Advertisements

Gol de placa do Supremo

Por BONI

http://bloglog.globo.com/boni/

SAÚDE JÁ

Na semana passada tivemos duas boas notícias para a saúde.

A declaração de constitucionalidade das pesquisas com células tronco foi um espetáculo de lucidez dos Ministros do Supremo, brilhantes na exposição, em cada detalhe, de seus conceitos. 

Mais que um orgulho para nós brasileiros por contarmos com ministros  sensíveis e preparados, foi  a consagração do Brasil como um estado laico.

Se do ponto de vista do direito tivemos esse momento de altíssimo nível, o lado emocional não foi menor.

A comemoração  dos que aguardavam a decisão foi de arrancar lágrimas. 

Eles estavam festejando a esperança e,  em um ato de amor, dedicando a luta aos que no futuro irão ter uma vida melhor graças a essa conquista.

Lembro-me do empenho e determinação da Marisa Moreira Sales e imagino como ela se sente com o êxito da causa que abraçou. 

O olhar  assustado e apreensivo da geneticista Mayana Katz transformando-se, no final, em um sorriso sereno e confiante é o retrato do que ocorrerá daqui por diante.

A espera de resultados da pesquisa poderá  ser longa e cheia de apreensões, mas é certo ,  como ocorreu no Supremo, que a vitória virá e será também emocionante. Torcemos para que a inteligência brasileira antecipe os resultados.

O Brasil, neste episódio,  deixou de ser o embrião do futuro e tornou-se um país adulto para enfrentar os desafios do presente.

Outra conquista relativa a saúde e também, de suma importância,  é a entrada em vigor,  no Rio, da proibição do fumo em lugares fechados.

Que a lei seja cumprida.

Que haja um lampejo de inteligência nos empresários do ramo.

Não precisam atingir o iluminado grau  dos Ministros do Supremo, mas poderiam ter, no lugar da névoa de fumaça,  pelo menos uma luzinha acesa no fim do túnel.

E, então, está resolvido o problema da saúde no Brasil?

Claro que não.

É gigantesco o esforço que devemos fazer, desde a melhoria radical do saneamento básico, ao atendimento hospitalar, ainda maculado por mortes frequentes nas filas dos hospitais, alguns mal equipados, outros com equipamentos novos mofando enquanto aguardam instalação, quase todos lotados e deficientes em pessoal.

Chega de paliativos.

Precisamos de um remédio de largo espectro e definitivo.

Com sabedoria e coragem, como ocorreu no Supremo, é possível dar dignidade à muitas vidas, no presente,  muito antes da ciência tornar realidade o promissor futuro.

 Saúde já.

Facebook Comments
Advertisements

2 comentários sobre “Gol de placa do Supremo

  1. Gabriel Paulino da Silva

    Concordo com a proibição do fumo em locai publicos, mas com resalvas. Principalmente nos Shoppings Centers, é necessario criar pelo menos areas p/ fumantes. Eu fumo, isso é problema meu, se vai fazer mal ou não, já disse, é problema meu, então os donos devem atender a todos os tipos de consumidores. Não quero ser radical, mas se isso não for atendido, posso considerar descriminação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: