Advertisements

FOLHA responde aos “Estelionatários da Fé”

Da FOLHA DE SÃO PAULO

EDITORIAL

“Os ataques da Record”

A REDE RECORD, que explora uma concessão pública de TV e pertence ao mesmo proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus, vem desfechando ataques contra esta Folha em seus noticiários. Pretende mover algo como uma campanha, pois a mesma mixórdia de reportagem canhestra e investida comercial tem sido repetida à exaustão.

O motivo de tanta ira, agora, é o desagrado diante da independência jornalística da coluna de TV publicada pelo jornal. Assinada pelo repórter Daniel Castro, a coluna pode cometer eventuais falhas, que são retificadas do modo transparente com que este jornal costuma fazê-lo. Mas tem procurado agir com máxima isenção, sobretudo em face do duelo feroz entre a Record e a emissora líder no país, a Rede Globo. Entre ambas, a Folha toma o partido de seu leitor, que deseja ser informado.

O que é prática de jornalismo verdadeiro se torna -na percepção tosca dos atuais dirigentes da Record, acostumados a reduzir qualquer questão a seu aspecto comercial- uma suposta campanha contra a emissora. A mesma percepção levou a Igreja Universal a orquestrar litigância de má-fé na Justiça contra este jornal e a repórter Elvira Lobato, por conta de reportagens sobre subterrâneos financeiros daquele empreendimento religioso.

Negócios e religião não deveriam caminhar juntos. A atividade religiosa é isenta de impostos. Até por esse motivo a sociedade tem todo o direito de conhecer os vasos comunicantes que ligam a Igreja Universal aos tentáculos de seus vários ramos de negócio. A reação destemperada da Record é um mero incentivo para que a Folha insista em esclarecer o que parece tão imprescindível manter oculto”.

Facebook Comments
Advertisements

22 comentários sobre “FOLHA responde aos “Estelionatários da Fé”

  1. Cris Gardner

    Folha um Jornal vendido e apenas com matérias tendenciosas
    Por mais que a Universal faça um evangelho de barbearia sucateado nunca apoiou o exterminio e massacre da DITABRANDA assim como SERRA e o TUCANATO associado ao nobre JORNAL fazem.
    Realmente independente a questionar as formas que Macedo e seu corregilionários(é assim que escreve?) srsrrsrsr conseguem nunca deram mostras de patrocinar violência fascínora e gratuita da epóca de chumbo

  2. Geraldo Silveira

    Essa eh um briga de sujos, se a IURD explora seus fieis, a Folha tambem nao eh o que querem mostrar, a imparcialidade. Essa briga comecou ja faz algum tempo com a Globo que tem parceria com a Folha. Entao explica-se essa troca de farpas continuar, ate quando nao sabemos.

  3. Marco

    A Folha está em completa decadência e perdida. Já se associou a Globo, ao grupo Abril e aos tucanalhas mais influentes. Não adiantou. Bom dizer que a Record também tem um jornalismo com bom profissionais mas completamente engessado. No final das contas a imprensa perde credibilidade a cada dia que passa.

  4. MarcosLP

    Entre Folha e Universal, quero que os dois se explodam…
    Qual sua opinião sobre a Ditabranda, Blogueiro?

  5. Paulo

    Belíssimo editorial da Folha.

    Tendenciosos comentários anteriores, ao que parecem, confundindo mais uma vez religião e política com clubes de futebol.

  6. Rafael Costa

    Qualquer cidadão que defende a democracia estará com a Folha (mesmo que tenha eventuais restrições a esse jornal, como eu), por isso os petistas estão com a Universal.
    Há uma verdadeira simbiose entre essa igreja e esse partido já que a IURD é o PT das igrejas e o PT é a IURD dos partidos.
    Vejam até nos esquemas a igreja e o partido são parecidos. Lembram-se do mensalão?
    Pois bem o mensalão tinha como pano de fundo a captação de recursos NÃO declarados pelo, na época, tesoreiro do PT Delúbio Soares já a Record utiliza-se de recursos transferidos diretamente da Universal de forma igualmente clandestina.

  7. Sergio Roberto

    A Folha Dos Tucanos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O jornal da Ditabranda.
    Fala a verdade vc concorda q foi uma ditabranda não é??????

  8. django

    Paulinho,
    Nao sou evangelico, mas ficar defendendo a folha é a mesma coisa que defender o A Sanches, vc sabe mto bem que esta porcaria de jornalzinho so defende a elite paulistana, e tambem sabe que a globo esta por tras de tudo, ninguem esta preocupado com as pessoas que pagam o dizimo, a globo a cada dia que passa perde audiencia.
    Compare o JN da Record com o JN da globo e veja a diferença, vc é um cara de detesta do Gilmar Mendes e a Globo bota o cara la em cima, tem horas que não entendo voce.

  9. Carlos Alberto

    Paulinho.
    Do jeito que a emissora dos bispos emporcalham na imprensa algumas notícias e alguns números de audiência ,dar a impresão que todos os outros veiculos estão á beira da falência.
    Manipular é com eles mesmo,e o povo ainda se deixa levar por gente como estas.

  10. tsutomo

    essa briga Folha X Record é o exemplo perfeito do dito popular “o roto falando do rasgado”. eles ainda tem a cara de pau de escrever q “corrigem os erros de forma transparente”. QUANDO o fazem, colocam akelas famosinhas notinhas de canto de pagina, com letras minusculas… os colunistas de tv deles são Daniel Castro e Fabiola Reipert, preciso dizer mais nada (com estes dois eu num fico nem no mesmo ambiente, sairia fora). o q é engraçado na Record é q eles criticam tanto a Globo mas copiam TUDO na emissora carioca (atraz das cameras, inclusive).

  11. Jeferson

    Eu acho o seguinte : gente que abusa da FÉ das pessoas pra fazer TV não tem o mínimo de credibilidade comigo.

  12. Marcelo Kaja

    Entre Folha e Record, sem sombra de dúvida que fico com Folha, tenho minhas restriçóes com alguns jornalistas e articulistas, mas a Folha de S. Paulo, sem dúvida é o melhor diário do Brasil.
    E quanto àqueles que dizem que a Folha vem perdendo leitores, o que é verdade, mas é o que menos perde frente aos outros grandes jornais. Somente os jornais populares, que são regionais, vem aumentando a circulação, mas por um simples motivo, o preço.

  13. Maia

    Tem gente aqui, que tenta posar de engajado, mas não faz a mínima idéia do que foi a Revolução. Suas causas, seus motivos, suas razões…

    O eventuais excessos dos militares, não chega a contrastar com os baderneiros, que com o pretexto de lutar por direitos democráticos, roubavam bancos e sequestravam empresários.

    Para criticar, é preciso conhecer.

  14. Alexandre

    O texto da folha serve para ela mesmo. Basta mudar record por folha e por aí em diante. Não concordo com o Edir Macedo, nem com sua igreja, mas não há como negar, que o jornalismo da Record é muito melhor que o folhetim reacionário da Folha de SP.

  15. Justiceiro

    Inimigo do meu inimigo não é meu amigo.

    A IURD é o lixo que todos sabemos, mas a Folha o que é? Um jornal vendido, mentiroso, tucano e aliado a Globo. Precisa dizer mais alguma coisa? Mas parece que já perderam a vergonha na cara também; afinal, até de “ditabranda” já estão falando em seus editoriais. É o retrato da imprensa brasileira. Veja, Globo, Record, Folha… realmente não sei quem dá mais nojo.

    Sem mais…

  16. Rogerio Braga

    Paulinho,
    Não sou seguidor da IURD, muito menos tenho procuração para defendê-la. Acho que é sua obrigação, ainda que tenha desmonstrado lado de defesa, apresentar as versões da Record e da Folha. Me parece despreparo como jornalista não colocá-los juntos. Não adainta ter raiva da IURD ou da Folha, tem que ser justo.
    abraços

  17. Helder

    IURD, recebe o dízimo e investe como se fosse um capital? Mas isso acontece há um 1.000 anos ou mais não é?

  18. Kadu

    Perai, e os Hernandes do D’Urso? Ouó escolhido foi só oEdir pq estão chegando na Globo… Globo+Abril+Folha tudo a ver….

  19. marco ulgheri

    VERGONHA!!!
    Hoje (7 de abril 2009) se ultrapassaram todos os limites na trasmissão
    da Record sobre o comprometimento da Folha com a ditaduta:

    1) como a rede Record pôde fazer uso de um tema tão delicado
    estrumentalizando-o aos seus interesses editoriais? MAIS RESPEITO ÁS
    VÍTIMAS DA DITADURA!

    2) o tratamento reservado á Folha revela uma leitura destorcida e
    parcial da história (somente a Folha teve ligações coma ditadura?),
    fazendo um desserviço e deseducando o povo brasileiro fazendo uso de
    uma concessão pública; MAIS RESPEITO COM A VERDADE!

    3) que a chefia de radação da Record se revele subserviente ás ordens
    da chefia comercial do canal na produção de matérias como estas,
    revela sua absoluta falta de independência e comprometimento com sua
    MISSÃO PRIMÁRIA, aquela de relatar e reconstruir a verdade e os fatos
    com imparcialidade e completeza, doam a quem doer; MAIS RESPEITO COM O
    PÚBLICO TELESPECTADOR!

    BASTA COM ESTA VERGONHA JORNALISTICA!
    EM QUE MÃOS ESTÁ A INFORMAÇÃO?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: