São Paulo sem esgoto da SABESP.

 Alguns dias atrás publiquei um manifesto de moradores do Bairro da Vila Sônia, local onde está localizado o Estádio do Morumbi.

Reclamavam de alguns problemas causados por eventos realizados no local que estariam prejudicando a paz dos habitantes do local.

É uma briga que já parou na justiça.

O que me chamou a atenção foi esse trecho da denúncia:

“nos organizamos e conseguimos junto ao Ministério Publico do Meio Ambiente a instauração de inquérito para averiguar uma série de denuncias documentalmente comprovadas, como exemplo temos a comprovação da SABESP que o referido clube não tem esgoto conectado na rede, o que é crime ambiental.”

“no próximo dia 27 / 03 o presidente do São Paulo foi intimado para prestar esclarecimentos sobre as denuncias do inquérito em audiência no Ministério Publico na 4ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital, conforme determinação do Promotor de Justiça Dr. José Eduardo Ismael Lutti.”

Resolvi checar a veracidade da informação e recebi o documento que publico abaixo.

Com a palavra, Juvenal Juvêncio.

sabesp.jpg

Facebook Comments

Posts Similares

21 Comentários

  1. Gente ta muito esquisito toda essa historia, parece que ninguem se explica mesmo tendo documentos que provam que la no Morumbi as coisas não cheiram bem…
    Na boa e sendo realista acho que como sempre não vai dar em nada e esse pessoal vai morrer na praia!

    Paulinho: Vamos ver no que vai dar

  2. Pois é o mundo perfeito está acabando, acho que o cocô do murumbi vai parar dentro do campo não vai não….

    Paulinho: Deve ser esclarecido

  3. Pois é…NÃO TINHA mesmo. AINDA vão(talvez) providenciar…rsrs

    Paulinho: Qual será a explicação ?

  4. Estão querendo usar esse lance do esgoto pra agitar. É óbvio que não é isso que incomoda esse povo do Morumbi, até porque todo mundo sabe que não tem esgoto correndo a céu aberto por lá. Estou certo que o clube terá uma boa explicação para isso, e que esse povo que se instalou lá depois de construído o estádio, que valorizou o local, vai ter que engolir mais esta…

    Paulinho: Tem que haver uma explicação

  5. Caro Paulinho,

    Só a título de informação, o estádio do SPFC fica localizado no Jardim Leonor / Morumbi. Já o Palácio dos Bandeirantes fica no Jardim Guedala/Morumbi.

    O bairro da Vila Sônia fica nas proximidades da Av. Prof. Francisco Morato, onde está situada a 34 Delegacia de Polícia, assim como o bairro do Caxingui.

    Antigamente o Morumbi era uma fazenda dividida em diversos jardins. Por isso na Avenida Morumbi há um espaço gastronômico e cultural denominado Casa da Fazenda.

    Paulinho; É tudo por ali…

  6. Paulinho, melhor que vc alem de jornalismo, estude direito. Pra sua informacao nenhum juiz irah considerar um papel que tem rasuras e correcoes feitas a mao como as que tem neste “documento”. Todo mundo sabe que tem uma onda corinthiana contra a abertura da copa 2014 no MORUMBI encabecada pelo Citadini, mas isso ai em cima eh demais. O que me assusta eh que vc, na sua ansia de prejudicar o SAO PAULO FC, publique isso no seu blog. Lamento profundamente. Como tantas outras acusacoes que jah fizeram ao SAO PAULO FC, essa eh mais uma que logo vai ser desmascarada. A proposito, problemas de rede de esgoto e agua como esses eh soh “PRA QUEM TEM ESTADIO”. Abracos

    Paulinho: O juiz tanto aceitou como já intimou a diretoria do São Paulo a prestar esclarecimentos

  7. Paulinho não sabia dessa possibilidade, se tiver correto não vejo problema nenhum

    Paulinho: Se não for contra a lei, tudo bem, mas eles terão que se explicar

  8. Eu sabia que um dia, a sujeira dos metidinhos do Jardim Leonor, ia sair pelo ralo. Não deu outra. Clube de primeiro mundo ? Nem a pau Juvenal !!!!

    Paulinho: Vamos aguardar as explicações

  9. kakakakakakakakak primeiro a bagunça com as gestantes e os kits piratas no jogo contra a lusa, agora o esgoto, este é o real madrid brasileiro, o unico time gabaritado a jogar a champions league!!! kakakkakaaakka

    Paulinho: Ele terão que se explicar

  10. Vamos por partes.
    Primeiro, o acima relatado não foi parar, ainda, na Justiça. A Associação de Moradores da Vila Sônia requereu que fosse instaurado, e pelo visto foi, um Inquérito Civil no âmbito do Ministério Público.
    O inquérito objetiva apurar, no caso, a ocorrência ou não de dano ambiental. Caso se apure a ocorrência do dano, aí sim será proposta a competente ação civil pública pelo Ministério Público em face do São Paulo Futebol Clube. Só nesse momento é que o caso será devidamente apreciado pelo Poder Judiciário.
    Segundo, o simples fato do clube não ter o seu esgoto conectado na rede da SABESP não caracteriza crime ambiental. Muitos imóveis em São Paulo e em outras localidades no Brasil não estão conectados. Porém como são dotados de fossas sanitárias têm o seu esgoto para lá direcionados.
    A ocorrência de crime ambietal só se concretizará se, após a fase inquisitorial promovida pelo Ministério Público, ficar constatado que o São Paulo Futebol Clube lança o esgoto por ele produzido diretamente em um curso d’água, ou na rede de drenagem pluvial.
    É bom lembrar que o clube se instalou na atual localidade nos idos da década de 60, quando lá não havia nada, principalmente rede de esgoto.

    Paulinho: De qualquer maneira tem que se explicar

  11. Acorda Brasil…SPFC = SAO PAULO FALCATRUA CLUBE, o Morumbi eh um gigante branco bem lixo, nenhum estadio de SP reune condicoes de sediar um Mundial, e eh facil ter estadio quando se “apodera ilegalmente” de um sem gastar um tostao…o SP ta la em cima de tanta sujeira que tem embaixo do tapete dele….

    Paulinho: Calma…

  12. O lançamento de esgoto diretamente em corpo d’água só pode ser feito respeitando as seguintes premissas:
    1 – No caso de ausência de rede coletora no local, e neste caso,
    2 – que exista uma Estação de Tratamento para adequação ao descarte, art. 18.
    Me parece que no caso da instituição São Paulo Futebol Clube não há nenhuma das premissas citadas, pois há rede coletora no local e não há o tratamento para descarte, o que configura crime ambiental.
    Eu só espero que este assunto não acabe em pizza como tantos outros no qual a imprensa é parceira do SPFC, pois qualquer empresa da iniciativa privada que comete um crime ambiental sofre pesadas punições, inclusive com risco de fechamento pela Cetesb.

    Paulinho: Vamos aguardar

  13. Aqui no bairro, todo mundo fala que os sãopaulinos tem problemas na saida do esgoto. Eles soltam na rua…

    Paulinho: Tem que ser explicado

  14. MORUMBI nao precisa de esgoto… os RIVAIS INVEJOSOS ja fazem o trabalho por si soh!

    paulinho: A situação tem que ser explicada

  15. Em atenção ao comentário do Sr. Márcio Agostinho, postado no dia 11 de março pp., venho a esclarecer o seguinte:

    Promotor de Justiça do Meio Ambiente não é Juiz de Direito. Eles são ligados a órgãos distintos. Não esquecer que juiz de direito é um órgão do Poder Judiciário. E o Ministério Público não se constitui em um dos Poderes Estatal (vide a tripartição de poderes)

    Em verdade, o que você precisa apurar mais é que a Promotoria, através de um promotor de justiça, instaurou um inquérito civil, que não se confunde com inquérito policial ou judicial.

    A Constituição Federal de 1988 ampliou as atribuições do Ministério Público Federal e Estadual no que pertine a proteção ao meio ambiente, consumidor.

    Tal proteção se deve a tutela de direitos difusos e coletivos que se faz por meio de ação civil pública.

    Contudo, para instruir a sobredita ação é mister a reunião de documentos e colheita prévia de provas. Daí a necessidade de instauração de inquérito civil.

    Portanto prezado estudante de jornalismo, faço estas colocações para que você tenha mais cautela em suas respostas aos visitantes de seu blog, pois assim você demonstra sua ignorância em deixar de pesquisar mais sobre o tema, pois a intimação partiu da Promotoria do Meio Ambiente e não do Judiciário.

    Por fim, discorrendo mais sobre sua ignorância no tema (e aqui cabe um temperamento, não estou a ofendê-lo, ao contrário, mas ao repreendê-lo por pura caridade, pois penso que assim posso contribuir para o seu engrandecimento como pessoa e futuro jornalista), lembro a você que a Justiça não sai intimando, pois o primeiro ato processual de comparecimento do réu é a CITAÇÂO e não intimação.

    Com estas colocações espero que você continue em sua busca incessante pela informação, coisa que aliás, nós, destinatários dela, aguardamos tão ansiosamente.

    Saudações,

    Henrique.

    Paulinho: Registrado

  16. Bom dia Paulinho,

    Gosto muito do seu blog apesar de vc ser corintiano, sou sao paulino e acho que este caso deve ser investigado até o fim, hj em dia cometer crime ambiental é muito sério(apesar da lei ser muito branda ainda), ainda mais em uma cidade que se encontra já tão poluida. Se o São Paulo realmente esta jogando esgoto diretamente na rede pluvial deve ser punido por isso.
    Mas ainda assim estamos melhores que nossos rivais, que tem o seu esgoto sentado na mesa da diretoria e presidência, ou no banco de técnico.
    Abraços, e saudações tricolores!!

    Paulinho: Faz sentido

  17. Obrigado aos ilustres advogados que comentaram no blog, a unica correcao que eu faco ao prezado Henrique Flavio de Castro eh que meu nome eh Agostini e nao Agostinho… mas isso eh o de menos. Fico satisfeito em ver que estao de olho.
    Paulinho, no aguardo de seus comentarios.
    Abracos

  18. Henrique,
    Vc me lembrou aquele personagem da Praça é Nossa, que falava “meu caro colega”…seu texto parece que foi copiado e colado do Google…
    aliás, vou passar por lá e pesquisar o que quer dizer prolixo…

  19. Paulinho
    como sempre os detalhes são as justificativas daqueles que querem tapar o sol com a peneira, os fatos são interpretados com ambiquidade e duvidas para desautorizar quem ousou botar o dedo na ferida…
    Para evitar alguns inoportunos comentários sugiro constatar no blog da
    Morumbi Cidadania e ver todas as medidas a serem tomadas pelo promotor de justiça.
    Não tem erro é só clicar e aparece o documento original… mas se vai dar certo quem viver verá.
    bjs

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.