Advertisements

Aula de jornalismo

grandefotografo

Um Grande Fotógrafo

Por PEDRO MARTINELLI

http://www.pedromartinelli.com.br/blog/

Domicío Pinheiro, fotógrafo do Estadão, no jogo da despedida de Pelé contra a Ponte Preta na Vila Belmiro. Sentado em cima do alambrado ele aguardava a entrada do Santos em campo. No andar de baixo, na primeira fila: Manoel Motta, Alfredo Rizzutti, Reginaldo Manente e Silvio Ferreira, meu companheiro no jornal O Globo.

Para fotografar futebol Domicío se postava em pé na direção da linha da área pequena, a poucos metros do gol, até fazer a foto  da bola estufando a rede.

Me lembro de uma partida em que o jogador Mirandinha do São Paulo quebrou a perna. Domício estava lá e sabia que tinha feito a foto do lance. Uma foto impressionante, de causar arrepio ver a perna vergada no momento exato da fratura. Todo mundo fotografou o jogador sendo retirado do campo. Domicío foi junto com o jogador para o hospital. Reproduziu o raio-x que mostrava a fratura e esperou a cirurgia terminar.  Na primeira página do Estadão da segunda-feira uma foto enorme do momento da fratura e ao lado a chapa do raio-x com o pino colocado na cirurgia. No Caderno de Esportes uma sequência incrível com toda a história daquela tarde.

Todos os outros fotógrafos ficaram até o final do jogo, cumprindo a pauta burocraticamente.Tempo perdido. A história daquele domingo só o Domicío soube contar.

Uma bela aula de jornalismo. Esta foi a minha escola.

Facebook Comments
Advertisements

2 comentários sobre “Aula de jornalismo

  1. Luís Carlos

    Já ouvi bastantes histórias sobre esse fotógrafo. Pena que a profissão de jornalista esteja em fase terminal.

    Mas, se não me engano, a foto do Mirandinha saiu na capa do Jornal da Tarde. Os jornais fechavam a edição muito mais cedo naquela época e acho que não haveria tempo de publicar a foto no Estadão de segunda-feira.

    Para ilustrar:

    http://img14.imageshack.us/my.php?image=mirandinhacn2.jpg

  2. jonas

    essa foi mesmo a sua escola, ou vc descobriu o Pedro Martinelli a partir do post no blog do Juca?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: