Advertisements

O círculo se fecha em torno dos defensores da MSI!

Por FABIO SALLUM

http://blogdotrio.wordpress.com/

Na última segunda-feira, dia 09 de Março, o portal Consultor Jurídico publicou uma notícia muito interessante a respeito da possibilidade de compartilhamento de provas entre o Ministério Público Brasileiro e o Ministério Público Russo, no processo que investiga a participação do magnata Boris Berezovski na MSI, antiga parceira do Coringão.

Vejam a publicação abaixo:

STJ define limite para cooperação internacional

O Órgão Especial do Superior Tribunal de Justiça vai definir a competência para analisar os limites da cooperação jurídica internacional nos casos em que não há expedição de carta rogatória.

A discussão foi proposta pela defesa do empresário russo Boris Abramovich Berezovsky.

Houve compartilhamento de provas contra ele entre a Justiça brasileira e o Ministério Público russo, sem carta rogatória.

Para os advogados, a competência para aprovar o envio dos documentos é do STJ e não do juiz de primeira instância.

O debate está praticamente definido.

A maior parte dos ministros já votou a favor do compartilhamento das provas.

E 14 integrantes do Órgão Especial votaram nesse sentido com o relator, ministro Teori Albino Zavascki.

No entanto, a ministra Maria Thereza de Assis Moura abriu divergência e foi acompanhada por cinco colegas.

O último a votar será João Otávio de Noronha, que pediu vista do processo.

Há a possibilidade dos ministros que já votaram mudarem de entendimento.

A próxima sessão está marcada para o dia 18 de março.

Berezovsky é réu em Ação Penal que tramita na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, a qual investiga ligações dele com a empresa Media Sports Investment (MSI), que investiu no Sport Club Corinthians Paulista de 2004 a 2007.

A suspeita é de lavagem de dinheiro no negócio.

Depois de instaurada a ação, houve apreensão de computadores do empresário, fruto de um ato judicial.

Ciente da situação de Berezovsky no Brasil, o Ministério Público russo solicitou à Justiça brasileira cópias de provas que existiriam contra o empresário.

Ele também é investigado em seu país.

O pedido de compartilhamento das provas foi feito por meio de ofícios trazidos da Rússia por um membro do Ministério Público Federal brasileiro.

O juiz federal Fausto Martin De Sanctis atendeu o pedido e forneceu cópia de discos rígidos dos computadores apreendidos, antes mesmo de o material ser periciado.

A defesa do empresário russo argumenta que a Emenda Constitucional 45 transferiu para o STJ a competência para apreciar cartas rogatórias, que são medidas judiciais para o cumprimento de atos ou diligência necessários à movimentação de processo em outro país.

Tendências

O relator da Reclamação, Teori Zavascki, considerou-a improcedente.

Para ele, a intervenção do Judiciário está prevista em situações específicas, como a apreciação das cartas rogatórias.

No entanto, como o pedido do Ministério Público russo não foi feito por esse trâmite, não houve usurpação da competência do STJ pelo juiz federal ao fornecer cópias das provas contra Berezovsky.

Zavascki defendeu que houve um pedido de cooperação jurídica internacional para compartilhamento de provas.

Essa posição foi acompanhada pelos ministros Felix Fischer, Gilson Dipp, Eliana Calmon, Paulo Gallotti, Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Luiz Fux, Castro Meira, Denise Arruda, Arnaldo Esteves Lima, Massami Uyeda e Sidnei Beneti.

Maria Thereza de Assis Moura votou pela procedência da Reclamação.

Ela afirma que a solicitação de cópias dos discos rígidos se coloca à margem da investigação.

Em seu voto-vista, ela distinguiu atos de investigação de atos de prova.

Os primeiros se dão no âmbito pré-processual, enquanto os segundos são praticados perante o juiz que julgará a causa.

A ministra defende que, como a descoberta e apreensão dos discos rígidos se deram por medida judicial cumprida após a instauração da Ação Penal, o fornecimento de cópias das provas não poderia ser feito de forma alheia ao ordenamento jurídico.

De acordo com a ministra, trata-se de atos de prova e não de atos de investigação.

Acompanharam a divergência os ministros Nilson Naves, Ari Pargendler, Fernando Gonçalves, Aldir Passarinho Junior e Hamilton Carvalhido.

Vamos esclarecer a questão: o artigo trata sobre a aplicação do Tratado de Palermo, assinado pelos Brasil e por mais 123 países em 1992.

Referido tratado internacional estipula que diferentes nações, ao realizarem investigações sobre uma mesma pessoa, ou um mesmo delito, podem realizar a livre troca das provas que cada uma possuir em seu poder.

Desta forma, a aplicação do Tratado de Palermo é uma das mais eficientes maneiras de promover o combate ao crime organizado no Brasil e no mundo, pois permite que o intercâmbio de informações apuradas em diferentes pontos do globo.

Desta forma, os três principais pontos do tratado são:

a) facilitar o acesso do Ministério Público às contas bancárias de suspeitos de ligações criminosas;

b) confiscar bens de origem ilícita e;

c) autuar judicialmente elementos envolvidos com grupos criminosos, sem necessidade da comprovação de crimes cometidos.

Assim,  o Superior Tribunal de Justiça praticamente decidiu que o Juiz da 6ª Vara Criminal de São Paulo, que investiga a ligação entre Berezovski e a MSI, pode fornecer ao Ministério Público russo todas as informações em seu poder a respeito da investigação realizada.

Ao mesmo tempo – e aspecto crucial da discussão -, o Ministério Público russo pode fornecer, à Justiça brasileira, e de maneira livre, tudo o que já foi investigado a respeito do magnata em sua terra natal.

Citada livre troca de informações ajudará a investigar os verdadeiros investidores da MSI, bem como a real origem do dinheiro utilizado para adquirir os direitos de Carlitos Tevez, Sebá, Mascherano,  dentre outros jogadores.

Ainda, esta troca de informações internacionais – que pode incluir a quebra de sigilos bancários e telefônicos – revelará os dirigentes corinthianos que estavam diretamente envolvidos nos negócios irregulares celebrados pela MSI.

Referido intercâmbio poderá apontar, ainda, aqueles dirigentes corinthianos que – apesar de terem mentido perante a Polícia Federal ou tentado combinar depoimentos – tinham completa ciência dos investidores da MSI, bem como da origem de seu dinheiro sujo.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos!

Facebook Comments
Advertisements

30 comentários sobre “O círculo se fecha em torno dos defensores da MSI!

  1. José Roberto da Silva

    Depois vem cúrintiano aqui dizer: Se fosse no cúrintia a mídia não daría trégua, O São Paulo é corrupto, O Juvenal é bebado, No cúrintia tem transparência.
    Que clubeco chulo é esse cúrintia só serve para isso mesmo abrigar bandidos, sujeira e essa torcidinha de merda que adora difamar os outros.
    É isso aí Paulinho continue lutando pela verdade, honestidade e integridade.
    Se você ama o clube tem mais é que lutar por uma faxina geral mesmo contrariando as amebas.
    Mas se pensarmos bem elas não tem culpa QI 0,25. Fazer o que?

  2. rafael

    Paulinho, viu essa noticia:

    O trambique mais caro da história
    No blog do Marcelo Damato

    Vinte e cinco milhões de libras, quase R$ 80 milhões. Foi essa bolada que o West Ham concordou em pagare ao Sheffield United pelos prejuízos causado ao clube pelo uso do argentino Carlos Tevez, na temporada 2006-2007.

    A história é a seguinte. Depois de tirar Tevez do Corinthians, com o consentimento de Alberto Dualib, Kia Joorabchian o colocou no West Ham.

    Mesmo com Tevez, o West Ham por pouco não caiu. Salvou-se apenas na última rodada com uma vitória sobre o Manchester United fora de casa – gol de Tevez. Esse é outro episódio que levanta suspeita, pois nos dias seguintes o argentino foi emprestado ao clube de Old Trafford.

    No final da temporada, ficou provado com a descoberta de um contrato de gaveta que a presença de Tevez era ilegal, pois as regras britânicas não permitem que jogadores pertençam a pessoas ou qualquer empresa ou associação que não seja um clube. Apesar disso, o clube não foi punido com rebaixamento. Apenas recebeu uma multa de 5,5 milhões de libras.

    O Sheffield United, que teria escapado caso o West Ham tivesse sido degolado, foi à Justiça e pediu 45 milhões de libras. Agora saiu a decisão. Sheffield receberá 10 milhões à vista e 15 milhões em cinco anos.

    E o pesadelo do West Ham pode não parar por aí. Outros clubes rebaixados e até ex-jogadores do Sheffield devem entrar na Justiça cobrando por danos às suas carreiras. As novas indenizações podem chegar a dezenas de milhões de libras.

    Não está claro se Kia Joorabchian terá que arcar com parte dessa despesa, mas aparentemente não.
    De qualquer forma, sua imagem sai bastante arranhada do episódio,

    De qualquer forma, a imagem do iraniano saiu arranhada

  3. Fabiano Pinto

    Paulinho, quanto a informação do Mano estar com a batata assando faz todo o sentido, o Kajuro disse no seu programa no SBT tudo o que aconteceu em Prudente, mostrou o real motivo de Antonio Carlos pedir demissão, mostrou que Mano bateu de frente com ele e não restou outra alternativa e pedir o chapéu coisa que deixou Andres Sanches irritadissimo, pedeu seu irmão párceiro de infancia, e já estaria preparando o terreno pro pé na bunda, inclusive não se surprienda ao ver alguns jornalistas começarem a falar mal do Mano, pois Andres tem esse poder na mídia podre.
    Ronaldo só estreiou em Itumbiara pq Mano peitou tudo e a todos, estou começando a mudar meu conceito sobre esse treinador, mas ainda com o pé atras

  4. Pedro

    A pergunta é: o Timão vai ser punido?

    Não, é impossível!

    Andres e a nossa diretoria estão bastantes tranquilos, saibam.

    Renovação e transparência sempre.

  5. Pedro

    E o Kia é o maior empresário do mundo.

    O problema é que todos querem ser paladinos da justiça nesse país pequeno que, sem dúvida, não tem espaço para comportar um time tão grande como o Corinthians.

    Sou a favor da volta do Kia, o Messias da Fiel.

  6. ADVOGADO DO DIABO

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    O Ministério Público Russo não tem “envergadura moral”
    para investigar ninguém. Qualquer um q tem um pouquinho
    de informação sabe q a corrupção rola solta na Rússia.

    Por exemplo, o Putin, manda prender e soltar. E manda
    matar também, através de envenenamento.

    A Rússia é uma ditadura enrustida. Veículos de comunicação
    e os poderes executivo, legislativo e judiciário estão tudo
    dominado.

    Portanto, qualquer coisa q eles por ventura tentam investigar
    é apenas perseguição política.

    Lá, ou vc é da turma do Putin ou é inimigo dele.

    E os inimigos têm q correr de lá, senão…

    O MP brasileiro tem q fazer sua própria investigação.

    Aí sim, eu dou credibilidade.

    abraços.

  7. Roberto

    Jose Roberto da SILVA
    Coitada da Barbie…sofre como todo Brasileiro de Perda Momentanea de lucidez Historica.
    xxxxxxxxxx..
    Lei mais…hoje tem varias fontes de pesquisas na net.
    Não fale tanata asneira , seu asno
    Se voce não conhece a historia de seu Clube, procure se informar
    Não existe nenhum Santo no meio do FUtebol
    Voce conhece maçonaria??
    Veja qual a relação deles com o seu Clube..
    Veja com a relação do Figger com seu Clube
    Veja com a Relação da DONA VIlma com seu clube
    Se informe mais santinha.
    Não queira ser maria vai com as outras, como é tipico da torcida do seu time. a Torcida Modinha.
    Ser pedra é bom, o duro é ser vidraça
    Aproveite que vc tem um QI 24.24 , e estude mais e não critique os quem QI 0.25

  8. MOACIR

    MENTIROSO FDP !!!!
    O presidente Andrés Sanchez, prestou nesta quinta-feira depoimento no 34º Distrito Policial sobre os incidentes no clássico entre Corinthians e São Paulo.

    Em seu esclarecimento, que foi acompanhado pelo promotor estadual Arnaldo Hossepian Jr., o dirigente corintiano foi questionado a respeito da venda de ingressos para aquele jogo, mais especificamente sobre um suposto favorecimento na distribuição das entradas para torcidas organizadas.

    – Tinha três postos de venda. Não tenho culpa se eles são organizados até para comprar ingresso. Quem comprou, comprou. Não tenho como controlar isso – disse Andrés.

    A versão do presidente, porém, diverge da declaração do Supervisor de Arrecadação do clube. À época do clássico, Lúcio Blanco declarou que havia enviado 2.100 ingressos para serem vendidos nas sedes de organizadas.(!!!!!!)

  9. a carlos

    VOLTA KIA …. VOLTA PARA O TIME DE TORCIDA SAZONAL QUE ULTIMAMENTE ESTÁ PAGANDO PRA JOGAR…..O MADONÃO MERECE!!

    A MÍDIA DIRÁ QUE VC É UM GÊNIO…. MAIS HONESTO QUE FIGGER….

    A TORCIDA B* —– DA PERÍFERIA – QI 0.24 QUEM SABE VOLTARÁ A FREQUENTAR O CANINDEZÃO… ENTREGUE ÀS BARATAS…..

    HAJA FÍGADO PRO JUJU!!!!!

  10. JORGE

    PAULINHO, QUANTO Á ESSA HISTÓRIA DE MSI NÃO VOU COMENTAR NADA AGORA, MAS É INADIMISSÍVEL QUE VOCÊ QUE SE DIZ CORINTHIANO PERMITA QUE VERMES COR DE ROSA COMO ESSE TAL DE jose roberto da silva (ALGUM ZÉ MANÉ DA VIDA) ESCREVA “CÚRINTIA”.
    ISSO ESTÁ SE TORNANDO INSUPORTÁVEL E ACABA INCITANDO Á VIOLÊNCIA…

  11. marciotricolor

    Roberto Disse:
    Março 14, 2009 às 10:46 am

    Voce conhece maçonaria??
    Veja qual a relação deles com o seu Clube..

    E você, o que conhece dela a ponto de colocá-la aqui de uma forma pejorativa?
    Vamos, lá… o que você conhece e pode provar o que fala a seu respeito?

  12. Edmilson Cardoso

    Pedro Disse:

    Março 14, 2009 às 10:30 am
    E o Kia é o maior empresário do mundo.

    O problema é que todos querem ser paladinos da justiça nesse país pequeno que, sem dúvida, não tem espaço para comportar um time tão grande como o Corinthians.

    Sou a favor da volta do Kia, o Messias da Fiel.

    R: Olha o nivel……depois choram na segunda divisão

  13. Fábio Queiroz

    O problema Jorge que o nome Corinthians é tão diferente dos outros, nome de clube, não nome de time que pega o nome da cidade e coloca, se aponderando inclusive das cores oficiais da cidade!
    O nome Corinthians, até para o povão que mora na periferia, de pouca instrução é difícil pronunciar (curintia), como diria o Adoniran Barbosa. Agora resta saber se ele e vários tentam usar dessa forma pra fazer trocadilhos infâmes sem sentido e sem respeito.

  14. Amauri

    Depois da concessão de status de refugiado político a Cesare Battisti (condenado por assassinato na Itália, país plenamente democrático), não faz o menor sentido essa perseguição a Berezovski (refugiado político na Inglaterra), com base em “provas” fornecidas pelo Ministério Público da Rússia (governada, de fato, pelo “czar” Putin – inimigo político de Berezovski).

  15. joe kaisaka

    Paulinho escreve aí para todos saberem a verdade, não que eu seja dono dela, mas para me dobrarem é duro, comigo o cabra tem que ser bão. Vou dizer em alto e bom som:

    BÓRIS BEREZOVSKI É VITIMA, DE PERSEGUIÇÃO POLITICA.

    FERNANDO COLLOR FOI VITIMA TAMBÉM, DA GLOBO E DO ‘STATUS QUO” DO BRASIL.

    EU MUDO DE OPNIÃO SE ME PROVAREM O CONTRÁRIO.

  16. joe kaisaka

    Outra coisa que esqueci e estou revoltato, meu velho.

    Assisti ontem 24hrs a redenção, que m…. de filme, não vou entregar o dvd, vou quebra-lo e jogar no lixo. Quase que morro de indigestão a pizza deu um revertério por causa da p…. desse filme.

  17. Beto Altieri

    Ninguém comentou o texto porque não entendeu ou não ligou . Alias , Paulinho , não foi voce que escreveu .
    Isto é coisa de advogado! Voce não tem conhecimento disto ! Eu também tenho amigos advogados , mas dou o crédito quando me ajudam.!!!
    Cai na real e fala de futebol ! Voce faz ótimas investigações e eu acho muito bom ! Agora , política não dá ! Processos judiciais ??? Pára !!!!

  18. euclydes zamperetti fiori

    Em matéria de corrupção rolando a solta, nosso Brasil não fica atrás de nenhum país do mundo, principalmente com o Petismo, estes pseudo-s donos da verdade e da honestidade, q criticavam a tds , sentaram nu puder, aperfeiçoaram as velhacarias, portaram dinheiro na cuéca e nada aconteceu, portanto é necessario mudar nossa cultura.
    Acorda, Brasil
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  19. Roberto

    Jorge

    Todos sabemos que a torcida cor de rosa, sofre da sindrome depressiva de auto-afirmação.
    Eles estão naquela fase que nem Freud , conseguiria explicar.
    Não sabem , se são elite ou periferia
    Sempre viveram a custas do Estado, agora vivem a custa de empresarios
    Adoram pagar pau para BLOG de Corinthiano.
    Talvez, seje aquela recaida, que todas as xxxxx , tem na fase pre-definição, não sabe se vira de uma vez ou agrada a familia e começam a sair com meninas…
    Mas, não devemos nos incomadar , com o fato delas não saberem escrever Corinthians, faz parte dessa auto-afirmação, periferia ou elite
    Voce pode reparar que elas adoram pagar de intelectuais.
    Mas, vejamos, vivemos em um Pais de miseraveis e analfabetos, se realmente elas forem a Pseudo-Elite……????
    Qual seria a quantidade real da torcida delas.
    Sera que nas favelas, não tem nenhum xxxxxxxxx????
    Se olharmos por esse prisma, nossa torcida, é muito maior que 30 milhões…..somos mais de 70 milhoes de miseraveis….

    Mas, o mais importante é que elas, continuem a nos dar audiencia, sempre seje no radio;tv , nos Blogs de debate do timão
    É isso ai Torcida Cor de rosa……continuem sempre assim , se preocupando com o dia – a dia do timão..
    Voces são nossos fregueses historicos, e Salão Para Festas de Corinthianos, sempre estara em nossas memorias
    Valeu Bambizada……..por favor não nos abanonem nunca, nem no radio na tv nem na TV..COntamos sempre com o prestigio e audiencia de voces, afinal vcs tem um QI , magnifico….””24.24″”..isso ajuda a elevar o debate nos blogs
    Krusty…não se descontrole..
    Cante a musiquinha de voces para vc se acalmar..

    Vamos sãopaulo..vamos sãopaulo….vamos passar xxxxx…

  20. Renan Silveira SPFC HEXA ÚNICO!!!

    ” Pedro Disse:

    Março 14, 2009 às 10:30 am
    E o Kia é o maior empresário do mundo.

    O problema é que todos querem ser paladinos da justiça nesse país pequeno que, sem dúvida, não tem espaço para comportar um time tão grande como o Corinthians.

    Sou a favor da volta do Kia, o Messias da Fiel.”

    Cada um tem o Messias que merece!!

  21. JORGE

    ESSE PESSOALZINHO COR DE ROSA NÃO DEVE SE ESQUECER QUE TORCE PARA O CLUBE MAIS SUJO E CORRUPTO DO BRASIL OU TALVEZ DO MUNDO…
    ELAS MORREM DE INVEJA DO CORINTHIANS.
    NÃO ADIANTA QUEREREM DIZER QUE SÃO CAMPEÕES DE TUDO PORQUE MESMO NA FASE EM QUE FICAMOS LONGOS ANOS NA FILA SÓ SE FALAVA EM CORINTHIANS E EM PELÉ…ESSAS BIBAS ERAM IGNORADAS.
    QUALQUER DIA DESSES PUBLICAREI AQUI NO BLOG DO PAULINHO UMA MATÉRIA CHAMADA “A MARACUTAIA xxxxx”.
    VOCÊS VÃO FICAR ESTARRECIDOS COM A HISTÓRIA SOMBRIA DO TIME COR DE ROSA.
    AGUARDEM…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: