Advertisements

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

ÁRBITROS FIFA

Estabeleceu grande polemica a declaração do presidente da Comissão de Árbitros de Futebol do Rio de Janeiro (Coaf-RJ), Jorge Rabello, ao denunciar o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (CONAF), Sérgio Correia da Silva, de proporcionar compensação financeira para que Djalma Beltrami (RJ), entregasse o escudo FIFA de maneira espontânea.

Em carta esclarecimento para a Associação Nacional de Arbitragem de Futebol (ANAF), Jorge Rabello afiançou que alem de Beltrami, Wagner Tardelli, árbitro carioca que atua profissionalmente em Santa Catarina e Alicio Pena Júnior, haviam recebido a mesma proposta.

IDADE MAXIMA FIFA

Todo árbitro FIFA, conclui sua carreira aos 45 anos.  Sendo filiada, entendo que a CBF deva seguir as normas, ao oferecer um ano a mais no quadro da CONAF, desde que os árbitros entreguem seus escudos, a entidade mor do futebol brasileiro, desrespeita o determinado na esfera internacional.

INDICAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO AO

QUADRO DE ÁRBITROS INTERNACIONAL

A responsabilidade sobre indicação e substituição dos árbitros Internacionais fica ao encargo da instituição de cada país, sendo assim, nada justifica o pedido e oferta de vantagens aos árbitros: Beltrami, Tardelli e Alicio Pena.

IDADE NÃO É PROBLEMA

Este papo de renovar pela idade é cascata, como exemplo e sem entrar no mérito, recentemente retiraram o árbitro Alfredo Loebleng do quadro FIFA, quando de seu problema com Armando Marques, lembrando que o árbitro tinha por volta de 36 a 39 anos.

Para refrescar nossa memória, no lugar de Loebleng, encontra-se Sálvio Spinola, fundamentalmente político e não merecedor do escudo FIFA.

RENOVAÇÃO

Ao que sei, o árbitro com escudo FIFA, pode ser substituído ao momento que suas entidades de origem manifestarem-se e indicarem outro, assim sendo, no caso acima, a CBF, deveria enviar o nome do (s) árbitro (os) indicado (s), no lugar de quem e, fim de papo. Neste episódio, deve ter coisas do arco da velha.

Para acomodar a situação, muda-se o inserido no papel como idade e outros, asseguram taxa idênticas as da FIFA ofereceram numero de partidas para que estes árbitros exerçam suas funções, num categórico confirmar da futilidade do sorteio inserido no Estatuto do Torcedor, por obra de nossos pervertidos políticos.

INOCENTES

Entendo que os componentes deste quinteto de inocentes nada têm, conhecem profundamente os imundos bastidores do futebol, como também seus anexos. Para galgarem o patamar em que se encontram, com certeza, se prestaram a algo não coerente com a moral*¹.

*¹MORAL s.f. Parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem para com seus semelhantes e para consigo.

DETESTÁVEL

Captei como detestável, a conduta do fraquíssimo árbitro Djalma Beltrami, uma vez que na entrevista dada por Jorge Rabello, presidente da Coaf do Rio de Janeiro, ficou claro que os fatos lhe chegaram através Beltrami.

Sabem porque entendo detestável? Antes de receber o escudo FIFA, Beltrami, Oficial da PM do Rio de Janeiro, deva ter feito trabalho de bastidores, conversando com vários dirigentes e políticos, tenho a convicção que seu alçar ao Quadro FIFA, não foi por ser bom técnica e taticamente. Estes contatos e sua indicação, certamente prejudicaram alguns outros árbitros com melhores condições. Portanto, entendo que caso Beltrami fosse ético, na época de sua indicação deveria ter vindo a publico explicando os detalhes da mesma.

Como diz o dito popular: Pimenta nos olhos dos outros é refresco

LEMBRANDO

Wagner Tardelli, saiba que respeito seu declarado viver da taxas arbitragem, que não exerces outra função por não ter tempo, uma vez que arbitras no meio e nos fins de semana, porém, estou no aguardo de seu avivar judicialmente aos dirigentes: Marco Pollo Del Nero, Ricardo Teixeira e Sérgio Correia da Silva, pelo envolvimento de seu nome quando da sua retirada da escala da partida São Paulo x Goiás, na final do campeonato Brasileiro de 2.008.

Quero acreditar que linha de conduta independente e caráter, não se trocam por moedas.                                                

COPA SÃO PAULO DE

FUTEBOL JUNIOR

Ao meu tempo de árbitro, este evento denominava-se Taça São Paulo, revelou diversos jovens que se se profissionalizaram, dentre estes lembro de Casagrande, Falcão, Edu Marangom da Portuguesa de Desportos.

ÁRBITROS

Este acontecimento torna-se excelente oportunidade para que árbitros e assistentes, sintam o calor das partidas como também dos expectadores.

Não citarei nomes, porém se faz necessário participar aos novatos para que apliquem as leis do jogo com normalidade e personalidade, sem se preocuparem com a cobertura efetuada pelos diversos órgãos de nossa imprensa, se estão sendo ou não observados pelos membros da comissão de árbitros da FPF.

Na fase classificatória, observei o seguinte:

NADA ASSUMEM

Tanto o árbitro, quanto assistentes, evitam assumir responsabilidade, num demonstrar explicito do ele errou. Ao meu tempo, batia no peito e chamava o lance pra mim.

DISCIPLINA DOS ATLETAS

Observo que grande parte destes jovens absorveu a indisciplina aplicada pelos profissionais tais como: toda vez que recebem falta, gesticulam para que o árbitro mostre o cartão amarelo ao oponente, na maior parte das vezes, quando atacados, os defensores erguem o braço pedindo impedimento, os atletas contestam as marcações da arbitragem, por algumas ocasiões tentam cavar faltas, estes movimentos são agressivos as regras.

O árbitro tem por dever se fazer presente, cumprindo as leis do jogo.

COAF DE SÃO PAULO

Marinho coronel PM da reserva, por aproximadamente três anos, preside a comissão de árbitros do estado de São Paulo, nunca contemplei seu aparecer diante dos órgãos de imprensa, estou convicto que o citado, deveria tomar um se mancol e puxar o carro.

DENTRO DO GRAMADO

Nas laterais do campo de jogo, entendendo-se também as linhas atrás das metas, bicos não podem ficar, mesmo sendo presidente da comissão, Marinho não poderia ter ficado, como o fez em varias ocasiões durante o ano de 2.008.

Esta conversa dizendo que do agora pra frente assistira as partidas das numeradas, ou de outro setor, não é mais que o cumprir o determinado, saiba, Marinho, creio que nada entendes sobre árbitro e regras, seu braço direito deva ser o prepotente Artur Alves Junior, que acende vela pra DEUS, o Diabo e para o Talvez, seu negócio sempre foi estar ao lado do poder e de seus representantes, sabe muito do sórdido bastidor futebolístico, poderia nos dizer parte de seus conhecimentos sobre o mesmo.

RUMORES

De a muito, ouço rumores da força exercida por Reynaldo Carneiro Bastos sobre a COAF, este, conheço de outros carnavais, é sabedor de minha opinião sobre seu comportamento junto aos árbitros quando na direção do Taubaté, como também na diretoria da FPF, ao tempo de Eduardo José Farah. 

É por estas e outras que repito,

Acorda, Brasil.

SP-15/01/09

As opiniões acima são de minha inteira e total responsabilidade e publicadas pelos blogs:

blogdopaulinho.wordpress.com

pitacosdobodaum.blogspot.com

Facebook Comments
Advertisements

19 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. CONTRA A IMPUNIDADE

    Precisamos lembrar ao senhor Paulinho, dono do blog, que nós torcedores e trabalhadores que pagam impostos e suas contas em dia; nós que participamos de eleições e tentamos nos fazer representar da melhor maneira possivel, estamos INDIGNADOS com a demora referente ao processo de apuração e punição dos responsáveis pelo caso do gás na semi-final do campeonato paulista de 2008.
    Mesmo após o JORNAL LANCE ter divulgado que durante as escutas telefônicas no caso da máfia dos ingressos, foram encontradas/criadas provas ( gracações de conversas ) do envolvimento de torcedores e dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras, estranhamente notamos “morosidade” no processo.
    Gentilmente solicitamos ao caro jornalista, que nos informe, cobre, investigue.
    Nós não queremos de forma alguma ter gente desta espécie vestidos de representantes mascarados de pessoas de bem em nosso meio.

    QUE SE INVESTIGUE, QUE JULGUEM E PRINCIPALMENTE QUE PUNAM OS RESPONSÁVEIS.

    NÃO A IMPUNIDADE !!!

  2. Carlos Almeida

    O principal vc não comentou; e a denúncia do Jorge Rabelo foi vazia ou não? Dizem que ele na realidade quer o cargo do outro. Quem vê futebol há muito tempo não pode se esquecer as lambanças, que o “barrigudinho” Rabelo faazia em campo.

  3. sidneih

    É Fiori, a coisa tá feia….nós aqui de Taubaté já ouvimos esses rumores sobre o reinaldo…terrível !

  4. Kiko

    A cada dia que passa fico mais indignado com a máfia dentro do futebol , o Marco Polo é pau mandado de quem ? Pra quem ele trabalha ?
    Por ordem de quem ele queimou o Tardelli no ultimo jogo do campeonato? Porque o Tardelli não exigiu explicações na justiça comum ? Será que alguem acredita que se compra um juiz com 2 ingressos de um show ?

    Na semana passada o Marco Polo esteve reunido no Guarujá com o presidente do Corinthians , Santos , e Palmeiras , para salvar a sua presidência na FPF , vamos ver o preço cobrado pelo apoio desses clubes.

  5. Ribamar Bianchini

    Sr Fiori, por favor, conte alguma novidade para nós, conta alguma coisa do caso Madonna, o senhor vem aqui só encher linguiça, por favor fale alguma coisa nova pois esses fatos já saiu em toda imprensa, conte algo sobre os bastidores, conte se o envelopão chegou ao Tardelli ao não. Conte porque o São Paulo enviou ingressos e disse que era para o Bastos e para a secretária do Nero. Conte para nós a sua opinião por exemplo: Porque o são paulo não entregou os ingressos a seu diretor direto na casa dele? Porque teve que ser via FPF? Conte pra nós com que interesse o são paulo mandou ingressos para a secretária do Nero? Enfim. conte coisas novas aqui senão fica mais fácil ler os grandes blogs.

  6. euclydes zamperetti fiori

    Carlos Almeida, interpretando o Tópico DETESTÁVEL, encontraras a respósta,Lhe afirmo ACREDITO + Beltrami, tb deveria ter feito o mesmo quando recebeu o escudo FIFA.
    Grato
    zamperetti fiori
    ex-árbito de futebol

  7. euclydes zamperetti fiori

    Ribamar Bianchini, este país nunca será nação, exatamente por ñ exercermos a cidadania, esta deve ser continua, ou seja: até sua elucidação, quantos e quantos casos ocorridos, fartamente divulgado, o tempo passou e seus personagens estão ai, como o pilantra do Renan Calheiros e tds os mensaleiros.Agora se quizer conversar pessoalmente e com tempo, estou a sua disposição, desde q. em data compativel p/ambos.

  8. Ribamar Bianchini

    Euclides Zamperetti Fiori, é claro que seria um prazer conversr pessoalmente, quero dizer que ninha intenção como torcedor do Corinthians era questionar o porque da imprensa só massacrar nosso clube.
    A gente vê por exemplo o presidente do São Paulo jf Juvenal Juvêncio aliado com Ricardo Teixeira, a gente vê vários encândalos acontecerem envolvendo CBF, STJD, FPF, Comissão de Árbitros, Sindicatos de Árbitros envolvidos em caso de supostos compra de árbitros e resultados envolvendo também o presidente da FPF.

    A gente vê fatos como esses que narrei a respeito dessa conversa fiada de que o São Paulo enviou ingressos para seu diretor de nome Bastos o mesmo envolvido no caso Edilson em 2005.

    A gente questiona porque? Porque o São Paulo não enviou esses ingressos para a casa do seu diretor?

    Porque esse envio foi via FPF?

    Porque o São Paulo teve o cuidado de doar ingressos para a secretária do Marco Polo Del Nero?

    E essa relação do São Paulojf, CBF, Juan Figger, acusado e interrogado na CPI do futebol, arquivada a sete chaves no Congresso Nacional?

    Enfim,esses questionamentos vários torcedores gostariam de saber porque a grande imprensa finge que nada sabe.

    Quanto aos casos políticos eu como Brasileiro resumo ao senhor o seguinte: O FHC e o LULA foram duas decepções pois um vendeu e entregou o País e outro só fala em assistencialismo barato.

    E também nenhum dos dois foi homem de passar o futebol Brasileiro alimpo como todo ou quase todo mundo queria.

  9. silvio

    Fiori,voce é outro que só fala mal do Corinthians.
    Afinal o São Paulo foi subornar o Tardelli,não conseguiu e subornou o árbitro que apitou no domingo,porque voce não comenta,tem medo? Medo de quê?
    Explique-se.
    Silvio.

  10. euclydes zamperetti fiori

    Ribamar Bianchini entendo, porem, ao tempo em q. arbitrava dizia claramente sobre fatos na cara dos árbitros, dirigentes e politicos, escrevi um livro, sabemos que aconteceram algumas CPis e os pilantras dos politicos, bem como nossa “justiça” nada. Quando vociferam estes fatos são velhos, concordo, + cadê punições, velhacos entraram com uma mão a frente e outra atras , hoje estão com milhões, outros tinham muito e multiplicaram seus patrimonios, sabe bem Ribamar Bianchini, as mesas de trabalho dos magistrados, tb possuem gavetas e estas são portadoras de rodinhas que vão e voltam com rapidez.
    E +, penso que se faz Urgente e Necessario, limparmos em primeiro nossa casa , depois re´passar a limpesa e continuar.
    Quanto aos outros clubes, com certeza a malandragem existe e tb temos varios canalhas vivendo as custas ou acrescentanto + no que possui.
    Oq. ñ podemos permitir, são este4s párias tirando da entidade CORINTHIANS, os mesmo podem ser de qualquer sociedade das varias que lá existem, + se forem safados , mesmo que façam parte de nosso relacionamento ou parte de nossa familia, devam de ser eliminados do clube e viverem no ostracismo e sozinhos.
    Quanto a parte politica deste Brasil, brasileiro, se faz obrigatório entender q. o famoso braço curto e seus filhos , adquiriram patrimonio invejável, o braço curto, metia o pau nos outros + sempre viveu no bem, bom. Pouco trampou e milionario ficou.
    Valeu e forte abraço, tenhas certeza caminho + proximo da linha da honestidade e do idealismo, nunca me dobrei a quem quer q. seja,sou chamado de louco, assim continuarei pelo pouco tempo q. tenho neste planeta corroido pelo consumismo e pela corrupção, principalmente neste maravilhoso solo denominado BRASIL.

  11. Zezinho Coelho

    Fioti, fale um pouco do Rabello e esta decisao abaixo:

    15/1/2009 – 13:30 – Tentando recuperar a credibilidade dos árbitros do estado, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou uma pré-temporada para os árbitros que atuarão no Campeonato Estadual de 2009. Mas a novidade não foi o período de treinos, que aconteceu no CT do Sendas, em São João de Meriti, mas sim a ausência de alguns nomes que não passaram nos testes físicos realizados em dezembro pela Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (COAF/RJ), entre eles o de Gutemberg de Paula Fonseca, árbitro da última decisão do Estadual.
    Um dos mais conceituados árbitros do quadro da Ferj, Gutemberg apitou jogos importantes na edição passada, como a semifinal da Taça Rio entre Fluminense e Vasco e também o primeiro jogo da decisão entre Flamengo e Botafogo. Ele foi reprovado nos testes, assim como Alex Borges Pedro, outro do primeiro escalão, além de Fábio Rogério Neves da Conceição, Flávio Mirancos Fernandes Júnior e Frederico Honorato Rodrigues Moreira, estes do Módulo Verde.

    “Desde que assumi a Comissão adotamos critérios e procuramos seguí-lo. Infelizmente o Gutemberg não conseguiu ser aprovado agora e terá uma nova chance em março. Não podemos mudar este conceito, porque os critérios são os mesmos desde a categoria mirim até o profissional”, disse Jorge Rabello, presidente da COAF/RJ, ao site Justicadesportiva.com.br, revelando ainda que Gutemberg de Paula Fonseca passou por uma cirurgia pouco antes do teste, que pode explicar a sua reprovação. “Até porque ele nunca teve problemas com isso antes”, acrescentou o ex-árbitro.

    Os assistentes também passaram por avaliações e todos do quadro principal foram aprovados. Porém, no segundo escalão houve quatro reprovações: José Ronaldo Braga, Lennart da Silva Novaes Neto, Marcos Tadeu Peniche, Ricardo Saldanha Batemarqui e Vilmar Raul.

    Os testes físicos aconteceram no mesmo molde do realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e aqueles que não passaram de primeira terão uma nova chance em março.

    Árbitros e assistentes aprovados fizeram uma pré-temporada com o intuito de aumentar o nível da arbitragem durante o Campeonato Estadual, que começa no dia 24 de janeiro. Durante o período de treinamentos, eles passaram por situações de jogo e ainda ouviram as palestras de Jorge Rabello e do presidente da Ferj, Rubens Lopes.

    Fonte: Leandro Dutra – justicadesportiva.com.br

  12. Jose Coelho

    Presidente da comissao do Rio. Este nome não me é estranho. Ja li algo seu sobre ele.

  13. euclydes zamperetti fiori

    Será que explanou sobre falsificação de documentos?
    Acorda, Brasil
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol

  14. euclydes zamperetti fiori

    Silvio. o dia que eu tiver medo de assombração ñ olho nos espelhos.
    A verdade deve te fazer mal, ladrões qualquer q. sejam, devam de ser desmascarados, entre os canalhas oficiais e o crime organizado, fico com o segundo, estes são + decentes, ñ mentem.
    Sou de carne e osso, ando por estes bairros sozinho, com a cara e coragem, sou da zona leste estou a disposição, digo a verdade , não falo, quem fala são os politicos q. como o braço curto e seus amigos do sindicalismo e da politica, estão com os bolsos cheios, vociferam honestidade, tenho absoluta certeza q. a vida abonada dos mesmos e seus patrimonios ñ foram adquiridos honestamente, ou seja: com salarios de seus trabalhos, + por sacanagens, enganando ao povo ou fazendo o famoso Toma Lá da Cá. Eles sabem q. nossa cultura é de pouco trampar ou se possivel nada .
    Acorda, Brasil
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol

  15. euclydes zamperetti fiori

    Verdade ñ é falar, verdade é dizer, conforme fez Paulinho no caso Palmeirinhas de Porto Ferreira.

  16. Jorge

    COMUNICADO PARA ÁRBITROS, ASSISTENTES E OBSERVADORES

    A COAF, EM PARCERIA COM A COOPAFERJ-COOPERATIVA DOS ÁRBITROS, COMUNICA QUE, A PARTIR DE JANEIRO DE 2009, TODOS OS ÁRBITROS, ASSISTENTES E OBSERVADORES, PASSARÃO A RETER 5% DAS TAXAS PAGAS À COOPERATIVA.

    EM CONTRAPARTIDA A ESSE CUSTO ADICIONAL PARA OS ÁRBITROS, TODAS AS TAXAS PARA AS COMPETIÇÕES DE 2009 FORAM REAJUSTADAS EM MÉDIA 25%, OFERECENDO UM GANHO REAL SIGNIFICATIVO APÓS O RESPECTIVO DESCONTO.

    A PARTIR DESTA MUDANÇA, FICAM ESTABELECIDOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS PARA RECOLHIMENTO:

    ÁRBITROS E ASSISTENTES:

    NAS COMPETIÇÕES PROFISSIONAIS DA 1a., 2a., 3a., COPA RIO E 1a. DIVISÃO DE JUNIORES, OS RECIBOS SERÃO EMITIDOS PELA COOPAFERJ E JÁ OCORRERÁ A RETENÇÃO AUTOMATICAMENTE.

    NAS COMPETIÇÕES AMADORAS, 2a. E 3a. DE JUNIORES, OPG, JUVENIL, INFANTIL E MIRIM, COMO JÁ ACONTECE HABITUALMENTE, CABERÁ AO ÁRBITRO PRINCIPAL A OBRIGATORIEDADE DO RECOLHIMENTO DE 10% DAS TAXAS, (5% SAPERJ E 5% COOPAFERJ) DOS DEMAIS INTEGRANTES DA EQUIPE DA ARBITRAGEM, EFETUANDO O PAGAMENTO AO SAPERJ E COOPAFERJ, NO PRAZO MÁXIMO DE 48 HORAS.

    OBSERVADORES:

    NAS COMPETIÇÕES PROFISSIONAIS DA 1a., 2a., 3a., COPA RIO E 1a. DIVISÃO DE JUNIORES, OS RECIBOS SERÃO EMITIDOS PELA COOPAFERJ E JÁ OCORRERÁ A RETENÇÃO AUTOMATICAMENTE.

    NAS COMPETIÇÕES AMADORAS, 2a. E 3a. DE JUNIORES, OPG, JUVENIL, INFANTIL E MIRIM, OS OBSERVADORES ESTARÃO ISENTOS DO RECOLHIMENTO DE 5% A COOPAFERJ.

    Clique aqui para ver a Tabela com as taxas

    Jorge Rabello

  17. euclydes zamperetti fiori

    Sim , entendo que os árbitros são coniventes com estas cobranças, vivem da taxa de suas escalas ou melhor de suas atuações, são desunidos e Jorge Rabello é mala, apresentou docs falsos portanto é 171, fora ter brigado com o “ilibado” aragão e depois unir-se ao mesmo.
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol

  18. euclydes zamperetti fiori

    Em São paulo, os árbitros pagam taxa para o SAFESP e pra a COAFESP.
    Se não aceitarem, Top, Top,
    ao que pergunto:
    Onde esta a liberdade de associar-se ou ñ a qualquer entidade?
    Isto é ou não imposição?
    Acorda, Brasil
    personalidade e cidadania, Jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: