Advertisements

Lula e Mané Garrincha

Da FOLHA DE SÃO PAULO (29/01/2009)

Por JUCA KFOURI

——————————————————————————–

Raras vezes se viu o presidente da República tão por inteiro como na entrevista dada à ESPN Brasil

——————————————————————————–

LULA DEU um verdadeiro show na entrevista à ESPN Brasil levada ao ar no sábado.

O presidente foi bem-humorado, simpático, sedutor, atributos que explicam muito de sua extraordinária popularidade, além da clara proximidade com a população mais pobre do país.

Mas, por favor, se você leu até aqui vá até o fim, para evitar quaisquer mal-entendidos.

Lula disse coisas que esta coluna assinaria, como a crítica ao mau uso do dinheiro público e às reeleições sem fim dos cartolas. Também endossaria sua preferência por Mané Garrincha como segundo melhor jogador que viu jogar em sua vida.

E com Mané, diga-se, parece que Sua Excelência aprendeu a driblar.

Sim, porque como já apontou no domingo passado o agora vovô Tostão (bem-vindo ao clube!), nada parece ser com ele, tudo ocorre ao largo, como se o presidente da República fosse você, ou os entrevistadores, ou eu, qualquer um, menos ele.

Ora, é evidente que o presidente da República não pode determinar que não haja mais de uma reeleição no COB ou na CBF. Mas pode, perfeitamente, induzir para que assim seja, não só em suas manifestações públicas e nas privadas junto aos próprios cartolas, como quando sanciona uma lei ou edita uma medida provisória. Ocorre que, em regra, neste governo, que distribuiu dinheiro ao esporte, de fato, como nunca dantes neste país, tudo o que se fez não exigiu contrapartida da cartolagem. E Lula é culpado sim.

Não só porque garantiu, por exemplo, que faria a Timemania por projeto de lei e acabou assinando-a numa MP como, também, porque está em via de assinar outra, consagrando a Timemania 2, o que, aliás, era pedra cantada.

Ora, Lula diz não ter culpa se o dinheiro do Pan-2007 foi mal utilizado e que o TCU está aí para fiscalizar, mas está fazendo tudo igual em relação à fantasiosa candidatura olímpica. (Por sinal, parece mentira, o que se diz é que o TCU só apresentará seu demolidor parecer final sobre o Pan depois que o Rio for alijado da disputa olímpica, para não atrapalhar o projeto…). Assim é cômodo ser presidente da República na base do não sei, não sabia, não vi, apenas assinei, que culpa eu tenho etc.

Na entrevista aos companheiros da ESPN Brasil, e registre-se que não houve vetos a ninguém, Lula mais parecia um prestidigitador do que alguém responsável pelos destinos do país, tamanho seu nenhum compromisso com os fatos que comentou, além de confundir inclusão social pelo esporte com a proliferação de torneios como a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Não bastasse isso tudo e eis que a Lei Pelé está em vias de ser mudada sob inspiração do ex-presidente do Vitória e deputado José Rocha, enorme pedra mesmo no caminho da transparência.

Facebook Comments
Advertisements

11 comentários sobre “Lula e Mané Garrincha

  1. Anderson Viana

    É tão fácil criticar em um monitor de TV e depois não ter cara pra falar de frente… Bravatas…

  2. euclydes zamperetti fiori

    Honestidade e ética, nunca foram os principios de lula o braço curto, porque nunca trampou no duro, somente explorou aos trabalhadores, esta exploração foi coadjuvada por seus Bata paus, hoje colacados nos cargos de confiança:
    Acorda, Brasil

  3. Carlos Augusto

    Anderson, nao é assim… o Cara é BOM… Na hora ele te joga números e te dribla, te faz ficar pensando e desvia o foco.

    Enrolar 5 ou 6 em uma entrevista é fichinha perto do que vem fazendo com outros 190Milhoes.

    Por mais incoerente que seja, devo dizer que estou gostando do seu governo mesmo assim… Poderia ser BEM melhor mas para isso teria que tomar medidas impopulares (muitas envolvendo o esporte e suas verbas) e sua aprovacao cairia para uns 50%

    abraços

  4. Heloisa

    Além de todos os outros defeitos, Lula, na Presidência, parece mais um turista – isso explica a impressão de que não é ele o presidente, como disse o Juca Kfouri. Gostaria mesmo é que ele não fosse corintiano… Outra coisa: hoje há um comentário dele dizendo que ‘Vencer sem estudo é ganhar Mega-Sena’! Ele ganhou na loteria e está usufruindo do prêmio até hoje à custa de nós, brasileiros.

  5. jeff

    Tudo bem. Suponha que ele diga, a COBs e CBFs da vida, que enviará dinheiro apenas sob a condição de eleições democráticas em ambas as entidades. Quer apostar quanto que, no dia seguinte, Veja e os jornalões de SP crucificariam o cara, dizendo que ele atrasa o Brasil, etc e tal.
    É incrível como, mesmo num posto de comando, um político sempre pisa em ovos. É preciso contemplar esse lado, Paulinho.

  6. Wagner Bordin

    O problema é que todos falam quando estão nas costas. Agora, na momento da entrevista puxam o saco do cara.
    Não é a toa que ele bateu 85% de popularidade e aprovação. O cara é bom. Ninguem é perfeito, mas há meia duzia que gosta de escddarafunchar determinadas coisas do presidente. Que com muito suor, luta e garra é o melhor presidente que o Brasil já teve.

  7. Bruno Garcia

    Antes nao acreditava que essas pesquisas eram sérias, até começar a ler alguns comentarios aqui, como pode a Besta ter 85% de aprovação?, vejo que realmente o país nao tem jeito com essa população alienada e burra, parabens a todos, Wagner Bordin, parabens a ti.

    e salve-se quem puder, pq antes vc podia fugir daqui e ir para um país europeu ou EUA, mas como a coisa ta pior la fora, vi ser dificil, a crise bate em nossas portas, e agora ngm fala que o presidente Molusco disse que a crise nao chegaria ate aqui.

    É lamentavel, esse país poderia estar no topo dos países mais desenvolvidos, mas com um povo cabeça pequena desse…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: