FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.br Email: caminhodasideias@superig.com.br
BRASILEIRO SÉRIE B
Na partida entre CORINTHIANS X CRB, arbitrada por Gutemberg Fonseca (RJ) com péssimo trabalho, sendo acompanhado neste comportar pelos dois assistentes que cometeram erros não compatíveis com o transcorrer da contenda, ao meu ver tranqüila.
No item disciplinar entendo que o arbitro foi conivente com as constantes reclamações de Lulinha e de Dentinho que por diversas vezes com gestos e palavras pediam para o arbitro mostrar o amarelo para seus marcadores.
BRASILEIRO SÉRIE A
SÃO PAULO X GRÊMIO, jogaram no Morumbi com arbitragem de Luiz Antônio Santos (RJ) ao meu ver nada saudável, inverteu faltas, se omitiu em não ter dado cartão amarelo para Zé Luiz, defensor são-paulino, possivelmente pensando na próxima escala.
Por volta do vigésimo minuto da segunda etapa, entendo que houve pênalti cometido por Zé Luis em favor do Grêmio, por estar distante acredito que o árbitro não teve convicção total do lance, porem o mais triste foi seu assistente não ter seguido a regra e cumprido seu papel. Resumindo, arbitragem caseira.
CORITIBA X PALMEIRAS
Afianço-lhe que não gostei da atuação do árbitro Ricardo Marques Ribeiro (MG), principalmente no momento em que o palmeirense Sandro Silva deu pontapé desleal em Michel, que driblou três oponentes alviverdes. Ao invés de expulsar Sandro Silva, matreiramente o árbitro lhe deu o amarelo.
Após o complemento do lance acima, Denílson demonstrou insatisfação com as firulas de Michel, insinuando que o mesmo estava agindo com desrespeito, justamente o Denílson que contra a Ponte Preta e no meu entender nos poucos lances em que participou, o fez de maneira jocosa.
FLAMENGO X SANTOS
A baba do quiabo, arbitrada por Heber Roberto Lopes (PR).
PORTUGUESA X FIGUEIRENSE
Com arbitragem comandada por Emerson Luiz Sobral (PE), esta partida nos proporcionou dez tentos e vários cartões sendo 08 amarelos e 01 vermelho para o defensor da Lusa-Patrício por ter entrado violentamente em Marquinhos.
Após a marcação do tento de nº 05 do Figueirense aos 48 minutos, portanto nos acréscimos e com nova saída por parte da Lusa, houve contra ataque do Figueirense e um de seus atacantes foi derrubado dentro da área da Portuguesa, maliciosamente o árbitro encerrou a partida. Tenho certeza que se perguntado respondera que antes do lance o tempo da mesma se esvaiu.
APLAUSOS
Meu opinar sobre as partidas realizadas entre sábado e domingo p.p, já estavam no arquivo no aguardo da complementação, quando no hoje 13/05 deparei-me com contido na pagina do jornal Lance que leio esporadicamente e, em sua pagina 19 encontrei a nota do afastamento de três árbitros e um assistente.
Árbitros: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apitou Coritiba x Palmeiras
Wallace Nascimento Valente (ES) atuou na partida Atlético-MG x Fluminense
Gutemberg de Paula Fonseca (RJ) comandou a arbitragem entre Corinthians x CRB
O assistente afastado Ednílson Corona (FIFA-SP) que trabalhou na partida Botafogo x Sport.
Externo meus cumprimentos ao presidente da CONAF-Sérgio Correia da Silva, esperando que este comportar venha a ser permanente e ao mesmo tempo extensivos aos árbitros FIFA e a todos que tenham ou não padrinhos fortes. Somente assim é que acreditarei que tenhas tomado novo rumo em sua trajetória como dirigente da arbitragem nacional.
FUTEBOL PAULISTA
Ouvidos no TJD da Federação Paulista de Futebol, que apura se ouve a chamada marmelada proporcionada na partida jogada entre Oeste x Mogi Mirim, quando de forma acintosa seus litigantes não se empenharam, uma vez que o resultado classificava as duas equipes.
Guilherme Cereta de Lima árbitro da mesma e o quarto árbitro Jorge Torres, confirmaram que nenhuma das equipes estava interessada em vencer o jogo.
Espero que o narrador da Bandsport – Silvio Luiz, o comentarista e ex-jogador Ademar e os repórteres William Lopes e Marcelo Rosemberg, comparecem ao prédio da FPF e venham a confirmar o ocorrido.
Conclusão: Em minha opinião, punição para as duas equipes.
POLITICA
Lula disse que o Brasil recebeu atestado de seriedade que nos foi passado pela agencia Standard & Poors. Como assim, é preciso que uma trupe de financistas estrangeiros venha determinar se somos sérios?
Enquanto isso, o Brasil contradiz tal seriedade aos borbotões: o fazendeiro acusado de encomendar o assassinato de Dorothy Stang foi absolvido, o deputado federal Paulinho diz que estão armando contra ele, o ministro Luiz Marinho envia mimos para varias residências em São Bernardo do Campo, homenageando as mães, usando o dinheiro arrecadado de nossos impostos, o etc, etc e tal.
Acorda, Brasil.
SP-14/05/08
As opiniões inseridas neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade e são publicadas pelos blogs:
blogdopaulinho.wordpress.com
pitacosdobodaum.zip.net
Paulinho, hoje o Guarani anunciou a contratação do gerente de futebol Beto Souza, que foi gerente do Corinthians por 17 anos. Gostaria de saber se você tem alguma boa referência sobre essa pessoa. É um dos que salvam dentro do Corinthians ou é farinha do mesmo saco?
Obrigado
Cooperativa trabalha para a arbitragem melhorar. Presença obrigatória e imperdível. Compareça sr. Euclides:
São Paulo, SP, 15 (AFI) – Visando dar mais qualidade de trabalho aos árbitros que atuam no futebol paulista, a Cooperativa dos Árbitros Profissionais do Estado de São Paulo – Coafesp – , em conjunto com a Federação Paulista de Futebol, está organizando palestras motivacionais com um dos maiores profissionais do assunto, o engenheiro e escritor Evandro Mota.
Serão duas palestras para todos os árbitros e assistentes do quadro paulista, que acontecerão nos dias 16 e 30 de maio, das 19 às 22 horas, na Universidade São Judas, situada na Rua Taquari nº 546 – Mooca, em São Paulo. A Coafesp informa que, segundo a Comissão de Arbitragem do Futebol de São Paulo, é obrigatória a presença dos árbitros e assistentes na palestra.
senhor Argel Ribeiro, fui e continuo sendo persona não grata na FPF, conforme disse o “ilibado” Farah, portanto encontro-me distante dos eventos federacionista mesmo que comportilhado pela COAFESP.
Sim, se for verdade q. a COAFESP trabalha pelos árbitros,ñ faz + q. obrigação, agora dizer-se independente é outra coisa, alem disto, os árbitros devam de se comportarem como representantes das leis do jogo e, ñ trabalharem com proposito de agradarem aos poderosos de plantão, visando subir ou permanecerem nos degraus de cima.
Com Artur e Cia a coisa fica dificil, porem, aplaudirei os acertos q. devam de ser obrigatórios e os erros serão por mim apontados.
Abraços, volte sempre, caso sejas árbitro, siga as regras e nunca venha a trair as entranhas deste povo sofredor e conivente com as mazelas pela força de seus executores ou de seus mandantes, sempre fui independente, mesmo q. por muitas vezes e nisto tenhas certeza, se me alia-se aos malas, receberia das taxas , valor maior q. meus ganhos como funcionario publico.