Advertisements

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

BRASILEIRO

SÉRIE A

PORTUGUESA VS FLAMENGO

Partida interessante, disputada palmo a palmo pelos integrantes das duas equipes, a deplorar o péssimo trabalho do arbitro Evandro Rogério Roman (FIFA-PR) que em sua diagonal, portanto à frente de seus olhos, fez legais os tentos do mengão, conseguidos malandramente por seus defensores, fora estes, o pênalti a favor da Portuguesa que deu origem ao primeiro tento, em meu ângulo de visão (TV) não foi claro, Diogo necessitou de duas cobranças para convertê-la em gol, culminando com sua péssima arbitragem, Evandro Rogério Roman, marcou pênalti inexistente no atleta do Flamengo Juan.

Na cobrança Ibson chutou no canto direito e Sérgio defendeu, então o árbitro mandou voltar à cobrança, novamente Sérgio defendeu e assim salvou a lusa das garras e do soprar do apitador que em minha opinião teria que ser suspenso por no mínimo 60 dias, este papo de que o assistente não deu, não pode ser levado em consideração, entendo que se este fator explicativo vier a ocorrer, será prova cabal do não assumir a função e passar o problema para outrem, todos os lances foram na cara e nos olhos do péssimo arbitro, escalado ou “sorteado” pela CONAF, presidida pelo não menos político Sério Correia da Silva, que se for seguir o mesmo critério com que agiu ao punir outros árbitros e tiver independência conforme me disse antes do inicio dos campeonatos nacionais em todas as séries, aplicara a pena de suspensão em Evandro Rogério Roman (FIFA-PR).

Em Tempo: Todos que acompanham futebol e entendem um pouquinho de arbitragem, sabem que o arbitro corre pela diagonal na maior parte da partida e esta deva ser sempre sua posição, ou seja: estar sempre de frente ou de maneira que possa ter visão de seus assistentes, isto não tira a responsabilidade final do arbitro, sempre entendi e assim agia quando na função, se o arbitro acatar seu assistente, aquela marcação passa a ser de sua responsabilidade, fora isto é papo de vaselina.

INTERNACIONAL VS SÃO PAULO

Partida arbitrada por Heber Roberto Lopes (FIFA-PR) arbitragem desprovida de critério, distante das jogadas, permitindo lances de alguma violência, por último acatou seu assistente Gilson Bento Coutinho que aos 22 minutos da partida anulou tento legitimo do São Paulo.

CONCLUSÃO: Tanto o assistente Gilson Bento Coutinho, como o apitador Heber Roberto Lopes, deveriam de ser suspensos caso fosse seguido o primeiro manifestar do presidente da CONAF, Sérgio Correia da Silva, que em alto e bom som participou que todos aqueles que tivessem comportamento ou arbitragem irregulares, seria suspensos imediatamente.

Sabe o presidente da CONAF que não acredito como nunca acreditei na total independência de qualquer presidente ou membro das comissões de arbitragem, as interferências existem se não explicita, mas implicitamente, como no ontem, no hoje, também tenho convicção que árbitros se socorrem de pessoas com influencia, para conseguirem escalas ou para serem indicados ao acesso no degrau superior ao que estejam, isto é parte de nossa cultura em todos os setores de atividade é abominável, mais é a verdade.

 Será que STJD que aplicou pena de suspensão ao arbitro Seneme, fará o mesmo com Evandro Rogério Roman?

“SORTEIO DOS ARBITROS”.

Com o passar das rodadas, observo o repetir de alguns árbitros nos famigerados “sorteios”, imposto pelos legisladores que usaram o bla-bla-bla da moralização. Ora! Se este foi o objetivo, qual o pretexto de não o regulamentarem?

POLITICA

Senhores legisladores moralizem o cumprimento de vosso mandato, cumprindo-o integralmente e não como costumeiramente, licencia-se no decorrer deste para disputarem cargos nos poderes executivos, caso não seja eleito, volta-se para o mesmo, num claro desrespeito aos eleitores.

Sim, podem e devem disputar cargos maiores, mais o façam, após renunciarem ao mandato em que foram investidos.

Coloquem isto em lei, deste momento em diante, creio que poderão legislar para moralizarem outros campos de nossas atividades.

Acorda, Brasil.

SP-26/07/06

As opiniões constantes neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade e são publicadas pelos blogs:

blogdopaulinho.wordpress.com

pitacosdobodaum@bol.com.br

Facebook Comments
Advertisements

12 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. euclydes zamperetti fiori

    Senhor Rodrigues, quanto as adiantadas do Sérgio não discuto e é + uma prova da péssima atuação do arbitro neste evento.
    Aproveitando lhe pergunto: Onde esta minha imparcialidade?
    Comentei o trabalho do apitador nos lances capitais,aceite meu aplauso quanto as adiantadas do goleiro Sérgio.
    Em matéria de independência, posso lhe garantir que a tenho e a nada temo, como nunca temi quando arbitrava e enfrentava arbitros, dirigentes, politicos, torcedores e membros de diversos órgãos publicos.
    Abraços.

  2. rodrigo l

    Seu texto, Sr. Fiori, ao afirmar que “Sérgio defendeu e assim SALVOU a lusa das garras e do soprar do apitador”, impõe um caráter honroso à postura desonesta do goleiro lusitano.

    Um erro não justifica o outro.

    E o texto não fez referência alguma à desonestidade do goleiro.

  3. euclydes zamperetti fiori

    Você meu caro Rodrigo esta confundindo as coisas, Sérgio se deslocou, é obrigação do árbitro punir esta agressão a regra, porem, qual o motivo de defender alguém que validou dois gols oriundos de irregularidade?
    Em minha análise situei que o penalti em favor do Mengo foi inexistente e se tiveres realmente imparcialidade concordara comigo e com a maioria.
    Portanto, situei tb q. ao meu ver o penalti em favor da lusa, ñ foi muito claro.
    Sabe, acredito que queiras ou és militante na arbitragem, ou amigo de alguns destes, podes crer, diria como direi, na frente do apitador e do politico presidente da CONAF-Sérgio Correia da Silva, o nivel da arbitragem neste campeonato brasileiro até o presente é baixissimo e os seorteios são verdaeiros grupos (mentiras).
    abraço, espero continuar contando com sua leitura.

  4. euclydes zamperetti fiori

    Rodrigo,
    os sorteios são verdadeiros grupo ( mentira) se temos varios arbitros o rodizio deveria de existir, certo ou não?
    valeu meu caro.

  5. jose ferdinando

    Eureka, vc apitou o que e aonde para falar da arbitragem do grande amigo paranaense Evandro Roman que denunciou um esquema aki no Paraná e afastou diversos arbitros – se és jornalistas deve ter acompanhado o que aconteceu aqui no Paraná. Se não tente informar-se sobre o grande homen Roman. O assistente entao é um dos melhores do Brasil. Vá plantar coquinho antes de sentar a sua bundona branca na cadeira e escrever sem sair de casa. Deve ser torcedor da Lusa. Somente a televisao mostrou as mãos. E os penais foram bem marcados. O assistente agiu bem em voltar os penais, memos no primeiro que o goleiro Bruno nao se adiantou nada. PAULISTA METIDO A BESTA.

  6. euclydes zamperetti fiori

    José Ferdinado, sua linguagem é a maior prova de sua pequinez, ñ sei se vc é tão macho quanto parece, sabe, ñ apitei partidas importantes porque tinha conhecimento de minhas limitações e ñ me associei com as canalhices propria sdo meio, mandei deputados, promotores e outros q. tais pra pqp, fora isto, fui o primeiro a encarar o Ives Mendes e sua tropa de chóque, quando estavam na COBRAF.
    Minha independência é o nunca ter sido escravo da vaidade ou de ter-me inturmado com malas e desprovidos de moral e ética, minha luta foi e é do árbitro, agora ex, pelo árbitro e para o árbitro, sempre abominei como abomino a subserviência.
    Moro em São Ppaulo-no bairro do belem e ando com desenvoltura em qualquer lugar, nada temo e a ninguem ofendo como o senhor o fez para comigo. minha análise foi sobre o ocorrido na partida e repito com toda enfaze, foi péssima a arbitragem de Roman e fim de papo.

  7. rodrigo l

    Fiori, quando há conflito entre dois atos de cretinice (do apitador e do goleiro), convém não apoiar nenhum dos dois.

    Ao contrário da sua insinuação, não conheço o árbitro nem pessoa alguma da arbitragem brasileira. Eu, ao menos, analiso de fora, sem motivações políticas. Quanto a isso, fique tranqüilo.

    P.S. quando aponto a cretinice do Sérgio, à qual o apitador fez vistas grossas, estou também criticando a covardia do árbitro.
    P.P.S. você disse ao Ferdinando que “a ninguem ofendo”, mas ao insinuar que escrevo motivado por “amizades”, você põe em dúvida (sem evidência alguma) a minha honstidade intelectual.

  8. euclydes zamperetti fiori

    Senhor Rodrigo, acredito que sua honestidade intelectual ñ seja a mesma do Lula, q.nos menospresa ao dizer continuadamente sobre a podridão de seu governo e da riquesa q. auferiu sem nunca ter trampado tanto quanto apregoa aos desinformados, por isto lhe respondi e lhe tenho apreço mesmo sem conhecê-lo. Acredite, sua conclusão de possivel ofensa quanto a sua honestidade intelectual esta totalmente fora de minha resposta, entendo tambem que na subjetividade e pelo seu lastro de sua intelectualidade, deveria capitar que coloquei claramante q. o pênalti em favor do Mengão ñ existiu,
    ai esta o maior erro do Roman, q. me deu a entender de seu arrependimento em marca-lo, ñ tendo com isto coragem para se impor diante das avançadas de Sérgio.
    Abraços, volte sempre, quem sabe em um dia poderemos nos conhecer e trocarmos algumas palavras respeitando nossas opiniões.

  9. Flavio Oliveira

    Senhor Euclydes, com o senhor parece conhecer – e muito bem – os bastidores da arbitragem brasileira poderia me responder quais, em sua opinião e conhecimento, podem fazer parte do quadro da FIFA atualmente. Cite os nomes e nos diga mais sobre cada um deles. Adoro futebol e assim que observar um deles no jogo do Timão nem vou perder tempo em assistir. PARABÉNS PELAS SUAS COLUNAS.

  10. euclydes zamperetti fiori

    Caro leitor Flavio de Oliveira, entendo que o nivel da arbitragem no hoje é de médio para baixo, ñ encontro nenhum destaque e tb ñ vejo melhora em futuro proximo.
    Os FIFA da arbitragem brasileira, ñ me inspiram confiança por serem politicos e em minha opinião tds que lá estão, chegaram por indicação e esta depende principalmente de alguns fatores com por exemplo acatar pedid0os como fazer vistas grossas erm determinadas paratidas e para determinados atlétas, dependendo da ocasião evidentemente.
    Alguns arbitros se socorrem em politicos das varias escalas, pessoas influentes como por exemplo empressarios ou em parcela de nossa imprensa, caro leitor, acredito que esta tudo dominado, por interesses, ñ tem + geito.
    abraços

  11. euclydes zamperetti fiori

    Desculpe os erros de digitação, tentarei neste espaço retificar:e esta depende principalmente de alguns fatores com, o correto e como por exemplo acatar pedidos e fazer vistas grossas em determinadas
    partidas e para determinados atlétas e segue.
    caro leitor Flavio Oliveira, acredito que tudo esteja dominado pelos interesses , ñ têen + geito.
    abraços

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: