Advertisements

A crise e o futebol

Por ROQUE CITADINI

http://blogdocitadini.blog.uol.com.br/

O tsunami financeiro, que vem abatendo empresas, bancos, investidores, famílias, e tudo mais, nos últimos meses, como era previsto, já atinge também o futebol. Fiquemos aqui com os nossos problemas, já que os clubes europeus vivem uma crise maior.

Agora mesmo, na renovação dos contratos de publicidade dos clubes, estes problemas aparecem de forma intensa. O São Paulo foi o primeiro a sentir o drama, pois recebeu a proposta de renovação com a LG com valores “próximos”, ou até piores do que os do contrato que estava vencendo. Ficou indignado, anunciou que não aceitaria, mas, após 24 horas, esqueceu-se das bravatas e resolveu renovar rapidinho com os coreanos. O Palmeiras vinha de uma negociação antiga, tratando logo de fechar seu contrato, e divulgando que ele era extraordinário, embora fosse modesto.

O Corinthians neste caso é um pouco mais complicado. Primeiro porque a empresa que estava fazendo publicidade decidiu abandonar o Clube. Segundo, porque o setor de marketing alvinegro passou a acreditar que faria qualquer milagre e conseguiria um grande contrato, mesmo com a situação adversa do mercado financeiro.

O que temos visto, em realidade, nos últimos dois meses é uma sequência interminável de citação de empresas, como que “na iminência de assinar com o Clube”. É até desgastante para todos citar os quase 20 nomes que foram vazados pelo marketing como estando “99% confirmados”, “em 24 horas vão assinar”, “está tudo certo”. O pior é que o mesmo marketing que vaza tais notícias para a imprensa, passa a acreditar em sua veracidade. Embora tudo isso tenha gerado uma desconfortável situação, aliás poucas vezes vista, de assessores de empresas divulgando notas desmentindo negociações com o Corinthians. E neste mundo quase virtual de negócios, chegamos a ter espaventosa nota em que o Clube diz que estava “99% acertado” com um Banco, até que a instituição financeira descobriu que pelo seu estatuto não poderia anunciar em clubes.

Mas ainda que o nosso marketing fosse discreto, eficientíssimo, dedicado, nada disso elimina o fato de que teríamos grandes dificuldades para encontrar empresas dispostas a fazer grandes investimentos publicitários no futebol, nas circunstâncias atuais.

Não é, e nem será desabonador para o Corinthians que faça um contrato próximo das condições do anterior. Até diria que não chega a surpreender que o Clube tenha que aceitar contrato por valor menor. Esta é a realidade atual da economia e do mercado. Melhor um contrato que respeite as condições do mercado do que ficarmos alimentando notícias de contratos virtuais, que não se materializarão.

 

A crise e os mitos

 

O brutal tsunami financeiro, que vem atingindo o mundo todo, vem destruindo empresas, fortunas, bancos etc, mas, principalmente vem demolindo mitos.

Soa quase como uma piada a mais importante frase gerada por economistas americanos de que “no capitalismo não há almoço grátis”. Estamos vendo, agora, os Governos em situação de desespero, liberando bilhões para Bancos, seguradoras e montadoras de veículos. O que é pior é que o socorro não é local, mas mundial, não se limitando a uma só área, mas abrangendo quase todas. Outros mitos construídos pelos EUA vêm-se destruindo, como os mitos da eficiência do mercado, da seriedade dos negócios, de que, com o Estado longe, o mercado trabalha melhor, e, principalmente, o mito de que a liberdade individual, que gera a ganância pelo progresso, é que move o desenvolvimento da humanidade.

Não sei quantos autores devem estar pensando em recolher seus livros sobre teses econômicas, mas creio que especialmente os economistas deveriam ser mais ponderados em suas afirmações bombásticas. Lembremos, por último, um mito, sempre vendido no Brasil, e no mundo, de que o governo não deve imprimir dinheiro sem riqueza que o garanta.

Neste momento em toda a humanidade, em todo o planeta, as máquinas das Casas da Moeda estão imprimindo dinheiro sem qualquer lastro para suprir a bolsa dos ricos.

Facebook Comments
Advertisements

10 comentários sobre “A crise e o futebol

  1. Reinaldo Taubaté

    Paulinho,
    vou te falar a verdade, era fã do Citadini.
    Agora sei que ele e toda a oposição é um zero à esquerda, aliás. que oposição ???

  2. José Roberto da Silva

    Tem coisas que não consigo entender, se o mundo está sofrendo uma das piores crises financeiras pelo menos nos últimos 100 anos com as maiores montadoras recorrendo aos governos para poderem continuar fabricando e demitirem menos, exigir que clubes de futebol tenham seus contratos de patrocínios com valores aumentados é no mínimo andar na contra-mão da história.
    Alguns ainda conseguiram renovar os contratos antigos mesmo com valor um pouco menor, pelo menos garantiram para as despesas.
    Agora a situação do cúrintia é preocupante, foi a Medial que não quis continuar com a parcería, o fato do clube continuar usando a marca da empresa pode ser uma tentativa de agradar o ex-parceiro para quem sabe comove-lo para uma renovação.
    Com um pres. mentiroso, um marqueteiro que nunca sabemos quando está falando a verdade fica difícil acreditar que tem alguma coisa engatilhado, mas, caso tenha só pelo fato de não ser anunciado antes da eleição no clube tudo indica que os vbalores devem ser bem abaixo dos demais clubes, porque até hoje não ví esse presidente fazer nada em que o clube tenha levado grande vantagem, basta ver as negociações com jogadores.
    Mas para os curintianos ele é o maior do mundo sabe mentir que no fundo é o que o torcedor gosta, um pres. sabidão e mentiroso contumas.

  3. Comunidade Corinthianos

    O mais engraçado disso foi o Donato colar este post do Citadini na ÍNTEGRA na comunidade Corinthians…

    Ou seja, a opinião do Roque é sempre lixo, é oposicionista, é desonesta, é de presidente do TCE, é de amigo do Dualib etc.

    Mas quando convém, ou seja, para justificar um possível patrocínio pífio, depois de tanta FUMAÇA presidencial, aí a opinião é válida.

    Esse povinho do poder paralelo é *P*A*T*É*T*I*C*O*.

  4. Luís Carlos

    É um belo texto. Especilmente a parte final.

    Só faltou explicar que quem está arrumando patrocínio para o Corinthians é a imprensa e não o Depto. de Marketing.

  5. mc tricolor

    Esse citadini até pra falar da crise mundial cita o São Paulo.

    É um baba-ovo.

    Como se ele soubesse tudo que aconteceu nas negociações de patrocinio
    do Tricolor.Acompanhou de perto.
    Engraçado que quando era braço direito do dualib ele não sabia de nada.

  6. Wilson

    É a primeira vez que vejo um comentário do Citadini não ser “idiota” igual a ele…

    E eu que pensei que já tivesse visto de tudo nesta vida…

  7. Giuliano Iannarelli

    Eu ia dizer o mesmo que o Wilson.

    Acho que por trás de um Citadini personagem, pode existir um cara sensato.

  8. Alexandre Amaral

    É impressionante, ele ñ consegur esquecer o SP! Freud deve explicar.

    O Citadini é o cartola mais pernóstico do BRA, assim como o zagueiro-ator William Encenação!

  9. MARCIO

    Acho que só o Banco Oporttunity irá patrocinar o curingão nessa temporada, para evitar concorrencia na lavanderia. A propósito…fazem dois dias que a imprensa esportiva patética e sensacionalista de São Paulo não mostra o dia-a-dia do Ronaldo Fenômeno… estranho…muito estranho

  10. geraldo lina

    eu adoro estes posts.
    porque nao precisa ter EINSTEIN pra sacar as coisas, basta apenas ser esclarecido e organizar o pensamento.

    o MC TRICOLOR sacou uma que nao pode ser esquecida, o VELHO GAGAH e ESCLEROSADO diz que sabe tudo sobre o SAO PAULO, ateh do
    patrocinio ( como se algum membro da diretoria fosse dar dicas pra ele ), mas realmente, no tempo do DUALIB ele nao sabia de nada, ou pior, sabia e se omitiu, a ponto do clube dele A GRANJA, ir pra SEGUNDA DIVISAO.

    engracado eh que tem FRANGA que morre de amores por ele.

    eh mais ou menos como tomar um tapa na cara e dar risada.

    vai entender

    ***(*) ******(*)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: