Aproveitamento abaixo da crítica
SHADOW, da comunidade “Corinthianos” do Orkut, fez um levantamento interessante.
Relacionou todas as partidas do clube contra adversários da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Mano Menezes
O resultado é alarmante.
2008
Empate contra o São Paulo
Vitoria contra a Portuguesa
Derrota contra o Palmeiras
Derrota contra o Santos
Derrota conta o Goiás
Vitoria conta o Goiás
Derrota conta o Botafogo
Vitoria conta o Botafogo
Vitoria conta o Sport
Derrota conta o Sport
Aproveitamento de 43% em 2008.
2009
Empate contra o Barueri
Empate contra o São Paulo
Empate contra o Palmeiras
Emapte contra o Santo André
Aproveitamento de 33% até aqui em 2009.
4 vitórias
5 empates
5 derrotas
40% de aproveitamento geral em confrontos contra times de série A.
Você nota que contra equipes de porte, o resultado do futebol corinthiano é pífio.
Essa pesquisa demonstra o real valor do elenco alvinegro.
Diferente do ufanismo demonstrado em vitórias contra equipes da Série B e também do Paulistinha.
Quase todas de péssimo nível.
Vale lembrar que o custo do futebol profissional corinthiano é de quase R$ 30 milhões anuais.
Um dos maiores do Brasil.
Idéias não correspondem aos fatos
A turma do Largo São Francisco está encontrando dificuldades para explicar o inexplicável.
Antes das eleições diziam para os sócios do Corinthians que Andres Sanches realizaria uma limpeza no clube, em caso de vitória.
Uma semana depois da posse, os fatos não corresponderam aos discursos.
Bicheiros, Bingueiros e outros bandidos foram oficializados na diretoria.
Os “largosãofrancisquenses” não sabem onde enfiar a cara.
O poder fez com que os ensinamentos da conceituada Faculdade fossem esquecidos.
E a moral, essa de berço, foi jogada no lixo.
Agora vai…
Waldir Coxinha, conhecido pelas notas fiscais da era Dualib, é o diretor social do clube.
Mas não está mandando sozinho.
Cacilda da Fofoca tem trabalhado no setor.
Fala-se que o próximo evento pode ser o aniversário de Ivo Noal.
Oh ! Povo maldoso…
É UMA PENA, MAS A TORCIDA SÓ VAI SE APERCEBER DISSO, NO DIA EM QUE FORMOS ELIMINADOS DA COPA DO BRASIL.
Desde que o Coxinha entrou no Corinthians, ele sempre esteve ligado ao “poder”.
Foi Diretor do Matheus, do Isidoro, da Marlene, do Dualib e agora do Andres.
Isso que é uma carreira integra.
Paulinho,
Se os “doutos”, estiverem realmente se sentindo constrangidos, é até um bom sinal. Honestamente, isto me faria voltar a acreditar nas pessoas de bem do Corinthians.
Pois, pois é e pois é para os três desastres citados.
Já não tem há mais o que comentar e nada muda, nada mudará. Nem as lágrimas de logo mais…
Mais um dado para a análise do Covarde Menezes:
Dos 8 primeiros colocados no Paulistão até aqui..
Palmeiras
CORINTHIANS
São Paulo
Santos
Portuguesa
Santo André
Barueri
Ponte Preta
Um somos nós mesmos ali em segundo, contra Santos e Ponte Preta ainda não jogamos…
Já contra os outros 5, jogamos e não vencemos.
A questão vai muito além de um retrospecto ruim contra times de serie A, com o Mano no comando, simplesmente ganhar de times melhorzinhos é um feito pra lá de raro.
Mas tente mostrar isto para um dos encarregados em blindar o covardão e usarão a “invencibilidade” como argumento. Pois é, você joga contra 5 times, empata com eles todos e faz 5 pontos.
Se jogar com 5 times, ganhar duas e perder 3, faz 6 pontos.
Mas tem que ache que empate, que garante apenas 33% dos pontos em disputa, é bom negócio, fazer o quê?!
Isso sem contar que errar é humano, mas insistir no erro é burrice do huMANO!
No ano passado, quando conseguiu ficar fora das semi-finais de um campeonato que tem apenas 3 times grandes, Mano jogou a toalha antes de sequer jogar com o Noroeste, pagou pau para rivais, ou seja, instituiu no time o seu pensamento pequeno de treinador de XV de Campo Bom e todos viram no que deu… Não satisfeito, este ano, ele volta a repetir os mesmos erros e antes do quadrangular, com 5 rodadas de antecedência ele já está dando entrevistas dizendo que o Palmeiras merece a liderança e que o objetivo é classificar. É muito pequeno mesmo…
Incapaz de aprender com os próprios erros e derrotado por si mesmo. Tem um elenco com potencial e não consegue desenvolve-lo, sequer atribuir um padrão ao time, isto porque teve a maior pré-temporada. Mano só consegue perder para si próprio, exatamente como fez na final da Copa do Brasil com o jogo ganho.
Essa história de “o objetivo é classificar”, tal qual o antigo argumento “o objetivo é a Série B” que nos tirou do Paulistão e da CB, só faz apequenar o time, acomodar, etc… E isto ele já deveria ter aprendido há muitos e muitos anos, mais precisamente quando saiu da escola. Me lembro bem de ter aprendido no último ano do ensino médio uma verdade que pode ser utilizada para traçar um paralelo aqui:
Um estudante que se dedica para passar em primeiro no vestibular, pode acabar passando em primeiro ou até em segundo ou terceiro ou quarto lugar… Mas um aluno que estuda pensando em conseguir o mínimo possível, geralmente acaba ficando abaixo do esperado.
Trocando em miúdos, quem se prepara para passar em quarto, seja no vestibular ou nas finais de um campeonato, acaba ficando em quinto… Filme repetido, aliás… E sem final feliz.
Pois é, quando você consegue, depois de tanto apontar a realidade, constatar para os mais iludidos a mediocridade do treinador. Aí vem o argumentos mais batido da história do futebol: “Sai Mano, entra quem?”
E depois que deixaram Parreira ir para o Fluminense, eu só posso responder: Deixa o treinador de Série B ganhando R$350 mil/mês aí então… Como se o custo-benefício fosse maior do que manter qualquer Eduardo Amorim da vida.
Triste Corinthians!
Ninguém merece essa doida varrida da Cacilda! Se gritar pega ladrão, não sobra um, meu irmão!
Paulinho, eu vi que voce postou um texto daquele blog do Trio. o que acha do espaço deles? conhece algum dos membros?
Olá Paulinho tudo bem?
Vou comentar somente sobre Mano Menezes.
é um técnico fraco, o time fica sem padrão de jogo, não sabe mudar a equipe taticamente no decorrer dos jogos e sempre ganha de times pequenos aos trancos e barrancos. Contra times mais fortes arma uma retranca que não consigo entender, pois sempre sai atras no placar, e fica contente quando consegue um “empate heróico”.
A imprensa, é claro, não fala nada, afinal ele é sempre bem educado e ponderado (?) em suas entrevistas…
Chato é o Muricy !!!
Um cara que nasceu e viveu no meio das organizadas, um cara altamente vinculado ao petismo, um cara que acha que pode tudo e que todos tem que beijar sua mão, inclusive os presidentes dos clubes adversários, e mais, todos os que o cercam no ECCP fecham os olhos para o fato, dele estar jogando o clube num abismo que não terá saida, vai dar bola ou se preocupar com os burguesinhos franciscanos. Os usou muito bem e agora joga todos eles no lixo.
É E ESSE TIME TÁ INVICTO A QUASE UM ANO…….IMAGINA O RESTO!!!!
Mas só os fanáticos corintianos acham que tem um esquadrão, como o próprio presidente, que não se cansa de afirmar, que este ano eles vão ganhar tudo. O time é ótimo, o Douglas é jogador de seleção brasileira e assim vai. Se depender só do Ronaldo, não vai chegar a lugar nenhum, pois se acontecer algum problema físico com ele, os salvadores da pátria (o resto), vão com toda certeza encostar o corpo, como sempre acontece em um elenco, onde um ganha 1 milhão e o resto 10,00 (valores hipotéticos).
Paulinho, a sua estatistica só prova uma coisa: “Estes times da série “A” são realmente muito ruins. Eita estatística viciada.
O Mano já está em banho-maria, somente a espera da temperatura correta da frigideira.
E como fica o pessoal do MFD?
Extirparam a cabeça, mas deixaram os tentáculos se proliferando pelas alamedas do PSJ.
Quer analisar os resultados do time? Dá só uma olhada na classificação do campeonato.
Ah… e lembre-se que o Corinthians perdeu uma vez nos últimos 40 jogos.
Paulinho: Não tape o Sol com a peneira…Veja quem foram os adversários…
Paulinho,
Fica uma duvida.
Quem mantém a equipe do SCCP?
Se é grana do Kia,veja estou perguntando, como entra no Brasil?
Não tem como ser rastreada?
Para um clube que gasta 30 milhões/ano com a folha de pagamento, não tem patrocinio, já antecipou boa parte das receitas, não tem um atleta que que possa ser negociado e fazer caixa, o que posso dizer é que a conta não fecha. E se não fecha, tem algo errado.
Pergunta que não quer calar: como e por que isso não foi ainda investigado?
Bom dia Paulinho, Otima materia! o SR andres esta montando um esquadrão de vigaristas e corruptos,Só falta o SR ANDRES trazer de volta so SR MARCOS ROBERTO FERNANDES E WAGNER REJOWSKI, onde tudo isso vai parar Paulinho? os homens de força maior nao ve isso?
Eu não duvido da qualidade técnica dos jogadores, para o que tem no mercado são boas opções e teriam um bom desempenho em qualque clube que hoje é considerado grande no Brasil.
O que eu boto em dúvida no Corinthians hoje é a qualidade técnica do treinador, ontem… o Neto até comentou, o Timão parece um bando de loucos em campo também, todo mundo correndo atrás da bola.
Se existe um culpado para o aproveitamento do Corinthias ser assim essa culpa é do Mano.
blog nota 10, vlw paulinho pelo empenho e pela dedicaçao
o que voce acha do ex goleiro ronaldo vive batendo e assoprando nessa nossa diretoria , ontem mesmo ja meteu o pau no presidente falou do caso da pessoa que cidavo dos masters , que o presidente nao atende mais suas ligaçoes,sera que prometeram alguma coisa pra ele?
cuidava dos masters
“a carlos” o Corinthians é o único clube do mundo que fica invicto, mesmo sendo derrotado. O que vale para o Corinthians não vale para os outros clubes. Se não me engano o time que perdeu para o América de Natal estava todo inscrito no Brasileiro da SÉRIE B. Só a imprensa corintiana para inventar uma bobagem desta e vocês entrarem nesta.
Faculdade não molda o caráter das pessoas… só lhes dá conhecimento técnico…
Nossa, ECCP doeu heim rs
Discordo de vc, Paulinho. Pra mim, contra fatos não há argumentos. E os fatos são os que eu citei pra você.
Também espero que o Corinthians melhore suas atuações em clássicos e contra times paulistas (mesmo os medianos vêm dando trabalho), mas diante do ótimo retrospecto da equipe nos últimos meses apesar de todos os problemas com contusões e suspensões neste início de temporada, não acho justo qualquer tipo de cobrança.
Bem ou mal, querendo ou nao o Corinthians não perde no Pacaembu.
Já são 244 dias, desde o distante Corinthians e Bahia em 15/07/08.
Sera que isso anima para o jogo contra o Santos ???
Quem será o proximo time a ganhar do Corinthians no Pacaembu.
Eu só tenho uma pergunta para os Manetes:
Ta tudo bem? Bonitinho? Ok… Então defina o esquema tático do time. Qual é o nosso padrão?
Não adianta fingir. O Mano vem com discursinho todo polido, a diretoria cria camisetas pra ele, enfim, um covarde blindado e com isso a torcida ainda não se tocou da mediocridade do treinador, no entanto, se esquecessem os olhos azuis e olhassem para o campo veriam que não existe time, existe um catadão amontoado em campo sem saber o que fazer. Time mal montado, mal treinado e mal comandado. Isto se é que posso chamar de time… Felizmente, algumas jogadas individuais tem salvado o elenco e mantido a invencibilidade. Se pelo lado do torcedor é bom ver o time se segurando, pelo lado da realidade, esses lances individuais acabam salvando o Mano das críticas e escondem a mediocridade do treinador.
É verdade que o Corinthians está jogando muito abaixo da média, mas daí a querer a cabeça do Mano por que não ganhou de times da primeira divisão aí é demais.
Vamos esperar pelo cameonato brasileiro, pra depois julgar o Mano.
“16/03/2009 – 14h03
Por serviço diferenciado, Corinthians dobra preço de ingresso para santistas
Rafael Prada
Em São Paulo
Para oferecer um serviço diferenciado aos torcedores do Santos, a diretoria do Corinthians dobrou o preço cobrado pelos ingressos de visitantes para o clássico contra o time da Vila Belmiro, no próximo domingo no estádio do Pacaembu, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Paulista.
Torcida forma fila no Parque São Jorge por ingressos para clássico contra o Santos
Mesmo sem especificar quais seriam os serviços oferecidos, o supervisor de arrecadação do clube da capital, Lúcio Blanco, confirmou o preço de R$ 40, contra os R$ 20 cobrados aos corintianos, que ficarão em arquibancadas similares às que serão oferecidas aos santistas.
Como antecipou Juca Kfouri em seu blog, a medida fere o Regulamento Geral das Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que deixa claro ao afirmar que “os preços dos ingressos para a torcida visitante deverão ter necessariamente os mesmos valores dos ingressos da torcida local”.
De acordo com o dirigente corintiano, o maior número de pessoas no portão 22 irá criar uma demanda maior de catracas e de atenção por parte da organização da partida, gerando gastos. Normalmente, o setor recebe em torno de 350 torcedores, número que deve aumentar no clássico.
“Na realidade, nós faremos um investimento ali no setor deles, teremos mais catracas e uma estrutura a mais. Será um serviço diferenciado para atender o torcedor que irá utilizar o portão 22, isso gera um custo”, explicou o dirigente ao UOL Esporte.
Questionado sobre qual seria o serviço diferenciado, Blanco diz que uma reunião com a diretoria do Corinthians, ainda nesta segunda-feira, deve definir as diretrizes a seguir. “Ainda não está definido, vamos ver com a direção as alterações necessárias para tentar receber a torcida de uma forma mais tranquila”, completou.
A diretoria do Santos já pediu todos os ingressos para o setor. No total, o número de entradas deve chegar a 2.100. A carga de bilhetes à venda para o clássico gira em torno de 34.500.
Ainda segundo Blanco, como o torcedor da equipe do litoral pode adquirir entradas para numeradas cobertas e descobertas e também para o setor família, a porcentagem à torcida visitante pode ficar acima dos 10% do total de ingressos”.
E vai começar tudo de novo! Ou não?
Concordo que o ano passado o time perdeu para tais clubes, mas vamos aos fatos:
1 – O time era recem-montado;
2 – Fomos assaltados na Vila contra o Santos, com o gol do K. Pereira;
3 – Mostramos poder de reacao contra Goias e Botafogo, e so perdemos para o Ixpoti porque o time entrou de salto alto, e mesmo assim nao deram aquele penalti escandaloso no Acosta!
Em relacao a esse ano, concordo que nao ganhamos de ninguem mas:
1- Tambem ninguem ganhou da gente;
2 – O “queridinho” da imprensa SP, ja tomou dois paus de times ridiculos do Estado, e nao vejo ninguem criticando sobre isso, alias falam que estao bem na Libertadores mas empataram em casa e ganharam de um time ridiculo fora;
3- O Palmeiras, lider do campeonato, ja empato com varios times ridiculos e esta quase eliminado da Libertadores;
4- O Santos foi goleado pelo Palmeiras e ainda esta se ajustando;
5- Times de expressao nacionais como Inter, Gremio, Fluminense, considerados com bons elencos ainda estao capengando.
Ou seja, concordo que o Timao esta devendo, mas esse e’ o jeito do Mano jogar, privilegiando a defesa, que na minha opiniao esta certo! Veja o caso do Sao Paulo, tri-brasileiro, que todo ano sofre pra marcar gols, mas com uma defesa compacta nunca cede 3 pontos ao adversario e consegue chegar no fim brigando por titulos. O mano esta certo sim, o que importa e’ nao perder sempre, afinal nem sempre sera possivel ganhar! Parem de cornetar o Timao e olhem a realidade do futebol brasileiro. O mano levou o Gremio a final da Libertadores com um elenco pior que esse do Timao, sempre favorecendo o sistema defensivo!
O que !!!! vejo na nota do Krusty que a diretoria do Corintians nao vai dividir meio a meio a carga de ingressos com Santos para o jogo do proximo domingo no Pacaembu !!!
Cederam apenas 6% da carga total para o time da baixada e so avisaram hoje.
Que atitude mais prepotente e arrogante.
Alguem tem que fazer alguma coisa…
Parei no “Shadow”.
NOTICIA FRESQUINHA PARA VC POSTAR AMANHÃ:
A FELICIDADE DURA POUCO?
Fontes confiáveis me disseram que a ausência de Ronaldo no jogo de domingo, contra o Santo André, não foi apenas “para poupar o Fenômeno para o jogo de domingo que vem contra o Santos”, como alegou a comissão técnica e a diretoria corintiana.
Soube que Ronaldo teve um abalo no seu relacionamento com o presidente Andrés Sanches. O jogador chegou para o presidente e, cara a cara, disse mais ou menos o seguinte:
— Muito bem, cumpri o que prometi, agora falta o senhor (ou você, não souberam me dizer qual foi a palavra escolhida) cumprir a sua parte.
Ronaldo se referia ao fato de ainda não ter recebido absolutamente nada daquilo que foi acertado entre ele e o clube.
Vale lembrar que, em janeiro deste ano, antes mesmo de o Fenômeno fazer sua estreia, o jornal Folha de S. Paulo informou que o jogador já teria tido um breve desentendimento com a diretoria do clube a respeito de seus vencimentos.
Aliás, não é estranho que o Corinthians não tenha deixado Ronaldo nem no banco de reservas, “abrindo mão” do patrocínio que já tinha acertado com a Dafra Motos por causa da presença do atacante? E não é estranho que também abra mão de fazer o atacante jogar pelo menos mais alguns minutos, para pegar ritmo de jogo, como a comissão técnica sempre disse que pretende fazer?
Para Ronaldo, o encanto com o Corinthians e sua torcida continua intacto. Mas a falta de acerto em relação à parte financeira com os dirigentes do clube pode ter conseqüências desastrosas.
FONTE:http://colunistas.ig.com.br/jogoquaseperfeito/2009/03/16/a-felicidade-dura-pouco/
Empatou com o São Paulo uma vírgula. Empatou com o time “B” do São Paulo, no sufoco, pois foi dominado o jogo todo.
Quero ver quando jogar contra o time “A”.
Realmente o Ronaldo faz diferença, mas não ganha jogo sozinho ou quase sozinho.
O time do Corinthians é sofrível.
É FATO !!!!!!!!!!!!!!!
CURINTIA TIMINHO DA MARGINAL SEM NUMERO É UMA PIADA !
KKKKKK
E O QUE VENHO FALANDO, ENQUANTO O RESULTADO DENTRO DE CAMPO FOR FAVORAVEL AO CORINTHIANS, NINGUEM VAI LEVANTAR UMA MÃO CONTRA ATUAL DIRETORIA, POSTERIORMENTE VERÃO O RESULTADO.
Gostaria de ver essa mesma análise para os demais clubes grandes…
faça o mesmo levantamento com o sao paulo, contra adversarios de serie A esse ano e veras que a porcentagem tb sera horrivel. o que importa verdadeiramente é chegar na final e ser campeao.
isso pra nao dizer que ontem alem de um gol mal anulado ainda tivemos um penalti nao assinalado
Você publica cada comentário aqui… e quando te questionam você reprova!
Foi com essa atitude, de deixa o “homem trabalhar”, que ficou o Nelsinho (e nos levou a série B), o Antonio Lopes e o Ademar Braga (que nos tiraram da Libertadores).
Muito pior, pensando assim, reelegeram o Andres Sanches, e tudo que é de ruim, que veio junto com ele.
“largosãofrancisquentos”
franciscanos neh, por favor…
Estranho o Ronaldo ter sido polpado nesse último domingo, muito estranho e mal contado.
só vou jogar se me pagarem…
Olá Paulinho
Bem acredito que logo logo a mascara do Andréz vai começar a cair , eu me pergunto porque os sócios não tomam uma atitude ? Eu até me proponho a ajudar mas sozinho eu não faço nada , até porque tem que ter mais sócios pois os Gaviões vai tentar impedir qualquer movimento contra o Andréz , Cade o Citadini que pra mim é um dos mais honestos que tem ainda no clube para tomar uma atitude , agora se acontecer o pior novamente com o Corinthians vai a culpa para esses sócios imbecis que se vendem com churrascos, ingressos e fotos com o Presidente esse espanhol cretino ..
Atenciosamente
Quer dizer que o cúrintia vai dar um passa moleque no Peixa em relação aos ingressos?
Já sei o culpado e o Juvenal.
Bem feito para o Santos quem mandou se associar as idéias do andrés.
Tem um ditado que diz: “quem anda com porco acaba comendo farelo”
B em fez o Juju que depois de 1 ano quebrando o galho dele cedendo o Morumbi quase de graça viu quanto o cara é mal-agradecido e deu-lhe um bico na bunda.
Não tem mais time para se falar no campeonato Paulista? Entra semana e sai semana é a mesma coisa. Na primeira semana o coadjuvante era o time da Vila Sônia. Passaram a semana inteira com a história do ingresso. Depois veio a história do Ronaldo estréia e não estréia. Aí veio a semana com o Palestra. E dá-lhe falação. Parecia que só tinha um jogo na semana. Aí o Gordo faz um gol. Passaram a semana toda falando do cara. Fizeram um especial com o Luciano Hulk na marginal sem número. Na madrugada lá estava o Gordo no programa do Serginho Groisman. E o Mano dizendo que o cara não ia jogar. Esta é a semana Peixeira. Vão falar a semana toda e a semana que vem também. É um saco. Todo dia e toda hora só se fala no Timão. É preciso diversificar. É preciso falar um pouco dos demais participantes do campeonato Paulista.
Ops`O Kra já mudou de idéia e agora quem vai salvar o salario do Ronaldo!?!?!?!?
1600 Votos e o Kra não segura uma onda nem 5 horas?
Vacilo geral!
Agora já era.
“16/03/2009 – 17h29
Corinthians reduz preço de ingresso para santistas
Bruno Thadeu e Rafael Prada
Em Santos e São Paulo*
Atendendo a um pedido da Federação Paulista de Futebol, a diretoria do Corinthians reduziu o preço do ingresso para os torcedores do Santos que quiserem assistir ao clássico, no próximo domingo, em jogo a ser disputado no estádio do Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Paulista.
Torcida forma fila no Parque São Jorge por ingressos para clássico contra o Santos
Na primeira lista de preços divulgada pelo clube de Parque São Jorge, os ingressos para o portão 22, setor dos visitantes, seriam vendidos a R$ 40. No entanto, a diretoria corintiana optou por voltar atrás e os ingressos serão comercializados a R$ 20. Em seu blog, Juca Kfouri havia denunciado que o valor de R$ 40 era ilegal.
Consultado pela reportagem do UOL Esporte , o supervisor de arrecadação do Corinthians, Lúcio Blanco, afirmara que a cobrança dobrada tinha como objetivo cobrir um “serviço diferenciado” aos torcedores do Santos, já que um maior número de torcedores iria comparecer ao setor do portão 22.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, agora negocia diretamente com o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, o aumento da carga de ingresso para a torcida santista. Foram colocados 2.100 bilhetes à disposição do Santos; o clube da Vila Belmiro quer que a cota suba para 3.400, equivalente a 10% da carga total de entradas.
Os ingressos foram colocados à disposição das torcidas nesta segunda-feira e, até o momento, mais de 19 mil já foram vendidos. Os setores verde e amarelo, para a torcida do Corinthians, estão esgotados”.
Time tem, “leao”, mas não estão falando do seu time, mas do gordo, como vc bem citou… e quando falam do seu time é pela maior torcida, e a imprensa quer audiência. Fim.
LARISSINHA, VAMOS FAZER AS PAZES ?
EU NAO AGUENTO OLHAR PRA SUA FOTO E FICAR BRIGADO…
VC EH MOH GATINHA…
E EU SEI QUE VOCE ME AMA.
8)
***(*) ******(*)
Huahauahauahauahauahauahauahahau
“Geraldinho” você me diverte… 8)
Eis aí mais uma proeza do vice da embraer!O vice-presidente da Embraer, Horácio Forjaz, foi obrigado a reconhecer, publicamente, que sua empresa comete uma ilegalidade. Forjaz admitiu que cerca de 70% das ações da companhia já são propriedade de fundos estrangeiros (quando a lei permite o máximo de 40%). Sobre a bonificação, repetiu os argumentos da nota que a empresa enviou para a imprensa, que, na verdade, reconhece o pagamento do “prêmio” aos seus executivos.
Forjaz respondeu a todos os questionamentos dizendo que as demissões foram necessárias para assegurar a “competitividade” da empresa no mercado. Num depoimento marcado pela frieza, Forjaz ainda fez um paralelo entre os atos da empresa com a lei da evolução das espécies, de Charles Darwin: “os fracos morrem, os fortes e mais adequados vivem”.