voltou a demonstrar em 2006 o tipo de pessoa que é, ao se apresentar com 100 Kg a uma Copa; demonstrando que a ele não importava o sentimento dos torcedores brasileiros.

    Agora, esse ser ofende as crianças brasileiras e coloca em um pedestal as européias. Falta, mesmo, discernimento para ele (não se pode esperar muito do Ronaldo pois não teve muito estudo) mas um pouco de carater faria bem. A Europa roubou as riquezas da Améria Latina por séculos e com isso conseguiu alavancar seu desenvolvimento que nem é tão desenvolvido, pois se acabaram e se acabam em guerras estúpidas, em racismo exacerbado, em absoluta falta de criatividade em tempos de quebras de paradigmas…

    As crianças brasileiras, por outro lado, viveram e vivem em miséria, convivendo com criminalidade, com falta de perspectiva, com baixa qualidade no ensino, com dengue, febre amarela, lado a lado com esgotos a céu aberto, muitos tendo de trabalhar para conseguir viver, em famílias desestruturadas, sem nenhum tipo de referência para seguir (como um pai, por exemplo) buscando os ídolos que a mídia lhes impõe… E eis que um desses ídolos vem a público e os ofende da maneira mais baixa e vil que se poderia fazer: criticando seu linguajar…

    Creio que a maioria das crianças sequer souberam desse fato até porque a mídia varreu esse rompante de canalhismo para de baixo do tapete, não interessa que um dos jogadores que dão mais audiência perca popularidade, mas essa ofensa as crianças brasileiras não pode passar incólume. Não pode!

  5. Luis Oliveira

    Que texto brilhante, hein?

    O Dinnes tem um texto sintético e hiper agradável de ser lido

    Concordo com tudo que ele disse. O que o Ronaldo disse foi tão sério, tão grave, que é uma pena q a imprensa não tenha ido mais longe.

    Mas o recado está dado e ao Ricardo Teixeira resta agora engolir mais essa.

    O triste, sim, seria se depois disso tudo, o fenômeno abraçasse o mandatário da CBF do mesmo modo como fez o Pelé após fazer denúncias na playboy em 1993 sobre corrupção na CBF.

    Aliás, quem era o jornalista na histórica entrevista do rei?

    Juca Kfouri, o mesmo que “atiçou” o fenômeno a definir o caráter do todo poderoso do futebol brazuca.

    Mais um ponto para o jornalismo esportivo sério praticado no Brasil.

    Ainda há esperança, senhores!

  6. Beto Beto

    Gente, parece que o Ronaldo agora por jogar no curintia virou intocavel, não ha santo nessa história.
    a imprensa fica uma pressionando pela convocação do cara.

    Todo mundo já se esqueceu de como ele se apresentou em 2006.

  7. Roque Silva

    Pensaria duas vezes antes de mandar meus filhos brincarem na casa de uma criança, em que seu pai perde a linha quando bebe, isso quando só se bebi.
    Meus filhos são brasileiros como o Pai, e não estão acostumados a verem pessoas do mesmo sexo se beijando, donos de casa bêbados, entre outras coisas, que nem é melhor serem citadas.
    O padrão de qualidade do Sr. Ronaldo não é grandes coisas.
    Ele foi infeliz, muito infeliz.
    Mais infeliz ainda, é vermos o Sr. Juca Kfuri idolatrar um suejto desses pelas palavras ditas.
    A dois meses atrás o Ronaldo era um “verme”.
    É só darem uma olhada no blog do Juca.
    Queria ver a reação do Juca se tais elogios fossem para os amigos Victor Birner, Portela, Jorge Kajuru entre outros.
    Ele só se “esporrou” todo porque foi com seu eterno inimigo, Ricardo Teixeira.
    Abcs.

  8. Juliano

    Vc acha q as declarações de Ronaldo sobre o Ricardo Teixeira tem alguma coisa haver com as atitudes que o STJD vem tomando com relação aos jogadores do Corinthians? Até puxão de cabelo eles vão julgar agora.

    Não seria muita coincidência a mudança de postura do STJD, justamente após as declarações do Ronaldo?

  9. O Tri-Mundial!!!

    Seria bom o Ronalducho não esquecer que tem telhado de vidro.

    Tirando o rolo com os travecos, ainda está muito mal explicada aquela estória de ter passado mal na França às vésperas do jogo final em 98.

    Qual seria a versão do Bial???

  10. Químico

    O Fahel disse que vai depor a fovor do Ronaldo , se chamado . Segundo ele, LANCE NORMAL NO FUTEBOL .

    AGORA , SE O STJD PUNIR O RONALDO TEM SACANAGEM , HEIN !!!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: