Advertisements
Blog do Paulinho

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg  

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br E-mail: caminhodasideias@superig.com.br  

DOMINGO NO FUTEBOL

PAULISTA SÉRIE A1

GUARANI X SÃO PAULO

Árbitro: Philippe Lombard

Mesmo em jogo fraco, entendo que na primeira etapa, o árbitro teve conduta abaixo do aceitável, não marcando algumas faltas, já em relação aos 45 minutos finais seu trabalho melhorou muito, os cartões de advertência foram corretamente mostrados.

GUARATINGUETÁ X SANTOS

Árbitro: Milton Etsuo Ballerini

Entendo que não foram marcados dois pênaltis, o defensor santista Domingos, participou diretamente nas duas oportunidades no primeiro tempo dentro da área do Guaratinguetá sofreu falta, no segundo tempo, praticou jogada de pênalti em Michael.

Agiu corretamente o árbitro ao expulsar o defensor do Guaratinguetá Jackson, também entendi que foram acertados os cinco cartões amarelos mostrados durante a partida, sendo três para a equipe da casa e dois para os santistas.

FUTEBOL DA QUARTA FEIRA

SANTOS X CORINTHIANS

Árbitro: Sálvio Spinola Filho

Na noite desta quarta feira estas equipes entraram em campo necessitando da vitória, única maneira de aspirarem algo no tangente a classificação para a próxima etapa deste campeonato paulista meia boca.

Após o trilar final efetuado por Sálvio Spinola, que ao meu entender teve trabalho não convincente, prejudicando o Corinthians, principalmente quando da marcação do segundo gol santista, uma vez que sob meu entender, o atleta santista Kleber Pereira atropelou o defensor corintiano Carlão, fazendo falta não marcada e interpretada pelo mesmo como lance normal.

Quanto aos cartões creio que foram mostrados dentro do correto, porem, continuo com minha opinião, ou seja: entendo que Sálvio Spinola não transmite confiança e, é essencialmente político em suas interpretações sobre as leis do jogo.

ÁRBITROS E SUAS ATUAÇÕES

No geral, entendo que os árbitros pertencentes ao quadro da FPF, ao menos nas partidas por mim presenciadas pela TV, por leitura de jornais ou ausculta pela sintonia das emissoras que transmitem futebol, pecam em muito na parte disciplina.

Vejo com tristeza que os poucos malabaristas da bola, que dão a alegria ao expectador se perdem com a não marcação das faltas que vêem sofrendo de seus inexoráveis marcadores, tecnicamente fracos.

Lembro-me muito e bem ao tempo em que arbitrava, punia ostensivamente aos quão se limitavam em dar o chamado chega pra lá nos oponentes habilidosos, estes labutavam por suas equipes e presenciavam a todos mostrando suas habilidades com a redonda.

Dulcidio de Wanderley Boschilia, jamais admitiu que os chamados xerifes tomassem conta da partida, diferentemente dos árbitros desta geração, estes nos dão a entender que recebem orientações para evitarem mostrar cartões e que devem ser surdos quando ofendido verbal ou por gestos pelos atletas ou por seus treinadores. 

CONCLUSÃO: Caso tenham ocorrido pedidos ou se foram feitas quaisquer insinuações com o propósito do acima são coniventes, merecendo, repudio total.

POLITICA

Para que mantermos o congresso se o mais ético de todos os brasileiros governa por medidas provisórias?

O MST, não é entidade regulamentada e recebe verba vinda de nossos impostos, é correto este proceder?

Os gastos oriundos dos chamados cartões coorporativos são cobertos com os valores dos exorbitantes impostos que pagamos referentes a quatro meses ano de nosso trabalho, tenho absoluta certeza que temos o direito de saber como e porque o fizeram, e exigimos abertura das contas presidenciais da anterior a da atual legislatura?

Como cidadão cravo à pergunta: Qual o temer que o atual ocupante do planalto tem em fazer a abertura destas contas?

Acorda Brasil

SP-28/3/08

As opiniões constantes neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade e são transmitidas pelos blogs:

blogdopaulinho.wordpress.com

Pitacosdobodaum.zip.net

Facebook Comments
Advertisements

12 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. Cartola

    Vi vários comentários da imprensa esportiva e, obviamente, do Corinthians que o gol do Kleber foi irregular por uma suposta falta no momento em que se questiona o critério de arbitragem da Libertadores e dos campeonatos no Brasil, pois bem, na libertadores este lance sequer seria debatido e tão somente o gol. Mas como a imprensa esportiva no Brasil criou o critério de análise dedicada aos árbitros o assunto toma uma dimensão sem propósito. É raro debates e opiniões de um jogo que não foi “decidido” pelo árbitro, tão raro também é a coincidência de análise da própria imprensa, ou seja, os árbitros estão sendo execrados pela imprensa esportiva em detrimento a análise técnica e tática dos jogos. Será que não está na hora de um debate profundo entre os profissionais da mídia esportiva? Será que não está na hora da imprensa esportiva refletir melhor sobre os critérios em lances interpretativos ao invés de condenar o árbitro? Não é raro ver no mesmo jornal a condenação sumária e a absolvição do árbitro, mas a manchete é sempre voltada para o erro, não do técnico, não do jogador, mas do árbitro. Está faltando reflexão e atitude da mídia esportiva para por fim a justificativa maior da derrota usada por todos … “a culpa é do árbitro”.

    Comentário de Cartola — 03/27/08 @ 11:47

    Na Libertadores, não seria falta. Aqui, em regrta, seria.

    Abraço!

    Comentário de Vitor Birner — 03/27/08 @ 14:11

  2. euclydes zamperetti fiori

    Caro Cartola, te a ao Birnei tambem, como fui árbitro, entendo um pouquinho dos imundos bastidores do futebol, sim a regra é interpretativa, como o são as leis como por exemplo o Código de Processo Penal, porem, temos tido nos ultimos tempos algumas interpretações que nos deixam arredios a este item, saiba que os interesses por algumas ou na maioria das vezes, são acobertados exatamente neste ponto.
    Não se chega a FIFA, com independência total, assim dizia Dulcidio de Wanderley Boschilia, opinião por mim corroborada, haja visto alguns dos exemplos dos varios árbitros que lá chegaram.
    Como tambem entendo que querer padronizar interpretações, é pura piada de quem costuma mandar, sem conhecimento de causa.

  3. euclydes zamperetti fiori

    Caro Cartola, o innicio de minha respósta saiu entercortado, o correto é:
    Cartola te entendo e ao Birnei tambem, como fui árbitro e segue o curso normal ok, Abraços.
    euclydes zamperetti fiori

  4. Denilson Martins

    Fiori, me parece que no árbitro Lombardi, que atuou em Campinas, deixou de assinalar duas penalidades máximas, claras em favor do SPFC.

  5. Jose Francisco

    Veja a coerente e correta resposta do Ouvidor da Arbitragem.

    Contra fatos não há argumentos que justificam esta falha.
    Foi uma das mais grosseiras que já vi e relatei aos demais arbitros assistentes em reuniao na FPF.
    Chamei o Anderson para uma conversa em minha sala e Ele chegou a perder algumas lágrimas de tristeza e arrependimento pelo erro que cometeu. Infelizmente aconteceu, pois trata-se de um rapaz honesto e que vinha fazendo bons trabalhos.
    Ele recebeu uma punição do presidente da Comissao de Arbitragem mas terá chance futuramente, pela capacidade que demonstrou até então. É triste, mas tem pessoas que acabam apreendendo com os erros.
    Não h’a qualquer orientação para favorecimento ao Palmeiras, nem a qq outra equipe. Basta ver os quatro candidatos a finalistas, onde são dois “grandes’ e dois “pequenos”. Parece-me que isto demonstra a isenção da FPFneste episodio.
    Vamos aguarar a rodada deste meio de semana.

    Cordialmente;
    Silas Santana – Ouvidor da Arbitragem.

  6. euclydes zamperetti fiori

    Senhor José Francisco, o ouvidor Silas Santana “ex-árbitro ao tempo de seu protetor o “ilibado” Farah, a quem prestava segurança, direta ou indiretamente, deu a esperada.
    Se entendeste o inserido em minha coluna não afirmei que ha disse e digo que vi em varias atuações este possivel pedido ou seja não direta + indiretamente, além do +, grande parte dos árbitros almejam chegar aos quadros da COBRAF e ninguem me convence que com independência total em suas atuações o árbitro consiguira chegar.
    Grato, volte sempre: Fiori ex-árbitro.
    Ao tempo em que arbitrei, não fiz + que minha obrigação ao não me ligar com qualquer dirigente, aceitar pedidos ou ajudar algum time objetivando algo.
    Errei e muito, porem lhes afianço, sempre horrei e dignifiquei o uniforme do árbitro de futebol , nunca me curvei diante da presença de juises , promotores públicos, oficiais da PM , delegados de policia, politicos ou outras figurinhas que ocupam cargos públicos ou que se faziam e fazem prevalecer pelo poder monetário.

  7. euclydes zamperetti fiori

    Pertenci ao quadro da COBRAF + atuei poucas vezes e na bandeira,de mim não gostavam por não fazer a cerimonia do beija mão aos aragões ou aos ivens mendes, quando pronunciava o nome de havelange ou ricardo teixeira, fazia com desprezo e os cagoetas se punham a rir e levar aos dirigentes minhas manifestações.
    Estas cagoetagens do que dizia me faziam e me fazem alegre, jamais admiti safadeza.

  8. Nelson

    Caro amigo
    Fiori
    Concordo em gênero, nº e grau, com suas palavras.
    Um abração
    Nelson

  9. Nelson

    Fiori
    Boa tarde
    Precisa atualizar a sua coluna.
    É muito ÓTIMA.
    Um abração
    Nelson D Abruzzo
    Obs.:Já estou trabalhando no INSS.

  10. D Abruzzo

    Fiori
    Bom dia
    Como já lhe disse, voltei, após, minha cirurgia a trabalhar. INSS a sua disposição, pois, o Sr. disse-me, que lá no Bras iria p/tomarmos um café e conversar.
    Um abração e “APAREÇA”.
    nÃO ESQUEÇA, JÁ, FAZ ALGUM TEMPO QUE CONVERSAMOS E VOCÊ NÃO DEU AS CARAS.
    d aBRUZZO 22/05/2009, 13:00hs.
    Tchau

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: