Advertisements

Carta aberta a Rui Ohtake

Por SERGIO MURILO

Prezado Rui Ohtake,

Causou-me espanto e indignação à nota publicada pelo Painel FC, da Folha de São Paulo, na qual um arquiteto renomado como o senhor se propõe a entrar numa querela clubística sem sentido, tema de “discussões de boteco” entre torcedores apaixonados.

Fatos como este depõe contra uma história familiar bem sucedida e reconhecida, tanto na arquitetura como no urbanismo, da nossa cidade.

Caso o senhor não saiba, a sede do Sport Club Corinthians fica localizada na Rua São Jorge, 777. Se a Fazendinha está na “Marginal sem número”, o que dizer do Morumbi, sem estacionamento, sem metrô, sem visão (com seis mil pontos cegos), sem o calor da torcida por conta de suas arquibancadas tão distantes do gramado. Além do fato da área do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ter sido “doada (?!).

Valorizar o seu trabalho para “renovação” do Morumbi, por meio do achincalhe, da bravata e do preconceito é coisa de pessoas inseguras, que estão dispostas a tudo para viabilizar, ou melhor, “cacifar” seu projeto junto ao chefe, no caso, Juvenal Juvêncio.  

Quero crer que a mensagem foi tirada do contexto, para ganhar destaque, mas acredito que prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Por isso, em meio às discussões para os projetos necessários para conseguirmos trazer a Copa de 2014, acredito que o momento é de agregarmos esforços para que São Paulo possa dispor de vários estádios, capazes não apenas de receber grandes espetáculos futebolísticos, mas shows de música e variedades.

Atenciosamente,

Sergio Murilo

(Sergio Murilo é corinthiano e leitor desse blog)

Facebook Comments
Advertisements

52 comentários sobre “Carta aberta a Rui Ohtake

  1. Michael Serra

    mas hein? hahaha
    boa boa

    agora poe o que foi dito pelo ruy para quem está boiando feito eu.

    Paulinho: Ele disse que o estadio do Corinthians fica na Marginal s/n

  2. Giuli

    tome…o sao paulo possui tanta arrogancia e consegue tudo soh na base dos esquemas, que esta criando odio no publico, hoje existem mais anti-tricolores do que anti-corintianos…..e isso pq os caras ganharam 3 anos de titulos depois de ficar 10 sem ganhar nada !!!

  3. juva

    Paulinho
    realmente o niponico arquiteto foi infeliz no comentário, deixando de lado dor de cotovelo e as viuvas do estadio corintiano que por enquanto é sonho, o importante é que o japa disse em entrevista no Estadão que o monorail foi cancelado, quer dizer que o estacionamento que ele projetou ficou mesmo só para o SPFC porque não serve mais para quem usa o Metro.
    Esse “detalhe” cancelado no projeto do estádio mostra qual é a finalidade da diretoria tricolor antes e depois do evento da copa, aumentar o patrimonio, lesar a comunidade e levar vantagem custe o que custar.
    abs

  4. Claudia

    Paulinho, esse pessoal não consegue viver sem o Timão, mesmo na segundona incomodamos muito, fala a verdade. Se tudo correr como esperamos no ano que vem estaremos com uma administração competente e íntegra, visando apenas o bem do Coringão, sendo assim, os esses engomadinhos ´se preparem, pois ninguem vai segurar o nosso Timão. Abçs

  5. Rodrigo L

    Quer dizer então que os são-paulinos deveriam invejar o magnífico estádio do Corinthians?

    À medida que nós corintianos continuarmos acreditando que o tricolor paulista não é superior ao nosso time, mais ficaremos para trás.

    O Rui merecia uma resposta mais fundamentada.

  6. Thiago

    Ah, Sérgio Murilo! Chora na cama que é lugar quente… Primeiro que aquilo não é estádio, então nada mais justo não ter número…

  7. Paulo

    Tadinho, se irritou com a frase, “Madona trará o dobro de arrecadação do que o corinthians deu em 2008”.

    Meu amigo, calor da torcida? acho qeu vc nunca foi ao Morumbi! segundo, fica com seu “estádio” na marginal sem numero e não se preocupe com o Morumbi, pois ele tem dono e será o palco para a Copa de 2014 com uma bela cobertura, será fantastico.

    abraço

  8. Jorge SP/Londrina

    So espero que esse tipo de declaracao nao alimente rusgas exageradas.
    Deviamos tomar mais cuidado com nossas afirmacoes, pois o destinatario sempre sera o senhor da analise, uma vez que tera tempo para refletir e analisar o contexto que mais convier. Nao concordo com o que uma pessoa que esta “aliado” a diretoria do SPFC faca este tipo de comentario em relacao a outro clube, no caso o SCCP. Isto nao leva a nada. Agora fica somente uma breve pergunta, aonde estao os guardiaes da moralidade quando a ofensa e dirigida a outros lugares? Como disse anteriormente, nao concordo com as declaracoes, fora de contexto ou nao, porem acredito que a reacao tambem foi ,no minimo, desnecessaria.
    Nunca fiquei inseguro quanto a minha condicao sexual quando fui chamado de “bambi” por varias torcidas, e acredito que nenhum palmeirense teve que correr ao chuveiro apos ser taxado de “porco”. A indignacao e justa na mesma medida em que a combatemos.
    Jorge e saopaulino e tambem le o blog

  9. alessandro

    Opa!!

    Que beleza!!

    Agora qualquer pessoa publica que falar algo do São Paulo que eu não goste, eu vou fazer uma carta aberta e o paulinho vai publicar =))))

  10. Carlos

    Corintianos doídos.
    Comemorem o título da série B no fazendinha então, bem pertinho da torcida.
    Ou será que vão alugar o Morumbi mais um vez?
    Tricolor agradece.

  11. Diego Cabral

    Esse pessoal sem estádio fica mordidinho por qualquer coisinha….hahahahahahahahahaha
    Para nao falar sem centro de treinamento, sem títulos internacionais, diretoria que mais parece uma quadrilha, mas enfim cada um acredita naquilo que lhe convém

  12. geraldo lina

    PAULINHO, tenho notado que voce tem se assemelhado naqueles que voce tanto combate: numa mistura de Milton Neves e Fernando Vanucci.

    ESSE POST NADA MAIS EH QUE SENSACIONALISMO E JORNALISMO DE BAIXO NIVEL

    Quero ver se os outros torcedores terao aqui o mesmo espaco pra “CARTAS ABERTAS” como teve o leitor mencionado.
    Nem precisamos dizer, nos os saopaulinos, quantas vezes somos alvos de brincadeiras e muitas vezes ofensas por parte de outros aqui mesmo no seu blog e com a sua permissao; detalhe: na maior parte das vezes nao temos o mesmo espaco pra replicar.

    A grande dor que os paulistanos ( nao saopaulinos ) estao vivendo nestes dias, eh ter que assistir de maos atadas mais essa vitoria do MAIOR CLUBE DE FUTEBOL DAS AMERICAS, a realizacao de uma copa do mundo em seu estadio.

    Uns porque criaram um sonho utopico de ter um estadio mirrado como palco de abertura, e outros inconformados por nao ter uma casa.
    Mal administrados, diria incompetentes, procuram de todas as formas denegrir o que eh alheio, na tentativa de tirar de nos o que eh nosso destino: SER O PRIMEIRO ENTRE OS GRANDES DO BRASIL.

    O MORUMBI EH O PALCO. A CASA EH NOSSA E A INVEJA DE VOCES.

    Tudo em ordem no REINO DO REI ROGERIO CENI.

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES
    5-3-3

    MORUMBI 2014

  13. Federicco Fellini

    Gente, fala sério… Corinthians e São Paulo à parte, esse é o cara que meteu uma fatia de melancia na Brigadeiro Luís Antônio e carambolas roxas na frente de um monstro rosa na Pedroso de Moraes… Gozação na boca de um cretino arquitetônico desses é elogio…

  14. tiago rocha

    paulinho vc pisou na bola!!! como que vc publica uma bobeira dessa….
    Agora ninguém pode falar da moderna “arena” fazendinha kakakakak…o japa falou alguma mentira? pq o curintia não joga lá então,perto do calor da torcida? só vcs mesmo………..

  15. André Nogueira

    O Rui Ohtake não é má pessoa.

    A frase foi dita num evento em que participavam diversos empresários corinthianos, uma brincadeira boba, como sempre são as feitas por são paulinos.
    É claro q não se espera um comentário desse tipo de pessoas “supostamente” esclarecidas.
    Muitas multinacionais com edificios de grande extensão não têm nº em seus endereços. Não vele a infantil discussão.
    Fato é que esse cara projetou um dos prédios mais feios do mundo, o qual tenho que ver todos os dias por ficar próximo de minha casa:
    – O edificio do Instituto Tomie Ohtake.

  16. Denilson Martins

    Concordo com boa parte do texto.

    Só não concordo que o terreno do SPFC seja doado, afinal foi apenas 25%, diferente de Itaquera que foi 100%, e não posso concordar com a postura do leitor corinthiano, que ataca com mentiras, da mesma forma que o Sr. Othake fez, ridículamente, aliãs.

    Se um corinthiano escrevesse um texto condenado o preconceito sexista com que sua torcida costuma covardemente e nazísticamente aliás, atacar a honra da torcida tricolor, creio que teria mais moral para criticar essa bravata nojenta do Othake.

    Outro fato, é que, a visão do Sr. Othake, representa a opinião dele, e não a de todos os sãopaulino, a generalização canalha e covarde que fazem atribuindo defeitos individuais a todos os sãopaulinos, deveria ser censurada por quem se diz defensor da moral e dos bons costumes.

  17. André Nogueira

    Só uma dúvida que faltou no meu post anterior:

    Rui Ohtake é o suplente do Marco Aurélio Cunha no cargo de falador de asneiras e bobô da corte?

  18. Marcelo Soares

    Caro Sérgio Murilo, não esquenta não… em pouco tempo esta piada não vai fazer sentido mais… a Prefeitura vai desapropriar a parte do Parque São Jorge que fica na Marginal… hahahahaha…

  19. Marcelo Soares

    Se eu sentir que o SPFC foi ofendido posso publicar a minha choradeira no seu blog ou isto é exclusivo para corinthianos???? Olha a credibilidade…

  20. Marcelo Soares

    Aliás, Sr. Sérgio Murilo, vide declarações do Sr. Roque Citadini, que vive escrachando o SPFC… nem por isso, a gente fica dodói como vc ficou… Vai arrumar uma namorada rapaz!!! Vc está precisando…

  21. Alexandre Amaral

    Sergio Quem?

    Prezado Sergio Murilo vc é um chato!

    Pegue a rápida entrevista do pres. q tem medo do seu clube p o Pânico na TV no ano passado e verá o q é desrespeito.

    Curta aí uma dor d cotovelo na sua insignificância…

  22. André Nogueira

    Pô Paulinho,

    Pior que que nós, Corinthianos, nos incomodarmos com a frase do Rui é ler as bobagens que alguns (disse, “alguns”) tricolores escrevem.

    Mais uma coisa, caro jornalista, vc não faz uma pesquisa pra ver qual torcida frequenta mais o seu blog?

    Pelo que pude perceber durante o tempo que te acompanho, 50% são Corinthianos, 45% tricolores e 5% Palmeirenses.

    Procede?

  23. Alviverde/SP

    O ilustre arquiteto Ruy, grande profissional(embora não aprecie seu estilo), poderia sair-se com esta: “Não, não…tudo não passou de um mal-entendido…é que estava de PILEQUE, junto com o JJ depois de tomar umas doses de Old Eight…sabe como é…!!!” rsrsrsrs

  24. michael

    Quem é esse cara para falar tanta besteira? Gostaria de saber se esse ilustre senhor ajudará de alguma maneira? Pessoas assim empobrecem o futebol, respondendo sem argumentos e levando-se simplesmente a paixão acima da razão!

  25. Marcos Rogério Cabral

    O que eu mais acho engraçado na turma da Vila Sônia é que eles sempre querem estar com a razão. E esse tal “arquiteto” falou demais apenas para aparecer na mídia. E está conseguindo! Acredito que nós corinthianos temos coisas mais importantes a fazer, que ficar aqui alimentando sandices desse tal “arquiteto” de araque.

  26. José

    O PRIMADO DA INDECÊNCIA

    O processo de candidatura do estádio do Morumbi como sede da Copa do Mundo de 2014 sintetiza a mentalidade e o proceder das elites brasileiras.

    Desde as primeiras manifestações a respeito da estapafúrdia idéia de definir o Morumbi como o estádio paulista de 2014, passando pelas “conversações” (nebulosas para uns, indecorosas para outros) envolvendo representantes do São Paulo, Ricardo Teixeira e José Serra, e chegando ao momento presente – em que vários integrantes da administração pública, principalmente da esfera municipal, se engajaram, descaradamente, no lobby a favor da candidatura do Morumbi – o que se assiste é um espetáculo deplorável, com manifestações cada vez mais explícitas do que há de pior no comportamento das elites: a defesa amoral de interesses, o envolvimento da máquina pública a favor de interesses privados, negociações espúrias, tudo feito com inacreditável desfaçatez.

    Ao comentar sobre os banheiros do Morumbi e tripudiar do Corinthians, provocando gargalhadas de Juvenal Juvêncio, o arquiteto Ruy Ohtake escancarou todo o preconceito, cinismo e soberba que ainda resistem na mentalidade das parcelas historicamente mais favorecidas da população – às quais o São Paulo F. C. sempre se orgulhou de representar. Lamentavelmente, o arquiteto, oriundo da colônia japonesa em São Paulo, envergonha os seus pares, em pleno centenário da imigração, ao ser porta-voz de valores excludentes que tanto dificultaram a adaptação de seus ancestrais em terras brasileiras.

    A candidatura do Morumbi – a despeito de seu anacronismo, desconforto, inacessibilidade, da praticamente impossível adequação aos parâmetros de exigência da FIFA – resiste, avança nos bastidores, e é tolerada, quando não entusiasticamente defendida, nos órgãos da imprensa.

    Contraria-se, desse modo, a insofismável evidência de que melhor seria para a cidade a construção de um novo estádio que pudesse condignamente acolher um evento da magnitude de uma Copa do Mundo.

    A significação de São Paulo como cidade-pujança para o Brasil, e o papel do Brasil como país expoente daqueles em desenvolvimento, no atual contexto de globalização, não pode ser expressa por um estádio remendado e aquém das exigências mínimas.

    Chega. Está na hora de se interromper a farsa da candidatura do Morumbi e o escárnio dos seus militantes sobre o restante da população. É preciso que o bom senso e a honestidade se imponham, e que tenha início o projeto de concretização de uma nova casa esportiva em São Paulo, à altura de sua pujança e da importancia da Copa do Mundo.

    Em um país onde se pretende acabar com as iniqüidades, sepultar-se as práticas viciadas herdadas de uma oligarquia egoísta e amoral, e inserir-se na modernidade, é inadmíssivel que prospere a candidatura do Morumbi. A vitória do Morumbi seria um escândalo, que ficaria eternizado nos registros da Copa de 2014, e que consagraria a falta de decência como trunfo decisivo nas práticas sócio-políticas de nosso país.

  27. David

    Eita, quanto curintiano ofendido aqui.

    Que tal cobrarem dos seus dirigentes mais transparencia e respeito pro seu proprio time, ao inves de ficarem querendo achar problemas aonde não existem? Eh soh corrigir o Ruy, Marginal número ???

    E outra, querendo criticar o Morumbi pra 2014? Que opção voces sugerem? Antes o Morumbi do que nada, do que nao ter jogo aqui em São Paulo.

  28. geraldo lina

    Caro José, porque voce quer que o estado faca um novo estadio ?
    Quer que seja como fizeram com o Botafogo e o engenhao no Rio de Janeiro ?
    Voces querem arrendar o novo estadio ? porque do trio-de-ferro, voces sao os unicos que nao tem. que culpa o SAO PAULO FC tem ?

    Voces sao roubados todos os dias. desviam a contribuicao mensal do quadro de socios, superfaturam camisetas, ganham em negocita de jogadores, criam uniformes de jogo que nao sao usados ( e voces compram ), fazem de tudo pra tomar o seu dinheiro em proveito pessoal e voces nao protestam. se orgulham de dizer que a torcida estah sempre presente pra ajudar o time, enquanto os dirigentes mandam o valor arrecadado sabe-se lah pra onde.

    MEU AMIGO ACORDA !!!

    Resolve o basico, poe a casa em ordem. reune a familia corinthiana, e constroi um estadio. DE EXEMPLO.
    nao dizem que o MORUMBI eh fruto de corrupcao ??? Nao provam mas dizem.

    Facam diferente, comprem um terreno, comprem o material de construcao e levantem o seu estadio !!! Soh que o tempo eh curto meu amigo.

    Os inspetores da FIFA estarao aqui em janeiro pra definir qual estadio serah oficilizado palco da copa, e definir por escrito quais as mudancas que deverao ser feitas pra atender as exigencias da entidade.
    O estadio deverah estar pronto ateh 2013, mas a escolha eh em JANEIRO DE 2009.

    SACOU A DIFERENCA ?

    EM RESUMO, SUA MAQUETE E A MAQUETE VERDE, estao fora da jogada !!!

    U T O P I A !!!

    JAMAIS SERAO. JAMAIS TERAO

    *** *****
    SAUDACOES TRICOLORES

  29. Alviverde/SP

    Olha, periga se assistir Iraque x Austrália, “grande clássico” mundial, com o Morumbi às moscas, em 2014…rsrsrsrs

  30. Carlos

    Esse Rui Ohtake está se revelando um cretino. Primeiro faz uma declaração preconceituosa sobre a torcida do Corinthians, e agora vem com essa piadinha antiga de “marginal s/ n°”.
    Parece que, com o afastamento temporário do bobo da corte oficial, Marco Aurélio Cunha, que quer uma boquinha na Câmara dos Vereadores, o arquiteto foi escalado para o seu lugar.
    A diferença é que o candidato a vereador é uma figura que não é levada a sério nem no próprio clube, enquanto que o arquiteto tinha obrigação de manter uma certa linha, para tentar dar um pouco de dignidade para essa candidatura ridícula do Morumbi como sede da Copa.
    Como diz a sabedoria popular:
    “O peixe morre pela boca.”

  31. Marcelo Abdul

    Ué..os caras chamam os são paulinos com apelidos jocosos e apelativos e depois reclamam da brincadeira do arquiteto Ruy rs. Até rio quando falam o termo “preconceituoso”. Como vocês corinthianos choram. Os presidentes fazem a festa em cima do clube e vocês ainda tem a pachorra de reclamar do Morumbi. Bom…continuem fazendo os “crássicos” com o Bragantino.

  32. Marcelo Abdul

    É isso aí Orlando! Que o governo do PT construa novos estádios superfaturados com o dinheiro dos seus impostos, cada dia mais altos.

    Afinal de contas o Brasil é país milionário. Construir 10 novos estádios de futebol é uma moleza. Quem sabe vocês ganhem um estádio de graça do Lula.

    Pra que reformar os estádios que nós temos? Afinal é bem mais barato. E os políticos vão ganhar uma “caixinha” bem menor.

    Bom..mas pra uma torcida que gritou “Kia é da fiel” isso não é novidade nenhuma.

  33. Régis

    Sem dúvida nenhuma que a colocação do Sr. Rui Otake foi idiota, partindo de alguém público e que está falando em público.
    Esse tipo de fala está mais para uma conversa de uma roda de amigos brincando e tomando cerveja no botequim. E todos têm que ser muito amigos, pois caso contrário sairá briga.
    Entretanto, estranho a indignação do Sr. Murilo com a fala de Rui Otake, que nada mais é que um torcedor , uma vez que ele não teve o mesmo espírito de manifestação quando o atual presidente do Corinthians (PRESIDENTE!!! – diferentamente do Sr. Rui Otake), em público, fez piadinhas tempos atrás sobre ‘bambis’ se referindo ao São Paulo e seus torcedores (está no Youtube para quem quiser ver).
    Trata-se de um presidente de clube, colocando mais fervura (desnecessária) na violência que emana das torcidas de São Paulo.
    Acho que antes de criticar a manifestação errada de um torcedor, deveríamos ver com agem nossos dirigentes.
    Talvez o problema esteja no fato que somos muito próximos aos símios, pois estes costumam sentar em cima do rabo (esquecendo que têm um) e começam a criticar o rabo dos outros.

  34. geraldo lina

    engracado eh ler o ALVIVERDE/SP dizer que nao aprecia o estilo Ruy Ohtake… mal sabe escrever…
    hauhauhauhauhauahuahauhauhauhauahuahauhauha

    CADA UMA QUE EH DOSE PRA LEAO…

    *** *****

  35. Alviverde/SP

    Como disse o sr.Carlos Aurichio acima:

    “geraldo lina… o sr. tem sérios problemas”

    RSRSRSRSRS 😀

  36. BRUNO

    FIFA noticia nova Arena Palestra Itália

    Palmeiras to double stadium capacity

    Palmeiras will double their stadium’s capacity to 60,000 seats in response to FIFA guidelines for the 2014 FIFA World Cup Brazil™. The Paulista giants announced the ambitions plans today.

    The Estadio Palestra Italia staged its first match in 1902, and it became the property of Palmeiras in 1920. It is nicknamed the Parque Antárctica.

    The 98-million-euro project is set to be finished by 2010. The stadium will be renamed the Arena Palestra Italia.

    Tradução :

    Palmeiras dobra a capacidade de seu Estádio

    Palmeiras vai dobrar a capacidade de seu estádio para 60.000 lugares para atender o caderno de encargos da FIFA para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O Gigante Paulista anunciou hoje seu ambicioso projeto.

    O Estádio, que teve sua primeira partida em 1902 e era conhecido como Parque Antárctica, tornou-se propriedade do Palmeiras em 1920.

    O projeto de 98 milhões de euros será finalizado em 2010. O estádio mudará de nome para Arena Palestra Itália.

  37. Alviverde/SP

    Puxa vida!!!!!! Desse jeito você tira o emprego dos humoristas do Brasil!!!!!
    RSRSRSRSRS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: