Colaborando com Dr. Sergio Alvarenga
Dr. Sergio Alvarenga, vice-presidente jurídico do Corinthians, declarou ao jornal Folha de São Paulo (republicado abaixo) que o Corinthians vai instaurar inquérito policial com a finalidade de esclarecer as fraudes em cadastros de torcedores.
Alguns pontos precisam ser colocados, até para que possamos ajudar nas investigações.
– Não é verdade a informação de que os registros são da gestão anterior.
– A controller do clube afirmou para o blog que os problemas são oriundos da atual gestão e de amplo conhecimento do presidente Andres Sanchez.
– Ela diz ainda que o alertou pessoalmente sobre o ocorrido e o mesmo nada fez para coibir a fraude praticada.
– Todos os funcionários da gestão anterior foram trocados pela atual diretoria.
– A fraude tinha dois objetivos:
a) Proteger alguns associados considerados “parceiros” da atual diretoria;
b) Arrecadar dinheiro para o CAIXA 2
– O esquema é mais amplo do que se imagina, não é restrito apenas ao cadastro de associados.
– Nos próximos dias o blog publicará novas fraudes e mais gente envolvida nas falcatruas.
– Luis Bussab é o gerente da fraude e do mensalão no cadastro de associados.
– Existem mais “colaboradores” em outros departamentos do clube.
– A empresa OMINIS vem sendo pressionada a apagar vestígios que possam incriminar a atual administração.
Reuniões tensas e as pressas vem sendo realizadas desde a publicação da fraude.
Da FOLHA DE SÃO PAULO
Clube pedirá à polícia que apure fraude
EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL
O Corinthians irá pedir a instauração de inquérito para apurar supostas irregularidades na cobrança de mensalidades de seus sócios.
O clube solicitará à Polícia Civil que investigue uma denúncia de fraude no sistema informatizado do clube.
A suposta fraude seria na alteração da data do vencimento do pagamento da manutenção dos sócios para datas absurdas, como 9999.
A alteração foi feita em mais de 2.500 títulos, conforme apontado por um associado do clube alvinegro em um blog na internet.
“Farei um requerimento à polícia para que haja a instauração de um inquérito”, disse o vice jurídico do Corinthians, Sérgio Alvarenga.
Apesar do pedido de investigação, o clube não deverá afastar funcionários de suas tarefas no setor de cobrança.
Segundo o dirigente, a empresa Ominis, responsável pelo gerenciamento do sistema informatizado, também fará uma investigação.
“O responsável pelo sistema me deu uma explicação técnica, mas vamos pedir a entrada da polícia no caso”, afirmou Alvarenga, que, no entanto, faz uma ressalva.
“Todos os registros [supostamente adulterados] são anteriores à nossa gestão.”

Com todo o respeito que deve ser tributado ao Ilustre Dr. Sérgio Alvarenga, penso que a solução adotada não é a mais adequada e por assim ser está fadada para dar em nada.
Todos sabemos que a polícia não tem pessoal capacitado nem mecanismos para apurar essa suposta fraude.
Sendo assim, por que não realizar uma auditoria interna, contratando-se empresa independente e que trabalhe sob a vigilância de comissão formada por conselheiros (de todas as tendências políticas) do clube, para a verificação dos dados, coleta de provas, apuração dos culpados (que deverão ser afastados e sofrer as penas previstas no estatuto – caso associado – na CLT – caso seja funcionário – e também no Código Penal, uma vez que caracterizado crime).
Penso que só após estas providências se deva levar o material para a polícia e pedir a adoção das medidas que o caso exige?
É preciso que se tome providências sérias, que dêem resultados.
O Corinthians precisa apurar suas mazelas de forma séria e eficaz.
Por um CORINTHIANS LEGAL!
Paulinho, na boa, nao me leve a mal. Mas gostaria de fazer umas perguntas: Porque nunca citam na imprensa que voce é a fonte ? Vira e mexe sai alguma coisa no jornais que voce postou aqui antes. Como neste caso, apenas colocaram que “conforme apontado por um associado do clube alvinegro em um blog na internet”. Será inveja dos caras, será que o fato de voce se apresentar como jornalista ainda nao sendo diplomado, gere este descredito por parte dos jornalistas de verdade, ja profissionais ? E outra, quase todo mundo sabe que voce nao é empregado de nenhum orgao de imprensa, que escreve num blog de acesso livre e gratuito. Diz tambem que se dedica 24 horas ao blog e as suas investigacoes. De novo, na boa, mas voce que é um cara tao critico, tao voraz por ética e bom carater, voce nao acha que fica esquisito voce se dedicar o dia todo por algo que nao lhe rende dinheiro ? Percebo que voce sempre foge do tema quando te perguntam do que voce vive. Voce nao acha relevante voce esclarecer isto para os seus leitores até para ganhar ainda mais credibilidade e de repente, até o respeito dos seus futuros colegas jornalistas ? Valeu
Dr. Sergio Alvarenga parece realmente estar preocupado com todos estes acontecimentos.
Nao se deixe enganar, vamos punir todos que estao saqueando o Corinthians, sejam eles: diretores, funcionarios ou empresas tercerizadas.
Nao eh hora de pensar em politica. Apoio total na limpeza no Timao
Me responda uma pergunta. O seu Blog existe só para criticar e denunciar ? Não cabe elogios quando alguém faz algo que notoriamente é correto ? Por isso concordo com algumas pessoas. O problema estrutural do Corinthians que vem acumulado de anos e anos de gestões amadoras é culpa única dos próprios corinthianos. Não bastassem as críticas e perseguições da ala anti corinthiana da imprensa, que ajudam em muito o clube não dar um passo sequer para modernidade, aqueles que se julgam corinthianos ao invés de se unirem por um clube forte, ao contrário, contribuem em muito para a imagem do clube ficar manchada, logicamente com combustível fornecido por conselheiros parasitas que ao invés de ajudarem e trabalharem pelo clube ficam o dia inteiro fazendo fofocas. É simplesmente lamentável. “PIOR QUE AQUELE QUE FAZ É AQUELE QUE NADA FAZ”
Parabens!
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/09/24/ult59u171924.jhtm
Poderiam divulgar pelo menos detalhar a fonte.
Abraços
Paulinho, o Bussab entrou ao vivo, ontem, no “Estádio 97” e se enrolou todo…
Roger. Concordo com vc, deveriam ter divulgado a fonte. Parabéns Paulinho…
Está certo o Haroldo.
A polícia nada apurará.
E, equanto isso, o presidente que tem mede ocupa todo o espaço do Band Esporte e recebe rasgados elogios:
Neto – O Andrés é o cara mais honesto que conheço;
Godoi – Andrés está fazendo uma grande adminsitração no Corinthians;
Renata Fan – Está vendo, é bom mesmo que o presidente esclareça as dúvidas;
Dr. Osmar – Os dirigentes de outros clubes estão putos com o Andrés, pela publicidade dada aos jogadores e empresários;
Andrés – Em razão da transparência, nínguem mais quer negociar com o Corinthians.
Tá bom, santa… Só a MSI quer negociar com o Corinthians, mais ninguém, viu, donzela corintiana?
É demais, não Paulinho?
Até o Neto?
Discordo do Haroldo Dantas. Ora, se ele mesmo diz que o fato pode caracterizar crime, porque não levar o fato ao conhecimento da autoridade policial ??? Sou advogado e acredito que se quer “passar tudo a limpo”, há que se começar pela polícia sim. Posso garantir que a polícia submeterá eventuais documentos recolhidos à perícia (e a perícia de SP faz um trabalho de excelência). Não há porque se excluir a polícia, não. O fato do clube pedir a instauração de inquérito policial é o mais correto a se fazer. Acho que o Haroldo Dantas não é advogado e, talvez por isso, não conheça da legislação vigente. Preocupante seria se não se levasse o fato ao conhecimento da polícia; aí sim dar-se-ia margem à comentários ou ilações outras…..
Paulinho, vc é o cara.
Fale sobre o filme “Fiel” que será exibido em todos os cinemas do Brasil em 2009. Com produção de Serginho Groisman e tantas outras personalidades. Vai dizer também que é mais uma obra de marketing da finlândia ? E sobre a camisa com as fotos que tanto foi criticada por vocês, já conseguiu arrecadar mais de R$ 350.000,00 em menos de 2 (dois) dias. Repito o que disse aqui um certo internauta: O maior problema do Corinthians está infiltrado em seus milhares de torcedores. São pessoas com inveja e que rechaçam qualquer crescimento do clube e se preocupam mais em fofocar e com diz que me diz. Seriam mais úteis se tentassem de alguma maneira ajudar o clube, mas preferem caminhar em sentido contrário. É lamentável.
Conheço o Dr. Haroldo. Ele é um brilhante advogado. Foi o primeiro a perceber e denunciar que o Estatuto proposto pela comissão não seria aceito pelo cartório.
Ele ajudou em muito para que os erros fossem corrigidos.
O procedimento que ele sugeriu é o que normalmente as empresas adotam, mesmo porque, para que se tenha certeza que ocorreram irregularides, é fundamental que seja feito um levantamento. Como no clube as comissões não apuram nada, principalmente porque as pessoas que são destacadas para fazerem os trabalhos muitas vezes estão ligadas ou envolvidas com os problemas, acho muito correta a proposta do Dr. Haroldo.
Além de Advogado ele têm experiência e não tem o rabo preso.
Resposta ao Wagner:
Sou advogado sim, Wagner, e a minha experiência de mais de 15 anos de advocacia me autoriza a falar o que eu falei. Não se pode levar para a polícia qualquer desconfiança, qualquer suspeita, primeiro porque não é novidade para ninguém que a nossa polícia apura menos de 5% dos crimes cometidos em nosso Estado.
Por isso revelei meu pensamento no sentido de se proceder como qualquer empresa séria procederia, ou seja: Proceda-se à verificação dos dados, faça-se coleta de provas, descubra os culpados.
A partir disso, abra-se os procedimentos internos para punição dos culpados e leve-se o caso à Polícia se ficar configurado o crime.
Pedir para a polícia apurar essa irregularidade é o mesmo que pedir para a professora ensinar sobre a vida aos nossos filhos, se ela não conseguir, estamos ferrados, perdemos nossos filhos.
Meu Deus ,até qdo?qual o clube que aguenta tanta roubalheira desse jeito.Me desulpe Dr. Alvarenga,mas me parece que por a polícia pra investigar isso,no meu entendimento não é o melhor caminho,esse delito não aguenta dez minutos de investigação de uma auditoria,pq é coisa de amador,e a fonte do Paulinhodeve ter muitos detalhes.Juro que no inicio do ano me animei com as promoções do marketing,aderi a algumas,mas como por dinheiro na mão dessa gente,é patológico .Agora me vem com essa ,de por a polícia ,como se fosse uma medida dura,prá jogar para a torcida.Senhor Presidente afaste os envolvidos imediatamente,depois da auditoria se comprovado a inocencia retorne com eles aos cargos ou se for o contrário façam devolver o nosso dinheiro e abra processo cabível.Álias essa Diretoria tinha que respeitar mais nossa inteligencia.
Dr Haroldo segundo os seus críticos, pelo que entendi, não haveria necessidade de Auditoria Interna e nem externa nas empresas. Bastariam os blogueiros e a Polícia.
Aliás, parabéns ao Paulinho. Por mais critic ado que seja, somos obrigados a tirar o chapéu. Ele consegue o que a imprensa em geral não consegue.
Esse povinho do juridico eh fogo mesmo, os caras passam 5 anos numa faculdade, na maioria das vezes frequentando mais o bar do que a sala de aula, e depois penduram o diplominha na parede e acham que o mesmo os autorizam de algo, ou que tal diploma da ao ser humano o direito de julgar alguem !!
O resultado sao juizes assassinando inocentes na Riviera, Fortaleza e etc, ministros do supremo com rabo preso e soltando bandido que a PF prende, desembargadores por detras das mazelas do corinthians e principalmente uma cambada de advogados que se acham melhores que os outros seres humanos apenas pelo diplominha na parede ser da area juridica….
Brasil…sil..sil..sil…!!!
O Blog do Paulinho poderia ser um orgão de relevância jornalística.
Poderia ser também um canal de aprimoramento do clube que, bem ou mal, acaba sendo parâmetro para todos os outros: o Corinthians.
Mas, infelizmente, o blog não está sendo nem uma coisa nem outra. Tudo que está conseguindo é ser um espaço para maledicências de anticorinthianos.
Os problemas, a meu ver, são os seguintes:
1 – A visão de mundo maniqueísta do Paulinho. Ele divide as pessoas e as coisas entre boas e más, certas e erradas, sem meio-termo.
2 – A eleição do Corinthians como o bode expiatório dos pecados da humanidade. O Paulinho até já explicou que ele tem mais informações do Corinthians pela vivência dele e pelas pessoas que conhecem.
Só que quando ele fica divulgando só o que tem de ruim no clube, deixando de lado o que tem de positivo, ele acaba denegrindo a instituição, fazendo um antimarketing, que os anticorinthianos adoram.
3 – O uso de termos muito pesados, em ataques extremamente violentos contra as pessoas. E o que é pior, de modo meio afoito, com as irregularidades não totalmente claras.
Mesmo que haja gente desonesta dentro do Corinthians, é preciso ponderar quando se procura explicar os fatos para o grande público. E se o caso for grave, é preciso manter o foco, para provocar uma mobilização para sanar os problemas.
Atirar para todos os lados, distribuindo impropérios, acaba enfraquecendo a mensagem. Principalmente, junto aos corinthianos que querem o bem do seu clube, e se sentem incomodados com o discurso de um jornalista que se parece com o papo de torcedores de outros times na mesa do bar.
Meus caros,
Vejo que não sou o unico advogado extremamente insatisfeito, chateado e indignado que lê esse blog.
Infelizmente o Corinthians continua sua saga na era Dualib, houve apenas a mudança de Presidente, ou seja, mudança só na dinastia.
O pior é que sinto dizer que a mudança foi pra pior, uma vez que o atual é mais novo e portanto tem mais gana e vontade.
Nunca nos esquecemos que ele foi vice da gestão passada, ou seja, por mais que ele tente culpa-los, ele acaba se culpando.
Paulinho, você esta cumprindo com sua parte, eu tento cumprir com a minha.
Precisando de apoio, ajuda pode contar com a minha colaboração.
abraços a todos.
Dr. Haroldo e Luiz.
Não consigo crer no que leio.
Respeitosamente, peço desculpas a ambos, mas não concordo com as manifestações de vocês.
Dr. Haroldo, vejo seus textos muito parciais, tanto que o Sr. chega a assiná-los com o slogan da turma do Osmar Stábile.
Deixa patente que é adversário da situação (o que é democrático e sáudável) mas é parcial.
Luiz, nesse momento, não precisamos de mais política, nem politicagem.
O momento exige seriedade!!!
Querer a contratação de “auditoria interna” ao invés de abertura de inquérito policial, é no mínimo querer escamotear fatos e esconder, blindar, prerservar determinadas pessoas.
Será que lhe interessa isso ???
Advogado que é, o Dr. Haroldo há de admitir que crime se apura na polícia e, posteriormente, em consequência a polícia encaminha o inquérito ao Judiciário.
Ou não é assim???
Quando somos vítimas de crimes, onde devemos comparecer em primeiro lugar: EVIDENTE que
Não admitir isso, é querer “politizar” fatos que devem passar de início e de plano pelo crivo policial.
Desculpe-me novamente, mas quem assina o texto “… CORINTHIANS LEGAL” deveria EXIGIR a instauração de inquérito policial ao invés de
SUGERIR auditoria “interna” com empresa independente…
Não posso crer, também, que prefira evitar que a polícia atue de imediato (isso interessaria à quem ???)
O Corinthians, e os corinthianos não admitem mais brincadeiras!!!
Sempre respeitando o debate das idéias, democraticamente me vejo obrigado a divergir
Sr. Francisco,
Como um caso destes pode ter passado batido pela contabilidade do clube e pelo financeiro?
E depois convenhamos, o pessoal só esta começando a se mexer depois que o blog do Paulinho denunciou..Caso contrário isto ia ficar escondidinho…
Sejamos realistas.. O Sr. acha que a polícia com tantos casos mais sérios para resolver vai se preocupar com mais este do Corinthians?
As empresas fazem isto. É lógico que o caso tem que acabar na polícia, mas o clube poderia colaborar e se antecipar até expulsando os responsáveis pois o estatuto permite.
Se até agora o caso das notas frias não evoluiu nada… Vamos esperar até quando para colocarmos para fora estes maus corinthianos?
Quanto o slogan “Corinthians Legal” o Dr. Haroldo tem todo o direito de utilizá-lo pois foi ele quem criou.
Paulinho, eu seria louco se afirmasse estar com uma sensação de que um certo jornalista Mentiroso Nato está a serviço de uma determinada empresa esportiva que patrocina um clube que tem um treinador que habla muy ben espanyol? É no mínimo estranha a campanha que este mesmo jornalista está fazendo contra um clube rival do clube patrocinado pela tal empresa… Ou será que estou maluco? Me responda Paulinho!!
parabéns dr. Haroldo, este é o caminho que deve ser tomado no clube , qualquer outro é jogar para o vento, a polícia tem outras prioridades, e a auditoria interna seria mais rápido
Concordo com o Fernando.
Colocar a polícia nesse lamaçal é jogar para o vento e perder a grande oportunidade de esclarecer as coisas de uma vez por todas.
O Haroldo Dantas está certo no que diz. Não vejo nada de parcialidade nas suas colocações.
As providências sugeridas são as que qualquer empresa séria tomaria.
Sou bancário e sempre que ocorre alguma fraude no ambiente do banco a primeira providência tomada é colocar os auditores para apurar o tamanho da fraude e os envolvidos. Não se pode trazer a poliícia “para dentro de casa” se que, antes, as coisas não estejam bem esclarecidas.
Fazer diferente é puro amadorismo e amadorismo no meio da picaretagem fica no meio do caminho e nada é esclarecido.
Auditoria interna ?
Rssss.
É para salvar quem, agora ???
Para esconder uqem ???
Tem que por a Polícia URGENTE e que se ferrem os culpados!!!