Por que vários narradores e narradoras falam e gritam tanto?

(Trecho da Coluna de TOSTÃO, na FOLHA)

Por que vários narradores e narradoras falam e gritam tanto, como se estivessem no rádio, já que as imagens valem mais que mil palavras? Deve ser para dar mais emoção ao jogo e aumentar a audiência. Algumas palavras estão frequentemente presentes. Tudo é histórico, mágico e emocionante.

Há nas transmissões, antes, durante e depois das partidas, um excesso de explicações táticas, estratégicas e de comparações. Muitas são inúteis. Um time pode finalizar mil vezes, dentro ou fora do gol, e não criar uma única chance clara de gol. Nas comparações entre os artilheiros, mais importante do que o número é a média de gols, ainda mais quando a amostragem é grande.

Existe também um exagero nas explicações táticas, como se tudo o que acontece no jogo fosse planejado, ensaiado. Basta uma movimentação, um jogador dar dois passos para a frente, para dizerem que mudou o desenho tático, como se os atletas fossem bonecos previamente localizados nas pranchetas. A ciência esportiva evoluiu, é importantíssima nas análises técnicas, táticas, mas não se podem desprezar os detalhes surpreendentes e os acasos.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.